CASOS DE POLÍCIA: Policial Civil é baleado durante operação nas Malvinas e mais duas lojas arrombadas em Mossoró

28 Dez2017

Por Jbelmont às 09h10

Uma operação realizada no início da manhã de hoje 28 de dezembro, pela Delegacia de Plantão, nas Malvinas terminou com um policial civil baleado, três pessoas presas e muita droga aprendida

 A equipe da ROCAM com a coordenação do Fiscal de Operações do 12° BPM  Sgt Renixon foi acionada para apoio a Polícia Civil onde deu continuidade a operação.

 A equipe do SGT Renixon conseguiu apreender drogas munições de diferentes calibres além de muita droga.

O material e os presos foram encaminhados a Delegacia de Plantão para procedimentos cabíveis

 

Acidente de trânsito deixa um homem morto e uma mulher ferida no Bairro Doze Anos em Mossoró

O acidente aconteceu por volta das 01h50min desta madrugada de quinta feira 28 de dezembro, no cruzamento das Ruas Frei Miguelinho com Princesa Izabel no Bairro Doze Anos em Mossoró. 


Um casal que trafegava em uma motoneta Traxx de cor vermelha e placa,QGG-8283, foi colhido violentementa por um carro da marca Toyota, possivelmente uma Hilux. 


Segundo policiais do 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE), que estiveram no local, o carro e a motoneta trafegam no mesmo sentido em direção ao Nova Betânia e o veículo teria colidido na traseira da cinquentinha.

O condutor da Traxx, conhecido por "CASTELO" Francisco Lima Dantas, "Castelo", 56 anos morreu na hora. Uma mulher que vinha como garupa, ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo Samu para o Hospital Tarcísio Maia.

Criminosos arrombam mais duas lojas e tentam violar uma terceira durante a 

madrugada em Mossoró

 Vários assaltos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais foram registrados na cidade, que está sem policiamento nas ruas, por falta de compromisso do governo do estado com a segurança pública. 

Foram vários arrastões em diversos bairros da cidade. Um comerciante (Nome preservado) teve seu carro Golf tomado de assalto e segundo informações ele estava com a mulher e um filho menor quando foi abordado e rendido pelos criminosos. 


De acordo com informações, no carro, além de objetos, como notebook, celulares, jóias havia uma quantia de sete mil reais, que foram levados pelos bandidos. 


Durante a madrugada duas lojas de roupas, foram arrombadas, sendo uma na Rua Idalino de Oliveira, no centro da cidade e outra na Rua João da Escóssia no Bairro Nova Betânia, que já havia sido violada por criminosos a cerca de 15 dias atrás. 


Os criminosos, que segundo informações, eram cinco armados em um carro tipo Ágile de cor vermelha, ainda tentaram a arrombar, uma loja de celulares, recém inaugurada na Rua Coronel Gurgel no Centro da cidade. 

 

Do Fim da Linha

Deixe seu comentário

Natal terá queima de fogos em Ponta Negra e na Redinha no réveillon

27 Dez2017

Por Jbelmont às 22h36


Festa terá também shows gratuitos ao lado da Igreja de Pedra, à partir das 22h.

 

A festa de réveillon em Natal terá opções gratuitas na Zona Norte e na Zona Sul da cidade. Shows com artistas potiguares na praia da Redinha, e show pirotécnico na ponte Newton Navarro e na praia de Ponta Negra.

A programação do próximo dia 31 faz parte do Calendário do Natal em Natal da Prefeitura. A festa para a chegada de 2018 terá cinco shows musicais no largo ao lado da Igreja de Pedra, a partir das 22 horas. Nara Costa, Sueldo Soaress (show da virada), Dudu Galvão; Panka de Bakana e Frevo do Chico comandam as celebrações até o dia amanhecer na Redinha.

Segundo a Prefeitura de Natal, o show pirotécnico na ponte Newton Navarro terá em torno de 12 minutos de duração e depois retomam os shows.

Na praia de Ponta Negra, na Zona Sul, acontecerá o show pirotécnico em alto-mar, com balsa específica para o projeto.

 

Programação:

 

Shows Réveillon - Redinha

22h Nara Costa
23h Sueldo Soaress
1h: Dudu Galvão
2h30 Panka de Bakana
4h: Frevo do Chico

Show pirotécnico na Ponte Newton Navarro

Ponta Negra
Show pirotécnico com balsa específica em alto-mar.

 

G-1RN

Deixe seu comentário

PM do RN segue sem ir às ruas e Polícia Civil decide nesta quinta sobre retorno

27 Dez2017

Por Jbelmont às 20h17

Depois de um encontro com a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), os policiais civis e delegados do Rio Grande do Norte marcaram para esta quinta-feira (28) a assembleia para definir os rumos do movimento de protesto conta os atrasos salariais. Os PMs também se reuniram nesta quarta (27) e mantêm a posição de não ir às ruas.

De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil, Correia Júnior, a Degepol propôs a agentes e delegados que retomem o trabalho em regime de 6h, para que não precisem se deslocar para almoçar e gerar ônus, visto que os pagamentos estão em atraso. Além disso, a Delegacia Geral diz que disponibilizará viaturas para buscar os servidores em casa.

 

Com informarções do G1/RN

Deixe seu comentário

Soutinho: Empresário de 91 anos é homenageado em Mossoró

27 Dez2017

Por Jbelmont às 18h02


Soutinho (centro): homenagem (Foto: Blog CS)

Em evento do “Mérito Empresarial 2017″ (CDL, Sindivarejo, Acim e Sinduscon), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado em Mossoró, uma das principais homenagens foi ao empresário Francisco Souto Filho, “Soutinho”.

Aos 91 anos de idade, ele segue na ativa.

Continua sendo uma referência empresarial, com trajetória impecável em setores como bancário, salineiro, carcinicultura e outros focos.

Soutinho recebeu comenda “Porcino Fernandes da Costa”, concedida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Nota do Blog – Lembrança merecida, que se diga.

Do Blog de Carlos Santos

Do Blog JB: Parabéns - Francisco Souto Filho, “Soutinho”. Homenagem justa ao homem de uma vida honrada e admirado por todos no Rio Grande Norte.

Deixe seu comentário

Esverdeada, água da maior barragem do RN chama atenção; veja vídeo

27 Dez2017

Por Jbelmont às 12h48

Com 11,97% de sua capacidade, Armando Ribeiro está quase no volume morto. Estado enfrenta a mais grave crise hídrica da história.

 

Esverdeada, água da barragem Armando Ribeiro preocupa moradores do Vale do Açu

A coloração esverdeada das águas que saem da barragem Armando Ribeiro Gonçalves – maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte – já começa a chamar a atenção. E não é para menos. Atualmente, moradores de 40 municípios dependem e bebem dessa água. O vídeo acima, gravado nesta terça (26), mostra as comportas da barragem, que fica na cidade de Itajá, e também o motivo do receio.

G1 procurou o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), responsável pelo monitoramento dos reservatórios do estado. Segundo o órgão, apesar da cor, a população pode ficar tranquila, já que a vazão que sai da barragem ainda vai passar por tratamento antes de chegar às torneiras. No entanto, não se pode afirmar até quando será possível garantir a qualidade dessa água.

"Não é possível afirmar até quando a água poderá ser tratada. O que se tem de certo é que, quanto mais diminui o volume, mais necessário será a implantação de produtos e insumos para o processo de tratamento", ressaltou Josivan Cardoso, diretor-presidente do Igarn.

O órgão também esclareceu que a grande concentração de algas, associada com o volume cada vez mais baixo, é apontado com o responsável pela coloração esverdeada da água.

Volume morto

 

A barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves teve sua construção concluída em 1983. Tem capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. Porém, atualmente tem apenas 11,97% desse montante, o que representa um nível de 287 milhões de metros cúbicos. Estudiosos dizem que, com 10%, a barragem entra no chamado volume morto, que é quando a água que resta já não serve mais para o consumo humano.

Deixe seu comentário

Lojas são arrombadas em Shoppings durante a madrugada no Centro de Mossoró

27 Dez2017

Por Jbelmont às 12h35

As Lojas, On Line do Shopping Boulevard e a da Claro do Shopping Oasis foram arrombadas por criminosos durante a madrugada de hoje 27 de dezembro no Centro de Mossoró. 


Segundo informações as ações criminosas ocorreram simultaneamente por volta das 03h30min, quando cerca de cinco indivíduos ocupando dois carros brancos, possivelemente um Ford K modelo novo e um Golf, chegaram nos locais, renderam os vigilantes e arrombaram as portas dos estabelecimentos comerciais.

 Ainda não há informações sobre o prejuízo causado aos proprietários das duas lojas comerciais. Os Boletins de Ocorrências deverão ser registrados nesta manhã na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos, que vai investigar os casos.

Sem a PM nas ruas, por falta de condições de trabalho, o caos se instalou na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e a população está pagando um preço alto pela falta de compromisso do governo do estado que insiste em não resolver o problema da segurança. 


Para se ter uma idéia da situação em que se encontra a cidade de Mossoró, somente nesta terça feira, 26 de dezembro, A Central de Operações da Polícia Militar (CIOSP) registrou cinco assassinatos,roubos de quatro carros e cinco motos, além de vários arrombamentos. 


Ainda foram registrados três ocorrências de disparos de armas de fogo em via pública, roubo de dezenas de celulares. A insegurança vem deixando a população mossoroense em pânico com quadro emocional abalado e órgãos públicos com rotina de atendimento alterada.

Deixe seu comentário

Policial da Força Nacional é baleada ao reagir a assalto em Natal; na cidade, PM segue fora das ruas

27 Dez2017

Por Jbelmont às 12h28

G1/RN - Crime aconteceu na madrugada desta quarta (27). Um bandido também foi ferido e dois presos. Sem receber salários, faz uma semana que a PM está aquartelada no RN.

Dois agentes da Força Nacional – que estão em Natal para suprir a ausência de policiamento ostensivo nas ruas da cidade – reagiram a um assalto e trocaram tiros com bandidos na madrugada desta quarta-feira (27) no bairro de Lagoa Seca, na Zona Leste. No tiroteio, uma policial foi baleada de raspão na cabeça. Um dos bandidos também foi atingido e socorrido, e outros dois assaltantes foram presos. Uma arma foi apreendida.

Na tarde desta quarta (27), os policiais militares irão se reunir em assembleia para definir os rumos do movimento.

A policial ferida tem 44 anos e é cabo da PM do Mato Grosso do Sul. O outro policial também é cabo. Ele tem 33 anos e é lotado na Paraíba.

Segundo informações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), os dois estavam a pé e não usavam farda. Eles caminhavam pela Av. Alexandrino de Alencar com destino à Academia de Polícia, onde estão sediados, quando três homens armados se aproximaram em um carro e anunciaram o assalto.

A policial ferida tem 44 anos e é cabo da PM do Mato Grosso do Sul. O outro policial também é cabo. Ele tem 33 anos e é lotado na Paraíba.

No Rio Grande do Norte, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão fora das ruas faz uma semana em protesto contra o atraso dos salários e falta de condições de trabalho. A Polícia Civil também participa do movimento e trabalha em regime de plantão.

Deixe seu comentário

Mega da Virada pagará R$ 280 milhões a quem acertar as seis dezenas

27 Dez2017

Por Jbelmont às 12h23

Quem acertar os seis números da Mega da Virada poderá receber um prêmio de R$ 280 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. O sorteio será no dia 31 de dezembro, e as apostas poderão ser feitas em todas as casas lotéricas do país até as 14h (horário de Brasília) do mesmo dia. Pessoas físicas que são correntistas da Caixa podem fazer as apostas por meio do Internet Banking.

O valor da aposta mínima, que é de seis números, é R$ 3,50. De acordo com a Caixa, quem faz a aposta mínima tem uma probabilidade de acerto de 1 para 50.063.860. Para acertar a quina, essa proporção cai para 1 em 154.518. Já a probabilidade de acerto da quadra fica em 1 para 2.332.

Quem quiser fazer a aposta máxima, que é de 15 números, terá de desembolsar R$17.517,50. Nesse caso, a probabilidade de acerto dos seis números é de 1 para 10.003. No caso da quina, as chances de acerto são de 1 para 370. Já a da quadra fica em 1 para 37.

O primeiro sorteio da Mega da Virada foi feito em 2009, quando dois ganhadores dividiram R$ 144,9 milhões. Em 2016, seis ganhadores dividiram o prêmio, no valor de R$ 220,9 milhões. De acordo com a Caixa, as apostas tinham sido feitas em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Trizidela do Vale (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Fazenda Vilanova (RS).

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Cantor Tarcisinho Rosado é agredido durante arrastão no Nova Betânia

27 Dez2017

Por Jbelmont às 08h40

O cantor e compositor Tarcisinho Rosado Show, nova sensação em Mossoró e sucesso nos grupos de Whatsapp, foi vítima da violência na noite desta terça-feira (26) em um espetinho no bairro Nova Betânia, região nobre de Mossoró.

Segundo o relato da esposa de uma das vítimas em uma rede social, o músico e outras 10 pessoas chegaram ao estabelecimento para jantar após um show, quando homens armados de arma de grosso calibre chegaram ao local e renderam todos.

Tarcisinho foi agredido a pontapés por um dos assaltantes que chegou a efetuar disparos no chão. Segundo testemunhas, várias vítimas tiveram celular e pertences levados durante o arrastão.

Com informações de Ismael Sousa

Deixe seu comentário

Nota das Associações dos Policiais e Bombeiros Militares do RN

27 Dez2017

Por Jbelmont às 08h24

As Associações dos Policiais e Bombeiros Militares do RN vêem com preocupação a negativa do Ministério da Fazenda em socorrer financeiramente o Rio Grande do Norte por meio de crédito extraordinário, cujo valor era de 600 milhões. É oportuno contextualizar que uma folha de pagamento líquida custa cerca de 270 milhões de reais para todo o funcionalismo público.

Algumas situações nos deixam ainda mais preocupados, quais sejam:

• a não devolução do recurso advindo do superávit orçamentário dos demais poderes autônomos, mesmo com a recomendação do Tribunal de Contas do Estado e do Supremo Tribunal Federal, que recomendou a devolução aos cofres do Estado das sobras orçamentárias do Judiciário, que no início do ano pagaria mais de uma folha de pagamento aos servidores;

• a decisão da desembargadora Judite de Miranda Monte Nunes, diferente de dois colegas seus, em notificar as associações, obrigando policiais militares a assumirem viaturas em flagrante ato de ilegalidade, em grande medida desobrigando o governador Robinson Faria de suas obrigações, inclusive alimentares, em detrimento do sofrimento dos servidores e de suas respectivas famílias;

• a apatia do governador em ter perdido o prazo regimental do Congresso para requerer o “socorro” por meio da Medida Provisória do Executivo Federal e a falta de gestão durante todos os últimos três anos de reativo governo; e

• a omissão da bancada do RN frente à situação vivenciada pela sociedade potiguar, que se mostra no mínimo como um descaso com o eleitorado e demonstra a falta de espírito público, que colocou nosso Estado nesta crise.

Por tudo isso, pedimos o apoio da sociedade potiguar para que, ombreados, possamos exigir a quem compete a solução da crise em que colocaram o Rio Grande do Norte. Para tanto, nós, policiais e bombeiros militares, estamos disponíveis, para que sociedade e operadores de segurança, lado a lado, possamos cobrar soluções políticas e financeiras dos representantes eleitos em 2014.

Deixe seu comentário

Governo federal tenta saída para salvar finanças do RN

26 Dez2017

Por Jbelmont às 22h20

 

Do G1 – Brasília

 

Fazenda e Banco Mundial estudam plano para ajudar o RN, diz Tesouro

 

Secretária Ana Paula Vescovi afirmou que ajuda não envolverá recursos da União, mas, sim, um empréstimo do Banco Mundial ao estado. Ministério da Fazenda negou ajuda de R$ 600 milhões

 

Por Laís Lis

 

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, afirmou nesta terça-feira (26) que está em estudo no Ministério da Fazenda e no Banco Mundial um plano para ajudar o Rio Grande do Norte.

 

Com os salários dos servidores atrasados, o estado tinha o objetivo de receber R$ 600 milhões da União, por meio de uma medida provisória. Mas o Ministério da Fazenda negou o repasse após recomendação do Ministério Público de Contas.

 

Segundo Ana Paula Vescovi, o plano em análise deve incluir uma operação de crédito do Banco Mundial ao estado para dar alívio temporário às contas públicas, além de um programa de controle de gastos.

 

A secretária também afirmou que a União não repassará valores ao Rio Grande do Norte.

 

O plano, acrescentou Ana Paula, poderá servir de parâmetros para outros estados que a exemplo do Rio Grande do Norte tenham baixo índice de endividamento, mas enfrentam dificuldades financeiras.

 

Tratatamento igual

 

Ao comentar o assunto nesta terça, Ana Paula Vescovi disse também que a decisão do Ministério da Fazenda de vetar a ajuda foi tomada porque o governo tem uma preocupação com relação ao tratamento igualitário entre os estados.

 

Segundo a secretária, qualquer ajuda orçamentária ao Rio Grande do Norte e a outros estados neste momento estão descartadas.

 

Deixe seu comentário

NOTA À IMPRENSA

26 Dez2017

Por Jbelmont às 22h18

Preocupado com a decisão técnico-jurídica que inviabilizou o apoio financeiro federal ao governo do RN, reafirmo o que disse ao governador do Estado: estou à disposição para colaborar  no encaminhamento de soluções que venham atenuar o sofrimento dos servidores públicos, suas famílias e da população, ora privada de alguns serviços essenciais.
 
Na última semana, antes da decisão do Ministério da Fazenda, pedi ao ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, atenção especial para o pleito do RN, agora farei a ele nova solicitação e o informarei do estado de apreensão vivido pelos norte-rio-grandenses.
 
Garibaldi Filho
Deixe seu comentário

Walter Alves: “Nosso mandato está à disposição do Governo do Estado”

26 Dez2017

Por Jbelmont às 22h15

 

O deputado federal Walter Alves (MDB-RN) informou nesta terça-feira (26) que, diante do veto do Ministério da Fazenda sobre o repasse de recursos do Orçamento para o Rio Grande do Norte, coloca o mandato à disposição do Governo do Estado no intuito de viabilizar uma solução para o problema.

Walter juntamente com o senador Garibaldi Alves Filho, entrou em contato com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para discutir uma alternativa que resulte na liberação dos recursos necessários. Os parlamentares tentam novo contato com o ministro na tarde desta terça-feira, 26. “Nosso mandato está à disposição do Governo do Estado para que, juntos, passamos enfrentar esse problema que afeta os servidores e população do Rio Grande do Norte”, disse.

Walter Alves disse que na última semana de atividades no Congresso Nacional, atuou ao lado do deputado federal Fábio Faria (PSD), na elaboração da medida provisória que garantiria o repasse da verba para o Rio Grande do Norte. “Estivemos e estaremos sempre disponível para ajudar o estado no que for necessário”, completa.

 

Deixe seu comentário

Beto propõe reunião para debater ajuda financeira do Planalto ao RN

26 Dez2017

Por Jbelmont às 22h14

Ao ser informado da negativa do Governo Federal em liberar os R$ 600 milhões em ajuda financeira para o Rio Grande do Norte, o deputado federal Beto Rosado (Progressistas) propôs uma reunião entre a bancada do RN em Brasília, o governador Robinson Faria (PSD) e o presidente Michel Temer (PMDB) para debater a situação. 

“A ajuda do Governo Federal é importante para resolver essa situação lamentável do atraso no pagamento dos servidores. É uma questão emergencial. Precisamos unir forças e pressionar o presidente em busca desses recursos”, declarou o parlamentar. 

Para Beto, o parecer de um procurador do Ministério Público de Contas (MPTCU) não pode ser usado como justificativa para negar ajuda a milhares de servidores que estão passando dificuldades. “Parecer é uma recomendação e não uma decisão. O Governo Federal não pode fechar os olhos diante da situação do nosso Estado”, opinou.

 

Deixe seu comentário

(244/245) Mais duas mortes violentas em Mossoró cinco (5) assassinatos só hoje

26 Dez2017

Por Jbelmont às 22h01


De sexta feira, até hoje terça, já mataram dez(10)em Mossoró.

No inicio da noite mais duas mortes violentas foram registradas.

Imagem

João Pereira da Silva Neto, de 46 anos de idade, residente na Rua Pedro Velho, no Santo Antônio, foi morto a tiros dentro de seu carro na Rua Juvenal Lamartine no bairro Bom Jardim. Ele trabalhava como motorista da empresa Transbet, prestadora de serviço da Petrobras.

 

Ninguém sabe o que pode ter acontecido. Segundo informações, o carro de João Neto foi visto transitando lado a lado com outro carro e ele conversando com uma pessoa no outro carro.
Quando os dois carros pararam, elementos numa motocicleta se aproximaram e o carona desceu e efetuou os disparos. Depois o criminoso teria entrado no carro e fugiu.

 

Segundo informações da policia, em junho passado, João Neto teria emprestado seu carro a um elemento que utilizou o veiculo para um assalto que terminou com a morte de Hiroito Gonçalves Falcão, do funcionário da Universidade do estado. Ele foi assassinado com um disparo de arma de fogo na cabeça, durante um assalto dentro de sua residência.
O carro teria sido identificado e durante o depoimento, João Neto teria apontado à pessoa a quem emprestou o carro. Parte do grupo foi preso e outros dois estão foragidos. A policia não descarta a possibilidade de vingança.

O segundo crime da noite aconteceu, num terreno baldio próximo a bacia de captação no bairro Barrocas. Uma pessoa, ainda não identificada foi encontrada morta, apresentando um forte hematoma na cabeça.

Populares que localizaram o corpo e acionaram a Central de Operações da Policia Militar informaram que ouviram disparos de arma de fogo, mas segundo o delegado de Plantão, Dr Roberto Moura, o corte na cabeça da vitima pode ter sido provocado por uma queda, mas também é compatível com uma pancada.

Como não tinha perito de plantão no Itep no dia de hoje, para examinar o corpo no local, o delegado disse que vai aguardar o resultado da necropsia para dar maiores informações.
O corpo foi removido e deverá ser necropsiado na Unidade Regional do Itep em Mossoró, onde deverá ser identificado por familiares.

 

Do Câmera

Deixe seu comentário

Homicidios (242/243) Duas pessoas são mortas no Costa e Silva em Mossoró

26 Dez2017

Por Jbelmont às 16h07

Segundo a Polícia Militar que isolou juntamente com a PFR os locais de crime, a mulher identificada como Antônia Teixeira Fernandes de 53 anos, estava em via pública na Rua Alcindo Firmino da Rocha, naquele bairro, quando dois criminosos ocupando uma motocicleta, passaram atirando aleatoriamente, para todos os lados deixando os moradores em pânico. 


Antônia Teixeira, acabou sendo atingida com um tiro no tórax e morreu no local. Os bandidos sequenciaram os disparos e fizeram uma nova vítima, desta feita na Avenida Francisco Mota, as margens da BR 110. 


Um senhor que ainda não foi identificado, estava no local, e ao perceber que os bandidos estavam atirando, tentou correr, mas foi alvejado com um tiro no peito e morreu na hora. 

Os criminosos, fugiram após matar dois inocentes e não foram identificados. A Divisão de Homicídios esteve nos locais dos crimes, em busca de informações. A delegada Liana Aragão disse que somente com a colaboração da população, através de denuncias, é que poderá chegar aos criminosos.

Deixe seu comentário

Governo do RN apresenta recurso a Meirelles por auxílio-financeiro da União

26 Dez2017

Por Jbelmont às 13h12

 

O Governo do RN vai protocolar hoje no Ministério da Fazenda um Recurso Hierárquico Próprio dirigido ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em defesa da edição da Medida Provisória que prestaria auxílio-financeiro ao Rio Grande do Norte.

O documento foi preparado após manifestação pública do Ministério, na manhã desta terça (26), informando que suspendeu a edição da MP que prestaria auxílio ao RN. O Governo do Estado solicita que o Governo Federal “reforme a decisão recorrida, afastando todo e qualquer impedimento ao trâmite administrativo da Medida Provisória a ser editada em socorro ao Rio Grande do Norte”.

No documento assinado pelo Governador Robinson Faria, o Governo do RN historia que no dia último 12 de dezembro o Tribunal de Contas da União, em julgamento de consulta formulada pelo Ministério do Planejamento, deu o aval à abertura de crédito extraordinário pela União para transferência de recursos a Estados em grave crise financeira, de acordo com o previsto constitucionalmente. “Jamais houve qualquer intenção em descumprir vedações constitucionais e legais atinentes à destinação dos valores a serem transferidos”, diz o documento, e acrescenta que “o repasse se enquadra no conceito de Transferência Obrigatória Legal, sem vedação na Constituição”.

No recurso, o Governo do RN destaca a importância da transferência de recursos para a manutenção dos serviços essenciais à população, diante do momento de extrema dificuldade financeira pelo qual passa o Estado, gerada por uma combinação de circunstâncias que inclui a crise econômica, a redução de repasses federais, seca prolongada, queda drástica na receita vinda de royalties e aumento do déficit previdenciário.

 

Deixe seu comentário

Menos da metade dos brasileiros pretende votar em deputados

26 Dez2017

Por Jbelmont às 13h07

O deputado Arthur Maia (PPS), relator da reforma da Previdência, discursa no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília – 14/12/2017 (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Menos da metade (47,3%) dos eleitores pretende votar para o cargo de deputado federal no ano que vem.

E 41,7% admite anular o voto para a Câmara, enquanto 11% não soube opinar.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Paraná.

Radar On-Line, Veja

Deixe seu comentário

PRF publica balanço da Operação Natal

26 Dez2017

Por Jbelmont às 12h31



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o resultado da “Operação Natal” nesta terça-feira (26), com 22 acidentes e 26 pessoas feridas e uma morta nas rodovias do estado. O caso mais grave foi um acidente na BR 226, próximo ao município de Santa Cruz, onde um homem morreu após uma colisão frontal entre um carro e um caminhão.

Cerca de 450 motoristas realizaram o teste do etilômetro e 17 foram autuados por embriaguez ao volante. Outras 435 pessoas foram notificadas por diversas infrações em sua maioria por excesso de velocidade (106) e ultrapassagem proibida (64). Nove pessoas foram presas, quatro armas foram apreendidas junto com 18 munições.

O número de acidentes foi maior do que o registrado no último feriado, o de Nossa Senhora da Apresentação, que registrou 14 acidentes com 16 pessoas feridas e uma morta. De acordo com a PRF, a diferença nos números se dá pela menor abrangência entre a data, que é celebrada apenas na capital do Estado.

Deixe seu comentário

Em uma semana sem polícia na rua, RN tem 50 homicídios e mais de 360 roubos

26 Dez2017

Por Jbelmont às 12h09

 

Em uma semana sem policiamento nas ruas, o Rio Grande do Norte registrou 50 homicídios, de acordo com o Observatório da Violência Letal Intensional (Óbvio) - instituto que contabiliza crimes deste tipo no estado. Somente na região metropolitana de Natal, nesse mesmo período, aconteceram 163 roubos de carros. Ao todo, foram 360 crimes contra o patrimônio, segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado.

Desde a terça-feira (19), em protesto contra atrasos de salários e falta de condições das viaturas, do material de proteção e das armas, policiais militares estão aquartelados. A Polícia Civil também passou a atuar em regime especial, apenas nas delegacias de plantão e regionais, desde a última quarta-feira (20). A situação levou o governo estadual a pedir reforço da Força Nacional, que enviou 70 homens e mulheres para o estado.

No último final de semana, entre a sexta (22) e o feriado desta segunda (25), 34 pessoas foram vítimas de homicídio no estado. Entre os crimes, houve o assassinato de um secretário em São José do Campestre. Em Mossoró, houve o duplo homicídio de mulheres, e uma criança de 1 ano e 11 meses foi baleada.

Somando os casos desde a última terça (19), há um total de 50 mortes registradas no estado, desde que os policiais deixaram o trabalho ostensivo. A maioria dos casos aconteceu em Mossoró, na região Oeste. Lá, foram 12. A capital potiguar ficou em segundo lugar no número de crimes deste tipo, com 11 mortes, segundo o Óbvio.

Deixe seu comentário

(241ª) Popular é morto a tiros no Costa e Silva em Mossoró

26 Dez2017

Por Jbelmont às 09h45

De sexta feira 23, para hoje, terça 26, já foram registradas 8 mortes violentas na cidade.

Violência desenfreada:

Dezembro de 2017, em Mossoró já aparece como um dos mais violentos de todo historia da cidade. São 24 homicídios em 26 dias do mês.

 

Na manhã de hoje, 26, mais uma pessoa foi morta a tiros na cidade. O crime aconteceu por volta de 08h20min, na Avenida Francisco Mota, as margens da BR 110, na saída para a cidade de Areia Branca em Mossoró.

Segundo informações, a vitima trabalhava numa barraca de frutas, a poucos metros do local onde foi morto na manhã de hoje. Agentes da Guarda Civil do Município prenderam um elemento suspeito de ter sido o autor do crime. O possível acusado foi conduzido para a Delegacia de Plantão.

 

Do Câmera

Deixe seu comentário

Moradores do sertão potiguar pedem ‘chuva’ de presente de fim de ano

26 Dez2017

Por Jbelmont às 09h00

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 153 estão em situação de emergência por causa da seca - considerada a mais severa da história

 

Maria Rocha é costureira e tem 63 anos de idade. É avó de 22 netos e mãe de 11 filhos. Mas, presente de fim de ano, ela só quer um: “que chova bem muito”. Vasilhas, baldes, garrafões e tambores de água marcam o lugar dela na fila. Com as torneiras vazias, é precisa recorrer a chafarizes para ter o que beber.


Maria Alves, agricultora, ficou emocionada ao lembrar que o fim do ano está se aproximando e ela não vai ter dinheiro para presentear a família (Foto: Anderson Barbosa/G1)

 

"Peço a Deus todos os dias que mande chuva. O fim do ano está chegando e eu não vou ter dinheiro para presentear meus filhos nem meus netos. Isso é muito triste"

 

As previsões para 2018 são um alento, mas não garantias. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o estado deve ter chuvas acima da média ano que vem, mas nada suficiente para encher os grandes reservatórios. Caso contrário, o sofrimento das marias e de quase toda a população do estado não tem como diminuir.

Atualmente, dos 167 municípios potiguares, 153 estão em situação de emergência por causa da seca. Isso significa 92% do estado. A estiagem, que já dura seis anos, é considera a mais severa da história. E os prejuízos, segundo o governo, já passam dos R$ 4 bilhões por causa da redução do rebanho e do plantio.

 

Santana do Matos entrou em colapso no dia 23 de novembro, quando a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) interrompeu o abastecimento e suspendeu a cobrança das contas. Isso aconteceu porque o Açude Rio da Pedra, que tem capacidade para 12 milhões de metros cúbicos de água, praticamente secou. O pouco de água que resta, não presta para o consumo. Nem peixes têm mais.

LER MAIS CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Lahyrinho Rosado secretário do Desenvolvimento e Turismo de Mossoró no Twitter

25 Dez2017

Por Jbelmont às 23h08


@Lahyrinho no Twitter

Sendo verdade que o Governo Federal desistiu de fazer o repasse de R$ 600 milhões ao Governo do Estado, a bancada federal do RN tem a obrigação de amanhecer na porta do Palácio do Planalto. E se não fizer o repasse, rompam os aliados! Pq pro RJ pode e pro RN, não?

Do Blog: Concordo com Layrinho, o governo não pode usar de dois pesos e duas medidas. O Rio de Janeiro tem muitos problemas, mas o RN está um caos. Várias familias estão passando fome!

Veja matéria abaixo:

Deixe seu comentário

Contas Públicas: Ministério da Fazenda veta repasse de ajuda financeira para o RN

25 Dez2017

Por Jbelmont às 22h42

O Ministério da Fazenda já comunicou ao Governo do Estado que o repasse financeiro extra ao Estado por meio de Medida Provisória não será possível, após o parecer contrário do procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira.

O Governo do Estado estuda uma outra alternativa.

No parecer, o procurador disse que o repasse seria crime de improbidade administrativa por parte do Governo Federal.

 

Heitor Gregório

Deixe seu comentário