Governo do RN continua sem definir continuidade da folha de outubro nem do 13º de 2017

19 Nov2018

Por Jbelmont às 13h37

O Governo do RN continua sem definição relativa a conclusão da folha de outubro dos servidores, bem como do restante do 13º salário de 2017. 

Daqui a um mês e 11 dias o governador Robinson Faria (PSD) deixará o cargo e além da conclusão das duas folhas citadas acima, terá que fazer o pagamento de novembro, dezembro e do 13º salário de 2018.

Em Notas

Deixe seu comentário

Preso, suspeito confessa ter matado mototaxista no RN a pauladas e golpes de capacete

19 Nov2018

Por Jbelmont às 11h30

João Batista de Oliveira tem 28 anos, e segundo delegado confessou o crime — Foto: PM/Divulgação

Com mandado de prisão já expedido, suspeito foi preso na manhã desta segunda (19) na zona rural de Nova Cruz.


Foi preso na manhã desta segunda-feira (19) na zona rural de Nova Cruz, município da região Agreste potiguar, um homem suspeito de ter assassinado o mototaxista Gerson Kennedy Ferreira, de 23 anos, cujo corpo foi encontrado na semana passada em um lixão no município de Goianinha, na Grande Natal.

Segundo a PM, o suspeito é João Batista de Oliveira, de 28 anos, que confessou ter matado o mototaxista a pauladas e golpes de capacete. João, que é desempregado, foi encontrado após uma denúncia anônima. Estava caminhando em uma estrada de terra, no distrito de Lagoa dos Currais.

Segundo o delegado Wellington Guedes, titular da DP de Goianinha, o suspeito alegou que não tinha dinheiro para pagar uma corrida que pegou com o mototaxista, e que Gerson teria tentado agredi-lo por causa disso.

Esta é a segunda vez que João Batista de Oliveira é preso. Entre 2009 e 2011, ele passou um ano e meio preso por lesão corporal.

                                                                           

Gerson Kennedy Ferreira, de 23 anos, foi encontrado morto em Goianinha — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


O caso
A prisão de João Batista foi decretada pela Justiça no último dia 16, um dia após o corpo de Gerson ter sido encontrado. O mototaxista estava desaparecido fazia três dias.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito teria contratado Gerson para uma viagem. "Segundo depoimento das testemunhas, o investigado alegou que não possuía o valor de R$ 35 acordado pela viagem e resolveu matar o mototaxista e ficar com a moto", acrescentou o delegado Wellington Guedes.

O mototaxista morava e trabalhava no município de Santo Antônio. De acordo com familiares, Gerson começou a trabalhar aos 18 anos de idade. Desde que desapareceu, amigos e colegas se organizaram para fazer buscas em Goianinha - último destino dele, antes do crime.

Os investigadores contam com um vídeo que mostra o momento em que o suspeito se aproxima do mototaxista e, aparentemente, explica o destino para onde estava querendo ir. Em seguida, os dois deixam o ponto de mototáxi. As imagens fazem parte do inquérito policial.

Gerson deixa uma mulher com quem tinha união estável e dois filho, um de 3 outro de 5 anos.

G1RN

Deixe seu comentário

Conexão Skol RN

19 Nov2018

Por Jbelmont às 11h09

Areia Branca receberá a última etapa do Conexão Skol RN na região da Costa Branca na próxima quarta-feira (21/11) 

 


Uma das cidades que mais produzem sal no Brasil, dona de belas praias de areia branca, dunas e falésias exuberantes e o único lugar do nordeste onde o Sertão encontra o mar, Areia Branca vai receber a penúltima etapa do Conexão Skol RN em 2018.


O evento vai acontecer na Praça Nossa Senhora da Conceição e terá shows dos cantores Thúlio Milionário, Wander Souza e o DJ Conexão que prometem fazer uma grande festa cheia de surpresas. A estrutura conta com bares próprios da Skol onde serão vendidos todos os produtos da marca. A festa começa a partir das 18h e se encerra pontualmente à 0h (meia noite).


O Conexão Skol RN é um projeto itinerante que leva música e entretenimento para a população de 11 cidades do interior do Rio Grande do Norte, valoriza os artistas locais, movimenta a economia e proporciona acesso à cultura em plena praça pública.


Todos os ambulantes cadastrados para trabalhar no Conexão Skol RN são orientados para não venderem bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, evitar o consumo em excesso ou associado a bebida e direção. Outra preocupação é com o meio ambiente. Através do operador local, serão feitas parceria com associações de coleta seletiva do município. Com isso, todas as latinhas serão destinadas às cooperativas de reciclagem.


O Conexão Skol RN é uma realização da RS Eventos que conta com patrocínio da Ambev via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Câmara Cascudo) junto à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e à Fundação José Augusto.

Deixe seu comentário

Presidente da FIERN apela que poderes façam pacto com Executivo pelo RN

19 Nov2018

Por Jbelmont às 11h02

 

Ao fazer a abertura da 36ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento, que acontece na FIERN, o presidente da Federação apelou aos representantes dos poderes para um pacto pelo RN.

“É o fundamental que o Chefe do Executivo Estadual tenha em vista um pacto com os demais poderes pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse Amaro Sales.

Deixe seu comentário

Bandidos explodem caixa eletrônico em agência do Banco do Brasil na Ribeira

19 Nov2018

Por Jbelmont às 10h58


Foto: PM/Divulgação

Um terminal de autoatendimento da agência do Banco do Brasil do Brasil no bairro Ribeira, na Zona Leste de Natal, foi arrombador por bandidos na madrugada desta segunda-feira (19). De acordo com a Polícia, os criminosos quebraram vidraças, invadiram o estabelecimento e usaram um maçarico para violar dois caixas. Contudo, só conseguiram ter acesso ao dinheiro de um deles.

Esta foi a terceira ação, em pouco mais de 24 horas, contra unidades bancárias no estado. Os dois registros anteriores ocorreram no bairro de Petrópolis, na Zona Leste de capital, e no município de Goianinha, na Região Metropolitana.

A agência do Banco do Brasil na Ribeira fica a 400 metros do 1º Batalhão da Polícia Militar. Não se tem informação da quantia levada.

Deixe seu comentário

CNJ pauta julgamento em que juízes do RN querem impedir devolução de sobras do TJRN

19 Nov2018

Por Jbelmont às 10h37

O Conselho Nacional de Justiça pautou para esta terça-feira (20), o julgamento de procedimento movido pelos juízes do Rio Grande do Norte contra o Tribunal de Justiça.

A expectativa é que o mérito da matéria que pode interferir a forma como o TJRN recebe seus duodécimos seja definido. Há liminar no caso desde o fim de maio.

A ação se deu na esteira da intenção do ex-presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Santos, que anunciou que o Judiciário emprestaria R$ 100 milhões ao Executivo.

Os juízes reclamaram ao CNJ através de sua associação, a Amarn, e defenderam que o Estado não tem lei autorizativa para tal empréstimo e que os recursos repassados aos poderes devem manter a vinculação de destinação.

Parcialmente, o CNJ determinou em liminar que todos os recursos que não tenha vinculação ao orçamento do Tribunal de Justiça retornem para o Tesouro do Estado.

Caso não sejam devolvidos, devem ser deduzidos dos duodécimos.

Isso não significa, no entanto, permitir que o Executivo utilize os recursos. A decisão do CNJ não pode alcançar outro poder que não o Judiciário.

Caberia discussão sobre o que pode ser feito com o dinheiro que retorna ao Tesouro, fonte de onde saem os duodécimos de todos os poderes.

CNJ - decisão

Deixe seu comentário

Marinha alerta para ressaca e ondas de até 2,5 metros entre o RN e o Maranhão

19 Nov2018

Por Jbelmont às 00h17


Recomendação é que as embarcações de pequeno porte evitem navegar. 

 

A Marinha do Brasil emitiu neste sábado (17) um alerta de ressaca para a faixa do litoral nordestino entre as cidades de Touros, no Rio Grande do Norte, e São Luiz, no Maranhão. A ressaca, com ondas de até 2,5 metros, começa a partir da 9h desta segunda-feira (19) até 22h de quinta (22). 


A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar neste período e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

G1

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro Série A

18 Nov2018

Por Jbelmont às 23h30

35ª Rodada

Vitória-BA 1x2 Atlético-PR
Corinthians-SP 1x0 Vasco da Gama-RJ
Atlético-MG 1x0 Bahia-BA
Paraná-PR 1x1 Palmeiras-SP
América-MG 2x1 Santos-SP
Botafogo-RJ 1x0 Internacional-RS
Sport-PE 0x1 Flamengo-RJ
São Paulo-SP 1x0 Cruzeiro-MG
Grêmio-RS 2x0 Chapecoense-SC
Fluminense-RJ 0x0 Ceará-CE 

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Palmeiras-SP 71 35 20 32
2 Flamengo-RJ 66 35 19 27
3 Internacional-RS 65 35 18 21
4 Grêmio-RS 62 35 17 22
5 São Paulo-SP 62 35 16 15
6 Atlético-MG 53 35 15 12
7 Atlético-PR 50 35 14 15
8 Cruzeiro-MG 49 35 13 -1
9 Botafogo-RJ 47 35 12 -8
10 Santos-SP 46 35 12 6
11 Bahia-BA 44 35 11 -3
12 Corinthians-SP 43 35 11 1
13 Fluminense-RJ 42 35 11 -11 se vencer vai p 12º
14  Ceará-CE 39 35 9 -7
15  Vasco da Gama-RJ 39 35 9 -8 
16  Sport-PE 38 35 10 -22 
17 América-MG 37 35 9 -13 
18 Chapecoense-SC 37 35 9 -18 
19 Vitória-BA 36 35 9 -23 
20 Paraná-PR 22 35 4 -37

Deixe seu comentário

‘Tem prefeitura que mandou o médico embora para pegar o cubano’, diz Bolsonaro

18 Nov2018

Por Jbelmont às 21h41


Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse neste domingo, 18, que o presidente Michel Temer está tratando da questão da saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos. Bolsonaro afirmou que será necessário avaliar os casos das centenas de municípios que ficarão sem profissionais, pois, segundo ele, alguns dispensaram seus médicos para ingressar no programa federal.

“Eu não sou presidente. Dia 1° (de janeiro, após a posse), nós vamos apresentar o remédio para isso, mas o presidente Temer já está trabalhando nesse sentido”, disse.

Segundo ele, algumas prefeituras mandaram embora seus médicos para receber um profissional, com o custo assumido pelo governo federal.

“Tem prefeitura que mandou o médico embora para pegar o cubano. Quer ficar livre da responsabilidade. A saúde também tem sua responsabilidade”, disse, frisando que a convocação de profissionais do Exército só é feita em caso de necessidade.

O presidente voltou a chamar o regime de trabalho dos cubanos no Brasil de “escravidão” e afirmou que será possível substituir os profissionais se for oferecido “tratamento adequado”.

“Não podemos admitir escravos cubanos trabalhando no Brasil e não podemos continuar financiando a ditadura de Cuba”, completou.

Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Pagamento da segunda parcela do 13º pelo INSS começa no dia 26

18 Nov2018

Por Jbelmont às 15h27

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber a segunda parcela do 13º salário a partir do próximo dia 26. A primeira foi paga com antecipação, entre o dia 27 de agosto e 10 de setembro.

O depósito do abono de Natal, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, segue o calendário de pagamento dos benefícios e vai até o dia 7 de dezembro.

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao abono anual.

Na primeira parcela, quem já era aposentado ou pensionista em janeiro deste ano recebeu exatamente metade do valor de seu benefício. Portanto, o valor final do pagamento feito a partir deste mês será o benefício menos o Imposto de Renda, se houver, e o que já foi pago pelo INSS na primeira parcela.

Notícias ao Minuto

Deixe seu comentário

Ministra de Bolsonaro, a Menina Veneno, fez parceria com a JBS

18 Nov2018

Por Jbelmont às 10h37

 

A deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), conhecida como Menina Veneno, indicada por Jair Bolsonaro (PSL) para o Ministério da Agricultura, ocupava o cargo de secretária do Agronegócio do Mato Grosso do Sul quando o grupo JBS recebeu incentivos fiscais naquele estado.

A concessão de benefícios ocorreu na gestão André Puccinelli (MDB-MS) — preso em julho pela Operação Lama Asfáltica da Polícia Federal sob acusação de corrupção.

A empresa de Joesley Batista, em delação premiada, afirma que pagou durante 13 anos propinas entre 20% e 30% do valor total dos créditos tributários ao governador. O esquema teria rendido R$ 150 milhões para o grupo político de Puccinelli, segundo o Ministério Público Federal.

No período em questão, o dublê de secretária e fazendeira fez com que Tereza Cristina arrendasse uma área por R$ 918 mil anuais para a JBS. Também na campanha de 2014, Menina Veneno recebeu R$ 103 mil da empresa dos irmãos Batista a título de contribuição.

O apelido de Menina Veneno da futura ministra da Agricultura ‘pegou’ porque ela ainda recebeu doações de executivos diretamente ligados aos agrotóxicos na sua campanha de reeleição para o Legislativo. Além disso, na Câmara, Tereza Cristina batalhou pelo avanço do Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, que flexibiliza as regras para fiscalização e aplicação dos agrotóxicos.

De política

Deixe seu comentário

Bandidos mandam pelos ares em explosão caixa eletrônico no coração de Natal

18 Nov2018

Por Jbelmont às 10h26

 De polícia   


Mais uma ação criminosa contra caixas bancários foi registrada na madrugada deste domingo em Natal. 

Dessa vez, bandidos explodiram o posto de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal na Av. Deodoro, instalada numa galeria de lojas na parte da frente do Ed Solar Cidade Alta, vizinho ao hospital Varela Santiago e próximo ao Nordestão.

O caso aconteceu por volta das 3h15.

De acordo com os relatos, duas explosões acordaram todos os moradores do prédio e provocaram o estrago mostrado na foto. Há relatos de que, antes da explosão, os bandidos, fortemente armados, bloquearam o trânsito da avenida Deodoro e, depois da explosão, levaram um carro de assalto.

O local foi periciado no início da manhã. Há rachaduras nos fundos da loja. O impacto quebrou o vidro de uma das janelas no andar térreo do edifício.

 A madrugada deste domingo (18) foi de terror para moradores do bairro de Cidade Alta, na zona Leste de Natal. Bandidos explodiram caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em uma galeria de lojas na Avenida Deodoro da Fonseca. 


Segundo relatos de moradores da região, a ação aconteceu por volta das 3 horas. As duas explosões destruíram os caixas e ainda lojas vizinhas ao terminal bancário. No entanto, não há confirmação se o dinheiro foi roubado.

Durante a ação, os bandidos ainda teriam fechado o trânsito na avenida e roubado um veículo que passava pelo local.

A polícia realizou buscas, mas ninguém foi preso.

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.098: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 43,5 milhões

17 Nov2018

Por Jbelmont às 22h34

Veja as dezenas sorteadas: 02 - 08 - 18 - 27 - 38 - 60. Quina teve 85 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 33.312,96.

 

Mega-Sena, concurso 2.098: ninguém acertou as seis dezenas — Foto: Marcelo Brandt/G1


Ninguem acertou as seis dezenas do concurso 2.098 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (17) em Nazaré Paulista (SP). O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 02 - 08 - 18 - 27 - 38 - 60.

A quina teve 85 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 33.312,96. Outras 6.551 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 617,48.

O próximo concurso (2.099) será na quarta-feira (21). O prêmio é estimado em R$ 43,5 mihões.

Deixe seu comentário

‘Lula é mentor do esquema criminoso’, diz Moro

17 Nov2018

Por Jbelmont às 08h27

Acusado pela defesa de Lula e pelo Partido dos Trabalhadores de utilizar a Justiça para perseguir o ex-presidente petista, Sergio Moro elevou o tom de sua resposta: “As provas indicam que Lula é o mentor desse esquema criminoso que vitimou a Petrobras. E nós não tratamos apenas de um tríplex. Nós falamos de um rombo estimado de R$ 6 bilhões. O tríplex é a ponta do iceberg. A opção do Ministério Público foi apresentar a acusação com base nesse incremento patrimonial específico, que foi fruto da corrupção.”

As novas declarações de Moro foram feitas em entrevista veiculada na edição mais recente da revista IstoÉ. Ele respondia a uma pergunta sobre o recurso ajuizado pela defesa de Lula no Supremo depois que trocou a Lava Jato pelo posto de ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. Na peça, ao advogados pedem que Lula seja libertado e que os processos que correm contra ele em Curitiba sejam anulados.

Moro reiterou que a sentença que proferiu no caso do tríplex é de “meados de 2017.” Declarou que “a decisão é extensamente fundamentada.” Repetiu que sua deliberação “foi mantida pela Corte de apelação (o TRF-4, sediado em Porto Alegre). A partir do momento em que a Corte de apelação mantém a decisão, a decisão passa a ser dela. Não é mais nem minha.”

O ex-juiz repetiu, de resto, que enxerga as críticas do petismo e da defesa como “um álibi de Lula, baseado numa fantasia de perseguição política.” Enumerou outras condenações de sua lavra: “Vamos analisar a Operação Lava Jato. Nós temos agentes políticos que foram do Partido Progressista condenados, temos agentes do PMDB e de figuras poderosas da República, como foi o caso do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, considerado adversário figadal do PT. E, claro, condenamos também agentes do Partido dos Trabalhadores.”

Moro acrescentou: “O esquema de corrupção na Petrobras envolvia a divisão de dinheiro entre executivos da estatal e agentes políticos que controlavam a empresa. É natural que o esquema criminoso dessa espécie, quando descoberto, com políticos envolvidos, impliquem majoritariamente aqueles partidos que estavam no poder e controlavam a empresa e não legendas que se encontravam na oposição.”

Além do caso do tríplex, que rendeu a Lula 12 anos e um mês de cadeia, há na 13ª Vara Federal de Curitiba outros dois processos envolvendo o ex-presidente petista: o do sitio de Atibaia e o do terreno que a Odebrecht teria adquirido para o Instituto Lula. Instado a comentá-los, Moro preferiu se abster:

“Essa é uma questão da Justiça, a cargo da doutora Gabriela Hardt, que me substitui na 13ª Vara Federal e não seria apropriado comentar. Ela é uma magistrada muito séria e muito competente. No entanto, está em suas mãos diversos casos criminais em relação à Lava Jato, que demandam atenção dela. Então não sei se ela vai ter tempo hábil para julgar esse caso ainda este ano.”

Nesta sexta-feira, Moro formalizou seu pedido de exoneração do cargo de juiz. Algo que pretedia fazer apenas no final do ano. Com essa decisão, deflagra-se o processo de substituição definitiva do magistrado na Vara da Lava Jato. Estão aptos a concorrer à vaga mais de 200 juízes.

JOSIAS DE SOUZA

Deixe seu comentário

Lula pode ter vida mais dura na prisão depois que Moro assumir, acreditam aliados

17 Nov2018

Por Jbelmont às 08h21

Os líderes do PT mais ligados a Lula trabalham com a possibilidade de um endurecimento das regras estabelecidas para ele na cadeia, muitas delas definidas pela Polícia Federal com a anuência da vara de execução penal de Curitiba. A partir de janeiro, a corporação estará sob o comando do novo ministro da Justiça, Sergio Moro.

Mônica Bergamo

Deixe seu comentário

Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar mototaxista no RN

16 Nov2018

Por Jbelmont às 21h12

Corpo do mototaxista Gerson Kennedy Ferreira foi encontrado nesta quinta (15) em Goianinha. Ele tinha 23 anos e estava desaparecido desde a última segunda (12).

 

Gerson Kennedy Ferreira, de 23 anos, foi encontrado morto em Goianinha — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Segundo a Polícia Civil, o suspeito é o homem que teria contratado Gerson para uma viagem. "Segundo depoimento das testemunhas, o investigado alegou que não possuía o valor de R$ 35 acordado pela viagem e resolveu matar o mototaxista e ficar com a moto", disse o delegado responsável pelo caso, Wellington Guedes.

Gerson morava e trabalhava no município de Santo Antônio. De acordo com familiares, Gerson começou a trabalhar aos 18 anos de idade. Desde que ele desapareceu, amigos e colegas se organizaram para fazer buscas em Goianinha - último destino dele, antes do crime.

A polícia investiga o crime e tenta identificar o último passageiro a pegar uma viagem com Gerson. Os investigadores contam com um vídeo que mostra o momento em que o homem se aproxima do mototaxista e aparentemente explica o destino para onde ia. Em seguida, os dois deixam o ponto de mototáxi. As imagens fazem parte do inquérito policial.

Gerson deixa uma mulher com quem tinha união estável e dois filho, um de três e outro de cinco anos.

Deixe seu comentário

Presidente do TRF-4 assina exoneração de Sérgio Moro

16 Nov2018

Por Jbelmont às 13h55

Exoneração do juiz federal Sérgio Moro tem vigência a partir de segunda-feira (19). Ele deixa cargo para assumir Ministério da Justiça e Segurança Pública . 



Moro deixa o cargo porque aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública — Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo


O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, assinou, na tarde desta sexta-feira (16), o ato de exoneração do juiz federal Sérgio Moro, que tem vigência a partir de segunda-feira (19).

Moro deixa o cargo porque aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 2019.

O pedido de exoneração do titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato em 1º grau, foi recebido por Thompson Flores nesta manhã.

Nele, Moro justificou o motivo da antecipação do pedido de exoneração - já que pretendia fazê-lo em janeiro próximo à posse como ministro.

Leia a íntegra do requerimento abaixo:

"Como é notório, o subscritor foi convidado pelo Exmo. Sr. Presidente da República eleito para assumir a partir de janeiro de 2019 o cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública. Como é também notório, o subscritor manifestou a sua aceitação.

Isso foi feito com certo pesar, pois o subscritor terá que exonerar-se da magistratura.

Pretendia realizar isso no início de janeiro, logo antes da posseno novo cargo.Para tanto, ingressei em férias para afastar-me da jurisdição.Concomitantemente, passei a participar do planejamento das futuras ações de Governo a partir de janeiro de 2019.

Entretanto, como foi divulgado, houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro Governo.

Embora a permanência na magistratura fosse relevante ao ora subscritor por permitir que seus dependentes continuassem a usufruir de cobertura previdenciária integral no caso de algum infortúnio, especialmente em contexto na qual há ameaças, não pretendo dar azo a controvérsias artificiais, já que o foco é organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça.

Assim, venho, mais uma vez registrando meu pesar por deixar a magistratura, requerer a minha exoneração do honroso cargo de juiz federal da Justiça Federal da 4º Região, com efeitos a partir de 19/11/2018, para que eu possa então assumir de imediato um cargo executivo na equipe de transição da Presidência da República e sucessivamente o cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública.

Destaco, por fim, o orgulho pessoal de ter exercido durante vinte e dois anos o cargode juiz federal e de ter integrado os quadros da Justiça Federal brasileira, verdadeira instituição republicana.

Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Cordiais saudações".

Em entrevista ao Fantástico, Moro já falado sobre a relação entre o pedido de férias, comunicado no dia 5 deste mês, e a segurança da família.

"Vamos supor que, daqui a alguns dias, eu peça uma exoneração. Daqui a alguns dias acontece alguma coisa comigo, um atentado. Eu, tudo bem, morro, faz parte da profissão. Não gostaria, evidentemente. Mas minha família fica desamparada. Fica sem qualquer pensão", disse.

 

A Lava Jato com a saída de Moro

 Com o afastamento de Moro dos processos da Lava Jato, a operação é comandada, temporiamente, pela juíza Gabriela Hardt - substituta da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná.

Hardt fica à frente dos processos da Lava Jato até que seja escolhido um novo juiz titular - ela não pode assumir em definitivo porque é juíza substituta. Essa seleção será de responsabilidade do TRF-4.

Na última quarta-feira (14), foi ela quem interrogou o ex-presidete Luiz Inácio Lula da Silva na audiência referente a um processo da Operação Lava Jato que apura reformas feitas no sítio de Atibaia.

Vaga na 13ª Vara Federal

Depois da publicação do ato de exoneração do magistrado federal no Diário Oficial da União (DOU), o edital para concurso de remoção deve ser publicado.

A remoção é um concurso interno entre magistrados da Justiça Federal da 4ª Região, para preenchimento de vagas, de acordo com as regras estabelecidas na Resolução 32/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Resolução 1/2008 do Conselho da Justiça Federal (CJF) e no Regimento Interno do TRF4, artigo 371.

 

Após a publicação do edital, os juízes federais que desejarem concorrer à vaga de remoção têm o prazo de 10 dias para manifestação de interesse e três dias para desistência.

Depois, o processo é instruído e deve ter a duração de cerca de um mês.

O candidato deve ser escolhido de acordo com o critério da antiguidade. Primeiro, leva-se em conta o tempo no cargo de juiz federal na 4ª Região. Depois, a antiguidade no exercício no cargo de juiz federal substituto na 4ª Região e, por fim, o critério de classificação no concurso público.

A deliberação sobre o pedido de remoção cabe ao Conselho de Administração do TRF-4. O ato de remoção é expedido pelo Presidente do TRF-4 e publicado no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região.

Até que seja preenchida a vaga, a substituição até o exercício do novo juiz titular fica a cargo do juiz federal substituto da própria vara.

Não há redistribuição de processos, eles continuam atribuídos ao Juízo Federal, ou seja, a 13ª Vara Federal de Curitiba.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro Série A

15 Nov2018

Por Jbelmont às 22h24

34ª Rodada

Vasco da Gama-RJ 1x1 Atlético-PR
Paraná-PR 0x1 Atlético-MG
Bahia-BA 2x1 Ceará-CE
Cruzeiro-MG 1x0 Corinthians-SP
Sport-PE 0x0 Vitória-BA
Palmeiras-SP 3x0 Fluminense-RJ
Chapecoense-SC 0x1 Botafogo-RJ
Flamengo-RJ 1x0 Santos-SP
São Paulo-SP 1x1 Grêmio-RS
Internacional-RS 2x0 América-MG

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Palmeiras-SP 70 34 20 32
2 Internacional-RS 65 34 18 22
3 Flamengo-RJ 63 34 18 26
4 Grêmio-RS 59 34 16 20
5 São Paulo-SP 59 34 15 14
6 Atlético-MG 50 34 14 11
7 Cruzeiro-MG 49 34 13 0
8 Atlético-PR 47 34 13 14
9 Santos-SP 46 34 12 7
10 Bahia-BA 44 34 11 -2
11 Botafogo-RJ 44 34 11 -9
12 Fluminense-RJ 41 34 11 -11
13 Corinthians-SP 40 34 10 0
14 Vasco da Gama-RJ 39 34 9 -7
15 Sport-PE 38 34 10 -21
16 Ceará-CE 38 34 9 -7
17 Chapecoense-SC 37 34 9 -16
18 Vitória-BA 36 34 9 -22
19 América-MG 34 33 8 -12
20 Paraná-PR 21 34 4 -37

Deixe seu comentário

Desaparecido há três dias, mototaxista de Santo Antônio é encontrado morto em lixão em Goianinha

15 Nov2018

Por Jbelmont às 22h06



O mototaxista Gerson Kennedy, de 23 anos, que estava desaparecido desde a última segunda-feira (12), após sair para fazer uma corrida com destino à cidade de Goianinha, foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira, 15 de novembro. O seu corpo foi achado enterrado numa região de mata nas proximidades de um lixão, no município de Goianinha.

Um dos envolvidos no assassinato de Gerson já foi preso. Outros dois suspeitos estão sendo procurados pela polícia. Um rapaz preso ontem à tarde durante as buscas feitas na comunidade Lagoa do Poço, zona rural de Goianinha, que é usuário de drogas e tem problemas mentais, apontado como um dos suspeitos, a polícia negou sua participação no crime.

Familiares de Gerson estiveram no local e fizeram o reconhecimento do corpo. O delegado de polícia civil de Goianinha, responsável pelo caso, investiga o que teria motivado a execução do mototaxista.

Os Amigos da Onça

Deixe seu comentário

Livramento Quatro freiras sobrevivem a capotamento de carro a caminho do litoral

15 Nov2018

Por Jbelmont às 19h50

Segundo a PRF, acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (15) em Serra Negra do Norte.


Minivan ficou destruída após capotar — Foto: PRF/Divulgação
Quatro freiras sobreviveram a um capotamento de carro nesta quinta-feira (15) na BR-427, na altura da cidade de Serra Negra do Norte, no interior potiguar. Todas usavam cinto de segurança, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal.

Ainda de acordo com a PRF, duas das religiosas escaparam ilesas, uma teve ferimentos leves e a outra fraturou um braço.
As freiras, que têm entre 40 e 60 anos, haviam saído pela manhã da cidade de Cajazeiras, na Paraíba, a caminho de Tibau do Sul, no litoral Sul do RN.

No caminho, ao tentar desviar de um buraco na rodovia, a freira que conduzia o veículo, uma minivan modelo Spin, acabou perdendo o controle da direção e o carro capotou.
“Ainda bem que todas as religiosas estavam usando cinto. Isso demonstra a importância dos equipamentos de segurança”, ressaltou o inspetor Roberto Cabral, da assessoria de comunicação da PRF.




Apesar dos danos ao veículo, as quatro religiosas escaparam sem ferimentos — Foto: PRF/Divulgação
G1-RN

Deixe seu comentário

Brasil registra mais de 38 mil mortes violentas nos nove primeiros meses do ano

15 Nov2018

Por Jbelmont às 14h00

São 38.436 assassinatos. Dado é ainda maior, já que o Maranhão não informa os dados de setembro e o Paraná não divulga a estatística de julho, agosto e setembro. Índice nacional de homicídios criado pelo G1 acompanha mês a mês os dados de vítimas de crimes violentos no país.


Pelo menos 38.436 pessoas foram assassinadas nos nove primeiros meses deste ano no Brasil. Apenas em setembro foram registradas 3.721 mortes violentas.

O número, porém, é ainda maior, já que dois estados (Maranhão e Paraná) não divulgam os dados referentes a setembro. O Paraná é o único que não divulga também os dados de julho e de agosto.

O índice nacional de homicídios, ferramenta criada pelo G1, permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país.

O número consolidado até agora contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

O mapa faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra mortes violentas no país

ANÁLISE DO FBSP: Para reduzir homicídios, Brasil precisa conseguir contabilizar as vítimas

ANÁLISE DO NEV: No Norte e Nordeste, os dez estados mais violentos do Brasil

METODOLOGIA: Monitor da Violência

Desde o início do ano, jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo Fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O objetivo é, além de antecipar os dados e possibilitar um diagnóstico em tempo real da violência, cobrar transparência por parte dos governos.

Transparência
Dois estados (Maranhão e Paraná), entretanto, dizem ainda não ter os dados referentes a setembro – o Paraná também não divulga os dados de agosto e de julho. Veja a justificativa de cada um:

Maranhão: De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os dados de setembro ainda estão sendo consolidados e só deverão ser divulgados no final do ano, “obedecendo ao prazo de três meses legalmente estabelecido”.

Paraná: Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os dados (dos três meses) ainda estão sendo tabulados para posterior homologação e divulgação.

 

VER MAIS CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Marcos Loló poderá pela primeira vez concorrer ao Executivo Angicano em 2020

15 Nov2018

Por Jbelmont às 13h38

 

O vereador Macos Loló (MDB) vem forte para a próxima eleição municipal em 2020. Campeão de votos em 2016, ele ver seu nome crescendo e sendo bem aceito pela população angicana, o nome de Marcos desponta ainda mais no principal cabo eleitoral da atualidade e do futuro: as redes sociais.

Marcos foi eleito vereador pela primeira vez nas eleições dos anos 2000, ele se elegeu com 485 votos pelo extinto Partido da Frente Liberal (PFL).

Em 2004, concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito Deusdete Gomes, ambos lograram 1.263 votos, ficando na terceira colocação. Nas eleições de 2008, Marcos novamente concorreu ao cargo de vereador sendo o campeão de votos naquele ano com 613 votos de confiança dos angicanos.

Novamente, em 2012, dessa vez, estando unido politicamente ao grupo bacurau angicano foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Clemenceau Alves (MDB), porém, pela inelegibilidade de Sosô, ambos, não tiveram seus votos computados e 3.542 votos que receberam foram considerados nulos.

Em 2016, mesmo com seu nome sendo conclamado pela população angicana ele foi preterido pelo seu atual partido, e pela terceira vez concorreu ao cargo de vereador sendo outra vez o campeão com uma votação histórica, onde obteve 766 votos do povo angicano.

Em qualquer agremiação partidária, Marcos será bem recebido e ver seu nome crescendo e sendo lembrado para concorrer ao Executivo Municipal Angicano nas eleições de 2020, tempo de sobra ele tem para se articular e reunir o maior número de apoios em torno do seu projeto. É isso aí e toca prá frente Marcos!

 

Tribuna do Cabugi

Deixe seu comentário

Paulo Guedes quer acabar com o ‘toma lá, dá cá’ com o Congresso e faz promessa a novos governadores por apoio a Bolsonaro

15 Nov2018

Por Jbelmont às 09h39

Reunião da equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro com governadores Foto: Jorge William / Agência O Globo


O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes , aproveitou a primeira reunião com governadores eleitos em 2018, nesta quarta-feira, em Brasília, para colocar em prática a tentativa de negociar as pautas de interesse do governo com os chefes de Executivo, e não com parlamentares.

Esse deslocamento do histórico “toma lá, dá cá” que permeia as relações entre o Planalto e parlamentares, nas articulações sobre votações no Congresso, foi defendido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro nas eleições.
Ao lado de Bolsonaro, Guedes distribuiu promessas aos governadores, como uma reforma tributária que garanta mais recursos aos estados. Mas exigiu em troca apoio à agenda do governo Bolsonaro. A reforma da Previdência foi tratada como principal item.

– A escalada do governo federal, a hipertrofia, e esse calote sobre governos estaduais são um processo de décadas. Os impostos subiram cerca de 18%, 20% do PIB há 30 anos para até 35%, 36% do PIB atualmente. A União criou contribuições não compartilhadas com estados e municípios. Temos várias reformas em andamento. Vamos estudá-las – disse Guedes, ao iniciar as promessas de mais verbas para os estados.

Segundo o futuro ministro da Economia, umas das reformas em estudo é a tributária, com a possibilidade de unificação dos impostos.

– Em vez de vocês ficarem de pires na mão, tendo que pedir dinheiro toda hora, será o contrário. Se você conseguir unificar esses impostos, ele já chega repartido. Nem precisa passar por Brasília – afirmou.

A cobrança por apoio veio na sequência:

– Querem ajuste (tributário) mais rápido? Participem da reforma previdenciária conosco. Façam um sacrifício – disse.

O almoço foi fechado, sem a presença da imprensa. O GLOBO obteve áudio com o discurso de Guedes.

Para completar o aceno, o economista terminou suas ponderações dizendo que ministros não têm a mesma importância de governadores. Segundo ele, ninguém se lembra os nomes de ministros.

– Importantes são os que foram eleitos, governadores e prefeitos que são os representantes da população – afirmou, cobrando mais uma vez apoio à reforma da Previdência.

Megaleilão
Na saída do encontro, alguns dos governadores informaram que Guedes se comprometeu a dividir com estados e municípios o que for arrecadado no megaleilão do pré-sal, cuja expectativa é que renda aos cofres públicos cerca de R$ 100 bilhões.

– O compromisso é que parte dos recursos serão partilhados com os estados. Ele não detalhou. Ele se comprometeu a compartilhar parte da arrecadação – disse o governador eleito do Distrito.

O GLOBO

Deixe seu comentário

Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos

15 Nov2018

Por Jbelmont às 09h23

Secretários municipais de Saúde e prefeitos reagiram hoje (14) à interrupção da cooperação técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo de Cuba, que possibilitava o trabalho de cerca de 8,5 mil profissionais cubanos no programa Mais Médicos. Em nota conjunta, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apelam para a manutenção dos profissionais cubanos no Brasil sob risco de faltar atendimento à população.

Segundo as entidades, com a decisão do Ministério da Saúde de Cuba de rescindir a parceria, mais de 29 milhões de brasileiros poderão ficar desassistidos da atenção básica de saúde. Eles pediram que o presidente eleito Jair Bolsonaro reveja a decisão de aplicar novas exigências para a permanência dos cubanos no país.

“As entidades pedem a revisão do posicionamento do novo Governo, que sinalizou mudanças drásticas nas regras do programa, o que foi determinante para a decisão do governo de Cuba. Em caráter emergencial, sugerem a manutenção das condições atuais de contratação, repactuadas em 2016, pelo governo Michel Temer, e confirmadas pelo Supremo Tribunal Federal, em 2017”, diz a nota.

Cubanos

Os profissionais de nacionalidade cubana representam, atualmente, mais da metade dos médicos do programa, o que poderá acarretar em “um cenário desastroso” para pelo menos 3.243 municípios. “Dos 5.570 municípios do país, 3.228 (79,5%) só têm médico pelo programa e 90% dos atendimentos da população indígena são feitos por profissionais de Cuba”, informa a nota.

O Conasems e a FNP lembram ainda que o Mais Médicos é amplamente aprovado pelos usuários, com 85% de satisfação em relação à melhoria na assistência em saúde após a implantação do programa.

“Cabe destacar que o programa é uma conquista dos municípios brasileiros em resposta à campanha ‘Cadê o Médico?’, liderada pela FNP, em 2013. Na ocasião, prefeitas e prefeitos evidenciaram a dificuldade de contratar e fixar profissionais no interior do país e na periferia das grandes cidades”, afirmam prefeitos e secretários de saúde na nota.

Segundo as entidades, a cooperação com o governo de Cuba impactará negativamente no sistema de saúde, aumentando as demandas por atendimentos nas redes de média e alta complexidade, além de agravar as desigualdades regionais, já que a maioria dos médicos está espalhada no interior das regiões Norte e Nordeste.

“O cancelamento abrupto dos contratos em vigor representará perda cruel para toda a população, especialmente para os mais pobres. Não podemos abrir mão do princípio constitucional da universalização do direito à saúde, nem compactuar com esse retrocesso”, encerra a nota.

O presidente eleito afirmou mais cedo que pretende manter o programa, mas substituir os mais 8 mil profissionais cubanos por brasileiros ou estrangeiros de outros países. Ele afirmou que os cubanos que quiserem atuar no país devem revalidar os diplomas e se adequarem a novas regras.

Abertura de 10 mil vagas

À Agência Brasil, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, afirmou que pediu ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que o próximo edital de reposição de vagas no Mais Médicos, que previa a contratação de 1,6 mil profissionais, seja ampliado para 10 mil vagas, a fim de minimizar o impacto da saída dos cubanos. O edital poderá sair já na semana que vem.

“Minha impressão é de que os médicos cubanos devem ir embora até o fim de dezembro. Temos que ter agilidade do ministério de fazer esse chamamento”, afirmou Mauro Junqueira.

O presidente do Conasems lembra que os atuais editais do programa priorizam médicos brasileiros formados no país, seguido de médicos brasileiros formado no exterior, estrangeiros e só em último lugar a contratação de cubanos. Mesmo assim, uma demanda emergencial de tantos profissionais pode dificultar a reposição das vagas.

“A partir de segunda, vamos ter 10 mil vagas. Será que vamos ter 10 mil médicos para colocar no lugar?”, questionou.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Moto Shineray Jet 50 cc roubada nesta terça feira dia 13

15 Nov2018

Por Jbelmont às 09h01

 Moto Shineray Jet 50cc roubada em 13/11/2018. Qualquer informação ligar 84/99690-5602 

📍 Clínica de Podologia Mossoró
R. Princesa Isabel
(84) 3317-5799 que será muito bem gratificado. Falar com Regina ou Wilson

Deixe seu comentário