Aluna mossoroense conquista 1º lugar em feira de ciências nos Estados Unidos

21 Maio2019

Por Jbelmont às 09h25

 

A estudante Ekarinny Myrela Brito de Medeiros conquistou na última sexta-feira, 17, o 1º lugar da Patent and Trademark Office Society e o 4º lugar na categoria Translational Medical Science (TMED) durante a Intel ISEF, Feira Internacional de Ciências e Engenharia. Ela é aluna da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e egressa da escola estadual Hermógenes Nogueira Costa, em Mossoró. A feira e premiação aconteceram na cidade de Phoenix, no Arizona (EUA).

A única representante do RN na feira defendeu o projeto “Desenvolvimento de cateter bioativo proveniente do aproveitamento do líquido da castanha do caju (Anacardium Occidentale) como alternativa na prevenção de infecção sistêmica”. O trabalho começou a ser concebido após uma experiência familiar da estudante. Ekarinny perdeu uma tia, vítima de infecção na corrente sanguínea, ocasionada por um cateter. Diante desse acontecimento, a aluna iniciou estudos e descobriu que não havia cateter que possuísse propriedades bioativas, que inibe bactérias.

Além das premiações oficiais, Ekarinny foi convidada para publicar o seu projeto no International Journal of High School Research. “Nunca imaginei que poderia subir duas vezes no palco da Intel e conseguir o quarto lugar na minha categoria. Queria agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, ao Governo do Estado, ao Programa Ciência para Todos, a Ufersa – a minha universidade, ao CCAA, aos vereadores que me apoiaram. Sintam-se todos abraçados”, disse Ekarinny.

A SEEC, em parceria com universidades do RN, como a UERN e Ufersa, realiza ações com foco no desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes e na motivação dos professores na realização de ações que dinamizem a ciência em sala de aula. "Para nós, é motivo de orgulho ver tantos estudantes trilhando um caminho de sucesso por meio da iniciação científica”, pontua Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação.

Defato

Deixe seu comentário

Namorada de LULA ganhou cargo em Itaipu no seu governo

21 Maio2019

Por Jbelmont às 09h11

 

A namorada do ex-presidente Lula, Rosângela Silva, a “Janja”, cuja existência o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira tornou pública, foi nomeada na estatal Itaipu Binacional sem concurso (ou processo seletivo), em cargo efetivo, logo após a posse do petista que cumpre pena por corrupção. A funcionária acompanhou Lula, como “primeira-dama”, durante visitação dele no Paraná antes da sua prisão.

Janja e Lula se relacionam desde a “caravana da cidadania”, quando ele percorreu vários estados, antes do primeiro mandato.

A nomeação de Janja foi concretizada em 2004 pelo então presidente de Itaipu Jorge Samek, petista “histórico” no Paraná.

Janja atuava na área de responsabilidade social e se relacionou com um colega de Itaipu, antes de retomar o namoro com Lula.

CLÁUDIO HUMBERTO

 

Deixe seu comentário

SINDPERITOS anuncia para hoje, 21, parada de advertência

21 Maio2019

Por Jbelmont às 08h42

O Sindicato dos Peritos de Natureza Criminal do Estado do RN - SINDPERITOS, por seu Presidente que abaixo assina, comunica que a categoria dos servidores aqui representados, reunida em assembleia na data de ontem, decidiu deflagrar a paralisação das atividades, a ocorrer no próximo dia 21/05/2019, a partir das 7h00min até às 13h00min, devido ao não atendimento da solicitação de elaboração do Plano de Cargos Carreira e Salários – PCCS da categoria.



Sindicato dos Peritos de Natureza Criminal do Estado do RN anuncia para HOJE, 21, parada de advertência O pleito dos servidores objetiva a aprovação do PCCS, com o devido enquadramento dos servidores em cargos e níveis. Outrossim, a paralisação se dará de forma parcial, mantendo-se em operação os serviços que demandam atendimento imediato.

O Sindicato comunica ainda que ocorrerá nova paralisação das atividades no dia 23/05/2019, a partir das 7h00min até as 19h00min, ocasião em que será deliberado acerca de novos movimentos reivindicatórios com o objetivo de aprovação do supracitado Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Dos Setores e os serviços paralisados:

No Instituto de Criminalistica de Natal e equipes de pericia criminal nas regionais:

- Não serão realizadas pericias de ofício;

- Os setores da interna não funcionarão, nem para realização de perícia, nem para o recebimento de material, nem para entrega de laudos;

No Laboratório de Pesquisas Forenses de Natal e de Mossoró:

- Os atendimentos a flagrantes serão mantidos;

- O acondicionamento de materiais biológicos e/ou degradáveis serão mantidos;

- Demais materiais não serão recebidos;

- Não serão entregues laudos (exceto constatação de flagrante)

No Instituto de Medicina Legal:

- Não serão realizados exames sexológicos, conjunção carnal e ato libidinoso que tenha ocorrido a mais de 24h;

- Não serão realizados exames de lesão corporal que tenha ocorrido a mais 24h.

- Não serão realizados exames de lesão corporal de presos.

- Estão suspensos todos os demais exames que não tragam prejuízo a perda de materialidade de vestígios.

Os atendimentos não realizados nos dias de paralizações serão agendados nos dias subsequentes para que não ocorra superdemanda no dia seguinte.

Por meio desta, fica desde já a direção previamente notificada.

Deixe seu comentário

Assaltantes morrem em troca de tiros com PMs após perseguição na Zona Norte de Natal

21 Maio2019

Por Jbelmont às 08h39

Confronto aconteceu na noite desta segunda-feira (20) no conjunto Alvorada. Armas foram apreendidas.

Cerato roubado ficou com dezenas de marcas de tiros na lataria — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi


Dois assaltantes, que estavam em um Kia Cerato roubado, morreram na noite desta segunda-feira (20) ao trocarem tiros com policiais militares na Zona Norte de Natal. O confronto aconteceu no conjunto Alvorada, após quase dois quilômetros de perseguição. Os mortos ainda não foram identificados. Duas armas de fogo foram apreendidas.

Segundo a PM, os bandidos roubaram o Cerato no conjunto Parque dos Coqueiros, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. Armados com dois revólveres, eles chegaram a pé e renderam o dono do veículo, que estava parado na frente da casa dos filhos. Um dos bandidos usava uma muleta.

Após levarem o carro, a Polícia Militar foi chamada e começou afazer buscas pela região. O veículo roubado foi localizado quando transitava pela Av. Pompeia, onde deu início a perseguição. Em fuga, já na Rua Vale do Sol, em frente ao condomínio Florais do Brasil, os bandidos bateram o Cerato em um caminhão, momento em que começaram a atirar contra os policiais.

No revide, os dois assaltantes foram baleados. Eles ainda foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiram aos ferimentos.

O carro roubado ficou com dezenas de marcas de tiros na lataria. A viatura da PM também levou vários tiros, mas nenhum policial foi atingido.

Viatura da PM também levou vários tiros, mas nenhum policial foi atingido — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi

Deixe seu comentário

Irmão de ex-prefeito é morto a tiros em João Câmara, RN

21 Maio2019

Por Jbelmont às 08h34

Crime aconteceu na manhã desta terça-feira (21) em uma granja na zona rural do município. Rogério Torquato foi candidato a vereador pelo PT em 2016.



Rogério Torquato tinha 60 anos — Foto: Arquivo Pessoal




Foi assassinado na manhã desta terça-feira (21), em uma granja na zona rural de João Câmara, cidade da região do Mato Grande potiguar, Rogério Torquato, de 60 anos, que foi candidato a vereador pelo PT em 2016. Ele é irmão de Aldo Torquato, ex-prefeito do município. O carro da vítima foi levado.

 

G1RN

Deixe seu comentário

PARAIBA SEM CRISE: Governador anuncia pagamento da primeira parcela do 13º salário

20 Maio2019

Por Jbelmont às 20h25

 

O pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais será efetuado no dia 19 de junho. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo, durante o programa Fala Governador, desta segunda-feira (20), adiantando que, com isso, serão injetados cerca de R$ 180 milhões na economia paraibana durante o período das festividades juninas.

Para o governador João Azevêdo, esse pagamento representa uma injeção importante de recursos na economia da Paraíba.

“Sabemos a importância de manter o pagamento em dia e fazer com que o Estado, diferente do que está acontecendo em outros lugares do país, possa cumprir mais um compromisso, que é fazer o funcionalismo receber absolutamente em dia e, neste caso, com uma antecipação de metade do 13º para o dia 19 de junho”, frisou.

“Espero que os servidores façam o melhor uso possível desta parte do 13º salário, ou seja, utilizem da forma mais adequada dentro das necessidades prioritárias de cada um”, observou o governador João Azevêdo

Deixe seu comentário

Convite LANÇAMENTO: Antes que a memória delete

20 Maio2019

Por Jbelmont às 19h06

Agraceço o convite e confirmo presença neste sábado 25 de maio 19h30 na Escola das Artes, 

(antigo prédio do municipal) em Mossoró. Lançamento do livro, Antes que a memória delete

de Francisco Canindé da Silva.

Deixe seu comentário

Direto de cela de presídio federal no RN, Fernandinho Beira-Mar planeja site para vender produtos com a sua marca

20 Maio2019

Por Jbelmont às 10h57



Capturado há quase duas décadas nos arredores de um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na selva amazônica, o traficante Luiz Fernando da Costa foi retratado à época pelos jornais colombianos como o “Pablo Escobar brasileiro”.

Fernandinho Beira-Mar havia saído de um aglomerado de casebres às margens da Baía de Guanabara, a favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para se tornar o maior distribuidor de drogas e armas às comunidades do Rio, segundo a Polícia Federal. Passados 18 anos de sua prisão por militares do país vizinho, ele planeja usar a internet para abastecer a cidade com outros tipos de produtos: canecas, camisas, bonés e capas para telefone celular. Tudo com a marca FBM.

É da cela 38 da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que o traficante condenado a mais de 300 anos de prisão planeja os detalhes de seu site de vendas, que também será usado para divulgar dois livros de sua autoria.

Uma das obras fala sobre Jesus Cristo, monografia escrita para conclusão do curso de Teologia, que fez à distância. O segundo texto é uma biografia, onde ele retrata a sua trajetória à margem da lei. Dos tempos de matuto, quando trazia pequenas quantidades de cocaína e maconha, respectivamente, da Colômbia e do Paraguai para abastecer as bocas de fumo da favela Beira-Mar, até o período em que se associou ao chefe da Frente 16 das FARC, Tomas Medina Caracas, o Negro Acácio, morto pelo exército colombiano em 2007.

Negócios, rebeliões e condenações

Articulado, inteligente, extremamente frio e violento — como é descrito nos relatórios de análise comportamental do sistema prisional –, Fernandinho Beira-Mar defendia a unificação das facções criminosas em atividade no Rio para se tornar o único fornecedor de drogas e armas aos criminosos.

Em 2002, menos de um ano após ter sido preso na selva colombiana, ele comandou uma rebelião em Bangu 1 que se estendeu por 23h e resultou em quatro assassinatos. Dentre os mortos estava Ernaldo Pinto de Madeiros, o Uê, que foi queimado vivo dentro de sua cela. Após o episódio, o traficante foi transferido para uma penitenciária federal de segurança máxima fora do estado e, posteriormente, condenado a 120 anos de prisão.

Produtos FBM serão feitos por dependentes químicos

Com o site de vendas, a ideia do traficante é oferecer produtos que serão confeccionados por dependentes químicos que estão sob tratamento oferecido por uma organização não-governamental (ONG) ligada a uma igreja evangélica. Procurada pelo UOL, a advogada Paloma Gurgel confirmou que a página está em fase de construção e que Beira-Mar vem acompanhando todo o processo de criação do site e dos textos, que obrigatoriamente são analisados pelo setor de inteligência do sistema prisional e pela direção da penitenciária de Mossoró.

A defensora disse ainda não estar autorizada a informar detalhes sobre o site, mas se prontificou a encaminhar ao traficante uma relação de perguntas enviadas pela reportagem. Havendo respostas, este texto pode ser atualizado.

Uma das questões formuladas se refere ao fato de um traficante internacional planejar empregar o trabalho de dependentes químicos para vender sua marca, além da relação de Beira-Mar com a ONG, o nome da entidade e para onde serão destinados os lucros obtidos com a comercialização dos produtos.

O Código de Processo Penal (CPP) brasileiro não prevê nenhum tipo de impedimento para que um preso condenado tenha uma marca comercial, tampouco um site na internet com o seu nome. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), contudo, esclarece que o preso Luiz Fernando da Costa não tem autorização para acessar computadores, salvo nos períodos dedicados ao estudo à distância, mas sob monitoramento do setor de inteligência. A construção e manutenção do site deve ser feita por terceiros, segundo a advogada, seguindo instruções de Beira-Mar.

Duas décadas no sistema prisional

Aos 51 anos, Fernandinho Beira-Mar concluiu ano passado a faculdade de teologia feita à distância. Preso em abril de 2001, o traficante passou por presídios do Rio de Janeiro (Bangu 1), Paraná (Catanduvas), Rondônia (Porto Velho) e Rio Grande do Norte (Mossoró). Apesar de as unidades serem consideradas de segurança máxima, Beira-Mar conseguiu driblar a segurança para continuar dando orientações aos integrantes de sua quadrilha, inclusive, para arquitetar seu resgate de Catanduvas. A descoberta do plano levou o Departamento Penitenciário a transferí-lo de penitenciária.

Em 2017, quando cumpria pena em Porto Velho, a Polícia Federal descobriu que Fernandinho Beira-Mar continuava a ditar as regras para seu bando por meio de bilhetes e mensagens codificadas. As orientações, segundo as investigações da PF, eram repassadas ao menos duas vezes por semana. A troca de mensagens em alguns casos continha até imagens anexadas. Após a descoberta de que o traficante havia transformado a cela de Porto Velho em escritório da quadrilha, Beira-Mar foi novamente transferido, dessa vez para a unidade federal de Mossoró, onde agora ele se articula para lançar seu site.

UOL

Deixe seu comentário

Trio bate carro roubado ao tentar escapar de blitz da Lei Seca em Natal

20 Maio2019

Por Jbelmont às 10h44

 

Fiscalização foi realizada neste domingo (19). Dezoito foram autuados por embriaguez ao volante. PMs ainda prenderam um motorista que tentou subornar a equipe com R$ 50.

Quatro homens foram presos na tarde deste domingo (19) durante uma fiscalização da Operação Lei Seca realizada no bairro Petrópolis, na Zona Leste de Natal. Três estavam em um carro roubado, que acabou batendo durante a fuga (veja vídeo acima). Já o quarto detido, recebeu voz de prisão ao tentar subornar um policial oferecendo R$ 50.


A blitz terminou com 18 motoristas autuados por embriaguez ao volante, e outros 22 por infrações diversas. Na madrugada do sábado (18), PM e Detran autuaram 35 condutores por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Já na manhã do domingo (19), uma professora de dança morreu em um acidente de trânsito na Av. Prudente de Morais, uma das mais movimentadas da cidade. O causador da batida, um homem de 63 anos, estava embriagado.

Coordenador da Operação Lei Seca no RN, o capitão PM Isaac Paiva contou ao G1 que os três presos com o carro roubado ainda estavam com um simulacro de arma de fogo. E um deles, foragido da Justiça, tinha um mandado de prisão em aberto.

Trio abandonou o veículo e saiu correndo — Foto: Reprodução/vídeo Trio abandonou o veículo e saiu correndo — Foto: Reprodução/vídeo
Trio abandonou o veículo e saiu correndo — Foto: Reprodução/vídeo

"Os três estavam em um Volvo. Antes que pudéssemos fazer a revista, o motorista acelerou o carro. Porém, eles acabaram batendo no canteiro central da Rua Potengi. O trio abandonou o veículo e saiu correndo. Conseguimos prender dois deles quase que de imediato, e o terceiro foi encontrado pouco tempo depois", ressaltou o oficial.

"Os indivíduos estavam portando um simulacro de pistola, extremamente semelhante à arma real. Um dos criminosos possuía mandado de prisão em aberto e encontrava-se foragido, além de estarem em veículo roubado, com placa fria. O veículo havia sido tomado de assalto no dia 7 deste mês", acrescentou.

Suborno
Ainda de acordo com Isaac, além dos três presos, outro fato marcou a blitz. Um condutor, que se recusou a fazer o teste de alcoolemia, para tentar se livrar da situação ainda ofereceu R$ 50 a um dos policiais da equipe. O motorista, que é comerciante em Parnamirim, cidade da Grande Natal, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Plantão pelo crime de corrupção ativa.

Imprevisibilidade
Isaac Paiva destaca que a blitz realizada neste domingo foi montada em um horário não muito comum. E a proposta é justamente esta: mudar a rotina e a previsibilidade das operações.

A operação abordou 559 motoristas. Além dos quatro presos, 18 condutores foram autuados por estarem dirigindo sob influência de álcool, 22 por cometimento de infrações diversas, e 4 veículos foram rebocados ao pátio do Detran.




Detran

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A

19 Maio2019

Por Jbelmont às 21h56


Fortaleza-CE: Marcinho 37' 1T, Marcinho 17' 2T, Osvaldo 19' 2T

 

5ª Rodada

Fluminense-RJ 4x1 Cruzeiro-MG
Atlético-MG 2x1 Flamengo-RJ
Palmeiras-SP 4x0 Santos-SP
São Paulo-SP 0x0 Bahia-BA
Internacional-RS 2x0 CSA-AL
Chapecoense-SC 1x3 Fortaleza-CE
Goiás-GO 1x0 Botafogo-RJ
Athletico -PR 0x2 Corinthians-SP
Ceará-CE 2x1 Grêmio-RS
Vasco da Gama-RJ 1x1 Avaí-SC

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Palmeiras-SP 13 5 4 11
2 Atlético-MG 12 5 4 2
3 São Paulo-SP 11 5 3 4
4 Santos-SP 10 5 3 1
5 Internacional-RS 9 5 3 2
6 Goiás-GO 9 5 3 1
7 Botafogo-RJ 9 5 3 0
8 Corinthians-SP 8 5 2 2
9 Flamengo-RJ 7 5 2 1
10 Athletico -PR 7 5 2 1
11 Bahia-BA 7 5 2 0
12 Ceará-CE 6 5 2 2
13 Fluminense-RJ 6 5 2 1
14 Fortaleza-CE 6 5 2 -3
15 Cruzeiro-MG 6 5 2 -5
16 Chapecoense-SC 4 5 1 -2
17 Avaí-SC 3 5 0 -2
18 CSA-AL 3 5 0 -6
19 Grêmio-RS 2 5 0 -3
20 Vasco da Gama-RJ 2 5 0 -7

Deixe seu comentário

LULA CONHECEU NAMORADA NO TEMPO DAS CARAVANAS, E CULTIVA AMIZADE HÁ DÉCADAS

19 Maio2019

Por Jbelmont às 15h36

A socióloga Rosângela da Silva é a mulher por quem Lula está apaixonado e com quem tem planos de se casar, conforme ele revelou ao economista Luiz Carlos Bresser-Pereira , em visita durante a última quinta-feira. Amiga de Lula desde os tempos das caravanas da cidadania, quando se conheceram, Janja, como Rosângela é chamada, vive em Curitiba, mas, segundo amigos do casal, ela é paulista. Os dois mantiveram a amizade durante esses anos, inclusive profissionalmente. 


O namoro é de conhecimento de petistas há mais de um ano, pois os dois namoravam mesmo antes de Lula ser preso.

Rosângela está há 16 anos anos em Itaipu Binacional. Neste período, segundo seu perfil em uma rede social, ela foi cedida para a Eletrobras durante três anos e nove meses. Segundo amigos do casal, Rosângela visita Lula com frequência na cela da PF e tem em torno de 40 anos, portanto é algumas décadas mais jovem do que o ex-presidente.

A coluna não conseguiu contato com Rosângela. A assessoria de imprensa de Lula não quis comentar.

Após visitar Lula na prisão, Bresser-Pereira escreveu um texto sobre como foi a visita, chamado "Visita a Lula na prisão", em que compartilhou o que o presidente o contou.

"Na última quinta-feira eu visitei Lula. Ele está em ótima forma física e psíquica. (...) Está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar", escreveu Bresser-Pereira.


 

Em outra rede social, Rosângela tem uma série de fotos enfeitadas com mensagens de apoio à liberdade de Lula. Numa das fotos, em junho do ano passado, ela posou abaixo da lua cheia e escreveu "O amor nos aproxima — a lua sobre nós".

 

GUILHERME AMADO

Deixe seu comentário

Rainha do Carnaval de Parnamirim morre em acidente no Prolongamento da Prudente

19 Maio2019

Por Jbelmont às 13h15

 

A jovem Gislâne Cruz, de 26 anos, foi a vítima que faleceu no acidente de trânsito provocado por um homem com suspeitas de embriaguez na manhã deste domingo (19), na avenida Omar O’Grady, Prolongamento da Prudente de Morais.

Ela é a Rainha do Carnaval de Parnamirim e professora de dança no Colégio Salesiano.

Pelo que o blog apurou, Gislâne estava como passageira de uma motorista de aplicativo, quando foi atingida pelo carro que vinha na contramão, conduzido por um homem com sinais de embriaguez.

BG

Deixe seu comentário

Secretaria de Saúde confirma morte por calazar em cidade do interior do RN

19 Maio2019

Por Jbelmont às 13h07

A Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar, confirmou um caso de morte provocada por Leishmaniose Visceral, também conhecida como calazar, de um homem de 59 anos. De acordo com a pasta, o homem esteve internado no Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade.

Em nota, a secretária de Saúde do município, Eliana Barreto Fixina, afirmou que a Vigilância Epidemiológica pediu o prontuário do paciente ao hospital, junto com a declaração de óbito, para confirmar a doença e foi informada pelos profissionais plantonistas da UTI que foram colhidas amostras cujos exames confirmaram a doença.

Além do calazar, consta na declaração de óbito como causa da morte: falência múltipla de órgãos e infecção generalizada. A nota que confirma o caso foi publicada neste sábado (18) no site da prefeitura de Pau dos Ferros.

Apesar da confirmação, a pasta afirma que a nota tem objetivo de acalmar a população, informando que não há inúmeros casos positivos na cidade.

"Salientamos ainda, que estamos empenhados em garantir a segurança e a saúde da população em geral, bem como dos cães de nosso município. Pensando na melhor forma de conduzir esta questão em debate e suas implicações, com a elaboração de novas diretrizes e estratégias de enfrentamento da leishmaniose", informou a secretária.

Contaminação
Ainda conforme a pasta, a Leishmaniose visceral é uma zoonose crônica e é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis, conhecida popularmente como mosquito palha. "Raposas e lobos silvestres (Lycalopex vetulus e Cerdocyon thous) e marsupiais (Didelphis albiventris) têm sido apontados como reservatórios silvestres", aponta a nota. No ambiente urbano,os cães domésticos são fontes de infecção para o mosquito.

Os sintomas da Leishmaniose Visceral Humana, ainda de acordo com a secretaria, são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia.

Nos primeiros sinais dos sintomas, a população é orientada a procurar a unidade de saúde mais próxima.

Prevenção
Para prevenir a doença, é indicada a limpeza periódica dos quintais e a retirada da matéria orgânica em decomposição, como folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo, que é onde os mosquitos se desenvolvem.

Também é preciso destinar o lixo orgânico adequadamente, para impedir o desenvolvimento das larvas dos mosquitos, além de limpar os abrigos de animais domésticos e usar coleiras repelentes nos cachorros.

O uso de inseticida feito pela vigilância ambiental é usado, mas só é indicado para as áreas com casos notificados e confirmados.

"Ao mesmo tempo que nos preocupamos em tratar as demandas humanas, buscamos avaliar os animais. Os animais da comunidade estavam sendo avaliados e realizado testes rápidos, o resultado saindo com em média 25 minutos. Os cães que tinham o resultado positivo, logo após as amostras de sangue coletados eram enviados ao Laboratório Regional do Estado (Lare) para ser submetidos a exames sorológicos encaminhamos ao Laboratório Central (Lacen) em Natal para confirmação laboratorial", diz a nota.

"Porem há aproximadamente 60 dias o mesmo Larep, que é de gerência do Estado, encerrou o recebimento de amostras, alegando não haver espaço para acondicionar as amostras sorológicas e o Lacen em Natal que acusou não existir profissionais para avaliações sorológicas", disse a pasta.

O caso, segundo a secretária, foi notificado ao Ministério Público e divulgado em reunião ordinária do Comissão Intergestora Regional - que é o colegiado de secretários municipais.

O Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza tratamento para o animal, sendo indicado o sacrifício do animal infectado, com acompanhamento de médico veterinário

G1RN

Deixe seu comentário

Parabéns, meu filho Rogers Belmont!

19 Maio2019

Por Jbelmont às 08h22

Parabenizar meu filho querido, Rogers Carvalho Belmont, por mais um ano de vida. 


Pedindo a Deus que continue lhe abençoando, muita paz saúde e properidade. Tenho muito orgulho de ser seu pai, você é um exemplo de homem de bem. Um grande beijo e abraços! Te amo. 
Um beijão de seu pai, de Jarda e de suas irmãs que lhe amam muito. 

Parabéns, meu filho Rogers!

Deixe seu comentário

CASO COAF: Investigações contra Flávio Bolsonaro também atingem deputados do PT e PSOL

19 Maio2019

Por Jbelmont às 07h45

O relatório do Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras) que deu origem à quebra de sigilo bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e preocupa todo o governo federal também ameaça parte da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde o filho do presidente da República foi deputado de 2003 a 2018.

A apuração avançou contra o presidente da Casa, André Ceciliano (PT), e outros sete deputados cujos nomes são mantidos sob sigilo. Treze dias antes da decisão referente a Flávio, o Tribunal de Justiça do Rio autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos parlamentares e de seus assessores citados no documento.

Há ainda procedimentos sobre ao menos outros 12 políticos em andamento na 24ª Promotoria de Investigação Penal e no Gaocrim (Grupo de Atribuição Originária Criminal) da Procuradoria-Geral de Justiça do estado do Rio.

A lista inclui membros de partidos como PSOL, PDT, DEM, PSB, Solidariedade, PHS, PSDB, MDB, PRB, Avante e PSC (esse último do governador Wilson Witzel e do vereador Carlos Bolsonaro).

Todos os procedimentos têm como origem o relatório do Coaf produzido no âmbito da Operação Furna da Onça, que prendeu dez deputados estaduais em novembro passado sob acusação de envolvimento no esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

O relatório foi elaborado a pedido do Ministério Público Federal, que solicitou todas as comunicações de movimentações atípicas envolvendo pessoas nomeadas na Assembleia. O órgão federal fez comunicações sobre 85 funcionários de 21 gabinetes da Assembleia, boa parte sem relação com o caso Cabral, incluindo o de Flávio, filho mais velho de Jair Bolsonaro (PSL).

Essas informações foram enviadas também ao Ministério Público estadual em janeiro de 2018, para que apurasse eventuais crimes sem relação com o ex-governador. Inicialmente, todos os procedimentos estavam sob responsabilidade do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, em razão do foro especial dos deputados estaduais.

Em fevereiro, nove deixaram de ser deputados e tiveram os casos enviados para a primeira instância. Isso incluiu o hoje senador Flávio Bolsonaro, sem direito a foro especial neste caso após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) segundo a qual o benefício se restringe a supostos crimes cometidos no exercício do cargo e em razão dele.

Presidente da Assembleia, Ceciliano ocupa um cargo cujos três últimos antecessores foram presos —Cabral, Jorge Picciani e Paulo Melo (todos do MDB). O petista encabeça lista dos deputados envolvidos com maiores movimentações bancárias atípicas. São quatro assessores dele com movimentações que, somadas, chegam a R$ 49,3 milhões.

De Política

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.152: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 12 milhões

19 Maio2019

Por Jbelmont às 06h48

Veja as dezenas sorteadas: 26 - 29 - 36 - 49 - 50 - 59. Quina teve 28 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 77.547,60.


Aposta única da Mega-Sena custa R$ 3,50 — Foto: Marcelo Brandt/G1


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.152 realizado na noite deste sábado (18) em São Paulo O prêmio acumulou e pode pagar R$ 12 milhões no próximo sorteio, marcado para quarta-feira (22). 


Veja as dezenas: 26 - 29 - 36 - 49 - 50 - 59.

A quina teve 28 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 77.547,60. Outras 2.420 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 1.281,77.

Deixe seu comentário

Roberto Carlos defende liberação de armas: “vivemos uma guerra com um lado armado e outro desarmado”

18 Maio2019

Por Jbelmont às 21h57

Cantor deu coletiva e vídeo circulou em redes sociais


O Cantor Roberto Carlos, considerado como o Rei Roberto, defendeu a liberação das armas, proposta do governo Bolsonaro, durante coletiva no Rio de Janeiro. Indagado sobre a violência na cidade maravilhosa e se é a favor ou contra à proposta. No momento da pergunta é possível ouvir muitas vaias.

“Desculpe se vou decepcionar alguns de vocês, mas acho que nós vivemos uma guerra. E nessa guerra um lado está desarmado e outro armado. Isso é um problema muito sério para o lado desarmado. Eu cresci vendo meu pai tendo arma em casa, numa gavetinha com chave porque eu não mexia porque não tinha acesso. Mas a noite eu tirava da gaveta aquela arma e colocava perto dele na cabaceira. Ele protegia a nossa casa dessa forma. Isso deve ser analisado com muito cuidado porque realmente vivemos uma guerra com um lado armado e outro desarmado”, disse o cantor, sob aplausos da plateia.


Deixe seu comentário

Secretário tem discussão ríspida com Carlos Augusto Rosado

18 Maio2019

Por Jbelmont às 18h56

 

Dos bastidores emerge a informação de que o secretário municipal de administração Pedro Almeida teve uma discussão ríspida com o líder do rosalbismo Carlos Augusto Rosado.

O bate-boca teria sido provocado pela nomeação em bloco de 30 pessoas ligadas à vereadora Sandra Rosado (PSDB) em empresas terceirizadas que prestam serviços ao município.

As indicações deveriam passar pelo crivo do gabinete da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), o que irritou Carlos.

No meio do bate-boca, Pedro Almeida teria ameaçado entregar o cargo.

Pedro é pessoa da extrema confiança da família de Sandra Rosado. O clima pesou entre o sandrismo e o rosalbismo.

Blog do Barreto

Deixe seu comentário

Enem 2019 recebe mais de 6 milhões de inscrições

18 Maio2019

Por Jbelmont às 18h33

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recebeu mais de seis milhões de inscrições para a edição deste ano.

O número final de inscrições confirmadas será conhecido somente quando terminar o prazo para pagamento da taxa de inscrição, que vai até o próximo dia 23. O valor é de R$ 85.

O balanço foi divulgado no começo da noite de sexta (17) pelo Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela prova, que seleciona calouros para universidades.

O número final de inscritos ainda não estava fechado porque faltavam algumas horas para o fim das inscrições.

O número deste ano (na casa dos 6 milhões) é semelhante ao de 2018, quando 6,7 milhões se inscreveram e 5,5 milhões de estudantes foram confirmados (pagaram a taxa ou tiveram isenção).

Nesta edição de 2019, São Paulo (16,11%), Minas Gerais (10,24%) e Bahia (7,67%) tiveram o maior número de participantes inscritos (dado provisório).

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. O cronograma está confirmado, apesar das constantes mudanças na chefia do Inep.

Folhapress

Deixe seu comentário

Justiça do Rio determina acesso a notas fiscais de compras feitas por Flávio Bolsonaro e Queiroz

18 Maio2019

Por Jbelmont às 18h24

Justiça do Rio determina acesso a notas fiscais de compras feitas por Flávio Bolsonaro e Queiroz

O juiz Flávio Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, determinou que a Receita Federal forneça todas as notas fiscais de compras de mercadorias e serviços efetuadas pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), pelo seu ex-assessor Fabrício Queiroz e por outros sete alvos da investigação, no período entre janeiro de 2007 e dezembro de 2018. A decisão amplia as quebras de sigilo bancário e fiscal no caso, que nesta semana elevaram a temperatura das investigações contra o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A nova decisão, proferida na última quarta-feira, foi em resposta a novo pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, e foi revelada hoje pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O GLOBO teve acesso à documentação, mantida sob sigilo.

No pedido, os promotores argumentam que o acesso às notas fiscais é importante para auxiliar na análise da quebra do sigilo bancário dos alvos. “Ocorre que, em razão das peculiaridades da investigação, torna-se igualmente necessário obter as notas fiscais emitidas por pessoas jurídicas em que constem os principais investigados como adquirentes, a fim de possibilitar o cruzamento com os dados bancários”, argumenta no pedido, assinado pelos promotores Patrícia do Couto Villela, André Luis Cardoso, Luís Fernando Ferreira Gomes e Silvio Ferreira de Carvalho Neto.

Além de Flávio Bolsonaro e Queiroz, também foram alvos da medida: Márcia Oliveira de Aguiar (mulher de Queiroz), Débora Melo Fernandes (ex-mulher de Queiroz), Evelyn Melo de Queiroz, Nathalia Melo de Queiroz (ambas filhas do ex-assessor), Evelyn Mayara de Aguiar Gerbatim (enteada de Queiroz), Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro (esposa de Flávio Bolsonaro) e a empresa Bolsotini Chocolates e Café Ltda, de Flávio Bolsonaro.


As quebras de sigilo bancário e fiscal foram mais amplas e tiveram como alvos 95 personagens, dentre ex-funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro e pessoas que participaram de transações imobiliárias com ele . As suspeitas do Ministério Público no caso são do crime de peculato, por meio da devolução dos salários dos funcionários do seu gabinete, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os promotores chegam a apontar que há indícios do funcionamento de uma “organização criminosa” no gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio desde 2007 . As quebras de sigilo foram reveladas na segunda-feira pelo GLOBO.

Em nota, a assessoria de Flávio Bolsonaro classificou a ação do MP de “campanha caluniosa”. “Decisões judiciais devem ser respeitadas. Isso, porém, não significa que eu ache correto o que estão fazendo contra mim com essa campanha caluniosa. Um pedido para envio de notas fiscais não significa que houve crime. Reafirmo que não são verdadeiras as informações vazadas pelo Ministério Público. Continuo sendo vítima de seguidos e constantes vazamentos de informações contidas em processo que está em segredo de Justiça, movimento que deixa evidente a campanha contra mim para atingir o governo de Jair Bolsonaro”, diz a nota.

O advogado de Fabrício Queiroz, Paulo Klein, afirma que “o pedido adicional à Receita Federal só reforça o caráter desproporcional da medida e revela o quanto ela é ilegal”.
CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Homicídios Mossoró (067ª) Jovem raptado na Serra do Mel é encontrado morto na Estrada da Raiz em Mossoró

18 Maio2019

Por Jbelmont às 08h28

Lucas Araújo de Souza “Luquinha” de 20 anos de idade, residente na Rua Treze de Maio, no centro de Serra do mel, foi raptado na praça pública do municipio, por volta das 09h da noite de ontem, 17, por cerca de quatro elementos armados se dizendo policiais.

O corpo foi localizado na manhã de hoje, 18, as margens de uma estrada carroçável, no prolongamento da Avenida Rio Branco, a conhecida Estrada da Raiz em Mossoró. O jovem que foi reconhecido por familiares que já o procuravam, estava com os pés e as mãos amarrados para trás com fitas enforca gatos e outra fita no pescoço e apresentava 04 ferimentos a tiros na cabeça provocados por tiros.

Segundo informações de familiares, “Luquinha” estava na praça publica do município de Serra do Mel, quando quatro elementos chegaram num carro tipo Renegade, todos usando capuz e armados, se dizendo policiais. Ele foi obrigado a se deitar, foi algemado e colocado na mala do veiculo que saiu em direção a Mossoró.

A família procurou por ele a noite todo e só agora por volta de 05h da manhã o corpo foi localizado por populares que acionaram a policia.

Ainda segundo familiares o jovem respondia na Justiça um processo por desacato. Ele teria sido abordado trafegando numa motocicleta sem placa e no momento da abordagem teria desacatado a autoridade policia que o abordou, lá mesmo na Serra do Mel.

Do Câmera

Deixe seu comentário

'Dia Zen' promove aulões de yoga e tai chi em shopping de Mossoró no fim de semana

18 Maio2019

Por Jbelmont às 08h19

Evento, que também contará com outras atividades, acontece no sábado (17) e domingo (19) no Partage Shopping. Inscrição custa um pacote de leite, que será doado.

Aulões de tai chi e yoga vão acontecer no pátio externo do shopping — Foto: Dia Zen Práticas


O Partage Shopping, em Mossoró, na Região Oeste potiguar, terá um fim de semana dedicado a algumas práticas relaxantes, com a terceira edição do "Dia Zen". O espaço vai receber aulões beneficentes de yoga e tai chi chuan no sábado (18) e domingo (19) a partir das 8h, além de sessões com outras atividades integrativas. A entrada nas atividades custa apenas um pacote de leite, que será destinado a instituições sociais da cidade.

São dois horários marcados para os aulões: às 8h e às 16h. As atividades vão acontecer na área externa do shopping. O objetivo é proporcionar um contato maior com a natureza, bem como dar mais visibilidade na busca da popularização dessas práticas.

As aulas serão ministradas pelos professores Matheus Madson e Gildo Bento. Os aulões buscam o autoconhecimento do corpo e à amplificação dos sentidos, promovendo um contato com o lado mais natural e orgânico das pessoas.

O "Dia Zen" também terá outras práticas integrativas, como Musicoterapia, Thetahealing, Terapias Florais, Auriculoterapia e Reiki. Para essas outras atividades, as inscrições podem ser realizadas pela internet (clique AQUI).

Serviço

O quê? Aulões de Yoga e Tai Chi – Dia Zen
Quando? 18 e 19 de maio, a partir das 8h e às 16h
Entrada? Doação de 1 pacote de leite

g1

Deixe seu comentário

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 7 milhões

18 Maio2019

Por Jbelmont às 08h14

O concurso 2.152 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 7 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (18) em São Paulo (SP).

Deixe seu comentário

PSDB estuda novo código de ética que afastaria Aécio

18 Maio2019

Por Jbelmont às 08h01

Antes de deixar presidência do partido, Alckmin pretende criar regras que afastariam tucanos réus criminais e expulsariam condenados em segunda instância, como o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo


BRASÍLIA — De saída da presidência do PSDB , que escolhe um novo dirigente no fim deste mês, Geraldo Alckmin , ex-governador de São Paulo, quer deixar como marca um código de ética para o partido. A proposta estudada pela comissão responsável prevê o afastamento da sigla de réus em processos criminais, como o deputado federal Aécio Neves (MG) e Marconi Perillo, ex-governador de Goiás.

Quem for condenado criminalmente em segunda instância pode ser expulso, como é o caso de Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente do partido, condenado por peculato e lavagem de dinheiro. Azeredo está preso, acusado de participar de um esquema que desviou cerca de R$ 3,5 milhões de três estatais mineiras (Comig, Copasa e Bemge) para o caixa dois de sua campanha à reeleição em 1998.

Deixe seu comentário

Ex-ministro José Dirceu se entrega à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato

17 Maio2019

Por Jbelmont às 22h15

Prazo para que ele se entregasse terminou às 16h, mas defesa alegou que Dirceu viajou de carro; Justiça do Paraná mandou prender novamente o ex-ministro, depois que o TRF-4 negou recurso da defesa.



José Dirceu chega à PF, em Curitiba, para cumprir pena pela segunda condenação na Lava Jato — Foto: Ramon Pereira/RPC


O ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, na noite desta sexta-feira (17) para cumprir pena de 8 anos e 10 meses pela segunda condenação dele na Operação Lava Jato.

Ele chegou à Superintendência da PF por volta das 21h30. Na tarde de quinta-feira (16), o juiz federal Luiz Antonio Bonat mandou prender o ex-ministro e estipulou que ele se entregasse até as 16h desta sexta.

No entanto, ele não obedeceu o prazo estipulado. A defesa alegou que Dirceu não cumpriu o horário estabelecido porque viajou de carro, de Brasília (onde mora) para Curitiba. Como manifestou disposição em se apresentar à PF, ele não foi considerado foragido após as 16h.

A determinação da prisão foi feita depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, por unanimidade, um recurso da defesa, que pedia prescrição da pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mesmo com a prisão sendo executada, a defesa do ex-ministro ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os advogados também podem tentar um último recurso, chamado de embargos dos embargos, no próprio TRF-4.

José Dirceu foi condenado em dois processos da Operação Lava Jato — Foto: Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +