.

RN contabiliza 30 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 16 dentro do dia; novos casos são 241

20 Abr2021

Por Jbelmont às 12h14

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (20). Foram mais 241 casos confirmados, totalizando 213.688. Até segunda-feira (19) eram 213.447 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.156 no total, sendo 16 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (03), Mossoró(03), São Gonçalo do Amarante(01), Monte Alegre(01), Goianinha(01), Florânia(01), Jucurutu(01), Jardim do Seridó(01), Acari(01), Santana do Matos(01), Timbaúba dos Batistas(01) e Pedra Grande(01).

A Sesap ainda registrou outros 14 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.033. Na segunda-feira (19) o número total de mortes era 5.126 mortes.

Casos suspeitos somam 52.676 e descartados 435.946. Recuperados são 150.649.

Deixe seu comentário

Clima RN registrou chuvas em pelo menos 60 municípios entre o fim de semana e o começo da segunda-feira

20 Abr2021

Por Jbelmont às 10h58

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) registrou chuvas em pelo menos 60 cidades pelo estado no período entre a última sexta-feira(16) e a manhã dessa segunda-feira(19). Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Jucurutu, no Oeste, seguido de Caicó e Santana do Matos, no Seridó, e Extremoz, no agreste, registraram os maiores volumes pluviométricos.

Confira abaixo:

OESTE POTIGUAR

Felipe Guerra(Prefeitura) 84,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 70,0
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 65,1
Caraúbas(Particular) 48,9
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 46,0
Severiano Melo(Prefeitura) 45,0
Campo Grande(Particular 2) 24,9
Campo Grande(Particular) 24,8
Ipanguaçu(Emater) 23,2
São Rafael(Emater) 22,2
São Rafael(Particular Ii) 20,9
Pendências(Ana) 20,2
Ipanguaçu(Base Fisica Da Emparn) 19,1
Janduís(Emater) 18,6
Itajá(Emater) 18,0
Mossoró(Prefeitura) 16,8
Viçosa(Prefeitura) 16,8
Martins(Particular) 11,5
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 9,5
Riacho Da Cruz(Emater) 7,5
São Francisco Do Oeste(Prefeitura) 5,7
João Dias(Emater) 5,0
José Da Penha(Emater) 4,7
Rafael Godeiro(Emater) 3,4
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 3,0
Baraúna(Emater) 2,0
Pau Dos Ferros(Particular) 2,0

CENTRAL POTIGUAR

Caicó(Acude Itans) 75,1
Santana Do Matos(Emater) 69,6
São João Do Sabugi(Emater) 55,0
Florânia(Sitio Jucuri) 46,4
Parelhas(Emater) 36,5
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 29,8
São Vicente(Emater(ex-particular)) 29,4
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 27,2
São José Do Seridó(Associacao Usuarios Agua) 23,7
Acari(Particular) 23,5
Santana Do Seridó(Emater) 21,0
Timbaúba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 19,0
Carnaúba Dos Dantas(Emater) 9,6
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 9,2
Cerro Corá(Emater) 7,7
São José Do Seridó(Fz Caatinga Grande) 6,0
São Bento Do Norte(Prefeitura) 5,0
Macau(Posto Nosso Barco) 0,6
Lajes(Prefeitura) 0,3

AGRESTE POTIGUAR

Lagoa D’anta(Prefeitura) 39,0
João Câmara(Centro Saude) 21,3
Parazinho(Emater – Ex-particular) 19,3
Tangará(Emater) 17,1
Vera Cruz(Emater) 16,3
Serrinha(Emater) 14,2
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 13,1
Monte Alegre(Emater) 12,0
Monte Das Gameleiras(Emater) 6,0
Boa Saúde(Emater) 4,0
Sítio Novo(Prefeitura) 2,5
Santa Cruz(Emater) 1,6
Ielmo Marinho(Prefeitura) 1,5

LESTE POTIGUAR

Extremoz(Emater) 81,4
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 42,1
Ceará-Mirim(Agroindustria-fz Limoeiro) 21,0
São Gonçalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 17,4
Montanhas(Prefeitura) 8,3

Deixe seu comentário

Deputado Souza é investigado por peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva

20 Abr2021

Por Jbelmont às 10h57

A operação Fura-fila, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), apura o envolvimento de um deputador estadual no suposto esquema de fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
O deputado Manoel Cunha Neto, conhecido por Souza, é investigado pela prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de Souza. O Tribunal de Justiça do RN afastou o foro por prerrogativa de função do deputado porque os crimes investigados em nada têm a ver com as atribuições parlamentares de Souza, conforme previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte e no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado.
De acordo com as investigações do MPRN, o deputado é suspeito de manter contato direto com o vereador de Parnamirim Diogo Rodrigues, preso na ação, para que fossem inseridos nomes de interessados no Sistema do SUS.
MP RN

Deixe seu comentário

Justiça afasta cinco secretários municipais

20 Abr2021

Por Jbelmont às 10h47

Operação investiga esquema de marcação de consultas e exames

Foto: reprodução

 

Além da prisão do vereador de Parnamirim Diogo Rodrigues (PSD) e da investigação em cima do deputado estadual Souza (PSB), a Operação Fura-fila, deflagrada pelo Ministério Público do RN nesta terça-feira, afastou cinco secretários municipais.

 

Todos são acusados de envolvimento em esquema fraudulento no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado

Secretários municipais de Saúde e de Assistência Social estariam envolvidos com o esquema fraudulento. O MPRN apurou que cinco mantinham ligação direta com Diogo Rodrigues, acusado de ser o cabeça do esquema. Por esse motivo, a Justiça determinou o afastamento e a proibição de ocupar cargo comissionado ou de ser contratado temporariamente pelo Poder Público pelo prazo de seis meses de Gleycy da Silva Pessoa, secretária de Saúde de Brejinho; Maria Madalena Paulo Torres, secretária de Saúde de Frutuoso Gomes; Alberto de Carvalho Araújo Neto, secretário de Saúde de Arês; Anna Cely de Carvalho Bezerra, secretária de Assistência Social de Brejinho, e Eliege da Silva Oliveira, ex-secretária de Saúde de Ielmo Marinho.

 

Entenda a investigação

 

As investigações do MPRN foram iniciadas em 2019, após denúncias de servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Na apuração, o MPRN descobriu que desde 2017 a organização criminosa inseria dados falsos e alterava informações legítimas no Sistema Integrado de Gerenciamento de Usuários do SUS (SIGUS), sistema informatizado utilizado pela Sesap e por alguns municípios do Estado para regular a oferta, autorização, agendamento e controle de procedimentos ofertados pelo SUS.

 

Essas invasões na ferramenta de regulação interferem na sequência de elegibilidade de procedimentos médicos gerenciados pelo Sistema. Desta forma, o grupo furava a chamada “fila do SUS”, propiciando vantagens indevidas aos fraudadores. 

O MPRN apurou que o esquema seria encabeçado por Diogo Rodrigues da Silva, eleito vereador por Parnamirim em 2020. Ainda antes de se eleger, valendo-se de sua posição dentro da estrutura administrativa municipal, Diogo Rodrigues teria montado o esquema de inserção de dados falsos no SIGUS, burlando a fila do SUS. A suspeita é que ele teria como braço-direito no esquema a própria companheira, Monikely Nunes Santos, que é funcionária de um cartório em Parnamirim.

 
O casal é investigado pelos crimes de estelionato, exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Para o cometimento dos delitos, Diogo Rodrigues e Monikely Santos, que foram presos preventivamente, supostamente contavam com o apoio direto de outras pessoas, também alvo das investigações do MPRN.
 
Uma dessas pessoas seria o deputado estadual Manoel Cunha Neto, conhecido por Souza. Ele é investigado pela prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de Souza. O Tribunal de Justiça do RN afastou o foro por prerrogativa de função do deputado porque os crimes investigados em nada têm a ver com as atribuições parlamentares de Souza, conforme previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte e no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com as investigações do MPRN, o deputado é suspeito de manter contato direto com Diogo Rodrigues para que fossem inseridos nomes de interessados no Sistema do SUS.
 
Em uma conversa por aplicativo de mensagens no dia 18 de fevereiro de 2020, Diogo reforçou com Souza sobre uma possível blindagem contra a investigação do MPRN: “O caldo vai engrossar e vou precisar de gás”, escreveu o vereador ao deputado, sugerindo que estaria envolvido em alguma situação difícil ou complicada e que precisaria da ajuda da Assembleia Legislativa do RN. 
 
