Policiais civis do RN recusam proposta do governo e podem paralisar suas atividades em todo o estado

01 Nov2019

Por Jbelmont às 09h55

 

Os Policiais Civis do Rio Grande do Norte recusaram uma proposta apresentada pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira, 31 de outubro. A categoria se reuniu e decidiu não aceitar o plano criado pela equipe do Executivo. Com isso, ficou deliberado por uma assembleia com indicativo de paralisação na próxima segunda-feira dia 04.

Todos os agentes e escrivães devem se concentrar na sede do SINPOL-RN, a partir das 8h da segunda. Na ocasião, vão deliberar se paralisam as atividades.

“Infelizmente, esgotamos o prazo firmado em um termo de compromisso assinado pelo Governo que estabelecia este dia 31 de outubro como limite para conclusão dos trabalhos, objetivando envio de um projeto para Assembleia Legislativa. Porém, a proposta apresentada hoje não foi criada levando em conta os pleitos apresentados pelo SINPOL-RN. A categoria entendeu como desrespeito e decidiu rejeitar por unanimidade”, comenta Nilton Arruda.

De acordo com o presidente do sindicato, os policiais civis deliberaram por exigir, a partir de agora, a presença da governadora Fátima Bezerra. “O prazo acabou e, agora, é uma questão de vontade política. Os secretários já deixaram claro que não podem avançar mais. Então, ou a governadora assume a responsabilidade do cargo que ocupa e passa a negociar pessoalmente conosco ou infelizmente a mobilização terá continuidade”, completa

FIM DA LINHA

Deixe seu comentário

Confira o que pode e o que não pode no Enem

01 Nov2019

Por Jbelmont às 09h03

Foto: Arte EBC

Neste domingo (3) será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades de todo o país. O exame segue no próximo domingo (10). Quase 5,1 milhões de candidatos estão inscritos na edição deste ano. Desses, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,4 milhões, o que representa quase metade do total, farão a prova pela primeira vez.

É importante, portanto, estar atento às regras para não correr o risco de ser eliminado, nem de perder a prova. Uma das primeiras medidas é verificar o local do exame, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, disponível para que possa ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play. O local de prova está no Cartão de Confirmação da Inscrição.

No dia do exame, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Esse envelope deve ser fechado e lacrado e deve ficar debaixo da cadeira até o fim da aplicação.

Neste ano, se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado.

A medida é novidade em relação às edições anteriores do Enem. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas. Alguns aparelhos tocam o alarme mesmo desligados.

Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

Nos dois dias de prova, os estudantes deverão estar nos locais de aplicação antes das 13h, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas quem conversar a partir das 13h, será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova.

Para fazer o Enem, os estudantes passarão por uma revista. Lanches e artigos religiosos também serão vistoriados. Caso o participante não permita essa revista, também será eliminado. Na página do Enem, há uma lista completa de todas as atitudes que determinam a eliminação no exame.

Veja o que é permitido e proibido no Enem:

O que é obrigatório levar para a prova do Enem:

– caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;

– documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet.

O que é aconselhável levar para a prova:

Cartão de Confirmação de Inscrição

Declaração de Comparecimento impressa.

O que é proibido:

borracha

corretivo

chave com alarme

artigo de chapelaria

impressos e anotações

lápis

lapiseira

livros

manuais

régua

óculos escuros

caneta de material não transparente

dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);

fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

Veja o que determina a eliminação:

Prestar declaração falsa ou inexata

Perturbar a ordem no local de aplicação

Comunicar-se, de qualquer forma, com pessoas que não sejam o aplicador ou o fiscal, a partir das 13h

Utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de outras pessoas

Usar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação

Sair da sala, a partir das 13h, sem acompanhamento de um fiscal

Sair da sala, definitivamente, antes das duas primeiras horas de prova

Não entregar ao aplicador o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunho

Não entregar ao aplicador o caderno de questões, caso saia da sala definitivamente antes dos 30 minutos finais

Recusar-se a entregar ao aplicador o cartão-resposta, a folha de redação e a folha de rascunho após 5 horas e 30 minutos de prova, no primeiro dia, e 5 horas, no segundo dia, com exceção das salas com tempo adicional

Ausentar-se da sala com o cartão-resposta ou qualquer material de aplicação, com exceção do caderno de questões, ao deixar a sala definitivamente nos 30 minutos que antecedem o término das provas

Realizar anotações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do Exame, antes do início das provas

Descumprir as orientações da equipe de aplicação

Recusar-se a ser submetido à revista eletrônica, a coletar o dado biométrico e a ter os objetos revistados eletronicamente

Não aguardar na sala de provas, entre as 13h e 13h30, os procedimentos de segurança, exceto para a ida ao banheiro acompanhado por um fiscal

Iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização

Não permitir que o lanche seja vistoriado

Não permitir que artigos religiosos (burca, quipá e outros) sejam revistados pelo coordenador

Portar, na sala de provas, objetos proibidos pelo edital

Usar óculos escuros e/ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas)

Não permitir que materiais próprios (máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio) sejam revistados

Portar arma de qualquer espécie

Receber informações referentes ao conteúdo das provas

Realizar anotações em outros objetos ou qualquer documento que não seja o cartão-resposta, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho

Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido

Utilizar qualquer dispositivo eletrônico no local de provas

Ingressar na sala com o telefone celular e/ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos fora do envelope porta-objetos

Não manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso até a saída definitiva da sala provas

Não manter aparelhos eletrônicos (celular e tablet) desligados no envelope porta-objetos desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala de provas

Permitir que o aparelho eletrônico, mesmo dentro do envelope porta-objetos, emita qualquer tipo de som, como toque ou alarme.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Universitário é sequestrado e obrigado a dirigir para bandidos durante assaltos em Natal

01 Nov2019

Por Jbelmont às 08h53

Homem foi abordado por dois criminosos na Cidade da Esperança. Sob a mira de uma arma, ele foi obrigado a dirigir para os ladrões, que realizaram assaltos em duas paradas de ônibus.



Universitário precisou dirigir para os dois criminosos — Foto: Divulgação -G1


Um estudante universitário de Tecnologia da Informação foi sequestrado no final da tarde desta quinta-feira (31) no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, e obrigado a dirigir para dois bandidos durante dois assaltos. O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul nesta noite.

A vítima, que preferiu não se identificar, contou que após ser abordado pelos criminosos, eles o mantiveram no carro e mandaram seguir dirigindo. "Um ficava na frente apontando a arma pra mim, pra eu não tentar reagir, nem fugir e o outro ficava atrás realizando assaltos", contou o homem.

Os bandidos fizeram dois assaltos em duas paradas de ônibus, uma em Felipe Camarão e outra no Planalto, local onde desceram do veículo. "Estou me sentindo meio culpado pelas pessoas que foram assaltadas, mas não pude fazer nada, não pude evitar", disse a vítima.

O universitário contou que foi abordado quando chegava na casa de um amigo. "Eu tinha acabado de estacionar o carro e eles me abordaram. Eles pareciam estar um pouco nervosos. Durante o trajeto, disseram para eu não fazer nada demais, porque se não eu levava um tiro. Eles diziam que tinham seis balas, podiam matar seis pessoas", relatou.

O homem falou à polícia que teve muito medo durante o trajeto, mas que tentou manter a calma, mesmo com uma arma apontada contra ele. "No momento, eu achava que a minha vida estava na mão deles, então não tinha muito que ficar nervoso, só tentei agir da melhor forma pra não acontecer nada comigo. Eu tentava sempre manter a calma e com muita revolta por isso estar acontecendo", falou.

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A

31 Out2019

Por Jbelmont às 16h52

29ª Rodada

Atlético-MG 0x2 Chapecoense-SC
Palmeiras-SP 3x0 São Paulo-SP
Avaí-SC 1x3 Fortaleza-CE
Ceará-CE 2x0 Fluminense-RJ
Vasco da Gama-RJ 1x3 Grêmio-RS
CSA-AL 2x1 Corinthians-SP
Santos-SP 1x0 Bahia-BA
Goiás-GO 2x2 Flamengo-RJ
Internacional-RS 1x1 Athletico -PR
Botafogo-RJ 0x2 Cruzeiro-MG

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG


1 Flamengo-RJ 68 29 21 36
2 Palmeiras-SP 60 29 17 25
3 Santos-SP 55 29 16 13
4 São Paulo-SP 49 29 13 9
5 Grêmio-RS 47 29 13 19
6 Internacional-RS 46 29 13 8
7 Corinthians-SP 45 29 11 9
8 Athletico -PR 43 29 12 12
9 Bahia-BA 41 29 11 4
10 Goiás-GO 39 29 11 -13
11 Vasco da Gama-RJ 38 29 10 -8
12 Fortaleza-CE 35 29 10 -5
13 Atlético-MG 35 29 10 -7
14 Botafogo-RJ 33 29 10 -9
15 Ceará-CE 33 29 9 0
16 Cruzeiro-MG 32 29 7 -10
17 Fluminense-RJ 30 29 8 -12
18 CSA-AL 29 29 7 -21
19 Chapecoense-SC 21 29 4 -19
20 Avaí-SC 17 29 3 -30

Resumão 

Depois de abrir vantagem de 2 a 0, o Flamengo viu a reação do Goiás, que chegou ao empate em 2 a 2, nesta quinta-feira, no Serra Dourada, com um gol aos 49 do segundo tempo. Com o resultado, a vantagem do Rubro-Negro na liderança do Brasileiro em relação ao Palmeiras cai para oito pontos. Gabigol e Rodrigo Caio (Flamengo), Rafael Moura e Michael (Goiás) fizem os gols. O Fla terminou com jogador a menos, já que César foi expulso no fim.

 

Deixe seu comentário

Aumento da violência trás a Mossoró a Cúpula da Segurança Estadual

31 Out2019

Por Jbelmont às 16h36

A cúpula da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte viaja para Mossoró na manhã desta sexta-feira, dia 1º de novembro, para iniciar uma força-tarefa na cidade. O objetivo é diminuir os índices de violência e criminalidade, principalmente os casos de homicídio.

Além do secretário, o coronel Francisco Araújo, também estarão em Mossoró o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, e a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, além de auxiliares das duas forças.

Os detalhes da ação serão apresentados no auditório da sede do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (PREVI), às 11h.

Do Camera

Deixe seu comentário

Ministério Público denuncia vereador Genilson Alves por peculato e improbidade

31 Out2019

Por Jbelmont às 11h28

Vereador Genilson Alves foi denunciado pelos crimes de peculato e improbidade
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 19ª Promotoria de Justiça de Mossoró, ofereceu uma denúncia e uma ação civil pública de improbidade administrativa contra Genilson Alves de Souza (PTN) e seu ex-assessor parlamentar, José Ubiraci Gomes Duarte, pedindo a condenação de ambos pela prática do crime de peculato e de atos de improbidade administrativa.

Embora constasse na folha de pessoal da Câmara Municipal como assessor parlamentar do vereador no período de janeiro de 2013 a novembro de 2016, as provas produzidas na investigação apuraram que José Ubiraci Gomes não residia na cidade de Mossoró nem no Rio Grande do Norte desde pelo menos julho de 2013.

No entanto, mesmo residindo fora do Estado - fato esse de conhecimento do então vereador Genilson Alves, chefe imediato de José Ubiraci - o assessor parlamentar permaneceu recebendo normalmente seu salário até novembro de 2016. Ele foi exonerado da Câmara Municipal em dezembro de 2016, por ato do presidente da Casa numa demissão coletiva.

O MPRN comprovou que José Ubiraci recebeu salário sem prestar serviços à Câmara Municipal por, pelo menos, 41 meses, auferindo indevidamente a importância de R$ 77.808,78.

A denúncia foi ajuizada na 2ª Vara Criminal de Mossoró. A ação civil pública foi ajuizada na 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró.

O MPRN requereu, além da condenação pelo crime de peculato, o reconhecimento do ato de improbidade administrativa e, liminarmente, a indisponibilidade dos bens de José Ubiraci Gomes e Genilson Alves até o valor de R$ 77.808,78, referente ao prejuízo causado ao cofre público municipal.

Fonte: MPRN

 

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.203: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 40 milhões

30 Out2019

Por Jbelmont às 21h26

As dezenas sorteadas foram: 17 - 34 - 46 - 49 - 50 - 57. Quina teve 57 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 49.414,01. 



Aposta única da Mega-Sena custa R$ 3,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.203, realizado na noite desta quarta (30) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou.

As dezenas sorteadas foram: 17 - 34 - 46 - 49 - 50 - 57.

A quina teve 57 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 49.414,01. Outras 4.811 apostas acertaram a quadra; cada uma ganhará R$ 836,35.

O próximo concurso (2.204) será no sábado (2). O prêmio é estimado em R$ 40 milhões.

QUINA 

Os número da quina confira:

01 42 57 59 74

Acumulou e paga nesta quinta: 31/10/2019 Prêmio Estimado: R$ 3.900.000,00

Deixe seu comentário

Isolda X Coronel Azevedo

30 Out2019

Por Jbelmont às 19h42

 

A reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia do RN na manhã desta quarta-feira (30) foi de clima acirrado.

Quando se apreciava o projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que dispõem sobre a revisão do subsídio mensal dos procuradores do Estado, onde o deputado Nelter Queiroz (MDB) apresentou uma emenda para que o reajuste fosse estendido a todos os servidores do Estado.

Ao justificar que por uma questão de justiça, votaria a favor da emenda de Nelter, o deputado Coronel Azevedo (PSC) foi rebatido pela deputada Isolda (PT).

O Coronel Azevedo disse que o PT era um partido de corrupto.

“Lave a boca para falar mal do PT”, rebateu Isolda.

Coronel Azevedo continuou as críticas ao PT e citou até a delação de Palocci, quando saiu da sala rápido e depois voltou.

A deputada continuava discursando…

“Vossa excelência está excitada”, rebateu o Coronel.

Isolda aumentou o tom e disse que o deputado praticou quebra de decoro parlamentar ao dizer que ela estava “excitada”.

Foi quando o Coronel Azevedo olhou o dicionário e disse que “excitada” tinha significado também de “exaltada”.

 

Por Heitor Gregório

Deixe seu comentário

Janeayre Souto diz que Governo do RN mente sobre pagamento

30 Out2019

Por Jbelmont às 11h39

Nota da presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Estado, Janeayre 

“O Gabinete Civil do Estado do Rio Grande do Norte publicou uma nota mentirosa nas redes sociais anunciando que finalizaria o pagamento da folha de outubro nesta quarta-feira (30). A única exceção apontada na nota seria o pagamento dos pensionistas, cujo crédito será feito ao longo do dia.

A informação dada, no entanto, não procede em sua totalidade, uma vez que que os servidores dos órgãos de arrecadação própria também irão receber o pagamento apenas na quinta-feira (31).“

Deixe seu comentário

Governo conclui pagamento do mês de outubro de servidores do RN nesta quarta-feira (30)

30 Out2019

Por Jbelmont às 11h26



Informação foi confirmada pela Secretaria de Planejamento.
Por G1 RN

O Governo do Estado conclui o pagamento de outubro nesta quarta-feira (30) com o depósito de pouco mais de R$ 494 milhões na conta de 113.147 servidores do funcionalismo. O Ipern (Instituto Estadual de Previdência Social) informa que o pagamento dos pensionistas ocorrerá ao longo do dia.

Os R$ 494.617.230,58 milhões que circularão na economia potiguar nesta quarta correspondem ao salário integral dos servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem ganha acima de R$ 3 mil, concluindo a folha do mês de outubro para ativos, inativos e pensionistas.

A data de pagamento para os meses de dezembro também respeitará as duas datas, no meio e no fim do mês. A parcela para receber integral na metade do mês aumentará de R$ 3 mil para R$ 4 mil. E a segunda para quem recebe acima desse valor será depositada no dia 30 de novembro e no dia 27 de dezembro.

O pagamento do 13º salário está garantido até o fim do ano, em data ainda a ser definida. E o Governo segue trabalhando para obter recursos extras e amortizar as três folhas em atraso, deixadas pelo governo anterior.

Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo

Deixe seu comentário

Shopping de Mossoró recebe 15ª edição da Feira do Livro

30 Out2019

Por Jbelmont às 11h21

De hoje até o dia 03 novembro, o Partage Shopping Mossoró receberá a Feira do Livro de Mossoró, que terá edição especial, celebrando 15 anos de história. O empreendimento é parceiro do projeto, sediando-o pela quarta vez, sendo esta a terceira edição consecutiva dentro do Shopping, funcionando durante todo o horário de operação.

Com o objetivo de continuar fomentando a leitura e a educação na cidade, a Feira receberá 17 expositores (entre livrarias, editoras, livreiros, instituições parceiras e cordelistas) na praça de eventos do shopping, em um espaço com climatização, iluminação e segurança, reconhecido pela qualidade para eventos dessa natureza.

Ao todo, serão mais de 100 horas de atividades, com destaque para a comemoração dos 70 anos de Antônio Francisco, patrono da Feira e poeta mossoroense que ocupa uma cadeira na Academia Brasileira de Cordel. O evento terá cinco dias de duração, com encerramento no domingo, 03 de novembro. A programação completa pode ser acessada no site do empreendimento: www.partageshoppingmossoro.com.br

Com informações da Assessoria de Imprensa

Deixe seu comentário

NUM PERÍODO DE 24H MOSSORÓ REGISTRA SEIS ASSASSINATOS E CHEGA A 178 MORTES VIOLENTAS NESTE ANO DE 2019

29 Out2019

Por Jbelmont às 22h15

 O crime aconteceu por volta das 09h da noite de hoje 29 de outubro, na Rua Manoel Adelino, região do Papoco no bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró no Rio Grande do Norte.



Segundo informações a vítima, Valmir Alves Sobrinho Segundo, 24 anos de idade foi morto a tiros no dentro do seu Açaí, por elementos que chegaram num carro branco.



Ainda segundo informações, Valmir segundo tinha passagem pelo sistema prisional de Mossoró.

 

DO CÂMERA

 

178ª: Criminosos invadem casa e matam adolescente deitado numa rede no Santo Antônio

 

O crime foi registrado por volta das 02h da madrugada de hoje, 30 de outubro, no bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Segundo informações, a vitima, José Eduardo de Melo Andrade de apenas 16 anos de idade dormia na casa do seu pai, na Rua Tabelião Aoem Menescal, quando os criminosos invadiram a casa por um portão na lateral e o executaram, a atiraram nele ainda deitado.

Sem qualquer possibilidade de defesa, o adolescente morreu no local.

 

O Delegado Roberto Moura, com a equipe da Delegacia de Plantão acompanhou os procedimentos realizados pela equipe do Itep e segundo o delegado, o menor era considerado trabalhoso com passagens por delegacias e saiu do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente “Ciad”, no inicio do ano.

Um familiar do menor informou a delegado que o adolescente não vivia com a família e só teria voltado a dormir na casa do pai há dois dias. O pai não soube ou não quis informar a policia se o mesmo estava sofrendo algum tipo de ameaças.

 

A Policia Militar, como sempre atendeu a ocorrência e fez o isolamento do local para os procedimentos de pericia, que foi realizado pela equipe de plantão no Instituo Tecnico-Cientitico de Perícia, Itep, para onde o corpo foi removido para exames de necropsia.

A violência homicida que nos primeiros meses do ano havia dado uma trégua, em Mossoró, volta com força e a cidade já registra, até hoje, 30 de outubro, 178 mortes violentas em 2019. De janeiro a outubro de 2018 foram 2013 mortes

Deixe seu comentário

Por causa do óleo, União antecipa a proibição da pesca de camarão e lagosta no litoral nordestino

29 Out2019

Por Jbelmont às 18h23

Foto: Felipe Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma instrução normativa neste terça-feira, 29, que antecipa a proibição da pesca de lagosta e camarão no litoral nordestino. A determinação passa a valer nesta sexta-feira, 1º, e se estende até 31 de dezembro, sendo motivada pelo aparecimento de manchas de óleo em mais de 200 praias de todos os Estados do Nordeste.

O defeso originalmente é acionado para assegurar a reprodução. Das espécies em que ele foi antecipado, algumas já estão próximas do período, como a lagosta-verde e a lagosta-vermelha, cujo defeso originalmente ocorre de 1º de dezembro a 31 de maio. A antecipação também abarca o camarão-rosa, o camarão-de-sete-barbas e o camarão-branco, cujo defeso costuma ocorrer de 1º de abril a 15 de maio e de 15 de setembro a 31 de outubro.

“Estabelece excepcionalmente períodos de defeso adicionais para o ano de 2019, em decorrência da grave situação ambiental resultante de provável contaminação química por derramamento de óleo no litoral da região nordeste, proibindo a atividade pesqueira”, diz a instrução normativa.

No caso do camarão, a proibição abarca a “área compreendida entre a divisa dos Estados de Pernambuco e Alagoas e a divisa dos municípios de Mata de São João e Camaçari no Estado da Bahia”.

Com isso, a União estima pagar o seguro-defeso, de um salário mínimo mensal, para 60 mil pescadores. O litoral nordestino tem 470,5 mil pescadores artesanais cadastrados, segundo dados do site de transparência da CGU, o que inclui aqueles que trabalham em áreas de água doce. Há, ainda, parcela dos pescadores que não tem registro reconhecido pela União.

A chegada das manchas de óleo tem afetado o trabalho de pescadores de diversos Estados, bem como estudos encontraram petróleo no organismo de animais marinhos.

Nesse caso, o seguro-defeso é focado em pescadores de camarão e lagosta que tenham o pescado como única fonte de renda. A instrução é válida para os meses de novembro e dezembro, mas pode ser prorrogada. “O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes”, define o site do ministério.

Em Pernambuco, o governo estadual calcula que o auxílio será pago apenas 400 para mais de 12 mil pescadores. Na sexta-feira, o governador Paulo Câmara pediu uma audiência com a ministra Tereza Cristina para ampliar o auxílio para pescadores de todas as áreas atingidas.

Não há estimativas de número de contemplados em Alagoas. Gerente de Pesca na Secretaria de Estado da Agricultura do Estado de Alagoas, Edson Maruta comenta que a lista de contemplados pelo auxílio não inclui outras etapas da cadeia produtiva, como o beneficiamento do camarão, por exemplo.

Sustentabilidade – Estadão

Supermercados Queiroz. Da nossa terra. Do nosso coração.

Deixe seu comentário

Em menos de 24 horas quatro homicídios são registrados pela polícia em Mossoró, outubro o mais violento

29 Out2019

Por Jbelmont às 18h07

Com 21 crimes de homicídio, outubro já é considerado o mês mais violento de todos os tempos na cidade de Mossoró. No ano 176 pessoas já foram assassinadas, sendo três em menos de duas horas no dia de hoje.

Por volta de meio dia o motorista de alternativo que fazia linha para a Maísa, Marcilio Ferreira Bento de natural de Alexandria de 34 anos de idade, foi executado a tiros num bar na Rua Afonso Pena, ao lado do mercado do bairro Bom Jardim. Pouco tempo depois dois jovens foram mortos dentro do prédio abandonado de uma escola no abolição III.

O duplo homicídio aconteceu dentro da Escola Margarida Maria de Souza, na Rua Sinhá Negreiros, no conjunto Abolição III em Mossoró no Rio Grande do Norte. A Escola há muito tempo que não funciona mais e o prédio vive sendo invadindo por vândalos e pessoas desocupadas para fazerem uso de drogas.

Saulo Guilherme Martins da Silva de 17 anos de idade e Samuel César Araújo Bernardo de 19 anos estavam dentro da escola, quando foram surpreendidos pelos criminosos. Eles foram baleados com tiros de escopeta e morreram no local.

A policia recebeu informações de populares e como o caso ainda será investigado, não confirmou oficialmente, que os dois jovens eram acusados de envolvimento numa briga e eles teriam espancando outro rapaz. Noutra ocorrência eles teriam tocado fogo numa motocicleta de um inimigo deles, no mesmo bairro.

174ª: Motorista de alternativo é morto a tiros no bairro Bom Jardim

O crime foi registrado por volta do meio dia de hoje 29 de Outubro, em um bar na Rua Afonso Pena ao lado mercado do bairro Bom Jardim em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A vitima Marcilio Ferreira Bento de natural de Alexandria de 34 anos de idade, foi surpreendido e morto a tiros.

Segundo informações, ele estava almoçando numa mesa embaixo de uma planta no meio da rua quando foi surpreendido por dois criminosos que estavam numa motocicleta.

Marcilio que morava na Maísa e trabalhava como motorista de um carro alternativo e fazia corrida de Mossoró para a sua comunidade, correu para dentro do bar, mas foi seguido e executado a tiros de pistola.

173ª - Jovem baleado com três tiros na cabeça no Dom Jaime Câmara morre no Tarcísio Maia.

Daryo Magdyel Barbosa Ferreira, 24 anos de idade foi vitima de tentativa de homicídio por volta das 22h de segunda feira, 28 de outubro, no conjunto Jardim das Palmeiras, ao lado do Ceduc, no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró no Rio Grande do Norte.

No local, nem a policia conseguiu qualquer tipo de informações sobre o ocorrido. Segundo o Sgt Rosinaldo, fiscal de operações do 12º Batalhão no dia de ontem, a Guarnição que cobre a área foi acionada para atender a ocorrência, mas o medo de represália da população é tão grande que ninguém se arrisca a dizer nada pra policia. Zero de informação.

DO CÂMERA

Deixe seu comentário

Bruno Covas tem câncer, e Prefeitura de SP é dilema

29 Out2019

Por Jbelmont às 12h47

Da Folha de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), 39, recebeu diagnóstico de câncer no trato digestivo com metástase no fígado e terá que passar por quimioterapia. Aos médicos declarou que fica no comando da cidade enquanto for possível.

Covas foi internado na quarta (23) no Sírio-Libanês com erisipela. Após registros de trombose venosa e tromboembolismo nos pulmões, investigação mostrou no domingo (27) o tumor, um ‘achado de sorte’, segundo o médico David Uip.

O prefeito não apresentava sintomas clássicos da doença, mantinha rotina saudável e não tem histórico familiar de câncer no aparelho digestivo –seu avô, Mario Covas, ex-governador de SP, morreu em 2001 em decorrência de tumor na bexiga.

Se Covas for obrigado a se afastar, o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Tuma (PSDB), assume o posto

Deixe seu comentário

Gilmar Mendes defende o fim da Lava Jato: “Eu não sei se é ainda necessária”

29 Out2019

Por Jbelmont às 12h45



Gilmar Mendes, em entrevista a El País, defendeu o fim da Lava Jato:

“Eu não sei se é ainda necessária. Ainda tem corrupção na Petrobras? Quais são os casos? O que remanesce? Porque eu tenho a impressão de que a força-tarefa é uma medida excepcional para situações excepcionais. No mais tem que funcionar com a rotina, com o número de procuradores e uma Procuradoria normal. Atividade normal, um juiz normal, que não estabeleça relações promíscuas com os membros. O juiz é um órgão de controle, ele não é agente de investigação. E esta confusão se estabeleceu também por causa disso.”

O Antagonista

Deixe seu comentário

Brasileirão: Flamengo tem 96% de chances de ser campeão, enquanto Cruzeiro e Fluminense perigam queda; veja possibilidades de título e rebaixamento

28 Out2019

Por Jbelmont às 18h39

Foto: João Carlos Gomes/MyPhoto Press / Estadão Conteúdo

Entramos na reta final do Campeonato Brasileiro. Até o dia 08 de dezembro, quando está marcada a última rodada, cada equipe disputará mais 10 partidas. Em jogo estão as definições do título da competição nacional, que está cada vez mais próximo do Flamengo, e dos quatro rebaixados para a segunda divisão, além da briga pelas vagas para os torneios internacionais.

Com a vitória diante do CSA, no último domingo (27), no Maracanã, por 1 a 0, o Flamengo chegou a 96% de chance de ser campeão brasileiro. O Palmeiras, com 10 pontos a menos na tabela de classificação, derrotou o Avaí na Ressacada por 2 a 1 e se manteve vivo na disputa pelo troféu. As chances, porém, são de apenas 3%. Já o Santos, agora tem apenas 1% de chance, depois de empatar o clássico paulista com o Corinthians, no sábado (26). Os números são do matemático Tristão Garcia, do site ‘Info Bola’.



Na parte de baixo, a briga é muito maior. Onze equipes ainda correm risco de cair para a Série B, sendo que Chapecoense e Avaí já alcançaram 99% de chance de serem rebaixados. Goiás e Vasco, 10º e 11º colocados respectivamente, tem chances mínimas de jogaram a segunda divisão em 2020.




Esporte Interativo

Deixe seu comentário

172ª: Uma tentativa de assalto termina com um dos elementos morto e outro baleado no bairro Bom Jardim

27 Out2019

Por Jbelmont às 21h37

No inicio da noite de domingo, 27 de outubro, dois elementos tentaram praticar um assalto numa lanchonete próximo ao Ferro de Engomar, no bairro Bom Jardim e foram recebidos a bala por um motociclista que presenciou a tentativa. 


172ª Os dois foram baleados, abandonaram uma motocicleta no local e correram até a Rua Melo Franco e invadiram uma Igreja Evangélica, no momento da celebração de um culto.

Francisco Raniele do Nascimento, de 24 anos de idade residente na Rua Presidente Kenedy, no bairro Barrocas, não resistiu e morreu dentro da igreja. Segundo informações ele que era foragido da Justiça desde 2014. Seu comparsa Reginaldo Carlos Alves, foi baleado na perna e acabou sendo preso e levado pelos policiais militares, para o Hospital Tarcísio Maia.

Segundo informações de um oficial da Igreja, os dois elementos chegaram a ocupar os assentos. Reginaldo ainda tentou se esconder nos fundos da igreja. Ranielle morreu no meio do templo.

Segundo o perito criminal Benne Lemuel, Francisco Raniele foi atingido com um único tiro no peito. Reginaldo sofreu um disparo numa das pernas e aparentemente não corre riscos de morrer.

 

Fotos do Cânera e do Fim da linha

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A

27 Out2019

Por Jbelmont às 18h14

28ª Rodada


Ceará-CE 1x1 Vasco da Gama-RJ
Corinthians-SP 0x0 Santos-SP
Bahia-BA 2x3 Internacional-RS
Fluminense-RJ 1x1 Chapecoense-SC
Cruzeiro-MG 1x1 Fortaleza-CE
Grêmio-RS 3x0 Botafogo-RJ
São Paulo-SP 2x0 Atlético-MG
Athletico -PR 4x1 Goiás-GO
Avaí-SC 1x2 Palmeiras-SP
Flamengo-RJ 1x0 CSA-AL


CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Flamengo-RJ 67 28 21 36 
2 Palmeiras-SP 57 28 16 22 
3 Santos-SP 52 28 15 12
4 São Paulo-SP 49 28 13 12
5 Internacional-RS45 28 13 8
6 Corinthians-SP 45 28 11 10
7 Grêmio-RS 44 28 12 17
8 Athletico -PR 42 28 12 12
9 Bahia-BA 41 28 11 5
10 Goiás-GO 38 28 11 -13
11 Vasco da Gama-RJ 38 28 10 -6
12 Atlético-MG 35 28 10 -5
13 Botafogo-RJ 33 28 10 -8
14 Fortaleza-CE 32 28 9 -7
15 Ceará-CE 30 28 8 -2
16 Fluminense-RJ 30 28 8 -10
17 Cruzeiro-MG 29 28 6 -12
18 CSA-AL 26 28 6 -22 
19 Chapecoense-SC18 28 3 -21
20 Avaí-SC 17 28 3 -28

Deixe seu comentário

2020 terá 6 feriados prolongados

27 Out2019

Por Jbelmont às 08h52

Programe suas viagens para o ano novo que se aproxima! 2020 terá pelo menos 6 feriados prolongados, para tristeza dos patrões e alegria do comércio em cidades turísticas – e de quem viaja também.

Dos 12 feriados nacionais, seis cairão numa segunda ou numa sexta-feira. Também haverá pelo menos nove datas comemorativas, com possibilidade de emendar o fim de semana, porque outros dois feriados caem numa terça ou numa quinta-feira.


Feriados nacionais

Dia da Fraternidade Universal: 1º de janeiro (quarta-feira)

Carnaval: 24 a 26 de fevereiro (segunda a quarta-feira)

Sexta-feira Santa: 10 de abril (sexta-feira)

Páscoa: 12 de abril (domingo)

Tiradentes: 21 de abril (terça-feira)

Dia do Trabalho: 1º de maio (sexta-feira)

Corpus Christi: 11 de junho (quinta-feira)

Independência do Brasil: 7 de setembro (segunda-feira)

Dia de Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (segunda-feira)

Finados: 2 de novembro (segunda-feira)

Proclamação da República: 15 de novembro (domingo)

Natal: 25 de dezembro (sexta-feira)

Notas...

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.202: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 35 milhões

26 Out2019

Por Jbelmont às 21h32

Veja as dezenas sorteadas: 11 - 29 - 37 - 38 - 43 - 60. Quina teve 48 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 51.806,91.



Aposta única da Mega-Sena custa R$ 3,50 e apostas podem ser feitas até às 19h —

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.202 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (26) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 11 - 29 - 37 - 38 - 43 - 60.

A quina teve 48 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 51.806,91. Já a quadra teve 3.717 apostas ganhadoras; cada uma terá direito a R$ 955,73.

O valor acumulado para o próximo concurso, marcado para quarta-feira (30) é de R$ 35 milhões.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Deixe seu comentário

Eduardo Bolsonaro defende prisão após condenação em 2ª instância

25 Out2019

Por Jbelmont às 22h17

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu a prisão após condenação em segunda instância, assunto que é discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O filho do presidente Jair Bolsonaro evitou fazer correlação entre o resultado do julgamento e possibilidade de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oponente político do clã presidencial.

“Ninguém quer que um criminoso seja solto. Acho que segunda instância já é tempo suficiente para um processo chegar à verdade necessária para a condenação de alguém”, disse o deputado. “A maior parte dos países desenvolvidos, onde há um mínimo de organização social, a prisão ocorre em segunda instância.”

Questionado se uma eventual candidatura de Lula, caso o julgamento beneficie o ex-presidente, aumentaria as chances de seu pai em uma eventual candidatura à reeleição, Eduardo disse que “não faz essa análise”.

“A gente não pode pensar em se perpetuar no poder, a gente tem de pensar no que é bom para o brasileiro, temos de pensar no que é bom para o Brasil.”

Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Óleo encontrado nas praias do Nordeste vem de 3 campos da Venezuela, diz Petrobras

25 Out2019

Por Jbelmont às 22h09

Companhia afirma não ter mecanismos para deter as manchas do produto antes que elas cheguem à costa. Mais de 340 toneladas já foram recolhidas do litoral pela empresa.
Por Daniel Silveira, G1

 

O óleo que tem sido encontrado em praias do Nordeste brasileiro desde o final de agosto é proveniente de três campos da Venezuela, informou a Petrobras nesta sexta-feira (25).

"Quando a gente fez a análise em mais de 30 amostras, a gente concluiu que era de três campos venezuelanos, era um brent [petróleo cru]. A origem do petróleo é lá", disse o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto.
"A origem do vazamento é outra coisa. A origem do vazamento a gente entende que é da costa brasileira", completou. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva para comentar os resultados da empresa no terceiro trimestre.

 

Mais de 230 lugares já foram atingidos pelo óleo; veja lista completa

Mancha de óleo é encontrada em Suape, no Cabo de Santo Agostinho — Foto: Salve Maracaípe/Reprodução/WhatsApp

Continuar lendo CLIQUE AQUI
Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.201: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 30 milhões

24 Out2019

Por Jbelmont às 21h21

Veja as dezenas sorteadas: 03 - 13 - 23 - 41 - 49 - 53. Quina teve 60 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 34.586,33.

Aposta única da Mega-Sena custa R$ 3,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

 

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.201 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (24) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 03 - 13 - 23 - 41 - 49 - 53.

A quina teve 60 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 34.586,33. Já a quadra teve 5.425 apostas ganhadoras; cada uma terá direito a R$ 546,45.

Excepcionalmente, serão três, e não dois, sorteios nesta semana, como parte da "Mega Semana da Sorte". O terceiro e último será no sábado (26). O prêmio é estimado em R$ 30 milhões.

 Para apostar na Mega-Sena

 As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

 Probabilidades

 A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

QUINA SAIU PARA SORTUDO:

QUINA CONCURSO 5105 DATA 24/10/2019
05 13 46 69 73 SAIU PARA UM CERTADOE QUE VAI LEVAR MAIS DE 7 MILÕES DE REAIS, CONFIRA

QUINA Prêmio 7.241.619,17
QUADRA 3.545,01 X 156
TERNO 99,10 X 8.391
DUQUE 2,30 X 198.480

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +