Tite repete escalação e ensaia quarteto ofensivo em estreia na Copa

13 Jun2018

Por Jbelmont às 18h23



O técnico Tite escalou o time titular da seleção brasileira pela primeira vez desde que chegou à Rússia, em treino realizado nesta quarta-feira (13), em Sochi. E repetiu a escalação ofensiva colocada contra a Áustria na semana passada.

Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Coutinho e Neymar; Jesus. Essa foi a equipe que Tite apostou como titular na atividade que só teve 20 minutos abertos à imprensa que está em solo russo.

Com esse time, o Brasil fez 3 a 0 na seleção austríaca no domingo (10), em Viena. Os gols foram de Jesus, Neymar e Coutinho, no que foi o último duelo preparatório para a Copa do Mundo.

A escalação ofensiva é uma aposta de Tite para bater a Suíça no próximo domingo (17), na estreia da equipe brasileira no Mundial, em Rostov-on-Don. O quarteto ofensivo será a arma da seleção contra uma equipe tradicionalmente forte defensivamente.

A Copa do Mundo começa nesta quinta (14), com o confronto entre Rússia e Arábia Saudita, em Moscou.

JOGOS DO BRASIL

​17/06 – Domingo, às 15h
Copa do Mundo
Brasil x Suíça – Rostov-do-Don, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

22/06 – Sexta-feira, às 9h
Copa do Mundo
Brasil x Costa Rica – São Petersburgo, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports​

27/06 – Quarta-feira, às 15h
Copa do Mundo
Sérvia x Brasil – Moscou, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

Folha de São Paulo

 

Deixe seu comentário

Saque do fundo Pis Pasep é liberado para todas as idade

13 Jun2018

Por Jbelmont às 13h54

O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira (13) a lei que estende o saque das cotas do Fundo PIS/Pasep para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. A medida é válida apenas até 28 de setembro.

Veja tudo CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Laíre Rosado está prestes a deixar a prisão

13 Jun2018

Por Jbelmont às 13h47

O ex-deputado federal Laíre Rosado está prestes deixar o Centro de Detenção Provisória de Apodi. O Blog do Barreto foi informado agora pela manhã que ele passaria a cumprir prisão domiciliar. A decisão judicial já estaria tomada e aguardando apenas a execução.

Ele cumpre pena de 11 anos desde o dia 22 de março.

No entanto, existe uma outra informação checada com pessoas próximas a família de que o ex-deputado passaria a cumprir regime semiaberto que permite trabalhar de dia e dormir na prisão a noite.

No entanto, paira uma dúvida porque ele ainda não cumpriu 1/6 da pena.

Deixe seu comentário

Voos da Azul entre Mossoró e Recife começam hoje

13 Jun2018

Por Jbelmont às 13h35

 

A retomada da linha comercial de voos coincide com a realização do Mossoró Cidade Junina. Também neste dia 13 a cidade comemora a resistência ao bando de Lampião, data significativa para a história local.

A cidade de Mossoró está na rota de expansão da Azul. Nesta quarta (13), com previsão de chegada às 15h, desembarca o primeiro voo da linha comercial no Aeroporto Dix Sept Rosado. A aeronave parte de Recife.

A retomada da linha comercial de voos coincide com a realização do Mossoró Cidade Junina. Também neste dia 13 a cidade comemora a resistência ao bando de Lampião, data significativa para a história local.

“O Município vê com bastante satisfação o início de uma linha regular de voos comerciais. Mais importante ainda é ver que essa retomada ocorre durante o Mossoró Cidade Junina e em uma data histórica. Sabemos que a linha vai beneficiar diretamente a economia da nossa cidade e região, movimentando o nosso turismo de eventos e também o de negócios”, comemora a prefeita Rosalba Ciarlini.

Mossoró será a 107ª base de operação da Azul e o 99º do país a ser atendido pela empresa. Segundo a companhia, os clientes que partirem de Mossoró poderão chegar a cidades como São Paulo por meio dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos. Ainda será possível conectar-se a Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Galeão), Fortaleza, Salvador, Juazeiro do Norte, Natal, Teresina, Maceió, Aracajú, Petrolina, São Luís, João Pessoa, Belém e também dois dos destinos internacionais operados pela empresa nos Estados Unidos, Fort Lauderdale e Orlando.

 

Portal Acontece

Deixe seu comentário

Convênio entre Fecam e CMM oferta mais de 150 cursos

13 Jun2018

Por Jbelmont às 08h03

Convênio entre Fecam e CMM

oferta mais de 150 cursos

Parceria foi lançada por presidentes, na noite de hoje (12)

 

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) e a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) iniciaram aplicação de convênio para qualificação de servidores da CMM, na noite desta terça-feira (12), no plenário da Casa.

O presidente da Fecam, Raniere Barbosa, entregou à presidente da CMM e vice-presidente da Fecam, Izabel Montenegro, vouchers de bolsas de estudo no ITB, instituição privada de ensino que ofertará os cursos.

“A Fecam está ofertando essa oportunidade de qualificação profissional em Mossoró, entendendo que toda a qualificação produz resultados, e parabenizo a colega Izabel pela iniciativa de contemplar os servidores da Câmara de Mossoró nesse momento”, disse Raniere Barbosa.

Expansão

Izabel Montenegro elogiou o trabalho do colega à frente da Fecam. “Grande gestor, que deu nova cara à Federação”, reconheceu a vereadora, ao acrescentar que a Câmara de Mossoró prioriza a qualificação do servidor, por entender que é meio para aperfeiçoar o trabalho e melhor atender o cidadão.

“E quero aproveitar para lançar a proposta de, em um outro momento, estender a oferta desses cursos à população mossoroense, através da Escola da Fecam”, sugeriu a vereadora, cuja ideia obteve apoio do vereador de Mossoró Petras Vinícius (DEM), que prestigiou a solenidade com o colega vereador Ricardo de Dodoca (Pros).

“Parabenizo a Fecam pela iniciativa e sugiro a extensão do projeto para jovens de Mossoró, quem sabe até como sequência do projeto Câmara Mirim, porque existem muitos jovens no município que estão à espera de uma oportunidade”, frisou.

Diretor-executivo da Fecam, o ex-vereador de Natal Júlio Protásio informou que o convênio entre ITB (presidido por Paulo de Paula, fundador da UnP), Fecam e CMM oferta 170 cursos on line, com cargas horárias que variam entre 20 a 400 horas. “O participante pode escolher o curso que melhor se identificar. A certificação é federal, reconhecida pelo MEC, e a bolsa tem validade de um ano”, explicou.

Deixe seu comentário

TRE indefere candidatura e invalida eleição suplementar em São José de Campestre

13 Jun2018

Por Jbelmont às 00h25

Pleito aconteceu no dia 3 de junho passado, depois que a prefeita e a vice da cidade foram cassadas. Decisão cabe recurso ao TSE.

 

As eleições suplementares do município de São José do Campestre, no interior do Rio Grande do Norte, foram invalidadas pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta terça-feira (12). O motivo é o indeferimento da candidatura de Eribaldo Lima (PHS), que compunha como vice-prefeito a chapa que venceu a votação ocorrida no dia 3 de junho passado.

O argumento defendido pelos desembargadores do TRE é de que Eribaldo não se filiou ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) até o período mínimo de seis meses antes da ocorrência do pleito, exigido pela lei. A Corte Eleitoral potiguar decidiu à unanimidade pelo indeferimento.

De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, cabe recurso à decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria, no entanto, não soube informar se e quando haverá novas eleições na cidade.

O vencedor das eleições suplementares para o cargo de prefeito foi Joseilson Borges da Costa (MDB), conhecido por Neném Borges. Ele já ocupava o posto interinamente, desde que a prefeita anterior foi cassada, pois era o presidente da Câmara Municipal. Com o indeferimento da candidatura do vice, a chapa inteira foi invalidada. Eles assumiriam o Poder Executivo de São José do Campestre no próximo dia 28 de junho.

 

Cassação

 

Os diplomas da prefeita e a vice-prefeita da cidade de São José do Campestre foram cassados em abril. Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges responderam a processo por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico. O município conta com 9.446 eleitores aptos a votar.

Deixe seu comentário

Policiais e bombeiros protestam nesta quinta, 14

12 Jun2018

Por Jbelmont às 12h54

Em pauta estão os recentes casos de assassinato contra policiais, valorização profissional e a não efetivação do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial com o Governo

Imagem

Reunidos em Assembleia Geral na manhã desta segunda-feira (11), os policiais e bombeiros militares do RN definiram a realização de dois atos públicos: para esta quinta-feira (14) e segunda-feira (18). Em pauta estão os recentes casos de assassinato contra policiais, valorização profissional e a não efetivação do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial – pactuado entre as associações representativas e o Governo do Estado, em janeiro deste ano.

Todos os policiais militares de folga e de serviço estão sendo convocados para participar de ato público marcado para ocorrer na próxima quinta-feira (14), às 9h, na esquina das avenidas Bernardo Vieira e Hermes da Fonseca. “Vamos protestar e cobrar das autoridades do Estado providências enérgicas e eficazes em relação à violência, que está penalizando a sociedade e os profissionais de Segurança Pública, bem como vamos exigir mais uma vez condições de trabalho aos militares estaduais”, informa o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).

Já na segunda-feira (18), haverá uma concentração em frente à Governadoria, às 9h. Desta vez, para cobrar do Executivo o cumprimento dos itens não efetivados do Termo de Compromisso firmado em janeiro deste ano. Entre as demandas em atraso está o pagamento do décimo terceiro salário; a reposição de subsídio; a majoração do vale alimentação (atualmente com valor defasado em R$ 10); renovação do fardamento (visto que a última compra foi realizada em 2015); reforma e ampliação das unidades policiais.

“As condições de trabalho continuam as piores possíveis, é urgente uma resposta. São viaturas quebradas, coletes vencidos, alojamentos insalubres. Tudo isto precisa ser resolvido porque está insustentável”, aponta o presidente da ASSPMBMRN.

 

Acordo

O Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial foi pactuado no dia 10 de janeiro deste ano, após a categoria dar início ao movimento “Segurança com Segurança”, onde policiais e bombeiros seguiram à risca a Legislação Brasileira e as normas das Corporações (Policia Militar e Corpo de Bombeiros) quanto ao uso de equipamentos e procedimentos para o trabalho.

Deixe seu comentário

PF cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete de Cristiane Brasil

12 Jun2018

Por Jbelmont às 09h47

A deputada federal Cristiane Brasil - Michel Filho / Agência O Globo/22-2-18

 

BRASÍLIA — A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, a segunda fase da operação Registro Espúrio, com o objetivo de aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua na concessão fraudulenta de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. Um dos alvos da operação é o gabinete da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB.

 

G-1

 
Deixe seu comentário

Suspeitos morrem após troca de tiros com a polícia em São Paulo do Potengi

11 Jun2018

Por Jbelmont às 22h22

Troca de tiros aconteceu durante uma festa em uma granja na zona rural de São Paulo do Potengi (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)

Três pessoas morreram, uma ficou ferida e mais de 30 foram presas em uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar realizada nesta segunda-feira (11), na zona rural de São Paulo do Potengi, região agreste potiguar. A operação aconteceu durante uma festa de uma facção criminosa.

A Polícia Civil recebeu uma denúncia de que estaria acontecendo uma festividade convocada pela facção Sindicato do Crime do RN em uma granja na região. Os agentes pediram apoio da Polícia Militar e foram até o local. Quando chegaram por lá, foram recebidos a tiros. Quatro homens teriam se levantado das mesas que estavam no terraço da propriedade e atirado contra os policiais. Foi aí que iniciou o confronto.

Três desses homens morreram e o outro foi socorrido em estado grave para o hospital. Mais de 30 pessoas que estavam na festa foram levadas para a delegacia da cidade.

Na granja, os policiais apreenderam ainda três motocicletas, três carros, quatro armas e porções de crack e cocaína. Segundo a polícia, um dos homens que morreu na troca de tiros é suspeito de chefiar o tráfico de drogas na região Agreste e de ser um dos líderes da facção Sindicado do Crime em São Paulo do Potengi e municípios vizinhos.

Suspeitos que estavam na festa do Sindicato do Crime do RN foram levados para a delegacia de São Pulo do Potengi (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)


G-1

Deixe seu comentário

Dívida milionária ameaça atendimento da Liga em Mossoró

11 Jun2018

Por Jbelmont às 20h59

LMECC vai suspender atendimentos oncológicos caso Governo do RN e Prefeitura de Mossoró não atualizem repasses em atraso



A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) afirma em comunicado emitido nesta segunda-feira (11) que vai interromper os serviços de radioterapia e quimioterapia a partir da próxima semana. A suspensão dos atendimentos, de acordo com o órgão, é fruto de atrasos no repasse do Governo do Estado e da Prefeitura de Mossoró para a casa de saúde. A dívida total seria de quase R$ 4 milhões.

A nota, assinada pelo Diretor Administrativo Sérgio Catardo e pelo presidente da LMECC Paulo Henrique Lima do Monte, diz que “a produção já auditada que deveria ter sido repassada pelo Governo do RN, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, soma aproximadamente 2 milhões e 700 mil reais”.

Ainda segundo o comunicado, “a Prefeitura Municipal de Mossoró ainda não fez o repasse de um plus que é utilizado para complementação de cirurgias e diárias de UTI, referente aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que somados chegam a aproximadamente 790 mil reais, bem como, não repassou a produção de abril, que é de aproximadamente 450 mil reais”.

A direção da LMECC assegura que comunicou ao Governo do Estado e à Prefeitura de Mossoró sobre os riscos de interrupção do atendimento. A casa espera que a situação financeira seja regularizada até a próxima segunda-feira (18) para evitar a suspensão das atividades. A Liga atende 210 pacientes oncológicos diariamente em Mossoró.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró ainda não se pronunciaram diante da iminente paralisação das operações da LMECC.

Deixe seu comentário

Dia dos namorados

11 Jun2018

Por Jbelmont às 11h08

Lançamentos FENDI

Oculum Partage Shopping 

84-3314-0064

@oculum 

Deixe seu comentário

Operação apura formação de cartel e fraude em licitações em Parnamirim

11 Jun2018

Por Jbelmont às 09h18

 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta segunda-feira (11) a operação Curto Circuito, que apura os crimes de formação de cartel, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro em Parnamirim, na Grande Natal. As Polícias Militar e Civil, através do Núcleo Especial de Investigações Criminais (Neic), participam da operação.

A operação Curto Circuito é mais um desdobramento da operação Cidade Luz, deflagrada no dia 24 de julho de 2017 pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Natal. A operação investiga contratos firmados entre a Prefeitura de Parnamirim e uma empresa que presta serviços de manutenção da iluminação pública da cidade.

A operação Curto Circuito conta com a participação de 22 promotores de Justiça e tem o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN e do MPPE, das Polícias Militares potiguar e pernambucana, e ainda da Polícia Civil do RN.

 

Portal no Ar

Deixe seu comentário

Presos fogem da Cadeia Pública de Caraúbas, no Oeste potiguar

11 Jun2018

Por Jbelmont às 09h13

Fuga aconteceu na madrugada deste domingo (10). Seis detentos conseguiram escapar.



Cadeia Pública de Caraúbas (Foto: Maykon Oliveira)

Seis presos fugiram da Cadeia Pública de Caraúbas, município da região Oeste potiguar, na madrugada deste domingo (10). De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), os detentos conseguiram serrar as grades da cela 1, no pavilhão da unidade.

Depois disso, eles quebraram o cadeado de um dos portões e pularam o muro da cadeia com auxílio de uma tereza, que é uma corda feita com lençóis. Os seis foragidos foram identificados como:

 

  • Arthur Silva Barbosa, 21 anos
  • Edson Nascimento Souza, 35 anos
  • Eduardo da Silva dos Santos, 21 anos
  • Erivan Luiz Silva de Oliveira, 27 anos
  • Mickrarrelvy de Freitas Galvão, 23 anos
  • Vanderlino Ananias da Silva, 27 anos

 

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum dos foragidos foram recapturados até o momento.

G 1

Deixe seu comentário

Parabéns Ingrid Lins!

10 Jun2018

Por Jbelmont às 21h55

Ingrid Gabrielle Lins, comemorou neste domingo mais um aniversário ao lado dos seus queridos pais, Francisco Lins e Neuza. Do noivo, amigos e familiares. Tudo aconteceu num clima de muita alegria e descontração na praia de Tibau. Veja as Fotos

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro Série A

10 Jun2018

Por Jbelmont às 20h58

Segue o líder! O Flamengo venceu mais uma no Brasileirão e abriu seis pontos de vantagem para o Atlético-MG, atual segundo colocado do campeonato. Rubro-Negro bateu o Paraná por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã, na partida em que pode ser a despedida de Vinicius Junior a frente de sua torcida. O jogador deve se transferir para o Real Madrid após a Copa do Mundo.

 

Placar 11ª Rodada

Atlético-PR 0x1 São Paulo-SP
Chapecoense-SC 2x0 Cruzeiro-MG
Vasco da Gama-RJ 3x2 Sport-PE
Corinthians-SP 0x0 Vitória-BA
Atlético-MG 5x2 Fluminense-RJ
Bahia-BA 3x3 Botafogo-RJ
Ceará-CE 2x2 Palmeiras-SP
Grêmio-RS 1x0 América-MG
Flamengo-RJ 2x0 Paraná-PR
Santos-SP 1x2 Internacional-RS

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Flamengo-RJ 26 11 8 14
2 Atlético-MG 20 11 6 6
3 São Paulo-SP 20 11 5 4
4 Grêmio-RS 19 11 5 6
5 Internacional-RS 19 11 5 5
6 Palmeiras-SP 18 11 5 7
7 Sport-PE 18 11 5 0
8 Cruzeiro-MG 17 11 5 1
9 Corinthians-SP 16 11 4 4
10 Vasco da Gama-RJ 15 10 4 1
11 Fluminense-RJ 14 11 4 -2
12 Botafogo-RJ 14 11 3 0
13 América-MG 13 11 4 -4
14 Chapecoense-SC 13 11 3 -5
15 Vitória-BA 12 11 3 -4
16 Santos-SP 10 10 3 -3
17 Atlético-PR 9 11 2 -3
18 Bahia-BA 9 11 2 -8
19 Paraná-PR 9 11 2 -9
20 Ceará-CE 5 11 0 -10


Deixe seu comentário

Brasil vence a Áustria em jogo-teste antes de ir para a Rússia

10 Jun2018

Por Jbelmont às 17h03

A vitória do Brasil por 3 x 0 sobre a Áustria, no gramado do Happel Stadion, começou a ser construída aos 34 minutos do primeiro tempo, com o gol de Gabriel Jesus que, após uma bola rebatida na zaga austríaca, sobrou no lado esquerdo para o atacante. Ele ajeitou o corpo e chutou cruzado, no lado esquerdo do goleiro Lindner.

O gol aliviou um pouco a pressão que a seleção austríaca, até então, vinha exercendo sobre o time brasileiro no primeiro tempo, com uma marcação forte e algumas vezes até faltosa. Após o gol de Jesus, a seleção passou a controlar o jogo no meio de campo, sem permitir as ações de ataque dos austríacos, até que o arbitro finalizasse o primeiro tempo.

 
 
Neymar e Coutinho trocam passes entre quatro defensores austríacos - Direitos reservados/Lucas Figueiredo - CBF

A seleção voltou para o segundo tempo sem nenhuma mudança, mas com uma postura tática mais ofensiva, principalmente pelo lado esquerdo, com as triangulações de Neymar, Coutinho e Willian. Mas foi com uma jogada que começou pela direita, com Willian, que o atacante numa assistência por cima da zaga adversária encontrou Neymar livre pelo lado esquerdo.

Restou ao craque brasileiro o trabalho de aplicar um corte seco no zagueiro Dragovic, que ficou no chão, antes de chutar para o gol sem que o goleiro Lindner nada pudesse fazer. Foi o gol de número 55 de Neymar pela seleção, aproximando-se ainda mais de marca de Romário, que tem 56 gols, segundo a contagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Com 2 x 0 no placar, Tite começou a fazer uma série de mudanças no time. Entraram Marquinhos no lugar de Thiago Silva, Fernandinho no de Casemiro e Roberto Firmino no lugar de Gabriel Jesus.

O terceiro gol brasileiro aconteceu minutos depois da entrada de Firmino. Aos 23 minutos, lembrando uma antiga parceria no Liverpool, onde jogaram juntos até Coutinho ir para o Barcelona, Firmino encontrou Coutinho livre pelo lado esquerdo e passou-lhe a bola. O jogador do Barcelona só teve o trabalho de avançar e tocar por cima de Lindner, que só viu a bola tocar o fundo da rede.

Após o gol, Tite fez novas mudanças no time: aos 29 minutos, tirou Coutinho e colocou Taisson e, aos 37, Douglas Costa entrou no lugar de Neymar. A seleção ainda tentou algumas jogadas de efeito, mas, com a vitória garantida, fez o tempo passar e esperar o juiz apitar o fim da partida. Os jogadores brasileiros saíram do Happel-Stadion de Viena aplaudido pela torcida.

A delegação brasileira deixa a capital da Áustria ainda neste domingo. A previsão de chegada a Sochi, na Rússia, está prevista para a madrugada desta segunda-feira (11). O Brasil estreia na Copa do Mundo no próximo domingo, dia 17, contra a seleção da Suíça, às 15h (horário de Brasília), no Rostov Arena.

Edição: Aécio Amado
 Tags: COPA 2018

 

Deixe seu comentário

Encontro do PR em Mossoró supera expectativas com presença de lideranças das regiões Oeste e Salineira

10 Jun2018

Por Jbelmont às 12h14



O PR lotou o auditório do Hotel VillaOeste, em Mossoró, na manhã deste sábado (09), com as presenças de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, filiados e lideranças políticas das regiões Oeste e Salineira durante o IV Encontro Regional do partido. Com o tema “Trabalho para fortalecer o RN”, o Encontro nas terras de Santa Luzia reuniu mais de 400 pessoas e teve os pré-candidatos Tião Couto e Jorge do Rosário, como anfitriões.


 

O presidente estadual do PR, João Maia, fez a abertura chamando atenção para a importância de se investir nas pessoas, capital humano, qualificar e gerar emprego. E a política tem essa responsabilidade. “O trabalhador precisa viver em uma sociedade onde as regras sejam vistas. Estudos mostram que os países que têm capital físico, tecnológico, humano e institucional,  sofrem crises mas crescem mais rápido e tem desenvolvimento. Só quem cria capital institucional é a política”, disse João Maia.

 

Durante o evento, os depoimentos de superação e empreendedorismo de cada integrante da mesa abriram espaço para a palestra do empresário Antônio Leite Jales (Toinho da Ster Bom), que encerrou o Encontro.

Um momento chamou atenção de todos, quando o empresário e pré-candidato a deputado federal Tião Couto chamou até a mesa o Sr. Francisco Ferreira Souto Filho (Soutinho), com 92 anos, que fez questão de se filiar ao PR. “Soutinho nunca havia se filiado a um  partido e o PR foi o único que despertou tal interesse”, declarou Tião Couto.

 

TN

Deixe seu comentário

Pela 1ª vez, campanha eleitoral não terá financiamento de empresas

10 Jun2018

Por Jbelmont às 12h04

Este ano, o eleitor brasileiro vai acompanhar uma campanha diferente, pois, pela primeira vez, está proibida a doação de empresas para os candidatos, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sem o dinheiro das empresas, a saída encontrada por deputados e senadores foi definir novas regras para o financiamento da propaganda eleitoral. Depois de muita polêmica e poucos dias antes do prazo final para a proibição valer em 2018, Câmara dos Deputados e Senado aprovaram a criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, por meio da Lei 13.487/2017, que soma R$ 1,716 bilhão de recursos públicos. Além desse fundo, as legendas apostam em doações de pessoas físicas e vaquinhas virtuais para aumentar o montante de recursos.

Distribuição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu como os recursos do fundo serão distribuídos. Uma pequena parcela (2%) será dividida igualitariamente entre todos os partidos. O restante será distribuído conforme a quantidade de votos que o partido receberá e a representação no Congresso. Quanto maior a bancada, mais dinheiro a legenda receberá. A referência é o número de titulares nas duas Casas – Câmara e Senado – apurado em 28 de agosto de 2017.

O partido que mais receberá recursos será o MDB com R$ 234,19 milhões (13,64%), seguido pelo PT, R$ 212,2 milhões (12,36%); e pelo PSDB, com R$ 185,8 milhões (10,83%). O PP (7,63%) ficará com R$ 130,9 milhões e o PSB (6,92%), com R$ 118,7 milhões. Já o Partido Novo, PMB, PCO e PCB (0,57%) serão as legendas com a menor fatia do fundo eleitoral, tendo direito a R$ 980 mil cada.

Os partidos poderão definir internamente os critérios da distribuição dos recursos para os candidatos, desde que com a aprovação da maioria absoluta dos integrantes da Executiva Nacional da legenda. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisará se os requisitos foram cumpridos ou poderá pedir esclarecimentos.

A partir dos critérios estabelecidos, a verba ficará à disposição dos partidos, que devem respeitar o entendimento do TSE de que, no mínimo, 30% serão aplicados para o custeio de campanhas eleitorais de mulheres. As decisões das legendas sobre a distribuição também devem ser divulgadas em suas páginas na internet.

Fundo Partidário

Por decisão da Justiça eleitoral, um outro fundo, o partidário, poderá ser utilizado nas campanhas dos candidatos deste ano. Composto por dinheiro público, o fundo é destinado originalmente ao financiamento de despesas que garantem a sobrevivência das legendas, como a manutenção de diretórios e o pagamento de pessoal. O orçamento aprovado pelo Congresso, no fim do ano passado, garantiu R$ 888,7 milhões a todas as 35 legendas registradas no TSE.

A distribuição segue a proporcionalidade do tamanho da bancada de cada legenda na Câmara dos Deputados.

Outras fontes

Mas nem só com dinheiro público serão bancadas as campanhas em 2018. Doações de pessoas físicas, limitadas a 10% do rendimento bruto do ano anterior ao das eleições, também serão permitidas. Cada pessoa não poderá doar mais que 10 salários mínimos para cada cargo ou chapa majoritária.

A internet também ganhou mais espaço nas eleições de 2018, com a liberação da arrecadação por ferramentas de financiamento coletivo, o crowndfunding ou vaquinhas virtuais, e a legalização do chamado impulsionamento de conteúdo, praticado por meio das redes sociais com empresas especializadas.

 

POLÍTICABG

Deixe seu comentário

Lula segue na liderança da corrida presidencial, mostra Datafolha

10 Jun2018

Por Jbelmont às 08h51

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preso na Polícia Federal de Curitiba há dois meses, mesmo assim, segue na liderança da corrida presidencial deste ano, com 30% das intenções de voto, como mostra a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no início da madrugada deste domingo, 10.

Sem o petista na corrida presidencial, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) continua à frente dos concorrentes, com 19%, seguido de Marina Silva (Rede), que oscila entre 14% e 15%, Ciro Gomes (PDT), que oscila entre 10 e 11%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 7% e Alvaro Dias (Podemos) com 4%.

Apesar da liderança, Lula vem registrando queda na preferência do eleitorado. Em janeiro, o Datafolha indicava que ele tinha 37% e na pesquisa divulgada no dia 15 de abril, 31% no cenário mais favorável entre nove pesquisados. Na atual mostra, nos cenários em que o petista fica fora do páreo, mais de 1/3 do eleitorado ainda diz que está sem opção de voto. E os dois candidatos mais cotados para a sua vaga, o ex-prefeito Fernando Haddad (SP) e o ex-governador Jaques Wagner (BA), aparecem com apenas 1% na pesquisa.

Votos nulos, brancos e ‘não sabem’, com Fernando Haddad ou Jaques Wagner no lugar de Lula nessa disputa, chegam a 33%. Sem o PT no páreo, esses votos chegam a 34%. E com Lula na disputa, os que dizem não ter candidato ficam em torno dos 21%.

Nessa mostra, Manuela D’Ávila (PCdoB) e Rodrigo Maia (DEM) oscilam entre 1% e 2%; Aldo Rebelo (SDD), Fernando Collor de Mello (PTC), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Afif (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), Josué Alencar (PR) e Levy Fidelix (PRTB), oscilam entre 0% e 1%. Paulo Rabello de Castro (PSC) não alcança 1% em nenhum cenário.

O candidato do presidente Michel Temer, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) aparece nessa mostra com apenas 1% das intenções de voto.

Rejeição

No quesito rejeição, o campeão é o ex-presidente Fernando Collor (PTC) com 39%, seguido de Lula (PT) com 36%, Bolsonaro (PSL) com 32%, Alckmin (PSDB) com 27%, Marina Silva (Rede) com 24% e Ciro Gomes (PDT) com 23%.

A mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 6 (quarta-feira) e 7 (quinta-feira) deste mês, teve como base 2 824 entrevistas em 174 municípios em todos os Estados do País, mais Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob número BR-05110/201

Deixe seu comentário

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 14 milhões na próxima quarta-feira

09 Jun2018

Por Jbelmont às 21h49

 
 
Nenhum apostador conseguiu acertar as seis dezenas sorteadas no concurso 2048 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado. Assim, o prêmio acumulou e, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), a projeção é que esteja por volta de R$ 14 milhões no sorteio da próxima quarta-feira.

Foram 36 apostas ganhadoras da quina, e cada uma receberá R$ 57.189,00. A quadra teve 3.611 vencedores, e cada um levará R$ 814,50.

 
As dezenas sorteadas foram: 10, 19, 26, 35, 38 e 39.
 
Deixe seu comentário

Evento reúne 2.505 mulheres tomando banho de mar nuas na Irlanda

09 Jun2018

Por Jbelmont às 17h17

Tentativa de bater recorde mundial serviu também para arrecadar dinheiro para crianças com câncer.

 

 

Um grupo de 2.505 mulheres tentou neste sábado bater o recorde mundial de "maior número de pessoas nadando nuas" na praia de Magueramore, próximo a Wicklow, na Irlanda.

O evento também serviu para arrecadar dinheiro para a Aoibheann's Pink Tie, uma entidade que cuida de crianças com câncer.

Evento reúne 2.505 mulheres tomando banho de mar nuas na Irlanda (Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters)

Deixe seu comentário

Posto que vendeu gasolina a R$ 9,99 no DF, na greve, é fechado pela BR Distribuidora

09 Jun2018

Por Jbelmont às 16h59

comércio vinha descumprindo regras da bandeira há dois anos, diz empresa. Polícia Civil investiga preço abusivo; outros postos no DF também adotaram preço.


Operários trabalham em posto fechado após vender gasolina a R$ 9,99 no DF (Foto: Marcela Lemgruber/G1)

A BR Distribuidora, controlada pela Petrobras, determinou o fechamento de um posto de combustíveis do Distrito Federal que, durante a greve dos caminhoneiros, vendeu o litro da gasolina a R$ 9,99.

G1 foi ao local em Águas Claras nesta sexta-feira (8), e se deparou com um canteiro de obras. A fachada já foi descaracterizada, e o acesso, coberto por tapumes de metal. A reportagem não conseguiu contato com o proprietário do posto para perguntar o que será feito no lote.

Segundo a empresa, o posto – que funcionava com a bandeira da Petrobras – já vinha descumprindo o contrato há cerca de dois anos. O preço abusivo, segundo a BR Distribuidora, foi "o ponto final da questão".

Posto de Águas Claras anunciou 'promoção' a R$ 9,99, durante a greve dos caminhoneiros (Foto: Reprodução)

A Petrobras não informou quais foram as outras normas descumpridas, mas explicou que "há recomendações" que o revendedor de uma distribuidora desse porte deve cumprir.

A lista inclui: comprar combustível apenas da distribuidora vinculada, participar das campanhas e promoções da rede, e fazer todos os pagamentos no prazo.

Ainda segundo a Petrobras, o posto que recebeu ordem de fechamento sempre pertenceu à bandeira BR. Há quatro meses, devido aos conflitos com a rede, a fachada foi "renomeada" para a sigla JR.

A distribuidora diz, ainda, que fez várias notificações extrajudiciais nos últimos anos. Sem sucesso, teve de recorrer à Justiça para garantir o fechamento do comércio.

Placa de posto fechado nesta sexta, no DF, indicando 'promoção' de gasolina a R$ 4,69 (Foto: Marcela Lemgruber/G1)

 

Relembre

 

O cartaz de R$ 9,99 surgiu na madrugada do último dia 24, quando os estoques de combustíveis no DF começaram a sumir. O motivo era a greve de caminhoneiros, que complicou o fluxo de produtos para a capital federal por quase duas semanas.

Pelo menos dois postos da região adotaram a mesma estratégia. O posto que foi fechado, da BR Distribuidora, fica a poucos metros de um outro, que opera sob a bandeira Ipiranga e foi flagrado pela redação da TV Globo naquela madrugada.

Mesmo com o valor abusivo, havia dezenas de carros enfileirados para encher o tanque. "Todos que estavam na fila abasteceram a esse preço", contou o servidor público Alex Nunes, naquele momento.

Os consumidores também informaram que o posto estava se recusando a emitir nota fiscal. Com as reclamações, cerca de meia hora depois do registro, o valor caiu para R$ 5,99 – uma cifra acima do que, depois, foi definido como "teto" para o combustível no DF.


Preço da gasolina a R$ 5,99, em posto que chegou a cobrar R$ 9,99 durante a greve (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na época, ninguém do posto quis comentar o assunto. No dia 25, poucas horas após o flagrante, a Polícia Civil informou a abertura de uma investigação contra o estabelecimento. A suspeita é de aumento abusivo de preço, considerado crime contra a economia popular.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Deixe seu comentário

Cargos fantasmas serviam para comprar deputados na Assembleia Legislativa do RN, diz delatora

09 Jun2018

Por Jbelmont às 16h29

Ex-procuradora-geral da Casa, Rita das Mercês contou ao Ministério Público como o esquema acontecia.



Rita Mercês foi presa na Operação Dama de Espadas (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

 

O acordo de delação foi fechado em decorrência da Operação Dama de Espadas, deflagrada pelo Ministério Público em agosto de 2015. A investigação abrange as administrações do deputado Ricardo Motta e também do governador Robinson Faria, quando eles estavam na presidência da Casa Legislativa do Estado.

G1 procurou o advogado de Robinson Faria, mas não conseguiu contato. No entanto, a assessoria de Comunicação do Governo do Estado enviou nota, em que diz que “O Governo do RN não irá se pronunciar sobre temas relacionados à operação Dama de Espadas, por se tratar de assunto já explicado à exaustão ao longo dos últimos três anos, de âmbito pessoal e anterior ao cargo de governador”

Os advogados de Ricardo Motta disseram que o deputado vai se manifestar nos autos do processo, e que “a delação não trouxe nenhum elemento novo de prova e que será comprovado que não houve nenhum dos fatos ali narrados e que a simples palavra do colaborador deve ser provada de forma cabal e não apenas por presunção”.

A delação foi homologada pelo ministro Edson Fachin, e o processo corre no Supremo Tribunal Federal (STF), porque há investigados que têm foro privilegiado.

Em seu depoimento, Rita das Mercês afirmou que todos os deputados sabiam do esquema. “O esquema, todos os deputados sabiam de como era a questão dos laranjas, dos fantasmas, porque isso é público e notório diante da Assembleia que o gabinete, que é mínimo, não cabe 60, 70 pessoas indicadas pelo deputado”, declarou.


Além de deputados, segundo a ex-procuradora, cargos foram ocupados por indicação de desembargadores do Tribunal de Justiça do RN, conselheiros do Tribunal de Contas, ex-governadores, deputados federais e senadores, além de prefeitos e vereadores de Natal e de cidades do interior, que também se beneficiariam financeiramente.

A maior parte dos cargos ficava com os deputados estaduais em exercício. “Geralmente, quando tinha uma votação de interesse do presidente, as vezes do Executivo, alguns deputados negociavam não eram nem cargos, eram valores que eram distribuídos em cargos. O deputado dizia: eu preciso de mais R$ 30 mil. Então esses R$ 30 mil eram distribuídos em cargos comissionados, gratificações”, afirmou Rita das Mercês.

De acordo com Rita, as vagas pertenciam à estrutura organizacional da Assembleia e eram negociadas pelo presidente de acordo com a “necessidade”. “Com Robinson aconteceu várias vezes, essas negociações. Tanto na reeleição quanto nas aprovações de projeto de lei. Mas aparecia mais essas negociações quando da reeleição do cargo para presidente. Ele foi presidente quatro vezes”, ressaltou. “Sempre que havia eleição para presidente, era uma nova negociação com os deputados”.

Ainda conforme a delação de Rita das Mercês, após as nomeações dos servidores ela recebia as informações para alimentar uma planilha com os nomes dos “fantasmas” e quem os tinha indicado. Em alguns casos, porém, ela afirma que não era possível saber quem era o autor da indicação. A planilha foi entregue pela delatora aos procuradores do Ministério Público.

“A coordenadoria de Recursos Humanos fazia os atos, as portarias, e depois ela me informava, porque o presidente, quando necessitava saber quanto um deputado tinha... Por exemplo, o deputado fulano de tal exigia mais dinheiro. Ai o presidente precisava saber quanto o deputado já tinha em folha. A gente tinha que informar”, disse.

 

Judiciário na delação

 

Nas planilhas de Rita das Mercês não constam nomes apenas de deputados. Desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, magistrados que ocupam o mais alto cargo do judiciário estadual, também estariam envolvidos na indicação de servidores fantasmas do Poder Legislativo. Em contrapartida, deputados também indicavam pessoas para cargos no Judiciário, de acordo com a delatora.

Pelo menos oito dos 15 desembargadores ativos e dois aposentados contavam com cargos no Legislativo. Conforme Rita das Mercês, parte dos servidores indicados pelos magistrados trabalhava no Legislativo. Outros não. Questionada pelo MP sobre o motivo dessas indicações, Rita afirmou que acreditava ser para manter um “bom relacionamento com os representantes do Poder Judiciário do Estado”.

Deputados com cargos na Justiça


Da mesma forma que desembargadores teriam feito pedidos aos deputados para inclusão de pessoas ligadas a eles na folha de pessoal da Assembleia, parlamentares teriam feito indicações para cargos no Tribunal de Justiça. A delatora afirmou que ouviu falar de indicações de deputados, mas confirmou apenas uma de que tinha conhecimento.

De acordo com Rita, ela indicou uma neta por sugestão do deputado Ricardo Motta (PSB). Porém, houve uma condição: metade do salário ficaria com o próprio deputado. “Ele chegou na minha sala, disse que tinha um cargo e se eu tinha alguém para indicar, por que ele não tinha de nível superior. E eu falei que tinha uma neta e indiquei. Ele disse que a metade do salário era dele”, disse aos investigadores.

G-1

Deixe seu comentário

Ritinha das Mercês na sua delação acusa gente da imprensa

09 Jun2018

Por Jbelmont às 09h25

Nos anexos mapeados, ela também indicou a existência ainda de profissionais da imprensa como beneficiários de um esquema que consistia em inserir nomes na folha de servidores da ALRN, sem a devida contraprestação.

Deixe seu comentário

Delação de Rita das Mercês reitera e generaliza acusações sobre TODOS os poderes do RN

09 Jun2018

Por Jbelmont às 09h09

Por Bruno Giovanni

O BlogdoBG teve acesso a parte da coloboração da ex-procuradora da Assembleia, Rita das Mercês. Em delação feita ao Ministério Público Federal, a ex-procuradora da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês, implicou membros de todos os poderes do Rio Grande do Norte, apesar das acusações já terem sido tratadas em ações como as operações “Dama de Espadas” e “Anteros”.

Foram nove desembargadores citados entre atuais e aposentados, quatro ex-governadores, o atual governador, cinco deputados federais, um ex-deputado federal, dois senadores, um ex-senador, mais de 20 deputados e ex-deputados estaduais, oito conselheiros do TCE e outro políticos.

Também há referências a dois promotores do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Nos anexos mapeados, ela também indicou a existência ainda de profissionais da imprensa como beneficiários de um esquema que consistia em inserir nomes na folha de servidores da ALRN, sem a devida contraprestação.

As acusações deverão gerar implicações sobre órgãos de controle, como os conselhos nacionais do Justiça e do Ministério Público, para apurar eventuais ilícitos nos órgãos.

Os 14 anexos de sua delação constam da ação penal que está tramitando na Justiça Estadual, foro da Operação Dama de Espadas.

Deixe seu comentário