Outra pessoa investigada é Bruno Eduardo Rocha de Medeiros, que foi sócio da Medeiros e Rocha LTDA, empresa responsável pelo SIGUS. O MPRN suspeita que Bruno Medeiros alterava dados do Sistema de forma a dificultar a identificação posterior dos médicos que autorizam cada exame. Ele foi preso temporariamente para evitar que, devido ao conhecimento do sistema burlado, não possa alterar dados e informações armazenados na “nuvem” ou destruir provas ainda não coletadas contra o grupo. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência de Bruno Medeiros e também na sede da empresa.
 
O MPRN levantou que esses secretários remuneravam Diogo Rodrigues ilicitamente, através de contratos com laranjas do grupo, notadamente familiares do vereador suspeito.
 
O MPRN suspeita que Eliege da Silva Oliveira mantinha contato constante com Diogo Rodrigues por meio de dois terminais telefônicos, havendo, respectivamente, 522 e 739 mensagens trocadas entre eles somente no período investigado. Entre 3 de julho de 2017 e 23 de outubro de 2018, Gleicy da Silva Pessoa trocou 8.006 mensagens com Diogo Rodrigues.
 
De acordo com a investigação, Maria Madalena Paulo Torres supostamente mantinha relação de negócios e troca de favorecimentos pessoais com Diogo Rodrigues. Alberto de Carvalho Araújo Neto, que também já foi secretário de Saúde da cidade de Lagoa de Pedras, também é suspeito de manter contato com Diogo Rodrigues, com quem teria trocado 4.650 mensagens, na grande maioria referentes à marcação de exames. E Anna Cely de Carvalho Bezerra também é suspeita de ter trocado com Diogo Rodrigues 1.079 mensagens, no período de 28 de novembro de 2017 a 23 de outubro de 2018.
 
De posse do material apreendido, o MPRN irá aprofundar as investigações sobre a atuação da organização criminosa e apurar se há mais pessoas envolvidas com as fraudes no esquema de fura-fila do SUS no Rio Grande do Norte.
 
Via VV
Deixe seu comentário

Com pedido de prisão negado, deputado é um dos investigados da Operação Fura-Fila

20 Abr2021

Por Jbelmont às 10h44

Com pedido de prisão negado, deputado é um dos investigados da Operação Fura-Fila

Souza é investigado pela Operação Fura-Fila (Foto: ALRN)
O deputado estadual Souza Neto (PSB) é um dos investigados pelo Ministério Público na Operação Fura-Fila deflagrada na manhã desta terça-feira, 20.

Ele chegou ter um pedido de prisão solicitado pelo Ministério Público do RN, mas negado pelo Tribunal de Justiça. A casa dele foi alvo de um mandado de busca e apreensão hoje cedo.

O MPRN apura se deputado estadual estaria envolvido no suposto esquema de fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Conforme divulgado pelo MP, Souza é investigado pela prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva.

O Tribunal de Justiça do RN afastou o foro por prerrogativa de função do deputado porque os crimes investigados em nada têm a ver com as atribuições parlamentares de Souza, conforme previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte e no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado.

De acordo com as investigações do MPRN, o deputado é suspeito de manter contato direto com o vereador de Parnamirim Diogo Rodrigues, preso na ação, para que fossem inseridos nomes de interessados no Sistema do SUS.

Com informações do MPRN e Blog do BG.

Deixe seu comentário

Armando Ribeiro Gonçalves recebe aporte hídrico e chega a 53% da sua capacidade; veja situação de outros reservatórios pelo RN

20 Abr2021

Por Jbelmont às 10h36

Foto: ASCOM/IGARN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nessa segunda-feira (19), indica que as chuvas pelo interior do estado aumentaram as reservas hídricas superficiais totais, que acumulam 1.895.370.192 m³, correspondentes a 43,3% da sua capacidade total. Na última quarta-feira (14), as reservas hídricas do RN estavam com 1.866.000.752 m³, equivalentes a 42,63% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³.

A maior barragem do RN, Armando Ribeiro Gonçalves, recebeu bom aporte hídrico e acumula 1.258.136.519 m³, percentualmente, 53,02% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última quarta-feira (14) o manancial estava com 1.233.307.878 m³, equivalentes a 51,97% da sua capacidade.

A Barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, também continua recebendo água e acumula 167.271.860 m³, correspondentes a 27,89% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 14 de abril, o manancial estava com 162.751.240 m³, percentualmente, 27,14% da sua capacidade.

O reservatório Umari, localizado em Upanema, acumula 198.840.187 m³, correspondentes a 67,91% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. Na semana passada a barragem estava com 198.628.627 m³, equivalentes a 67,83% do seu volume total.

O açude Flechas, localizado em José da Penha, novamente foi o manancial que teve maior aumento percentual de volume, acumula 3.552.738 m³, equivalentes a 39,7% da sua capacidade total, que é de 8.949.675 m³. Para efeito comparativo, na última quarta-feira o reservatório estava com 2.806.450 m³, correspondentes a 31,36% do seu volume total.

Outro açude que continua aumentando de volume é o de Marcelino Vieira, que acumula 8.145.862 m³, percentualmente, 72,73% da sua capacidade total, que é de 11.200.125 m³. No dia 14 de abril, o reservatório estava com 7.439.531 m³, correspondentes a 66,42% do seu volume total.

O açude Santana, localizado em Rafael Fernandes, acumula 5.390.000 m³, equivalentes a 77% da sua capacidade total, que é de 7 milhões de metros cúbicos. Na última quarta-feira, o reservatório estava com 5.226.667 m³, correspondentes a 74,67% do seu volume total.

Localizado em Severiano Melo, o açude Malhada Vermelha acumula 1.321.142 m³, percentualmente, 17,53% da sua capacidade total, que é de 7.537.478 m³. Na semana passada o reservatório estava com 1.221.134 m³, correspondentes a 16,20% do seu volume total.

O açude Itans, localizado em Caicó, acumula 3.113.093 m³, equivalentes a 4,1% da sua capacidade total, que é de 75.839.349 m³. Na última quarta-feira, o reservatório estava com 3.028.373 m³, correspondentes a 3,99% do seu volume total.

O reservatório Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 8.735.355 m³, percentualmente, 19,66% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Na semana passada o açude estava com 8.689.294 m³, correspondentes a 19,56% do seu volume total.

O reservatório Boqueirão de Parelhas acumula 14.935.448 m³, equivalentes a 17,61% da sua capacidade total, que é de 84.792.119 m³. No dia 14 de abril o manancial estava com 14.862.089 m³, correspondentes a 17,53% da sua capacidade.

Outros reservatório que tiveram pequeno aumento de volume, foram: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, que passou de 68,54% para 69,3%; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, que passou de 71,67% para 72,33%; Brejo, localizado em Olho-d’Água do Borges, que passou de 18,83% para 19,04%; Tourão, localizado em Patu, que passou de 20,04% para 20,51%; Rodeador, localizado em Umarizal, que passou de 56,42% para 56,74%Mendubim, localizado em Assu, que passou de 67,74% para 67,95%; Rio da Pedra, localizado em Santana do Matos, que passou de 25,63% para 26,26% e Zangalheiras, localizado em Jardim do Seridó, que passou de 6,34% para 6,44%.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que permanecem com menos de 10% da sua capacidade, sendo considerados em nível de alerta, são os já citados, Itans e Zangarelhas, e o açude Esguicho, localizado em Ouro Branco, que está com apenas 0,98% da sua capacidade.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que permanecem secos, são: Inharé, localizado em Santa Cruz, e o Trairi, localizado em Tangará.

Situação das Lagoas

A lagoa de Extremoz está completamente cheia com os 11.019.525 m³, que correspondem à sua capacidade total. Na semana passada a lagoa estava com 10.801.106 m³, que correspondiam a 98,02% do seu volume total.

Já a lagoa do Bonfim acumula 42.063.950 m³, percentualmente, 49,92% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³. No dia 14 de abril, o manancial estava com 42.014.190 m³, correspondentes a 49,86% do seu volume total.

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 9.854.618 m³, equivalentes a 88,98% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³. Na semana passada o manancial estava com 9.723.956 m³, percentualmente, 87,80% do seu volume total.

BG

Deixe seu comentário

Dedim Gouveia, forrozeiro cearense, morre de Covid-19 nesta segunda-feira (19)

19 Abr2021

Por Jbelmont às 22h44

O forrozeiro Dedim Gouveia, de 61 anos, morreu por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (19). Ele estava internado em um hospital Fortaleza, desde o dia 11 de abril. Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl comentaram a morte e prestaram homenagem nas redes sociais.

Última atualização da equipe do cantor, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo.

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 1.347 óbitos e 30 mil novos casos nas últimas 24h

19 Abr2021

Por Jbelmont às 19h10

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (19):

– O país registrou 1.347 óbitos nas últimas 24h, totalizando 374.682 mortes;

– Foram 30.624 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.973.695 pessoas já foram infectadas.

NÚMEROS DA GLOBO E DO CONSÓRCIO DE IMPRESA

Brasil chega a 375 mil mortos por Covid; país registrou 1.607 mortes em 24 horas

Estados
Subindo (7 estados): AC, AP, ES, MG, PA, RJ e RR
Em estabilidade (14 estados): AL, AM, BA, GO, MA, MS, PE, PI, PR, RN, RO, SE, SP e TO
Em queda (5 estados e o Distrito Federal): CE, DF, MT, PB, RS e SC

Deixe seu comentário

RN contabiliza 20 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 12 dentro do dia; novos casos são 755

19 Abr2021

Por Jbelmont às 13h41

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (19). Foram mais 755 casos confirmados, totalizando 213.447. Até domingo (17) eram 212.692 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.126 no total, sendo 12 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (02), Mossoró(02), Macaíba(01), São Gonçalo do Amarante(01), Caicó(01), Assu(01), Acari(01), Caraúbas(01), São Paulo do Potengi(01) e Portalegre(01).

A Sesap ainda registrou outros 8 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.025. No domingo (18) o número total de mortes era 5.106 mortes.

Casos suspeitos somam 52.689 e descartados 435.589. Recuperados são 150.649.

Deixe seu comentário

Estudante de educação física da UERN morre de Covid-19 aos 32 anos; instituição emite nota de pesar

19 Abr2021

Por Jbelmont às 12h43

O portal G1-RN noticia que após 15 dias internado, o estudante de educação física da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Tiago Fernandes do Nascimento morreu de Covid-19 nesta segunda (19).

A UERN decretou em luto oficial e a Faculdade de Educação Física (Faef) suspendeu as aulas desta segunda-feira.

Nota:

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lamenta profundamente o falecimento do estudante do oitavo período período do curso de educação física do Campus Central, Tiago Fernandes do Nascimento.

Tiago lutou bravamente contra as complicações decorrentes da Covid-19, mas, nesta segunda-feira (19), não resistiu.

A Uern presta sua solidariedade aos familiares e amigos.

A universidade está em luto oficial e a Faculdade de Educação Física (Faef) suspendeu as aulas que seriam realizadas hoje.

32 ANOS

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 95,4%

19 Abr2021

Por Jbelmont às 12h37

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 95,4%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira (19). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 688.

Até o momento desta publicação são 17 leitos críticos (UTI) disponíveis e 351 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 80 disponíveis e 337 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 95,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 82,5%.

Deixe seu comentário

RN tem 58 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

19 Abr2021

Por Jbelmont às 12h35

Foto: Reprodução/Regula RN

O Rio Grande do Norte registra no fim da manhã desta segunda-feira(19) 58 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 12h10, o estado tinha 17 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

Polícia Civil prende dois suspeitos de assaltos a bancos no interior do RN; arsenal com fuzis e mais de 20 kg de explosivos é apreendido

19 Abr2021

Por Jbelmont às 11h48

Policias civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR ), com apoio da Delegacia Municipal de Alexandria e da Delegacia de Furtos e Roubo de Campina Grande (DEFUR), prenderam, no sábado (17), Camilo Cassimiro Nunes, conhecido como “Camilo Bombado”, 31 anos, e Allan Pereira Paes Maciel, conhecido como “Allan Capacete”, 25 anos. Ambos são suspeitos de integrar uma facção criminosa e investigados por assaltos a agências bancárias, ocorridos em São Paulo do Potengi, em outubro de 2020.

Em desfavor de Camilo Nunes, existiam quatro mandados de prisão em aberto e ele responde a nove processos judiciais. O suspeito estava escondido na Zona Rural de Alexandria, onde foi preso com duas pistolas calibre 9mm, sendo uma com seletor de rajada e numeração suprimida, além de dezenas de munições do mesmo calibre. No momento da abordagem, Camilo Nunes apresentou um documento falso, mas foi reconhecido pelos policiais.

Após a sua prisão, Camilo Nunes colaborou com os policiais, indicando uma granja onde estavam enterrados os seguintes materiais: três fuzis de calibres 5,56 e 7,62; aproximadamente mil munições calibre 5,56; 90 munições de calibre 7,62; 13 munições de calibre 12; 142 munições de calibre 9mm; mais de 20kg de explosivos, seis coletes balísticos (sendo um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar do RN), balaclava e roupas utilizadas nas ações criminosas. Camilo Nunes confirmou que esse vasto material seria utilizado no resgate de presos de alta periculosidade, em um presídio daqui do Rio Grande do Norte.

Durante a operação, Allan Maciel, também foragido da Justiça, foi preso em João pessoa, por policiais da DEFUR de Campina Grande. Com ele, foram apreendidos um documento de identidade falso e munições calibre .50. Camilo Nunes e Allan Maciel foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, ou do número da DEICOR: (84) 3232-2862 e (84) 98135-6796 (Whatsapp).´

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOM

Deixe seu comentário

Em alguns Estados, covid-19 já ‘rouba’ mais de 3 anos da expectativa de vida

19 Abr2021

Por Jbelmont às 08h25

O brasileiro poderá esperar viver menos por causa da pandemia de covid-19. A expectativa de vida no Brasil pode cair até mais de três anos e meio, dependendo da região, por causa do impacto da doença nos índices de mortalidade. O Distrito Federal é o local mais afetado, com uma redução estimada de 3,68 anos. O Norte, porém, é a região mais afetada. Lá, as piores situações são a do Amapá (com redução de 3,62 anos), de Roraima (recuo de 3,43) e do Amazonas (menos 3,28).

Em São Paulo, unidade da Federação com mais casos do novo coronavírus, a perda deve chegar a 2,17 anos. Será a primeira redução nesse indicador nacional desde 1940, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em média, a redução da expectativa de vida em todo o Brasil será de praticamente dois anos (1,94). O número é resultado direto das mais de 350 mil mortes já registradas no País pela doença.

Os dados estão em estudo liderado pela pesquisadora brasileira Marcia Castro, do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard. O trabalho foi submetido para publicação na MedRxiv, da Universidade de Yale.

Em 1940, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era muito baixa, de 45,5 anos. Depois disso, com redução da mortalidade infantil e outros avanços da Medicina e do País, o número vem crescendo consistentemente. Em 1980, chegou a 62,5 anos e, no ano 2000, a 69,8. Nas últimas duas décadas, os ganhos foram um pouco mais lentos. Mesmo assim, nunca se registrou decréscimo. Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos.

E essa queda não será pontual. “Quando acontece um conflito, uma pandemia, algo severo assim, é comum ver esse declínio de expectativa de vida; foi assim na gripe espanhola e nas guerras mundiais”, afirma a demógrafa Márcia Castro. “Mas se espera sempre que seja algo temporário, um ponto fora da curva, e logo depois tudo retorne à normalidade. No caso do Brasil, já estamos vendo que 2021 vai ser pior que o ano passado. Existem Estados que somam mais mortes agora do que ao longo de todo 2020, como Amazonas e Rondônia. Além disso, existe uma demanda represada por atenção primária e procedimentos de rotina.”

Desigual
A Região Nordeste também sofreu um impacto importante, ainda que não tão grave quanto o registrado no Norte. Ali, entre os Estados mais afetados estão Sergipe (redução estimada de 2,21 anos), Ceará (2,09) e Pernambuco (2,01). No Sudeste, a situação mais grave é a do Espírito Santo (com uma perda estimada de 3,01 anos), seguido de Rio (2,62) e de São Paulo (2,17). No Sul, as estimativas de perda de expectativa de vida estão abaixo dos dois anos para os três Estados.

“Essas diferenças, em grande parte, eram esperadas pois refletem as desigualdades regionais, no que diz respeito ao número de médicos, de leitos hospitalares, infraestrutura. No Amazonas, por exemplo, todos os leitos de UTI estão concentrados em Manaus”, afirma Márcia.

“Por outro lado, a maioria dos governadores da Região Norte são apoiadores do governo federal e tomaram decisões muito alinhadas às da Presidência”, continua ela. “A Região Nordeste, a despeito de ter desigualdades comparáveis às da Região Norte, não teve uma perda de expectativa de vida tão grande, porque os governos adotaram mais medidas de prevenção. São vários fatores. Desigualdades importam, decisões políticas importam; é um mosaico complicadíssimo.”

ESTADÃO

Deixe seu comentário

Mulher é morta após a própria festa de aniversário no RN; namorado é suspeito

19 Abr2021

Por Jbelmont às 08h19

Uma mulher identificada como Lorena Patrícia da Silva foi assassinada na noite deste sábado (17) durante sua festa de aniversário, na cidade de Taipu. O apontado como autor do crime é o namorado da vítima, conhecido como Nailson ou Bradock. As informações são do jornalista Jacson Damasceno, publicadas por meio de uma rede social.

No vídeo abaixo é possível ver Lorena comemorando os 25 anos em uma espécie de clube da cidade. No transcorrer da comemoração, o namorado ficou com ciúme pelo fato de ela estar de biquíni e ter dançado com um primo dele.

Houve uma grande confusão e a vítima saiu do clube levada pela irmã, mas foi morta a facadas pelo namorado no meio da rua. A irmã dela também foi ferida e o suspeito está sendo procurado.

GRANDE PONTO

Deixe seu comentário

Brasil registra mais de 12,3 milhões de pessoas curadas da covid-19

18 Abr2021

Por Jbelmont às 23h05

Foto: reprodução

O Brasil registrou neste domingo (18) mais 46.738 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 12.391.599 pessoas curadas da doença.

O número de pessoas curadas representa 88,8% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é mais de dez vezes superior ao número de casos ativos (1.178.137), que são os pacientes em acompanhamento médico.

No mundo, estima-se que 120,5 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram, de acordo com o site Wolrdometers.

Deixe seu comentário

América-RN vence o ABC por 1 a 0 no primeiro Clássico Rei do ano.

18 Abr2021

Por Jbelmont às 19h21

Com um gol do atacane Wallace Pernambucano logo no início da partida, o América-RN venceu o ABC por 1 a 0, no primeiro Clássico Rei de 2021, válido pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar.

A partida ainda teve a expulsão de Geovani pelo lado alvirrubro e Marco Antônio do Mais Querido que se desentenderam em uma jogada. Após serem expulsos, os jogadores se cumprimentaram no caminho para os vestiários.

Com o resultado, o América-RN chega aos 13 pontos e divide a liderança com o Globo. O ABC é o quarto, com sete pontos, mas tem dois jogos a menos que América e Globo.


Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 1.657 óbitos e 42 mil novos casos nas últimas 24h

18 Abr2021

Por Jbelmont às 18h42

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (18):

– O país registrou 1.657 óbitos nas últimas 24h, totalizando 373.335 mortes;

– Foram 42.980 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.943.071 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 12.391.599, com o registro de mais 46.738 pacientes curados. Outros 1.178.137 pacientes estão em acompanhamento

 

Estados
Subindo (8 estados): AC, AP, ES, GO, MG, PA, RJ e RR;
Em estabilidade (13 estados): AL, AM, BA, MA, MS, PE, PI, PR, RO, RN, SE, SP e TO;
Em queda (5 estados e o Distrito Federal): CE, DF, MT, PB, RS e SC.

 

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 94,2%

18 Abr2021

Por Jbelmont às 12h36

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 94,2%, registrada por volta das 11h40 deste domingo (18). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 700.

Até o momento desta publicação são 22 leitos críticos (UTI) disponíveis e 355 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 69 disponíveis e 345 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 93,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 98,2% e a Região Seridó tem 87,5%.

Deixe seu comentário

Saúde RN tem 52 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

18 Abr2021

Por Jbelmont às 12h29

O Rio Grande do Norte registrou no início da tarde deste domingo (18) 52 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado.

Às 12h22, o estado tinha 20 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes (27) é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

RN contabiliza 13 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 8 dentro do dia; novos casos são 802

18 Abr2021

Por Jbelmont às 12h06

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (18). Foram mais 802 casos confirmados, totalizando 212.692. Até sábado (17) eram 211.890 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.106 no total, sendo 8 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (01), Assu (02), São Miguel (01), Cerro Corá (01), Parnamirim (01), Governador Dixsept rosado (01) e Mossoró (01).

A Sesap ainda registrou outros 5 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.015. No sábado (17) o número total de mortes era 5.093 mortes.

Casos suspeitos somam 52.701 e descartados 434.494. Recuperados são 150.649.

Deixe seu comentário

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador de celular

18 Abr2021

Por Jbelmont às 09h18

Um bebê de 8 meses não resistiu a um choque elétrico que recebeu ao morder o fio do carregador de celular. O acidente aconteceu na cidade de Araçoiaba, Grande Recife. A Polícia Civil abriu investigação para apurar as circunstâncias da morte e as responsabilidades.

Segundo a família, Talisson Fidélis estava com a avó quando foi eletrocutado. Ela não percebeu que o menino teve acesso ao equipamento plugado na tomada.

“Ela está dopada. Ficou em choque. Está se culpando pelo que aconteceu”, disse Emerson Fernando, pai de garoto, ao UOL.

Ele contou que estava com a esposa em uma consulta quando soube do choque. “Minha mulher está grávida de três meses. Fui com ela ao pré-natal, por isso ele ficou com a avó. Não sei nem o que dizer, meu Deus. Meu filho virou anjinho”, desabafou.

Fonte: Uol

GRANDE PONTO

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.363: aposta de São Paulo leva sozinha prêmio de R$ 40 milhões

17 Abr2021

Por Jbelmont às 22h30

Veja as dezenas sorteadas: 06 14 24 34 39 58  Outras 77 apostas acertaram a Quina.


Uma aposta de São Paulo (SP) acertou os seis números sorteados no concurso 2.363 da Mega-Sena e vai levar sozinha o prêmio de R$ 40.076.100,78. O sorteio foi realizado na noite deste sábado (17), no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

Veja as dezenas sorteadas: 06 14 24 34 39 58

Outras 77 apostas acertaram a Quina e vão receber R$ 49.919,36. Já as 5.169 apostas que acertaram quatro dezenas vão receber R$ 1.062,31 cada.

O próximo concurso (2.364) será na quinta-feira (22) e o prêmio estimado é de R$ 2,5 milhões.


Deixe seu comentário

Governo Federal passa marca de 50 milhões de vacinas anticovid distribuídas aos Estados

17 Abr2021

Por Jbelmont às 20h50

Foto: Força Aérea Brasileira

O governo federal passou a marca de 50 milhões de vacinas distribuídas aos Estados e ao Distrito Federal, de acordo com os dados do LocalizaSUS deste sábado (17.abr.2021). Até o fechamento da reportagem, o registro mostrava 53.493.436 de doses enviadas.

Dessa quantidade, 40,7 milhões são doses da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac; 11,6 milhões do imunizante da AstraZeneca, produzido no Brasil pela Fiocruz; e outro 1 milhão também da AstraZeneca, enviadas pela aliança global Covax Facility em março. A campanha de imunização nacional começou em 18 de janeiro.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a marca em suas redes sociais, afirmando que 28,4 milhões de doses foram aplicadas.


Estados e Municípios

Do total de doses recebidas, os Estados repassaram 93,7% aos municípios (50 milhões). São Paulo é a cidade que mais recebeu: 3,3 milhões. Em 2º lugar está o Rio de Janeiro, com 2,3 milhões. As outras localidades registram menos de 1 milhão.

O Poder360 mostrou em 16 de abril que os municípios brasileiros levam, em média, 17,8 dias para aplicar vacinas contra a covid-19 já entregues aos Estados pelo governo federal. O levantamento considerou o tempo que passa do momento que as doses são entregues à capital do Estado até a aplicação.

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 2.929 óbitos e 67 mil novos casos nas últimas 24h

17 Abr2021

Por Jbelmont às 20h06

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (17):

– O país registrou 2.929 óbitos nas últimas 24h, totalizando 371.678 mortes;

– Foram 67.636 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.900.091 pessoas já foram infectadas.

Estados

Subindo (11 estados): AC, AP, ES, GO, MG, PA, PE, PR, RJ, RR e SE;
Em estabilidade (11 estados e o Distrito Federal): AL, AM, BA, CE, DF, MA, MS, PI, RN, RO, SP e TO;
Em queda (4 estados): MT, PB, RS e SC.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +