FORAGIDO DA PM É MORTO A TIROS NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ-RN

09 Nov2018

Por Jbelmont às 13h24


Francisco Edson da Silva Soares de 27 anos de idade, foi encontrado morto na madrugada de hoje, 09 de novembro, com tiro de escopeta na cabeça, às margens de uma estrada carroçável de acesso ao Sítio Picada Primeira na zona rural de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, ele é um dos presos foragido da Cadeia Pública de Mossoró e estaria morando com a esposa do Sítio Panela do Amaro, na região do Loteamento Cidade Oeste, na saída de Mossoró Para a cidade de Governador Dix Sept Rosado.

A polícia recebeu informações, que os criminosos chegaram na residência onde a vítima dormia com a esposa, por volta de 01h da madrugada, se passando por policiais e que estavam cumprindo um mandado de prisão. Eles ainda tranquilizaram a mulher da vitima dizendo que ela seria chamada para depor na manhã de hoje.

Edson foi encontrado morto pouco tempo depois que foi levado de casa, com um tiro de espingarda do tipo cartucheira no peito e outro na parte de trás da cabeça.

 

11 SUSPEITOS DE EXPLODIR BANCOS NO NORDESTE SÃO MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

EM AL

Uma operação da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) na zona rural de Santana do Ipanema deixou 11 mortos nesta quinta-feira (8). Segundo a polícia civil, os suspeitos cometeram um assalto no banco Bradesco de Águas Belas, em Pernambuco, e foram atingidos durante confronto.
 
Na operação, foram apreendidos explosivos, armas, dinheiro e uma caminhonete foram apreendidos.
A operação batizada de Cavalo de Tróia foi coordenada pelos delegados Fábio Costa, Cayo Rodrigues e Thiago Prado e contou com o apoio do Grupamento Aéreo.
 
Passando na Hora
Deixe seu comentário

Otoniel Maia Jr.: ‘Vamos fazer diferente e dar rumo novo à OAB Mossoró’

09 Nov2018

Por Jbelmont às 13h03


Em noite de emoção, ontem (8), a campanha em defesa do fortalecimento e resgate da representatividade da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Mossoró, defendido pela chapa OAB Forte, avança com novos apoios. Prova disso foram as adesões anunciadas ontem, no lançamento oficial da chapa liderada pelos advogados Otoniel Maia Júnior e Olívia Campos, no Hotel VillaOeste.

A elevada participação de advogados e advogadas de Mossoró e municípios que integram a Subseção Mossoró, no evento, demonstra a confiança no projeto e o crescimento na soma de esforços em defesa de uma advocacia representativa para a categoria e para a sociedade.

“Sempre participei de chapas da situação, mas vi que a OAB deixou de ter representatividade na região. Além disso, acredito no projeto de militância da chapa, nas propostas de valorização do jovem advogado e da Ordem como um todo. É um projeto que, realmente, fará a diferença”, justifica o advogado Leandro Dantas, que atua na região da Costa Branca.



Emoção do início ao fim



Ao lembrar a origem humilde, o amor à advocacia e as dificuldades ao lado da família no início da carreira de onze anos, o candidato à Presidência da Ordem – subseção Mossoró, Otoniel Maia Júnior não conteve as lágrimas e emocionou os presentes.

“Desde adolescente, sabia que queria ser advogado, me inspirando em advogados que via conversar com meu pai e, hoje, estão ao meu lado nesta caminhada. Lembro as dificuldades que passei, da minha mãe pagando o aluguel de uma sala para eu atender meus primeiros clientes, e isso só me fortaleceu para estar aqui hoje, colocando meu nome à disposição da categoria para fazer diferente e dar um rumo novo à OAB Mossoró”, revela.

Ao destacar, no lançamento da chapa, qualidades da candidata a vice-presidente (advogada e professora Olívia Campos), Otoniel – filho do lendário radialista Otoniel Maia (falecido em 2015) – reforçou o comprometimento da chapa em “devolver a OAB aos advogados, advogadas e à sociedade”, especialmente em termos de representatividade.

“Somos advogados militantes, conhecemos a realidade e vemos o quanto a Ordem perdeu sua representatividade em Mossoró e Região. E é isso, que, ao lado de Olívia, advogada aguerrida, professora que tanto contribui para a formação de novos advogados, vamos mudar em 2019, defendendo as prerrogativas, auxiliando o jovem advogado, revitalizando comissões que estão esquecidas, tornando a Subseção forte, como todos merecem”, pontua.



Força feminina também é destaque na chapa


A representatividade feminina é uma das marcas da OAB Forte. A composição da chapa, feita de forma paritária, foi lembrada por Olívia Campos ao discursar. “Entendemos que o fortalecimento da Ordem passa pelo respeito à igualdade, não só da questão de gênero, mas porque, na chapa, são reconhecidas as qualidades da mulher advogada, que milita, que enfrenta dificuldades e que tem muito a contribuir para fortalecer a Ordem”, enfatiza.

Advogada mossoroense e candidata a vice-presidente em uma das chapas que concorrem à Seccional da OAB no Rio Grande do Norte, Samara Couto também participou do lançamento. Ao lado de Paulo Coutinho, atual presidente da OAB estadual e candidato à reeleição pela chapa Avança OAB, ressaltou a importância de uma representante do interior do estado em âmbito estadual.

“Além de ser uma honra compor a chapa, somos conscientes do papel importante que vamos desempenhar junto à advocacia do interior do Estado, que poderá contar com uma representante firme na defesa dos direitos e nos avanços para a Ordem”, frisa.

Parceria com Mossoró fará diferença, diz Coutinho

Em seu discurso, o advogado Paulo Coutinho demonstrou confiança nas conquistas futuras para advocacia de Mossoró e Região na parceria vitoriosa ao lado de Samara, Otoniel e Olívia.

“Cada dia tenho mais certeza da feliz escolha que fizemos ao indicar o nome de Samara como vice, assim como da parceria com a chapa OAB Forte, que fará a diferença para o avanço da advocacia potiguar no próximo triênio”, enfatizou.

Durante o lançamento, também foram apresentados os conselheiros a nível local e federal, além de material informativo com propostas das duas chapas. As eleições para Seccional e subseções da OAB no Rio Grande acontecem no próximo dia 28.

Portal Rede Nwes360

Deixe seu comentário

Fórum quer devolução imediata das sobras dos Poderes no RN

09 Nov2018

Por Jbelmont às 12h57

Entidade reúne servidores públicos estaduais e prepara ato público para o dia 27

O Fórum dos Servidores Públicos Estaduais, entidade que congrega sindicatos e associações dos servidores da administração direta e indireta, prepara um ato público, para o próximo dia 27 de novembro, em frente à governadoria.

Segundo os representantes do Fórum, o objetivo é reivindicar o pagamento do 13º salário de 2017 para quem ganha acima de R$ 5 mil reais, o 13º de 2018, salários em dia dos meses de outubro, novembro e dezembro, além da isonomia entre os Poderes para o pagamento das aposentadorias e pensões do IPERN. Os sindicalistas denunciam que os inativos e pensionistas do Legislativo e Judiciário estão sendo privilegiados pelo Instituto de Previdência Estadual, em relação aos do Executivo.

Também está na pauta do Fórum a elaboração de um documento que será entregue às equipes de transição do Governo. Serão reivindicações que incluem o pedido de rateio proporcional do déficit previdenciário entre os Poderes; a devolução imediata das sobras orçamentárias dos Poderes e a repactuação do orçamento dos Poderes.

Os servidores públicos também pretendem marcar uma audiência com a governadora eleita, Fátima Bezerra. Na pauta estão valorização das carreiras e dos quadros permanentes, proibição da terceirização, revisão da emenda constitucional do teto do gasto público, plano de recuperação do FUNFIR e do IPERN, revisão geral das renúncias e benefícios fiscais e adoção de plano integrado da recuperação da dívida ativa.

Por fim, o Fórum pretende participar ativamente das discussões sobre a elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual 2019, em tramitação na Assembleia Legislativa. O relator do orçamento é o deputado Fernando Mineiro.

O Fórum é composto pela Associação dos Bombeiros Militares (ABM-RN); Associação dos Delegados da Polícia Civil (ADEPOL); Associação dos Escrivães de Polícia Civil (ASSESP); Associação dos Oficiais Militares do RN (ASSOFME); Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM (ASSPMBM-RN); Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (SINDASP-RN); Sindicato dos Auditores Fiscais do Tesouro do Estado do RN (SINDIFERN); Sindicado dos Policiais Civis (SINPOL); Sindicato dos Servidores da Administração Direta (SINSP-RN); Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (SINAI); Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE); Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN).

Deixe seu comentário

Caso Daniel: Edison Brittes, suspeito de matar jogador, faz exame no IML de Curitiba

08 Nov2018

Por Jbelmont às 22h07

Seis suspeitos de envolvimento na morte do atleta estão presos. Corpo do jogador foi encontrado com sinais de tortura em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.



Edison Luiz Brittes Júnior, suspeito de matar o jogador Daniel — Foto: Reprodução/ RPC Curitiba

Edison Brittes Júnior, de 38 anos, suspeito de matar o jogador Daniel passou por exame de corpo de delito, nesta quinta-feira (8), no Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba. O exame é de praxe – feito sempre que alguém é preso.

Edison Brittes, a esposa dele Cristiana Brittes, de 35 anos, a filha do casal Allana Brites, de 18 anos, e mais três homens estão presos suspeitos de envolvimento na morte do atleta.

O corpo de Daniel, de 24 anos, foi encontrado em um matagal, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em 27 de outubro.

O Instituto Médico-Legal (IML) apontou, preliminarmente, a causa da morte como ferimento por arma branca. De acordo com a polícia, o corpo tinha sinais de tortura. O órgão genital do jogador foi cortado.



Edison Brittes foi levado para exames no IML nesta quinta-feira (8) — Foto: Giuliano Gomes/ PR Press

Edison Brittes foi transferido da Delegacia de São José dos Pinhais, onde estava preso, para o Centro de Triagem 1 da Polícia Civil, em Curitiba, por volta das 17h desta quinta-feira.

Ele confessou para a polícia ter matado o jogador. Ao ser interrogado, ele alegou ter cometido o crime porque Daniel tentou estuprar Cristiana.



Allana e Cristiana Brittes também fizeram exame de corpo de delito nesta quinta-feira. Logo em seguida, elas, que também estavam na delegacia de São José dos Pinhais, foram levadas para a Penitenciária Feminina de Piraquara, também na Região de Curitiba.

Empresário Edison Júnior, de 38 anos, a esposa dele Cristiana Brittes, de 35 anos, e a filha do casal Allana Brittes, de 18 anos, estão presos temporariamente — Foto: Reprodução/TV Globo

Empresário Edison Júnior, de 38 anos, a esposa dele Cristiana Brittes, de 35 anos, e a filha do casal Allana Brittes, de 18 anos, estão presos temporariamente — Foto: Reprodução/TV Globo

Morte do jogador
Segundo as investigações, o jogador foi morto depois de uma festa em comemoração ao aniversário da filha de Edison, Allana Brittes, que começou em uma casa noturna, em Curitiba, na noite de sexta-feira (26), e terminou na manhã de sábado (27), na casa da família Brittes.

A polícia disse que Daniel começou a ser espancado na casa e, em seguida, foi levado para um matagal, onde o corpo foi encontrado.

O delegado Amadeu Trevisan afirmou que o jogador estava muito embriagado e não teve como reagir às agressões.

Depoimentos
Edison, Allana e Cristiana Brittes prestaram depoimento à polícia sobre o caso. Eles afirmaram que o jogador tentou estuprar Cristiana. O delegado disse que não houve tentativa de estupro.

Nesta quinta-feira, a família de Daniel, que mora em Minas Gerais, esteve na Delegacia de São José dos Pinhais para prestar depoimento. Familiares informaram que Edison entrou em contato com os parentes do jogador, por telefone, após o crime.

A polícia também ouviu pessoas que estavam na casa da família na data do crime. As testemunhas disseram em depoimento não terem ouvido gritos de Cristiana, pedindo socorro, conforme relataram a própria Cristiana e a família.

As testemunhas também informaram que não viram a porta do quarto do casal arrombada. Uma dessas testemunhas disse no interrogatório que escutou o jogador Daniel pedindo por ajuda, ao ser espancado, e dizendo que não queria morrer.

G1

Deixe seu comentário

Empresária é achada morta após ser levada por criminosos em Santo Antonio do RN

08 Nov2018

Por Jbelmont às 13h58

Dona de um posto de combustíveis em Santo Antônio, Maria da Conceição estava com a filha quando as duas foram vítimas de assaltantes na tarde desta quarta (7). A filha foi libertada.



Maria da Conceição de Lima Barbosa, de 56 anos — Foto: Arquivo da família



Foi encontrado na madrugada desta quinta-feira (8) na zona rural do município de Pedro Velho, distante cerca de 90 quilômetros de Natal, o corpo de uma empresária dona de uma posto de combustíveis na cidade de Santo Antônio. Maria da Conceição de Lima Barbosa, de 56 anos, e a filha dela foram vítimas de assaltantes na tarde anterior e levadas como reféns. A filha foi libertada pouco tempo depois. O carro da família e alguns pertences da empresária foram encontrados em Mamanguape, na Paraíba.

Segundo a família da empresária, Maria da Conceição e a filha estavam na estrada, saindo de Santo Antônio a caminho de Natal, quando o carro em que estavam, um Ônix, foi trancado por um Gol com três criminosos. Dois deles assumiram o controle do Ônix e partiram com mãe e filha.

Em direção a Brejinho, os bandidos entraram em uma estrada de terra que dá acesso ao município de Espírito Santo, onde o Gol foi incendiado. O assaltante que estava no carro se juntou aos outros dois e o Ônix com as reféns seguiu viagem. Mais adiante, a filha foi libertada e a mãe continuou em poder dos criminosos.



Gol foi incendiado em uma estrada de terra que dá acesso ao município de Espírito Santo — Foto: PM/Divulgação 


Gol foi incendiado em uma estrada de terra que dá acesso ao município de Espírito Santo — Foto: PM/Divulgação

Parentes também revelaram ao G1 que os bandidos queriam o dinheiro do posto, exigindo que a empresária entregasse uma certa quantia. Maria da Conceição teria entregue um envelope com cerca de R$ 3 mil em dinheiro, dizendo que era tudo o que tinha com ela.


Já libertada, e com a ajuda de um morador da região, a filha conseguiu pedir socorro ao pai, que acionou a Polícia Militar, que fez buscas pelos criminosos. Já na madrugada, veio a notícia de que um corpo havia sido encontrado em uma estrada de terra entre Espírito Santo e Pedro Velho, próximo ao distrito de Coité.



Policiais militares e familiares da empresária foram ao local e a vítima foi reconhecida como sendo Maria da Conceição. De acordo com a PM, a mulher foi morta com um tiro de espingarda na cabeça.

Suspeito conduzido

Ainda durante a noite, o Ônix da empresária foi encontrado em Mamanguape graças ao rastreador do celular da filha, que foi tomado pelos bandidos. Dentro do veículo, foram achados a bolsa da empresária, um notebook e outros objetos de valor. A PM disse que um suspeito chegou a ser conduzido para a delegacia de Mamanguape para prestar esclarecimentos, mas não soube confirmar se ele ficou preso.


G1 RN

Deixe seu comentário

Gerente é rendido e usado como refém para assaltantes entrarem em banco na Grande Natal

08 Nov2018

Por Jbelmont às 13h44

Caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (8) em Monte Alegre. Apesar de conseguirem acesso à agência do Bradesco, criminosos fugiram sem levar dinheiro do banco.
Por G1 RN

Criminosos renderam o gerente do banco Bradesco em Monte Alegre, na região metropolitana de Natal e o levaram como refém até a agência da cidade, na manhã desta quinta-feira (8). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil. Apesar de terem conseguido entrar no estabelecimento, eles fugiram sem levar dinheiro do banco.

Conforme a Polícia Civil do município, que ouviu a vítima, o gerente seguia para o município por volta das 7h da manhã, pela RN-316, quando o carro dele foi trancado por uma caminhonete onde estavam quatro assaltantes armados.

Dois dos criminosos entraram no veículo da vítima e seguiram com ela até o município. Já os que estavam na caminhonete seguiram eles.

Quando chegaram à agência, os assaltantes usaram o gerente como refém para entrar e renderam um vigilante e outros dois funcionários. Apesar disso, eles fugiram minutos depois, levando apenas o celular, cerca de R$ 350 que pertenciam ao próprio gerente, um relógio e um aparelho que grava as imagens do circuito interno de câmeras.

As vítimas relataram à Polícia Civil que acreditam que os assaltantes se assustaram porque uma viatura da Polícia Militar passou pela região, em patrulhamento rotineiro, e resolveram deixar o local. O G1 procurou o 3º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da região, que informou que não foi comunicado a respeito do crime.

A caminhonete prateada usada pelos criminosos foi encontrada horas após o crime, próximo a uma lagoa na zona rural de São José de Mipibu, também na região metropolitana. Até o início da tarde desta quinta (8), nenhum suspeito foi preso.

Deixe seu comentário

LANÇAMENTO OAB FORTE

08 Nov2018

Por Jbelmont às 06h18

Chapa OAB Forte, convida advogados e advogadas da região:
Nesta quinta-feira (08), no Villa Oeste, às 19:00hrs contamos com a sua presença para somar nesta caminhada rumo à renovação e ao fortalecimento da advocacia mossoroense. Será mais um importante passo para consolidar o nosso projeto e apresentar as propostas para tornar nossa classe mais fortalecida. Sua presença fará toda a diferença!!

Deixe seu comentário

Advogados de Mossoró e região debatem os desafios da advocacia contemporânea

08 Nov2018

Por Jbelmont às 06h14

O Movimento #OrdemForteAdvogadoValorizado reuniu cerca de 80 jovens advogados e advogadas, para debater ideias e desafios enfrentados pela advocacia no exercício da profissão.


Um dos temas falados no encontro foi o empreendedorismo na advocacia, métodos de solução de conflitos, formas de contratação, os impactos da inovação na advocacia e o mercado de trabalho para os jovens na advocacia.

O evento teve a participação do Conselheiro federal Aurino Giacomelli, do presidente da comissão do jovem advogado da Seccional RN, Nicácio, da pré-candidata a vice-presidente da Seccional Samara Couto, do pré-candidato a presidente da OAB Mossoró, Otoniel Maia Júnior e de sua pré-candidata a vice, Olívia Campos.

Deixe seu comentário

Mineiro corre perigo de ficar sem mandato

07 Nov2018

Por Jbelmont às 23h32

Blog do Primo conversou demoradamente com um advogado potiguar considerado uma referência em direito eleitoral no Brasil.

Ele me confidenciou com muita convicção que o deputado Fernando Mineiro do PT não assumirá seu mandato de deputado federal.

Para o advogado, Miniero não deverá nem ser diplomado.

Deixe seu comentário

Styvenson afirma que só iria para o PSL com garantia de que RN não será discriminado por ter governadora do PT

07 Nov2018

Por Jbelmont às 23h26

Styvenson afirma que o RN é a prioridade


O senador eleito Styvenson Valentim caminha para deixar a Rede Sustentabilidade por conta dos efeitos da cláusula de barreira que limitará o raio de ação do partido. Em entrevista ao Meio-Dia Mossoró da 95 FM ele declarou que foi sondado por alguns partidos e fará uma escolha nos próximos meses.

“Ficaria na REDE até por uma questão de gratidão e a permanência não está totalmente descartada”, disse.

Mas uma das alternativas será o Podemos, inclusive ele já foi sondado por Álvaro Dias, ex-candidato a presidente da República.

Sobre o PSL, ele disse que não há uma conversa concreta no sentido de migrar para o partido. No entanto ele deixou claro que em primeiro lugar está o Rio Grande do Norte e que não aceitará que diferenças políticas do presidente eleito Jair Bolsonaro e da governadora Fátima Bezerra (PT) prejudiquem o Estado. “Irei para onde for melhor para o Estado. Se houver discriminação contra o Rio Grande do Norte por diferenças políticas do presidente e da governadora eu não vou admitir que o povo seja prejudicado”, explicou.

O senador eleito reforçou que estará em defesa do Rio Grande do Norte independente de quem seja o governador ou o presidente.

 

Blog do Barreto

Deixe seu comentário

Reajuste para o STF é aprovado no Senado; salário vai a R$ 39 mil

07 Nov2018

Por Jbelmont às 22h27

Reajuste para o STF é aprovado no Senado; salário vai a R$ 39 mil

 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (7), por 41 votos a 16, projeto que aumenta em 16% os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.

Com o reajuste, os subsídios dos magistrados passarão de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. O aumento passará a valer a partir da sanção presidencial. É prerrogativa do presidente da República vetar a proposta, se assim desejar.

Os senadores também aprovaram um segundo projeto que também reajusta em 16% o salário para o cargo de procurador-geral da República - os vencimentos também passarão para R$ 39,2 mil. A proposta foi aprovada de forma simbólica, sem contagem de votos.

A proposta de reajuste foi encaminhada ao Congresso em 2015 pelo então presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Um ano depois, a Câmara aprovou o reajuste, mas o aumento ainda não havia sido analisado pelos senadores. O texto estava parado desde 2016 no Senado e foi incluído na pauta da Casa nesta terça-feira (6).

O aumento nos salários dos ministros gera um efeito-cascata nas contas, porque representa o teto do funcionalismo público. Caso o limite seja alargado, aumenta também o número de servidores que poderão receber um valor maior de gratificações e verbas extras que hoje ultrapassam o teto.

Segundo cálculos de consultorias da Câmara e do Senado, o reajuste poderá causar um impacto de R$ 4 bilhões nas contas públicas.

Nesta quarta, o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que este não era o “momento” de se ampliar despesas. Ele também declarou ver o aumento de gastos “com preocupação”.

Auxílio-moradia
O relator da proposta em plenário, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que “há um compromisso” já firmado pelo Supremo Tribunal Federal de “extinguir o auxílio-moradia” atualmente pago aos membros do Poder Judiciário “anulando, assim, o impacto existente”.

“Levando em consideração a situação remuneratória dos membros do STF e da magistratura federal, que já estão há vários anos sem recomposição de seus subsídios, consideramos que o projeto deve ser aprovado”, afirmou Bezerra.

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.095: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 27 milhões

07 Nov2018

Por Jbelmont às 21h42

Veja as dezenas sorteadas: 16 - 29 - 35 - 43 - 49 - 56. Quina teve 78 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 30.872,83.



Mega-Sena: concurso 2.095 acontece nesta quarta (7) — Foto: Marcelo Brandt/G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.095 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (7) em Manhumirim (MG). O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 16 - 29 - 35 - 43 - 49 - 56.

A quina teve 78 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 30.872,83. Outras 4.637 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 741,88.

O próximo concurso (2.096) será no sábado (10). O prêmio é estimado em R$ 27 milhões.

 

VEJA TAMBÉM:

 

QUINA ACUMULOU  CONFIRA  09 14 30 44 64 PRÊMIO PARA HOJE É ESTIMADO EM 3.000.000.00
Deixe seu comentário

Moro inicia transição e defende aprovação da MP das Loterias

07 Nov2018

Por Jbelmont às 21h28


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


O juiz federal Sérgio Moro, que assumirá o Ministério da Justiça em janeiro, e o atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, reuniram-se nesta quarta-feira (7) para tratar da transição de governo. As duas pastas serão fundidas e formarão um superministério, que deverá absorver ainda parte da estrutura do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão subordinado ao Ministério da Fazenda e especializado na investigação de crimes como lavagem de dinheiro.

Na declaração conjunta que fez com Jungmann após a reunião, Moro não quis responder a perguntas de jornalistas, mas elogiou as realizações do ministro da Segurança, incluindo o aumento da participação do governo federal no desenvolvimento de políticas públicas para o setor, como a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Moro citou também a reestruturação financeira da área, com a edição da Medida Provisória (MP) 841/2018, que estipula o repasse de recursos das loterias para o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O futuro ministro recomendou a aprovação da iniciativa, que tramita no Congresso Nacional, e amplia em R$ 800 milhões os recursos para a área este ano e em R$ 1,7 bilhão para 2019.

“Sem recursos não é possível desenvolver projetos, desenvolver políticas públicas. Então, todas essas medidas são absolutamente louváveis, essa consolidação financeira do ministério. Parece que tem uma medida provisória para aprovar hoje. É muito importante que ela seja aprovada, e acredito que o Congresso vai ter essa sensibilidade de aprovar”, afirmou o juiz.

Moro afirmou que conhece Raul Jungmann “já há algum tempo” e que ambos mantêm uma relação “bastante cordial”, o que está facilitando a transição de governo. Ele comparou esse processo a “trocar um pneu com o carro em movimento” e disse que a máquina pública não pode parar.

Durante as quase três horas de reunião, Moro e Jungmann ficaram a sós durante uma hora e meia. Em seguida, houve uma reunião ampliada, que incluiu a presença de dirigentes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Foi feita uma exposição rápida e setorial para o doutor Moro. A ele entregamos todos os documentos que nós julgamos que seria do interesse dele, colocamos toda a primeira linha do ministério à sua inteira exposição”, detalhou Jungmann.

Ontem (6), em Curitiba, Moro informou que pretende aprovar, nos seis primeiros meses do futuro governo, um conjunto de projetos de lei para combater a corrupção e enfrentar o crime organizado. Além disso, ele quer levar para o Ministério da Justiça e Segurança Pública a experiência de realização de forças-tarefa no combate às facções criminosas, nos moldes do que tem sido a Operação Lava Jato.

Transição e equipe

Sergio Moro disse que ainda não definiu a dinâmica da transição, mas informou que nas próximas semanas deverá se revezar entre Brasília e Curitiba, além de outras cidades, para articular “paulatinamente” a montagem da equipe e o planejamento das prioridades para a pasta.

Ele não quis adiantar nomes dos futuros auxiliares, mas destacou que é “possível” que indique integrantes para compor a equipe de transição de governo que trabalha sob a coordenação do ministro extraordinário Onyx Lorenzoni.

Moro não informou sua agenda de compromissos em Brasília, mas deve permanecer na cidade até amanhã (8) e então retornar a Curitiba.

Agência Brasil

 

Deixe seu comentário

Duas mortes violentas nesta noite em Mossoró que chega aos 221 homicídios

07 Nov2018

Por Jbelmont às 21h09

Um jovem conhecido como Igor, de aproximadamente 20 anos de idade, foi executado Por volta das 19h30 por tiros na noite desta quarta feira, na rua Manoel Januário da Silva, bairro Itapetinga, antigo Sítio Estreito. 


Segundo informações da Polícia e do SAMU ele estava vindo em um carro na rua de sua casa e foi executado do lado de fora com pelo menos oito disparos. A polícia acredita que ele teria saído do carro e foi morto fora dele. Uma equipe ALFA do SAMU ainda foi acionada e nada puderam fazer pra salvar a vida dele. 

 

O primeiro crime aconteceu por volta das 20h00 enfrete ao portão da antiga Maisa.

Em instantes mais informações.

 

Deixe seu comentário

Governo utiliza 57% e não 86% de despesas com pessoal, diz nota

07 Nov2018

Por Jbelmont às 15h57

O Governo do RN publica no Diário Oficial do Estado e envia ao Tribunal de Contas do Estado, além de publicar em seu Portal de Transparência, a cada quadrimestre, o seu Relatório de Gestão Fiscal, que contém o descritivo das despesas com pessoal, conforme determina a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo nota, o valor contabilizado pelo Poder Executivo em setembro, relativo ao segundo quadrimestre de 2018, foi de 57,84%, apurado em estrita concordância com as regras da Secretaria do Tesouro Nacional e TCE, levando em conta as deduções permitidas pela legislação vigente, procedimento comum aos demais poderes – MP, TJ e AL.

Em Notas

Deixe seu comentário

Prefeitura concede descontos para tributos em atraso

07 Nov2018

Por Jbelmont às 12h53

De 5 a 9 de novembro, a Prefeitura de Mossoró estará presente na Semana Nacional de Conciliação do Poder Judiciário. Durante toda essa semana o município vai conceder descontos de até 50% nos juros e correções monetárias dos tributos municipais. A negociação pretende solucionar a situação de contribuintes que possuem dívidas em fase de execução.

De acordo com o procurador adjunto do Município, Júlio César de Souza Soares, os interessados em negociar os tributos em atraso com os descontos devem procurar a sede da Procuradoria Geral do Município, localizada na Rua Melo Franco, 235, Santo Antônio. “Os contribuintes que quiserem aproveitar os descontos devem comparecer até o dia 9 à sede da Procuradoria com seus documentos pessoais para negociar”, comentou Júlio Cesar.

Além da Procuradoria do Município, os interessados em negociar também podem procurar a Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Avenida Alberto Maranhão, 1180. “O objetivo do Município é oferecer mais possibilidades de negociação para os contribuintes que estão inadimplentes”, concluiu o procurador adjunto.

Notas 

Deixe seu comentário

Robinson admite que pode terminar mandato sem pagar 13° dos servidores

07 Nov2018

Por Jbelmont às 09h58

Para o governador, pagamento depende de um entendimento do Tribunal de Contas do Estado com o Tribunal de Justiça, que negaram antecipação de royalties

Governador ainda não conseguiu quitar parte do 13º salário de 2017 à servidores


Redação

O governador Robinson Faria (PSD) disse que a sua sucessora no cargo, a senadora Fátima Bezerra (PT), vai encontrar uma realidade muito melhor do que a encontrada por ele há quatro anos.

Segundo Robinson, até o final do ano muitas obras serão inauguradas, com destaque para o saneamento, infraestrutura e estradas. O atual gestor disse que Fátima não precisará enfrentar forças que teriam prejudicado seu governo nos últimos dois anos – numa referência aos senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (MDB).

Questionado sobre o pagamento do 13º salário dos salários de 2018 – e o remanescente do ano passado, Robinson Faria disse que tudo depende de um entendimento do Tribunal de Contas do Estado com Tribunal de Justiça do Estado.

O governador desatacou que o Banco do Brasil aprovou a antecipação de recursos para o Estado tendo como garantia a obtenção de royalties futuros sobre a produção mineral, mas que foi impedido pela Justiça e pelo Tribunal de Contas a liberar a verba.

De acordo com Robinson Faria, 15 mil servidores ainda não receberam o 13º salário do ano passado. “Caso haja a liberação dos R$ 180 milhões dos royalties, não haverá problema para a próxima governadora. A equipe de transição vai trabalhar na Escola de Governo e vamos passar todas as informações que forem solicitadas. Exatamente tudo o que o governo anterior não fez por mim, eu farei agora”, disse Robinson Faria, referindo-se à ex-governadora Rosalba Ciarlini.

Ele classificou a reunião entre sua equipe a e da Fátima Bezerra como harmoniosa, consensual e colaborativa. Faria disse ainda que espera a manutenção dos programas de ação social, com a distribuição de café da manhã e almoço pelo Estado, devido ao alto índice de desemprego.

Já em relação ao suposto déficit de R$ 2 bilhões, a ser herdado pelo próximo governo, Robinson deixou claro que nada será omitido e que está pagando caro por insistir em manter os servidores trabalhando, ao invés de demiti-los, como foi feito em outros Estados e os governadores acabaram reeleitos.

 

AgoraRN

Deixe seu comentário

Com salários de servidores na pauta, comissão de transição do Governo do RN se reúne pela primeira vez

06 Nov2018

Por Jbelmont às 19h46

Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) se encontraram nesta terça-feira (6) para tratar sobre transição do governo no RN — Foto: Rayane Mainara/Governo do RN

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e a governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), se reuniram na tarde desta terça-feira (6), acompanhados de suas equipes, para dar inicío ao processo de transição entre a atual administração e a que vai começar no dia 1º de janeiro de 2019. Entre os temas debatidos pela comissão esteve os salários dos servidores, que, na avaliação do Executivo, só terminarão o ano em dia se o Estado conseguir uma liberação da antecipação dos royalties na Justiça.

No encontro, Robinson assegurou total transparência e agilidade na liberação das informações da atual gestão. “O novo governo terá todas as condições de iniciar dando continuidade às obras e ações em curso, diferente de quando assumi em 2015”, afirmou o chefe do Executivo, lembrando que sua obteve nota 9,7 da Transparência Brasil. "E essa transparência vai continuar nos trabalhos junto à comissão de transição”, reforçou.

Fátima Bezerra, por sua vez, explicou que adotou como critério para escolha sua equipe de transição o perfil técnico, obedecendo critérios de competência e experiência. “Estes critérios não eliminam atuação na gestão pública, por isso temos também pessoas experimentadas na condução de órgãos das esferas municipal, estadual e federal”, declarou Fátima.

A comissão deverá trabalhar em uma sala localizada nas dependências da Escola de Governo, que já está disponível para a equipe. De acordo com a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o ambiente dispõe de toda estrutura necessária para o trabalho da comissão, que, além do contato direto com os secretários e gestores da atual administração, poderá também acessar informações através do SEI – Serviço Eletrônico de Informações - implantado este ano.

Os secretários da Casa Civil, da Tributação, Planejamento, o coordenador do Governo Cidadão e o procurador-geral do Estado serão os interlocutores da atual gestão com a equipe do futuro governo.

Após a reunião, Fátima seguiu para Brazília, onde tinha compromissos ainda como senadora.



Equipes da atual e da futura administração estadual tiveram primeira reunião nesta terça-feira (6) — Foto: Rayane Mainara/Governo do RN

Salários dependem de decisão

Deixe seu comentário

A VIOLÊNCIA NÃO PARA EM MOSSORÓ HOMEM É MORTO NOS TRÊS VINTÉNS E CORPO DE JOVEM DESAPARECIDA É ENCONTRADO

06 Nov2018

Por Jbelmont às 12h58

 

Um homem identificado como André, foi morto por volta das 11:00hs desta terça feira 06 novembro 2018, dentro de uma casa no Loteamento Três Vinténs, na área dos Abolições.

Segundo informações a Força Tática da Polícia Militar foi acionada e isola o local neste momento. As informações que a vítima estava dentro de casa e foi surpreendida pelos atiradores. A polícia esteve no local fazendo o que é de praxe.

CORPO ENCONTRADO NA MANHÃ DESTA TERÇA 06 PODE SER DE MENINA SEQUESTRADA NAS MALVINAS

 



A polícia militar foi acionada por volta das 11:00hs desta terça feira 06 novembro 2018, informando de um corpo encontrado em um matagal, no final do Conjunto Nova Vida (Malvinas) em Mossoró no Rio Grande do Norte..

Segundo informações,que possivelmente seria da menina de 12 anos que teria sido sequestrada na madrugada desta segunda 05.

Segundo seu pai, ela foi levada por homens fortemente armados, e poderia ser represália pelo crime praticado por dois irmãos contra uma criança de um ano e seis meses no domingo 04 no mesmo bairro.(RELEMBRE Vídeo)
Segundo a policia que está no local,pode ser o corpo de Geane Melo Nogueira 12 anos.

A polícia chegou ao local através de denúncia feita por populares, que acionaram o Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP),através do 190.

A viatura do Delta Sierra 04 com Sargento Junior,e ROCAM foram até o local informado,e após realizarem buscas conseguiram localizar o corpo,e se encontram no local isolando a área,esperando a chegada da equipe da DHM (Delegacia de Homicídio de Mossoró), e do ITEP.

Apesar da assessoria da PM,através do Tenente Coronel franco não confirmar oficialmente que o corpo é da garota populares que a conheciam e estavam no local afirmam que o corpo é realmente da garota. Com os dois homicídios de hoje Mossoró atinge a marca das 219 mortes violentas neste ano de 2018.


Mais informações a qualquer momento.

Passando na Hora

Deixe seu comentário

Cosern abre inscrições para seleção do Programa de Estágios 2019

06 Nov2018

Por Jbelmont às 09h42

Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação 


A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, abriu nesta 2ª feira (5), as inscrições para o Programa de Estágio 2019. Serão oferecidas aproximadamente 55 vagas para o Rio Grande do Norte e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no site do Programa de Estágios: http://epartner.vagas.com.br/v1789027 O link também pode ser acessado num banner no site da Cosern (www.cosern.com.br).

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo são: ter a previsão de conclusão do curso até dezembro de 2021 e ter disponibilidade de 20 ou 30 horas semanais – com o máximo de seis horas por dia de estágio. Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio e benefícios. As primeiras contratações serão feitas em fevereiro de 2019 e as demais oportunidades de estágio surgirão conforme demanda da Cosern ao longo do ano de 2019.

“O estagiário encontrará na Cosern e nas outras empresas do Grupo Neoenergia diversas ferramentas que o auxiliarão no processo de transição entre a vida universitária e a profissional. É uma grande oportunidade para o início de uma carreira de sucesso”, afirma Mirella Ficoni, Gerente de Desenvolvimento e Treinamento do Grupo Neoenergia.

Sobre o Grupo Neoenergia

O Grupo Neoenergia conta com 13,7 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), sendo responsável por levar energia a 34 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira.

Pertencente ao grupo espanhol Iberdrola, a Neoenergia está presente em 16 estados brasileiros e é uma companhia integrada de energia, atuando nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo tem capacidade instalada de 4.364 megawatts (MW). Sua área de concessão é de 836 mil quilômetros quadrados e abrange quase 1.000 municípios.

Reconhecida como a empresa mais transparente do Brasil de acordo com o ranking 2018 da ONG Transparência Internacional, a Neoenergia é o 24º maior grupo empresarial do país, segundo o anuário Melhores e Maiores 2018 da revista Exame.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a COSERN tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Deixe seu comentário

JOVEM DE 18 ANOS É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE RESIDÊNCIA EM MESSIAS TARGINO-RN

06 Nov2018

Por Jbelmont às 09h34

 

Na noite desta segunda-feira, 05 de novembro de 2018,por volta das 18:30hs, uma jovem foi encontrada morta dentro de uma residência na cidade de Messias Targino no Rio Grande do Norte.

De acordo com as informações,uma jovem identificada por Janaina, 18 anos,foi encontrada morta pelo seu atual marido.

O marido de Janaina, identificado por Deusymar chegava do trabalho quando encontrou sua esposa já sem vida com vários cortes no pescoço dentro do banheiro da sua residência.

De imediato a polícia militar e o Instituto-Técnico de Polícia (Itep) foram acionados para iniciar a perícia e as investigações.
Até o fechamento desta matéria a causa da morte ainda não foi divulgada. No dia 18 de Agosto de 2017, a jovem Janaina perdeu o seu pai biológico e seu ex-marido conhecido por Bruno após um confronto com a polícia próximo a comunidade de Permissão, no município de Janduís.

Segundo informações, os dois assaltaram a lotérica na cidade de Messias Targino e fugiram.
Na fuga, atiraram contra os policiais, que revidaram. Os dois foram baleados e socorridos pelos policiais ainda com vida para o Hospital Regional Dr.  Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas, porém, não resistiu aos ferimentos e morreram.(RELEMBRE)
Janaina tem familiares na Comunidade Lagoinha em Campo Grande/RN. Deixamos aqui nossos pêsames a todos os familiares e amigos da jovem Janaina.  

Passando na Hora

Deixe seu comentário

Suspeitos confessam morte de menino de 1 ano em Mossoró e afirmam que alvo era o pai, diz delegada

05 Nov2018

Por Jbelmont às 21h05

Suspeitos confessam morte de menino de 1 ano em Mossoró e afirmam que alvo era o pai, diz delegada

Dois adultos foram presos e um adolescente apreendido durante a tarde desta segunda-feira (5). Corpo de Anthony Calleb Bezerra da Silva foi velado e sepultado por familiares na região Oeste potiguar.
Por G1 RN

Irmãos suspeitos confessaram o crime — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


Os suspeitos de matarem um menino de 1 ano e meio na noite deste domingo (4) em Mossoró, na região Oeste potiguar, confessaram participação no crime e disseram que o alvo deles era o pai do garoto, informou a delegada Liana Aragão, que chefia as investigações sobre o caso. Anthony Calleb Bezerra da Silva estava com os pais em uma moto, quando a família foi alvejada pelos criminosos. O pai e a mãe também foram baleados, mas sobreviveram.

Dois homens de 21 e 23 anos foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um adolescente de 17 anos detido pela Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (5). Após depoimentos à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, os adultos foram encaminhados para a Cadeia Pública de Mossoró e o menor para um Ciad.

Segundo a delegada, os suspeitos afirmaram que saíram com o objetivo de matar o pai do menino, com quem tinham uma desavença. "É uma briga entre facções criminosas rivais. Eles disseram que o rapaz já tinha tentado matar um deles. Foram com o objetivo de matar o pai do menino", explicou a delegada.

Ainda de acordo com Liana Aragão, a polícia também já identificou o autor dos disparos: o rapaz de 21 anos de idade, que segue preso.

A mãe da criança também foi baleada e segue em estado grave, no Hospital Regional Tarcísio Maia. No final da tarde desta segunda (5), a mulher estava no centro cirúrgico aguardando vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O pai foi atingido com um tiro no braço e já está se recuperando.

O corpo da criança foi velado e sepultado por familiares ainda durante a tarde desta segunda-feira (5), na cidade da região Oeste.


Corpo de Anthony Calleb Bezerra da Silva, que tinha 1 ano e meio, foi velado por parentes e amigos da família em Mossoró — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca

Prisões
Os homens de 21 e 23 anos são irmãos. Eles foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta segunda-feira (5) quando viajavam em direção a Natal em um carro de lotação, na altura da cidade de Lajes, região Central do estado. Eles estavam com a arma que possivelmente foi a usada no crime, munições e maconha.

Segundo a Polícia Civil, o adolescente foi detido horas depois, na sua casa, em Mossoró.

O crime
O menino de 1 ano e meio morreu ao levar um tiro na cabeça. Ele chegou a ser socorrido por familiares a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu. Pai e mãe estavam com a criança em uma motocicleta, saindo da casa de parentes, quando foram atacados por homens armados.


Anthony Calleb Bezerra da Silva tinha 1 ano e meio — Foto: Arquivo da família

Segundo a Polícia Militar, o atentado aconteceu por volta das 20h30, no bairro Malvinas, na frente de uma praça. Três homens, que também estavam em motocicletas, se aproximaram e fizeram os disparos contra a família, que seguia para casa.

G1RN

Deixe seu comentário

Fátima Bezerra define nomes para equipe de transição; veja lista completa

05 Nov2018

Por Jbelmont às 20h54

Nota – equipe de transição

A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, definiu nesta segunda-feira (5) os nomes dos que comporão a equipe de transição do novo Governo. A lista completa foi encaminhada à chefia do Executivo estadual, atendendo ao decreto n. 28.443 de 29 de outubro de 2018, a ser publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6). São eles:

1. Maria de Fátima Bezerra, senadora da República e governadora eleita, Coordenadora dos Trabalhos desta Comissão;

2. Antenor Roberto Soares de Medeiros, procurador do Estado e vice-governador eleito

3. Raimundo Alves Junior, economista, assessor parlamentar do Senado

4. Jean-Paul Terra Prates, suplente de senador, ex-Secretário de Estado de Energia do Rio Grande do Norte, Mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental

5. Fernando Wanderley Vargas da Silva, professor e deputado estadual

6. Arméli Marques Brennand, Promotora de Justiça aposentada.

7. Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, ex-superintendente Regional da Caixa, Advogado, Especialista em Finanças e Mercado Financeiro.

8. Simone Gameleira Cabral, Secretária executiva, Coordenadora de Projetos Estratégicos da Câmara Municipal do Natal.

9. Alexandre de Oliveira Lima, Eng. Agrônomo e Professor Adjunto do Departamento de Gestão Ambiental da UERN.

10. Maria da Conceição Dantas de Moura, Doutora em Sociologia pela UFRN, Consultora do FIDA em Gênero, Etnia, Geração, Comunidades Tradicionais

11. José Aldemir Freire, economista, ex-chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte entre setembro de 2009 e fevereiro de 2018.

12. Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, Promotora de Justiça/RN, Professora da UFRN e Doutora em Ciências Sociais.

13. Getúlio Marques Ferreira, Professor, Engenheiro, Especialista em Engenharia de Sistemas, Mestre em Engenharia da Produção

14. Luciana Targino de Almeida Cardoso, Coordenadora da Assessoria de Planejamento desta Casa Legislativa

15. Carlos Eduardo Xavier, Engenheiro da Computação, Mestre em Ciências de Engenharia de Produção pela UFRN e Auditor Fiscal do Tesouro Estadual;

16. Sandra Lúcia Barbosa Cavalcanti, Economista, chefe de Unidade da Fiern;

17. Octávio Santiago Neto, Jornalista, especialista em Gestão Pública e em Gestão de Projetos e Políticas Públicas e servidor de carreira da Assembléia Legislativa;

18. Henderson Magalhães Abreu, Engenheiro agrônomo, ex-assessor parlamentar;

19. Francisco Canindé de França, Professor da rede estadual de ensino;

20. Cipriano Maia de Vasconcelos, Professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – UFRN

“Formamos uma equipe que atende a um perfil técnico, de seriedade profissional e de sensibilidade social. E quero, em nome do povo do RN, agradecer a disponibilidade de todas essas pessoas de trazerem a contribuição para tornar o Rio Grande do Norte um estado melhor de se viver”, declarou a governadora eleita.

Deixe seu comentário

Bolsonaro defende aprovação da idade mínima para aposentadoria

05 Nov2018

Por Jbelmont às 20h51

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), defendeu hoje (5) que seja aprovado ainda este ano algum passo, “por menor que seja”, na Reforma da Previdência. Ele propõe a fixação da idade mínima para 61 anos para os homens e 56 para mulheres. O presidente prevê “majorar” em determinas carreiras que serão especificadas. A intenção é aprovar as mudanças ainda este ano.

“Um grande passo, no meu entender, se este ano for possível, vamos passar para 61 anos [a idade mínima] o serviço público para o homem, 56 para a mulher, e majorar também o ano nas demais carreiras. Acredito que seja um bom começo para entrar no ano que vem já tendo algo de concreto para nos ajudar na economia”, disse o presidente eleito em entrevista à TV Aparecida.

Segundo Bolsonaro, não se pode generalizar a fixação da idade mínima de 65 anos porque certas atividades são incompatíveis com a aposentadoria até mesmo aos 60. O presidente eleito usou como exemplo os policiais militares do Rio de Janeiro. “Não é justo colocar lá em cima [a idade mínima].”

No projeto que está na comissão especial da Câmara dos Deputados, a idade mínima é de 65 anos para homens e 62 para mulheres. A proposta já foi aprovada na comissão especial, ainda tem de passar por outras instâncias na Casa.

Prioridades

Bolsonaro reiterou que o tema está entre as prioridades para o governo eleito. “Não adianta ter uma boa proposta previdenciária, se ela não vai passar na Câmara e no Senado. Queremos dar um passo, por menor que seja, mas dar um passo na Reforma da Previdência, que é necessário.”

Para o presidente eleito, é necessário eliminar as incorporações de cargos de comissão aos salários de servidores que desempenham essas funções por algum tempo.

Fusão de ministérios

Na entrevista, Bolsonaro indicou que deve manter em pastas distintas Meio Ambiente e Agricultura, não deu sinalizações de fusão das duas áreas. “Vários ruralistas estão achando que não é o caso a fusão, mas vou deixar bem claro que não vai haver diferença.”

O presidente eleito reiterou que a nomeação dos ministros será feita somente por ele. “Quem vai nomear o ministro do Meio Ambiente vai ser eu, e não vão ser essas pessoas que tivemos até o momento transitando por lá, prestando um desserviço ao meio ambiente e um desserviço ao homem do campo.”

Aborto

Questionado sobre ampliar, na legislação, as possibilidades de autorização para o aborto legal, Bolsonaro disse que sua prioridade é manter como está. “O compromisso que tenho é não deixar ampliar o aborto em hipótese alguma”, disse ele.

O presidente eleito diz que é contra o aborto, mas há situações extremas em que é necessário reavaliar a posição. “Eu sou contra o aborto, mas a questão do risco de morte para a mãe é uma questão que fica difícil. Se não abortar uma gravidez tubária, a mãe vai morrer. Qual é a solução? É deixar a acontecer? Peço a Deus que me ilumine para tomar uma decisão no tocante a isso, caso essa questão volte a ser discutida no plenário da Câmara e do Senado”.

Em outro momento da entrevista, Bolsonaro disse ser a favor do acolhimento dos venezuelanos que chegam ao Brasil como refugiados, mas disse que é preciso combinar essa recepção com medidas contra o governo da Venezuela.

“Vamos reconhecer a situação da Venezuela. Eles estão fugindo da ditadura, da fome e da violência, mas o Governo Federal tem que tomar medidas contra o Governo Maduro. E não apenas acolher e deixar que se resolva as coisas naturalmente”.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Defesa apresenta ao STF novo pedido para soltar Lula após escolha de Moro por Bolsonaro

05 Nov2018

Por Jbelmont às 15h46

 

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um novo pedido de liberdade. Eles apontam parcialidade do juiz Sérgio Moro na condenação do petista dentro da Operação Lava Jato.

O argumento já havia sido utilizado em outros habeas corpus em favor de Lula, todos rejeitados pela Justiça, mas agora foi repetido, com base na decisão de Moro, que aceitou convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir como ministro da Justiça no ano que vem.

O novo habeas corpus contém pedido de decisão liminar (provisória) para soltar Lula e ainda um pedido de extensão para impedir qualquer outra prisão dentro de processo criminal no qual Moro tenha atuado – um dos quais relativo ao sítio de Atibaia (SP), que está em fase final antes do julgamento.

Para a defesa, Moro demonstrou “inimizade capital” e “interesses exoprocessuais” ao condenar Lula, no ano passado, por corrupção e lavagem de dinheiro, o que, no entender dos advogados, deveria afastá-lo do processo.

A defesa cita ainda diversas medidas tomadas por Moro em relação a Lula – a condução coercitiva e a divulgação de gravações telefônicas do ex-presidente em 2016, por exemplo – como argumentos para fundamentar a reivindicação.

O texto do novo pedido ainda lembra que, antes da vitória de Bolsonaro, Moro se encontrou com o economista Paulo Guedes, conselheiro econômico do presidente eleito. Segundo a defesa, providências de Moro acabaram beneficiando Bolsonaro eleitoralmente.

Deixe seu comentário