.

RN registra 01 óbito por Covid nas últimas 24 horas em Pureza novos casos são 31

24 Set2021

Por Jbelmont às 18h28

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (24). São 368.115 casos totalizados, sendo 31 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.331 no total, sendo 01 registrado nas últimas 24 horas, no município de Pureza. Na quinta-feira(23) eram 7.330. A Sesap ainda registrou 03 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.320.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.434 e descartados são 731.855. Em acompanhamento, são 101.294.

Deixe seu comentário

FOTOS: Nova carga de vacinas contra a Covid-19 com 85.620 doses chega ao RN

24 Set2021

Por Jbelmont às 18h22

Fotos: Divulgação/Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu, na tarde desta sexta-feira (24), mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19. A carga total conta com 85.620 imunizantes, sendo 71.370 da Pfizer e 14.250 da Astrazeneca.

As vacinas serão entregues pela Sesap aos municípios ainda neste sábado, cumprindo padrão de distribuição dentro das 24h.

A distribuição servirá para garantir celeridade no seguimento da campanha de vacinação.

De acordo com a plataforma RN+ Vacina, até o fim desta tarde, 3.691.870 tinham sido aplicadas, para um total de 1,3 milhão de moradores do estado imunizados.

bg

Deixe seu comentário

SINE-RN oferece nesta sexta-feira 94 vagas de emprego para Natal, região metropolitana e Mossoró

24 Set2021

Por Jbelmont às 14h38

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, 94 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana, Mossoró e região.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788.

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

QUANTIDADE DE VAGAS

Natal e Região Metropolitana

ASSISTENTE DE VENDAS 01

CONTROLADOR DE PRAGAS 01

DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO) 02

INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS 01

INSTALADOR-REPARADOR DE LINHAS E APARELHOS DE TELECOMUNICAÇÕES 14

MANICURE 03

MASSAGISTA 06

MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 03

PIZZAIOLO 01

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA 01

VENDEDOR PRACISTA 02

Vagas PCD – Pessoas Com Deficiência

AJUDANTE DE MOTORISTA 02

AUXILIAR DE ENGENHEIRO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 01

OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO E RECEPTIVO 50

PEDREIRO 01

RECEPCIONISTA ATENDENTE 01

SERVENTE DE OBRAS 1

Mossoró e Região

PADEIRO 01

VENDEDOR PRACISTA 01

Total geral = 94 vagas

Deixe seu comentário

Eduardo Bolsonaro testa positivo para Covid-19 e comitiva brasileira na ONU já tem três infectados

24 Set2021

Por Jbelmont às 11h32

O deputado federal Eduardo Bolsonaro confirmou nesta sexta-feira que também foi diagnosticado com Covid-19. O filho do presidente Jair Bolsonaro também estava na comitiva do governo federal para Nova York, onde o presidente discursou na Assembleia-Geral da ONU.

A informação foi revelada pelo "R7" e confirmada pelo GLOBO com integrantes que estiveram com o governo em Nova York. Eduardo Bolsonaro é o terceiro integrante da comitiva a receber o teste positivo para Covid-19. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi o segundo. O primeiro contaminado da comitiva foi um diplomata lotado no Palácio do Planalto que chegou antes do grupo a Nova York.

Em suas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro aproveitou o resultado positivo para criticar a proposta do passaporte sanitário, que exigiria a comprovação de vacinação para a realização de algumas atividades.

Cronologia dos casos: Enquanto Bolsonaro e aliados defendiam tratamentos ineficazes contra a Covid-19, iniciativas se espalhavam pelo país

— Sabemos que as vacinas foram feitas mais rápidas do que o padrão. Tomei a 1ª dose de Pfizer e contraí COVID. Isso significa que a vacina é inútil? Não creio. Mas é mais um argumento contra o passarporte sanitário. Estudos sobre efeitos colaterais e eficácia estão ocorrendo agora — escreveu.

Além do esquema vacinal terminar após a segunda dose, no caso da Pfizer, a vacina não necessariamente impede o contágio, mas diminui consideravelmente a chance da doença se tornar grave.

Veja: com quem Queiroga se encontrou em Nova York antes de ser diagnosticado com Covid

Além dos dois, a ministra Tereza Cristina também confirmou nesta sexta-feira que recebeu o diagnóstico para a doença. A ministra da Agricultura, entretanto, não esteve na comitiva em Nova York. O Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal, testou positivo na noite de quinta-feira e agora aguarda o resultado de uma contra-prova.

Além de Eduardo e Queiroga, cerca de 50 pessoas que participaram da viagem aos Estados Unidos também estão em isolamento por determinação da Anvisa, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, que permanece no Palácio da Alvorada. A comitiva será testada no final de semana e, se receber um resultado negativo, poderá voltar às atividades presenciais na próxima semana.

Eleições 2022: 'A chance de golpe é zero', diz Bolsonaro à revista

Na última quarta-feira, o secretário de Comunicação da Presidência, André Costa afirmou que Bolsonaro está assintomático e que seguirá no Palácio do Alvorada até o período de cinco dias após o último contato com Queiroga, que se deu na terça-feira. Esse regramento, previsto no guia do Ministério da Saúde epidemiológico para o vírus, valerá para todos os outros.

G1

Deixe seu comentário

Evento de lançamento de candidatura de Rogério Marinho ao senado combinado com entrega de tratores vira destaque nacional

24 Set2021

Por Jbelmont às 08h29

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, marcou uma viagem ao Rio Grande do Norte, seu reduto eleitoral, para lançar a candidatura ao Senado e distribuir tratores e caminhões comprados com recursos do orçamento secreto.

A agenda dupla começará, no domingo, em Caraúbas, num evento privado com prefeitos, onde dará largada à pré-campanha e terminará, na segunda-feira, em Mossoró, numa solenidade oficial da pasta, em que doará máquinas pesadas a 39 municípios potiguares. A realização dos atos, em sequência, é questionada por opositores como abuso de poder político.

Estadão Conteúdobg

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 648 óbitos e 24 mil novos casos nas últimas 24h

23 Set2021

Por Jbelmont às 20h38

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (23):

– O país registrou 648 óbitos nas últimas 24h, totalizando 592.964 mortes;

– Foram 24.611 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.308.178.

O Ministério da Saúde calcula que 20.319.520 pessoas já se recuperaram da covid-19. Outras 395.694 estão em acompanhamento.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 532, e a média móvel de novos casos é de 34.166.

 

Estados
Em alta (9 estados): AC, AP, PA, TO, PR, ES, RJ, SE, SP
Em estabilidade (8 estados e o DF): RS, MG, PE, PB, RN, SC, DF, BA, GO
Em queda (9 estados): AM, AL, MT, PI, RR, MS, MA, CE, RO

Deixe seu comentário

Geral Banco Central aprova limite de R$ 1 mil no Pix no período das 20h às 6h

23 Set2021

Por Jbelmont às 20h24

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) aprovou três medidas para a ‘prevenção de fraudes na prestação de serviços de pagamento’. As medidas já tinham sido apresentadas no fim de agosto, como maneira de coibir fraudes no Pix, mas só foram formalizadas hoje.

As novas medidas para aumentar a segurança dos serviços de pagamento vêm após uma série de notícias a respeito do crescimento de crimes, incluindo sequestros relâmpagos, após o advento do Pix, que permite transferências imediatas feitas nos sete dias da semana e a qualquer horário.

Até 4 de outubro, as instituições deverão limitar a R$ 1 mil “a prestação de serviços de pagamento para o período das 20h às 6h”. Ou seja: esse será o limite para transferências nesse período, incluindo o Pix.

“Tal limite poderá ser alterado a pedido do cliente, formalizado nos canais de atendimento eletrônicos, porém a instituição deverá estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento”, disse o BC.

Até 16 de novembro, as instituições precisarão também implantar outras duas medidas. Em uma frente, serão obrigadas a realizar “registros diários das ocorrências de fraudes ou de tentativas de fraude na prestação de serviços de pagamento, discriminando, inclusive, as medidas corretivas adotadas”. Segundo o BC, com base nesses registros, as instituições deverão elaborar relatório mensal consolidando as ocorrências e as medidas preventivas e corretivas adotadas. Posteriormente, o relatório deverá ser encaminhado aos comitês de auditoria e risco, à auditoria interna, à diretoria executiva e ao conselho de administração da instituição.

Em outra frente, também até 16 de novembro, as instituições serão obrigadas a avaliar previamente clientes que ofereçam serviços com maquininhas que compensam os pagamentos no mesmo dia. Golpes envolvendo esses serviços são comuns no Carnaval, por exemplo.

Valor Econômico

 


Deixe seu comentário

Brasil leva susto, mas bate Japão e vai às quartas da Copa Mundo de Futsal

23 Set2021

Por Jbelmont às 18h24

O Brasil levou um susto logo aos dois minutos. Um dos três brasileiros do time japonês, o goleiro Higor Pires lançou o capitão Shota Hoshi, que bateu da intermediária e contou com uma falha do goleiro Guitta para colocar os asiáticos à frente. A vantagem oriental durou só três minutos. Guitta se redimiu ao achar Ferrão na entrada da área. O pivô girou em cima da marcação e soltou a bomba, deixando tudo igual. A equipe canarinho pressionou atrás da virada, mas os nipônicos seguraram o empate até o intervalo.

O cenário não mudou na etapa final, com o Brasil jogando a maior parte do tempo no lado japonês da quadra, mas com muitas dificuldades para concluir. Aos quatro minutos, o pivô Pito teve boa chance pela esquerda, na saída de Higor, mas chutou rente à trave esquerda. Aos oito, em lance semelhante, mas pela direita, o fixo Marlon tentou uma cavadinha e também mandou ao lado, com muito perigo. A resposta nipônica veio em seguida, em uma bomba do ala Yuki Murota, que Guitta se esticou todo para salvar.

Aos 11, enfim, veio a virada. O ala Leozinho recebeu em velocidade pela esquerda, fintou Higor e tocou para as redes. O Japão teve de adotar uma postura agressiva e cedeu contra-ataques ao time canarinho. Como a dois minutos do fim, quando Pito foi lançado na área, driblou o goleiro com a bola ainda no ar e finalizou, marcando o terceiro dos brasileiros. O sufoco, porém, não tinha acabado. No lance seguinte, o ala Ryosuke Nishitani soltou a bomba da intermediária e surpreendeu Guitta, mantendo a partida aberta. Os japoneses adotaram o goleiro-linha, mas o Brasil conteve a pressão. Nos segundos finais, o pivô Gadeia definiu o placar em Kaunas, para alívio verde e amarelo.

A seleção brasileira é a maior campeã mundial no futsal. São sete títulos desde a primeira edição, em 1982, quando o torneio era organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), e cinco a partir de 1989, ano em que o evento passou a ser realizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A última taça foi conquistada em 2012, na Tailândia. Na edição passada da Copa do Mundo, na Colômbia, o Brasil caiu nas oitavas de final para o Irã.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

SE LIGA NA OPORTUNIDADE: SINE-RN oferece nesta quinta-feira 105 vagas de emprego para Natal, região metropolitana e Mossoró

23 Set2021

Por Jbelmont às 15h53

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, 105 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana e Mossoró e região.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788.

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

QUANTIDADE DE VAGAS

Natal e Região Metropolitana

ASSISTENTE DE VENDAS 01

ATENDENTE DE MESA 01

AUXILIAR DE ARMAZENAMENTO 02

CONTROLADOR DE PRAGAS 01

DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO) 02

INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS 01

INSTALADOR-REPARADOR DE LINHAS E APARELHOS DE TELECOMUNICAÇÕES 18

MANICURE 03

MASSAGISTA 06

MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 04

PIZZAIOLO 01

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA 01

VENDEDOR PRACISTA 02

PCD – Pessoas com Deficiências

AUXILIAR DE ENGENHEIRO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 01

AUXILIAR DE LIMPEZA 02

AUXILIAR DE LIMPEZA 03

OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO E RECEPTIVO 50

PEDREIRO 01

RECEPCIONISTA ATENDENTE 01

Mossoró e Região

COZINHEIRO GERAL 01

PADEIRO 01

VENDEDOR PRACISTA 01

Total geral = 105 vagas

bg

Deixe seu comentário

Assembleia Legislativa aprova transferência temporária da sede do Governo para Mossoró

23 Set2021

Por Jbelmont às 15h37

Foto: João Gilberto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por unanimidade, a autorização para o poder Executivo transferir, temporariamente, a sede do Governo para o município de Mossoró. A mudança ocorrerá entre os dias 28 e 30 de setembro.

O objetivo para a transferência temporária da sede do Governo é homenagear Mossoró pelo pioneirismo na abolição da escravatura. Em 2021, serão comemorados 138 anos desde que a cidade libertou os escravos – o que ocorreu cinco anos antes da Lei Áurea.

“Nós mossoroenses receberemos o Governo do Estado de braços abertos. É uma data que é celebrada com muitas ações em Mossoró. A cidade estará em festa e agradecemos desde já a autorização para instalar o Governo”, disse a deputada estadual Isolda Dantas, líder do PT na Casa.

A transferência da sede do governo coincidirá também com a posse da nova reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), professora Cicília Maia, que foi nomeada em maio deste ano.

Aliás, os deputados também aprovaram na mesma sessão projeto que extingue a lista tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor da UERN. Por decisão unânime dos parlamentares, a partir de agora o Governo do RN passará a nomear os vencedores do processo democrático promovido pela comunidade acadêmica. A proposta foi defendida tanto pelo líder do governo na Casa, deputado Francisco do PT, como pela deputada Isolda Dantas.

“A UERN tem reconhecimento da comunidade universitária. Esse projeto permite que reitores eleitos sejam os empossados. Tivemos situações que levaram a queda desse princípio democrático em outras universidades, daí a importância desse projeto, que garante que reitor eleito seja o nomeado e acaba com lista tríplice para UERN”, disse Isolda.

Os deputados aprovaram ainda projeto que abre aos orçamentos fiscal e da seguridade social do Estado, crédito especial no valor de R$ 100 mil. A medida facilita transferência de emendas individuais como também a vida administrativa dos municípios potiguares.

 

 

Deixe seu comentário

CEO da Moderna diz que pandemia de Covid-19 pode acabar em um ano

23 Set2021

Por Jbelmont às 15h34

Foto: EPA

O CEO da Moderna, Stéphane Bancel, acredita que a pandemia do novo coronavírus pode acabar em um ano, já que o aumento da produção de vacinas garantirá o abastecimento global, disse ele ao jornal suíço Neue Zuercher Zeitung.

“Se você olhar para a expansão da capacidade de produção em toda a indústria nos últimos seis meses, doses suficientes devem estar disponíveis até meados do próximo ano para que todos neste planeta possam ser vacinados. Doses de reforço também devem ser possíveis na medida necessária”, disse Bancel ao jornal.

Ele disse que, em breve, as vacinas também estarão disponíveis até para as crianças.

“Quem não se vacinar vai se imunizar naturalmente, porque a variante Delta é muito contagiosa. Dessa forma, vamos acabar em uma situação parecida com a da gripe. Você pode se vacinar e ter um bom inverno. Ou você não faz isso, corre o risco de ficar doente e, possivelmente, até acabar no hospital.”

Questionado se isso significa um retorno à normalidade no segundo semestre do próximo ano, ele disse: “A partir de hoje, daqui a um ano, presumo”.

Bancel disse esperar que os governos aprovem as vacinas de reforço para as pessoas já vacinadas porque as pessoas nos grupos de risco vacinadas no começo do ano “sem dúvida” precisam de uma atualização.

O CEO afirmou que a dose de reforço da Moderna é composta por metade da dose original, o que significa que mais pessoas podem ser atendidas.

“O volume da vacina é o maior fator limitante. Com metade da dose, teríamos 3 bilhões de doses disponíveis em todo o mundo para o próximo ano, em vez de apenas 2 bilhões”, disse ele.

A composição da dose de reforço permanece a mesma que a original deste ano porque a Moderna não teve tempo suficiente para alterá-la.

“No momento, estamos testando [vacinas] otimizadas para a variante Delta em ensaios clínicos. Elas formarão a base para a vacinação de reforço para 2022. Também estamos testando imunizantes contra a Delta mais Beta, a próxima mutação que os cientistas acreditam ser provável.”

A Moderna pode usar as linhas de produção existentes tanto para o imunizante contra novas variantes como para a vacina original contra a Covid-19. O preço da vacinação permanecerá o mesmo, disse ele.

CNN Brasil

Deixe seu comentário

RN não registra óbito por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 23

23 Set2021

Por Jbelmont às 12h23

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (23). São 368.039 casos totalizados, sendo 23 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.330 no total, sendo nenhum registrado nas últimas 24 horas. Na quarta-feira(22) eram 7.327. A Sesap ainda registrou 03 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.319.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.292 e descartados são 731.150. Em acompanhamento, são 101.219.

Deixe seu comentário

Política PESQUISA: Lula segue à frente de Bolsonaro e tem 48% no 1º turno, diz Ipec

23 Set2021

Por Jbelmont às 08h40

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) realizada de 16 a 20 de setembro de 2021 mostra que o ex-preside Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto em 2022. O petista tem 48% das intenções de voto, contra 23% de Jair Bolsonaro (sem partido), que fica em 2º lugar.

Na sequência aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%; e o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta (DEM), com também 3%.

Brancos e nulos ficaram em 10%, enquanto 4% não souberam ou não responderam. O cenário aferido pela empresa é de estabilidade em relação ao levantamento anterior, realizado de 17 a 21 de junho.

A pesquisa foi realizada pelo Ipec de 16 a 20 de setembro de 2021 com 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Deixe seu comentário

Rio Grande do Norte tem 13 mil pessoas na fila por cirurgia eletiva

23 Set2021

Por Jbelmont às 08h22

Sesap diz que pandemia aumentou a fila por causa da suspensão em 2020 e no início de 2021.

 


O Rio Grande do Norte tem aproximadamente 13 mil pacientes na fila por uma cirurgia eletiva na rede pública do estado. O levantamento é da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que aponta a pandemia como fator do agravamento, já que muitas cirurgias foram suspensas no ano passado e no início deste ano por causa da necessidade de direcionar leitos de UTI para o tratamento da Covid.

É uma situação difícil e dolorosa de quem espera sem saber quando chegará a vez de fazer a cirurgia, como no caso de pacientes que aguardam há anos para a retirada de hérnias e veem o problema de saúde piorar por causa dessa demora.

O autônomo Franciélio Medeiros está internado porque parte do intestino parou de funcionar, consequência de dois anos de esperar por uma cirurgia para retirada de uma hérnia.

"Fiz uma tomografia e os médicos falaram que o intestino está um pouco obstruído. Por isso estou sentindo muita dor e estou aqui para realizar essa cirurgia", falou. "Entrei na fila em 2019. Fui obrigado a me internar agora por causa de complicações", completou.

A dona de casa Jeruza Alves Martins não tem conseguido dormir com as dores na barriga. Ela também aguarda há dois anos pela retirada de uma hérnia.

"Minha hérnia incomoda muito. Tem dia que não consigo dormir na rede, e vou para a cama. tem dia que eu coloco a cinta, e não dá certo. Incomoda demais. Tenho muita vontade de fazer essa cirurgia", contou.

Hospital Universitário Onofre Lopes suspende cirurgias por falta de luvas em Natal
A Sesap não tem previsão de quando estes procedimentos irão ser realizados. O órgão reforçou que a pandemia gerou uma demanda reprimida por causa da suspensão de cirurgias no último ano, mas informou que novos contratos assinados há duas semanas permitirão a realização de 1.500 cirurgias por mês, a partir de agora.

Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e Sesap divergem sobre caso do idoso Wilton Solidade — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e Sesap divergem sobre caso do idoso Wilton Solidade — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Outro caso que chama atenção envolve o aposentado Wilton Solidade, de 65 anos. Ele espera há cinco anos por uma cirurgia de reconstrução do intestino e para a retirada de uma hérnia que se formou na abertura de uma colonoscopia feita na barriga para a eliminação de fezes. O ferimento, além de doer muito, segundo o idoso, sangra com frequência e tem um odor forte.

O caso se torna mais complexo porque a situação dele na fila de regulação para as cirurgias no estado é um mistério. Nesse período de espera, ele realizou exames no Hospital Universitário Onofre Lopes, que tem contrato de prestação de serviço para a rede pública, e era informado que estava na fila para fazer os procedimentos.

A fila parecia que nunca andava e, na última semana, em contato com a Inter TV Cabugi, o HUOL informou que ainda estava aguardando a Sesap marcar a cirurgia dele. A Sesap, por sua vez, afirmou que Wilton foi regulado e que estaria em uma fila interna do HUOL, o que o hospital rebate e afirma que não existe tal fila.

Segundo o HUOL, uma solução para este caso seria a Sesap incluir o aposentado a fila de regulação novamente ou contratar a cirurgia em algum hospital particular. Na noite de quarta-feira (22), a Sesap informou que o hospital marcou uma consulta para Wilton no próximo dia 30.

g1rn

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.411: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 7 milhões

22 Set2021

Por Jbelmont às 21h07

Veja as dezenas sorteadas: 07 - 26 - 29 - 34 - 43 - 44. Quina teve 35 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 45.154,92.

Veja as dezenas sorteadas: 07 - 26 - 29 - 34 - 43 - 44. Quina teve 35 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 45.154,92.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.411 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (22) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 07 - 26 - 29 - 34 - 43 - 44.

A quina teve 35 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 45.154,92. A quadra teve 2.517 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 896,99.

O próximo concurso (2.412) será no sábado (25). O prêmio é estimado em R$ 7 milhões.

 

Deixe seu comentário

Senado aprova em 2º turno PEC da reforma eleitoral e exclui a volta das coligações

22 Set2021

Por Jbelmont às 21h02

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O Senado aprovou em 2º turno a PEC 28/2021, que altera a legislação eleitoral. O proposta de emenda à Constituição não prevê coligações em eleições proporcionais diferentemente do que havia sido aprovado na Câmara.

O texto foi aprovado por 70 votos a 3, em primeiro turno, e por 66 votos a 3, em segundo turno. O retorno das coligações foi retirado depois que a senadora Simone Tebet (MDB-MS), relatora da proposta, apresentou parecer contrário.

O texto agora será promulgado pela mesa do Congresso em sessão conjunta com membros da Câmara e do Senado. Por se tratar de uma PEC, não é necessária sanção presidencial. A PEC segue agora para promulgação de forma que trechos passem a valer já em 2022. Para isso, a proposta precisa ser convertida em emenda constitucional até o dia dois de outubro.

Câmara dos Deputados

Na Câmara, a volta das coligações entre partidos nas eleições proporcionais foi aprovada no segundo turno. O texto da proposta na Câmara previa autonomia aos partidos para que decidicem a melhor forma de se unirem, tanto em eleições proporcionais de vereadores e deputados quanto para eleições majoritárias (presidenciais).

O entendimento dos deputados era que a volta das coligações proporcionais daria uma sobrevida aos partidos nanicos, que teriam mais possibilidades de eleger candidatos na esteira de outros partidos maiores.

R7

Deixe seu comentário

Covid-19: RN tem 39 casos confirmados da variante Delta

22 Set2021

Por Jbelmont às 19h59

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) informa que de oito amostras enviadas no início de setembro à Fiocruz, cinco foram identificadas como sendo da variante Delta. Os resultados referem-se a amostras coletadas no mês de agosto. Até esta quarta-feira 22, o estado tem 39 casos da variante Delta confirmados.

O relatório das análises foi recebido no início da tarde desta terça-feira (21) pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen-RN), referência estadual no diagnóstico de Covid-19 e responsável pelo envio das amostras.

Os casos confirmados são procedentes dos municípios de Caicó (01), Equador (01), Natal (02) e Parnamirim (01).

Diante dessas informações, a Sesap reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias, pois a variante identificada está circulando por transmissão comunitária e os estudos apontam que ela conta com um alto potencial de transmissão. As equipes do setor de vigilância epidemiológica da Sesap seguem trabalhando no rastreio dos casos e no monitoramento do cenário em todo o Rio Grande do Norte.

Dados
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) informa que de 34 amostras enviadas no início de setembro à Fiocruz, 28 foram analisadas e 27 foram identificadas como sendo da variante Delta. Os resultados referem-se a amostras coletadas no mês de agosto.

Foram seis do município de São José do Mipibu, quatro de Parnamirim, quatro de Equador, três de São Gonçalo do Amarante, três de Nísia Floresta, duas de Natal, uma de Extremoz, uma de Canguaretama, uma de Jucurutu, uma de Santa Cruz e uma de Macaíba.

O relatório das análises foi recebido no início da tarde desta terça-feira (14) através do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN), referência estadual no diagnóstico de COVID-19 e responsável pelo envio das amostras.

Diante dessas informações, a Sesap reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias e da importância de completar o esquema vacinal, pois a variante identificada está circulando por transmissão comunitária e os estudos apontam que ela conta com um alto potencial de transmissão. As equipes do setor de vigilância epidemiológica da Sesap seguem trabalhando no rastreio dos casos e no monitoramento do cenário em todo o Rio Grande do Norte.

 

Deixe seu comentário

COVID: Com inclusão de 15 mil casos represados de Santa Catarina, Brasil registra 876 óbitos e 36 mil casos nas últimas 24h

22 Set2021

Por Jbelmont às 19h22

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (22):

– O país registrou 876 óbitos nas últimas 24h, totalizando 592.316 mortes;

– Foram 36.473 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.283.567.

O número de casos desta quarta-feira foi acrescido de 15.081 casos represados de meses atrás do estado de Santa Catarina.

O Ministério da Saúde calcula que 20.295.538 pessoas já se recuperaram da covid-19. Outras 395.713 estão em acompanhamento.

Os registros foram normalizados após a exclusão, na terça-feira (21), de mais de 12 mil casos que haviam sido contabilizados de forma duplicada pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará. As médias móveis de casos e de óbitos, ficaram em 35.565 e 531, respectivamente, nesta quarta-feira (22).

 

Estados
Em alta (9 estados): AC, TO, PA, PR, ES, SP, MG, GO, RJ
Em estabilidade (6 estados): SC, PE, AP, PB, RS, BA
Em queda (11 estados e o DF): DF, RN, MT, AL, MA, SE, AM, PI, RR, MS, CE, RO

 

Deixe seu comentário

RN registra 02 óbitos por Covid nas últimas 24 horas em Vera Cruz e Caicó novos casos são 53

22 Set2021

Por Jbelmont às 15h11

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (22). São 367.954 casos totalizados, sendo 53 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.327 no total, sendo 02 registrados nas últimas 24 horas em Vera Cruz e Caicó. Na terça-feira(21) eram 7.324. A Sesap ainda registrou 01 morte após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.328.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.121 e descartados são 730.474. Em acompanhamento, são 95.140.

Deixe seu comentário

Nível do mar continua a subir em ritmo alarmante, alerta relatório

22 Set2021

Por Jbelmont às 12h36

Foto: © Foto: ONU/Mark Garten

O nível dos oceanos continua a subir em ritmo alarmante de 3,1 milímetros (mm) por ano, devido ao aquecimento global e ao derretimento do gelo na Terra, informou hoje (22) o Serviço de Monitoramento do Meio Marinho do programa Copernicus.

A extensão do gelo marinho do Ártico tem diminuído constantemente. Entre 1979 e 2020 perdeu o equivalente a seis vezes o tamanho da Alemanha, de acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira.

A extrema variação entre períodos de frio e ondas de calor no Mar do Norte está relacionada com mudanças na captura de linguado, lagosta europeia, robalo, salmonete e caranguejos.

A poluição causada pelas atividades em terra, como a agricultura e a indústria, tem impacto nos ecossistemas marinhos, reforçaram os especialistas na quinta edição do relatório sobre o estado dos oceanos.

O aquecimento dos oceanos e o aumento de salinidade intensificaram-se no Mediterrâneo na última década.

“Estima-se que o aquecimento do Oceano Ártico contribua com quase 4% para o aquecimento global dos oceanos”, diz o relatório.

Mais de 150 cientistas, de cerca de 30 instituições europeias, colaboraram no trabalho. De acordo com as conclusões, o oceano passa por “mudanças sem precedentes”, o que terá enorme impacto no bem-estar humano e nos ambientes marinhos.

“As temperaturas da superfície e subsuperfície do mar aumentam em todo o mundo e os níveis do mar continuam a subir a taxas alarmantes: 2,5 mm por ano no Mediterrâneo e até 3,1 mm por ano globalmente”, afirmaram os peritos.

O documento é apresentado como uma referência para a comunidade científica, líderes mundiais e o público em geral.

A combinação desses fatores pode causar “eventos extremos” em áreas mais vulneráveis, como Veneza, onde em 2019 uma subida do nível das águas fora do comum, uma forte maré e condições climáticas extremas na região provocaram a chamada “Acqua Alta” – quando o nível da água subiu para um máximo de 1,89 metros.

“Esse foi o nível de água mais alto registado desde 1966 e mais de 50% da cidade foram inundados”, lembram os autores do documento.

Os cientistas explicaram que a poluição por nutrientes oriundos de atividades terrestres, como a agricultura e a indústria, tem “efeito devastador na qualidade da água” do oceano.

O aumento do crescimento das plantas pode levar à redução dos níveis de oxigênio na água do mar e até mesmo bloquear a luz natural, “com efeitos potencialmente graves” nos ambientes costeiros e na biodiversidade marinha.

No Mar Negro, por exemplo, o percentual de oxigénio tem diminuído desde o início das medições, em 1955.

O aquecimento da água do mar faz com que algumas espécies de peixes migrem para águas mais frias, levando à introdução de espécies não nativas num determinado habitat, como aconteceu em 2019 quando o peixe-leão migrou do Canal do Suez para o Mar Jónico, devido ao aumento das temperaturas na Bacia do Mediterrâneo.

Segundo o relatório, o gelo marinho do Ártico continua muito abaixo da média e diminui em ritmo alarmante.

Nos últimos 30 anos, o gelo marinho do Ártico diminuiu continuamente em extensão e espessura. Desde 1979, a cobertura de gelo em setembro reduziu 12,89% por década, com mínimos recordes nos últimos dois anos.

A perda contínua do gelo marinho do Ártico pode contribuir para o aquecimento regional, a erosão das costas árticas e as mudanças nos padrões climáticos globais.

Agência Brasil, com RTP

bg

Deixe seu comentário

Hospital referência para Covid no RN não registra mortes há duas semanas

22 Set2021

Por Jbelmont às 08h31

Atualmente, o Hospital Giselda Trigueiro é a unidade com maior número de UTIs para Covid na rede pública do estado, com 35 leitos. Mortes não são registradas há 16 dias

.

Hospital Giselda Trigueiro, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Uma das principais unidades de referência para o atendimento de pacientes graves com Covid-19, em Natal, durante a pandemia, o Hospital Giselda Trigueiro não registra mortes pela doença há mais de duas semanas.

Na terça-feira (21), o hospital chegou à marca de 16 dias sem óbitos pela doença - o maior tempo registrado desde que o início da pandemia, segundo o diretor da unidade, o médico André Prudente.

Também pela primeira vez, o Rio Grande do Norte registrou um período de 72 horas - ou três dias - sem nenhuma nova morte pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

"Hoje no Giselda Trigueiro a gente tem uma pessoa grave com covid, enquanto em épocas não muito remotas a gente tinha 35, com uma fila de mais de 100 esperando, fora os leitos de outros hospitais", afirmou André Prudente.

Ele atribui a redução de casos principalmente ao processo de vacinação da população, ao qual atribui uma medida inversamente proporcional. "Quanto mais pessoas vacinadas, menos pessoas infectadas".

O estado de 3,5 milhões de habitantes, conta com mais de 2 milhões de pessoas com pelo menos uma dose de vacina e mais de 1 milhão totalmente imunizadas.

Ainda de acordo com o médico, muita coisa mudou no tratamento dos pacientes, ao longo de mais de um ano e meio, principalmente por causa do conhecimento adquirido pelos profissionais de saúde sobre a doença e a evolução do paciente.

"No início da pandemia, para conseguir uma equipe para tratar um paciente com a Covid-19, era uma novela. Tinha que ser pessoas específicas, toda uma paramentação. Hoje o profissional de saúde atende o paciente como se fosse uma pessoa com gripe. As equipes de saúde se familiarizaram com a evolução desse paciente", exemplificou.

"No caso do paciente mais grave, a gente sabe quando colocar o oxigênio, qual a medida adequada, quais os medicamentos tem que colocar no tempo certo. Também conseguimos ter uma noção melhor quando o paciente tem mais chance de ter uma piora, para internarmos logo", ponderou.

O médico lembrou que mesmo a chegada da variante delta ao estado não impactou no número de casos, "porque a vacinação tem funcionado", mas ressaltou a importância das pessoas manterem os cuidados de prevenção.

"A guerra parece estar mais leve, porque a gente está vencendo. Mas os cuidados devem ser mantidos, a gente precisa que as pessoas tomem a vacina, usem máscara, para vencer o vírus de uma vez", declarou.

Atualmente, o Hospital Giselda Trigueiro é a unidade com maior número de leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid no Rio Grande do Norte, com 35 unidades. Na manhã desta quarta-feira (22), havia 15 em uso e 20 disponíveis.

Ao todo, a rede pública contava com 56 pessoas internadas em leitos de UTI e 59 em leitos clínicos.

 

GIRN 

Deixe seu comentário

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para Covid-19

21 Set2021

Por Jbelmont às 21h46

Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para Covid-19. Ele vai ficar em quarentena por 14 dias em Nova York, em isolamento, e não volta por enquanto ao Brasil.

O ministro está em Nova York, onde acompanhou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que participou da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas nesta terça-feira (21).

Ele informou que está bem.

Ele esteve hoje na Assembleia-Geral da ONU, mas informou que esteve de máscara durante todo o tempo. Devido ao de Covid-19, já existe uma decisão da diplomacia brasileira de suspender a presença de todos os diplomatas brasileiros de todas as reuniões da ONU até sexta-feira.

CNN Brasil

Deixe seu comentário

Covid-19: após atualização pelo Ceará, total de casos no país é reduzido; Brasil registra 485 óbitos nas últimas 24h

21 Set2021

Por Jbelmont às 19h39

No balanço diário das informações da Covid-19 desta terça-feira (21), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizou uma atualização dos dados computados anteriormente e excluiu 573 notificações da doença.

Com a correção, o total de casos no país diminui de 21.247.667 para 21.247.094 infecções confirmadas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Nas últimas 24 horas, foram registradas 485 mortes pela doença no país, elevando o total para 591.440. A média móvel de óbitos ficou em 520 nesta terça-feira.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) informou que foram feitas alterações no processo de consolidação das informações do IntegraSUS. Com isso, foram corrigidos processos de extração, tratamento e limpeza na base de dados, o que levou à correção no número de casos registrados no estado.

No total, 12.028 casos haviam sido computados de forma duplicada no Ceará.

“Foram detectados diagnósticos positivos para Covid-19 no eSUS-Notifica em pessoas cadastradas no mesmo período com nomes diferentes na base de dados do Sivep-Gripe – ambos sistemas de informação do Ministério da Saúde. Essas pessoas estavam contabilizadas como dois casos positivos”, diz a nota da SESA enviada à CNN.

CNN Brasil

Estados
Em alta (7 estados): TO, PA, GO, SP, PR, AP, ES
Em estabilidade (6 estados): AC, MG, PE, SC, BA, RR
Em queda (12 estados e o DF): MA, PB, AM, AL, MT, RS, DF, RN, PI, MS, SE, RO, CE
Não divulgou (1 estado): RJ

Deixe seu comentário

Pela 1ª vez, desde o início da pandemia, RN não registra óbitos pela Covid-19 em um espaço de 72 horas

21 Set2021

Por Jbelmont às 18h52

Sesap informa que, pela primeira vez, desde o início da pandemia, o estado do Rio Grande do Norte não registra óbitos pela Covid-19 em um espaço de 72 horas.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atribui o registro positivo em decorrência “das medidas de enfrentamento ao coronavírus adotadas pelo Governo do RN e pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atreladas à ampla campanha estadual de vacinação”.

Os dados são extraídos dos boletins epidemiológicos emitidos pela Sesap.

Deixe seu comentário

Quase 200 mil doses de vacinas contra a Covid são distribuídas no RN

21 Set2021

Por Jbelmont às 15h36

Fotos: Divulgação/Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui nesta terça-feira (21) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Com o apoio logístico das forças de segurança, estão sendo entregues aos municípios 194.990 doses de imunizantes.

Neste lote segue mais uma parte para o reforço na imunização de idosos e, pela primeira vez, dos imunossuprimidos. São pouco mais de 24 mil doses da Pfizer, sendo 15.846 para os idosos acima dos 70 anos e 8.196 voltadas aos imunossuprimidos. Outras 89.688 doses do mesmo laboratório estão sendo destinadas para completar o esquema vacinal da população em geral.

O restante do lote conta com 41.150 Coronavac/Butantan e 40.110 AstraZeneca/Fiocruz, todas para segunda dose, incluindo, no caso da AstraZeneca, grupos como os trabalhadores do setor industrial, do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e dos Correios, assim como o restante da população que tomou este imunizante.

A plataforma RN+ Vacina registrava, até o início desta tarde, 3.579.211 doses aplicadas no estado. São pouco mais de 2,27 milhões de pessoas que receberam pelo menos a primeira dose e 1,3 milhão que completaram o esquema de imunização ou tomaram a dose única, apontando, respectivamente, para coberturas de 85% e 48% do público estimado.

 

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +