Câmara entrega reforma da Previdência e proposta começa a tramitar no Senado

08 Ago2019

Por Jbelmont às 16h36

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Depois de 168 dias tramitando na Câmara, a reforma da Previdência chegou ao Senado na tarde desta quinta-feira (8).

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi à presidência do Senado e entregou ao chefe da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a PEC (proposta de emenda à Constituição).

De posse do texto aprovado na noite de quarta-feira (7) na Câmara, Alcolumbre fará a leitura da matéria em plenário e então a encaminhará à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), por onde tem início a tramitação.

O relator da PEC no Senado será Tasso Jereissati (PSDB-CE), que pretende já ver aprovado na semana que vem um requerimento para realização de uma audiência pública.

A expectativa de Alcolumbre, Jereissati e da presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), é que a proposta passe um mês na comissão. São necessários 14 votos dos 22 membros.

Aprovada, ela segue para o plenário, onde é preciso ser votada em dois turnos.

Aqui, em cada uma das votações, são necessários ao menos 49 votos dos 81 senadores.

A expectativa do presidente do Senado é que a Previdência seja aprovado até, no máximo, o início de outubro.

O Palácio do Planalto quer resolver esta questão até o fim de setembro.

Em nota, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse esperar aprovação em seis semanas, ou seja, até 20 de setembro.

Se não houver alterações neste texto, ele segue para promulgação. Caso contrário, tem que voltar para a Câmara.

Somente após a aprovação do texto principal é que começará a tramitar a chamada PEC paralela, na qual o Senado pretende incluir estados e municípios na reforma. Outras alterações também podem ser incluídas neste novo texto.

O relator da PEC paralela também será Tasso Jereissati.

Enquanto isso, a Câmara vai discutir a aposentadoria de militares. A comissão deve ser instalada na semana que vem.

Deixe seu comentário

Gilmar Mendes impede que Glenn Greenwald seja investigado por obtenção de mensagens

08 Ago2019

Por Jbelmont às 10h00

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade e deu liminar nesta terça-feira (7) para impedir que o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, seja investigado e responsabilizado pelas autoridades públicas e órgãos de apuração administrativa ou criminal (como a Polícia Federal) pela “recepção, obtenção ou transmissão” de informações publicadas na imprensa.

O site de Greenwald tem publicado, desde junho, mensagens atribuídas ao ex-juiz federal Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato.

Para o ministro, a liberdade de expressão e de imprensa “não pode ser vilipendiada por atos investigativos dirigidos ao jornalista no exercício regular da sua profissão”.

“É corolário imediato da liberdade de expressão o direito de obter, produzir e divulgar fatos e notícias por quaisquer meios. O sigilo constitucional da fonte jornalística (art. 5º, inciso XIV, da CF) impossibilita que o Estado utilize medidas coercivas para constranger a atuação profissional e devassar a forma de recepção e transmissão daquilo que é trazido a conhecimento público”, escreveu Gilmar em sua decisão.

“A constrição de liberdades individuais do jornalista com a finalidade de desvendamento do seu sigilo de fonte, mesmo quando ocorre por meios institucionalizados de persecução, pode vir a configurar inequívoco ato de censura”, completou o ministro.

Rejeição. Em manifestação encaminhada ao STF nesta quarta-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) havia se posicionado pela rejeição de uma ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade para suspender supostos inquéritos que teriam sido instaurados para investigar o jornalista Glenn Greenwald.

O órgão, que defende os atos do governo federal, também defendeu a impossibilidade de “intervenção prematura do Poder Judiciário sobre atos do Poder Público, futuros ou em formação, em face da potencial usurpação de competências dos demais poderes”.

Para Gilmar Mendes, a AGU e da Polícia Federal, embora “não confirmem a existência de inquéritos instaurados até o momento presente, nenhum desses órgãos descartou a possibilidade futura de abertura” de procedimentos contra Glenn Greenwald.

“A própria maneira escamoteada e automatizada como vêm se desenvolvendo atos inquisitivos sobre a movimentação financeira dos cidadãos confirma que a demora na concessão da tutela pleiteada nesta ação traduz-se em perigo de dano irreparável às garantias individuais do jornalista”, concluiu o ministro.

ESTADÃO CONTEÚDO

Deixe seu comentário

Homens armados invadem casas e matam quatro no município de Touros

08 Ago2019

Por Jbelmont às 09h18

Dois jovens e dois adolescentes foram assassinados a tiros na noite desta quarta-feira (7) em um assentamento rural no município de Touros, no litoral Norte potiguar. Ninguém foi preso. Dois irmãos estão entre as vítimas, e todos eram primos.

Segundo a Polícia Militar, a chacina aconteceu no assentamento Vila Israel, por volta das 21h30, onde os criminosos invadiram uma casa e mataram uma das vítimas. Em seguida, entraram em outra residência e executaram as outras três.

Ainda de acordo com a PM, os mortos foram identificados como:

José Maria Soares da Silva, de 14 anos;
Jacson Barbosa da Silva, de 16 anos;
Judson Lima Alves da Silva, de 20 anos;
Adriano Soares da Silva, de 22 anos.
Adriano e José Maria são irmãos, e primos dos demais.

A PM disse que ainda fez buscas pela região, mas não encontrou os criminosos.

Ainda não há informações sobre suspeitos ou motivação para os assassinatos.

Deixe seu comentário

Câmara rejeita destaques e aprova reforma da Previdência em 2º turno; texto vai ao Senado

08 Ago2019

Por Jbelmont às 00h18

A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira (7) a votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência.

Durante a sessão, que se estendeu por mais de 9 horas, os deputados rejeitaram oito destaques, propostas que tinham o objetivo de retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada.

Esse texto-base era igual ao aprovado em primeiro turno, ainda em julho – a redação foi mantida. A votação da reforma em dois turnos é uma exigência constitucional, uma vez que o projeto do governo é justamente uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

Com a conclusão da votação pela Câmara, nesta quarta-feira, a reforma da Previdência será encaminhada para análise do Senado. A expectativa é que o texto já seja enviado nesta quinta-feira.

 

Deixe seu comentário

Deputados mantêm aposentadoria especial para professores

08 Ago2019

Por Jbelmont às 00h00

 

Por 394 votos a 9, o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou destaque do Partido Novo e manteve as idades especiais de aposentadoria para professores aprovada na reforma da Previdência. Os trabalhadores da categoria se aposentarão aos 60 anos (homens) e 57 anos (mulheres), desde que cumpram o pedágio especial de 100% do tempo que falta para a aposentadoria pelas regras atuais.

O Novo queria retirar esse ponto do texto aprovado ontem (6) em segundo turno, assim como toda a regra de transição que instituiu o pedágio de 100%. Caso o destaque fosse aprovado, os professores se aposentariam aos 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres). Além de suprimir a regra que menciona uma redução da idade de aposentadoria para os professores, o destaque retiraria a garantia de que os benefícios previdenciários seriam reajustados pela inflação para garantir seu valor real.

No momento, a Câmara analisa destaque parecido do PDT. Diferentemente do Novo, que pretendia cortar da reforma toda a regra de transição incluída pela comissão especial, o PDT quer suavizar a regra. O partido quer suprimir apenas o trecho que menciona o pedágio de 100%, instituindo um pedágio de 50% por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela.

O texto aprovado em segundo turno estabelece que trabalhadores da iniciativa pública e privada podem aposentar-se a partir dos 57 (mulheres) e dos 60 anos (homens), com pelo menos 30 anos de contribuição (mulheres) e 35 anos (homens), desde que trabalhem o dobro do tempo que falta para a aposentadoria pelas regras atuais.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

STF suspende transferência para presídio paulista e decide manter Lula preso em Curitiba

07 Ago2019

Por Jbelmont às 23h35

 

Ao analisar nesta quarta (7) pedido da defesa do ex-presidente em caráter de urgência, 10 dos 11 ministros do Supremo concordaram em manter ex-presidente na sede da PF no Paraná.

STF mantém ex-presidente Lula preso em Curitiba

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (7), por 10 votos a 1, a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e decidiu mantê-lo preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello.

O caso foi levado ao Supremo pela defesa de Lula depois de o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da Justiça estadual de São Paulo, ter decidido mais cedo que o ex-presidente cumpriria pena em Tremembé. Essa decisão foi tomada horas depois de a juíza federal do Paraná Carolina Lebbos emitir ordem de transferência de Lula de Curitiba para um presídio paulista.

Após receber no Supremo parlamentares que protestavam contra a transferência, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, decidiu em caráter de urgência submeter o recurso de Lula ao plenário do tribunal enquanto ainda transcorria a sessão desta quarta – até aquele momento, os ministros julgavam uma ação que questiona trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em menos de meia hora, os ministros decidiram manter o ex-presidente em Curitiba até que a Segunda Turma do STF conclua o julgamento de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, na condução do processo do triplex de Guarujá (SP), no qual Lula foi condenado. Na ação, a defesa aponta parcialidade do ex-juiz no julgamento e, em razão disso, pede que o ex-presidente seja libertado.

 

VEJA MAIS CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Lula será transferido para penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo

07 Ago2019

Por Jbelmont às 12h47

O juiz corregedor Paulo Eduardo de Almeida Sorci, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a transferência do ex-presidente Lula para a Penitenciária II de Tremembé “José Augusto César Salgado”, localizada no interior de São Paulo.

O juiz atendeu a pedido formulado pela juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Lebbos, que determinou nesta quarta a remoção do ex-presidente da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba para uma unidade prisional de São Paulo, atendendo a um pedido da PF.

O Globo

Deixe seu comentário

Justiça autoriza transferência de Lula para São Paulo

07 Ago2019

Por Jbelmont às 10h29

AA juíza Carolina Lebbos autorizou transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está detido na carceragem a Polícia Federal (PF), em Curitiba, para um estabelecimento prisional de São Paulo. A decisão foi publicada no sistema da Justiça Federal do Paraná às 8h46 desta quarta-feira (7).

Deixe seu comentário

Polícia Civil descobre casa em Natal usada para desmanche de motores de carros roubados

07 Ago2019

Por Jbelmont às 08h40

Doze motores de carros de alto padrão foram encontrados, a maioria com a numeração raspada. Empresário suspeito deve se apresentar nesta quarta (7).

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) descobriram na tarde desta terça-feira (6), escondidos dentro de uma casa na Zona Norte de Natal, doze motores de carros de alto padrão, como Jetta, Corolla e Civic. Três pessoas foram levadas para a delegacia e um empresário deve se apresentar à polícia nesta quarta (7). A operação foi batizada de 'Spero', que em latim significa esperança.

 

 

Motores estavam escondidos dentro de uma casa na Zona Norte de Natal — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação


Segundo o delegado Normando Feitosa, responsável pela investigação, já foi possível constatar que quatro dos doze motores pertenciam a veículos com queixa de roubo. "Pela numeração que tem nos blocos dos motores confirmamos que eles eram de carros roubados. Os demais certamente também são, mas não conseguimos saber de quais veículos porque a numeração já havia sido raspada", explicou.

Ainda de acordo com Normando, a casa fica no bairro Igapó, na Zona Norte da cidade. "Chegamos lá após uma intensa investigação. Na saída do imóvel, ainda conseguimos deter duas pessoas que estavam chegando ao local para buscar um dos motores. Elas disseram que foram lá a mando de um empresário, que é dono de uma loja que faz revisão e troca de óleo. Fomos até a loja, mas o dono não foi encontrado. Depois, advogados dele nos procuraram e disseram que ele deve se apresentar nesta quarta", acrescentou o delegado.

Além dos dois detidos, um funcionário do empresário também foi levado para prestar depoimento. Ele e os outros dois já foram ouvidos e liberados. Os doze motores foram apreendidos e deverão passar por perícia.

G1RN

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.176: aposta única do RJ acerta as seis dezenas e fatura R$ 30,5 milhões

06 Ago2019

Por Jbelmont às 22h43

Veja as dezenas sorteadas: 08 - 23 - 25 - 39 - 43 - 44. Quina teve 61 acertadores; cada um ganhará R$ 32.544,44. 

 

Aposta única da Mega-Sena custa R$ 3,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Uma aposta única do Rio de Janeiro (RJ) levou sozinha o prêmio de R$ 30.505.746,02 milhões no concurso 2.176 da Mega-Sena, realizado na noite desta terça (6) em São Paulo.

Veja as dezenas sorteadas: 08 - 23 - 25 - 39 - 43 - 44.

A quina teve 61 apostas ganhadoras; cada um receberá R$ 32.544,44. Já a quadra teve 4.688 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 604,95.

O próximo sorteio será na quinta (8) devido à semana especial de Dia dos Pais. O prêmio é estimado em R$ 2 milhões.

Deixe seu comentário

372 mil potiguares inadimplentes têm dívidas de até R$ 500, diz Serasa Experian

06 Ago2019

Por Jbelmont às 19h57

Quase 982 mil potiguares estão endividados, segundo a Serasa Experian — Foto: Igor Jácome/G1 


De quase 982 mil potiguares inadimplentes, mais de um terço (37,9%) – cerca de 372,5 mil pessoas – têm dívidas em atraso de até R$ 500. É o que aponta levantamento da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira (6).

Juntas, essas dívidas somam R$ 585.272. Ainda de acordo com o levantamento, a região Nordeste tem 7 milhões de inadimplentes nessa condição - representando 30,3% do total de 23 milhões de pessoas em todo o país.

"A Bahia é o (estado nordestino) que apresenta maior volume de pessoas com contas pendentes, com pouco mais de 2 milhões, seguida por Pernambuco (1,1 milhão). Em média, estas pessoas têm duas contas negativadas que somam até R$ 500", ressaltou a empresa. O Rio Grande do Norte fica na sexta posição, entre os nove estados, à frente de Alagoas, Piauí e Sergipe.

A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou nesta segunda-feira (5) o calendário de saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os trabalhadores poderão fazer saques de até R$ 500 de todas as contas de FGTS que possuírem, sejam ativas ou inativas (do emprego atual ou dos anteriores).

Não há limite do número de contas para os saques. Por exemplo, se o trabalhador tiver seis contas entre ativas e inativas ele pode sacar até R$ 3.000 – R$ 500 de cada conta. Se tiver R$ 270 na conta, por exemplo, poderá retirar o valor total.

G1RN

Deixe seu comentário

Governo do RN anuncia mudança de diretor geral no Detran

06 Ago2019

Por Jbelmont às 19h54

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta terça-feira (6) a substituição do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De acordo com o Executivo, o diretor Octávio Santiago apresentou pedido de exoneração "por questões de foro íntimo" à governadora Fátima Bezerra (PT). O atual chefe de gabinete assume o cargo.

Engenheiro mecânico e de segurança no trabalho, Octávio Santiago é aposentado do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e foi nomeado para o cargo no dia 18 de janeiro deste ano. A governadora aceitou o pedido e agradeceu o trabalho da atual equipe à frente do órgão.

Diante do pedido, o governo anunciou que o atual chefe de gabinete do diretor, Jonielson Pereira de Oliveira, vai assumir o posto, para evitar descontinuidade das atividades.

O novo diretor é graduado em direito e no curso de formação de Executivo, com ênfase em gestão empresarial pela Universidade Potiguar; Pós Graduando em Direito e Processo do Trabalho pela UNI-RN.

Deixe seu comentário

Saúde Pública Duas ações pedem bloqueio de contas de prefeitura

06 Ago2019

Por Jbelmont às 19h03

Do Blog Saulo Vale

A Junta Interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) pediu judicialmente o bloqueio nas contas da Prefeitura.

Centenas de vidas sob comprometimento aguardam decisão judicial para cobertura de dívidas (Foto: arquivo)

O motivo é a dívida que a Municipalidade acumula com os serviços neonatal e de pediatria, prestados pela Neoclínica. A dívida chega a R$ 678 mil e é refente aos meses de abril, maio e junho deste ano.

A decisão deve ser tomada pela 8ª Vara da Justiça Federal, com sede em Mossoró.

Assim, pelo menos dois pedidos diferentes de bloqueio de contas da Prefeitura estão protocolados judicialmente, devido dívidas com entidades médicas: um feito pela Clínica de Anestesiologia de Mossoró (CAM), no valor de pouco mais de R$ 400 mil, e esse outro do HMAC, em favor da Neoclínica.

Deixe seu comentário

ABC vence o Ferroviário com gol no final e se mantém vivo na Série C

06 Ago2019

Por Jbelmont às 09h26

O ABC entrou em campo na noite desta segunda-feira, 5, para encarar o Ferroviário-CE na Arena Castelão, em Fortaleza, num duelo válido pela décima quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Em campo, o Alvinegro sofreu, mas conseguiu fazer um gol nos minutos finais para garantir a vitória de 2 a 1 diante da equipe cearense.

Durante todo o primeiro tempo, o ABC fez um jogo de segurança, buscando principalmente não tomar gols do Ferroviário. E deu certo. A etapa inicial terminou empatada em 0 a 0, resultado que ainda não era suficiente para amenizar o drama do time na luta contra o rebaixamento para a Série D do ano que vem.

Na volta do intervalo, porém, a história foi outra. Mais ofensivo, o Alvinegro passou a pressionar mais o adversário e abriu o placar aos 12 minutos com o centroavante Lohan. Porém, uma falha da defesa permitiu o empate cearense com Hiltinho, ex-América, aos 23 minutos.

Depois do empate, o Ferroviário cresceu e pressionou, mas não soube furar o bloqueio do ABC, que aos 48 minutos, liderado pelo ídolo e craque Wallyson, fez o gol da vitória. Foi o primeiro triunfo da equipe potiguar fora de casa desde 2017 na competição.

Diante do resultado, o ABC chegou aos 14 pontos conquistados e deixou a lanterna do Grupo A da Série C. No entanto, ainda não conseguiu sair da zona de rebaixamento. Isso porque o Globo venceu o Náutico por 2 a 0 em Ceará-Mirim e manteve a vantagem de 2 pontos para o Alvinegro. O próximo compromisso do ABC será no fim de semana que vem, contra o Imperatriz-MA, fora de casa.

Deixe seu comentário

Extremoz Ex-prefeito é denunciado por não prestar contas de verba federal para a educação

06 Ago2019

Por Jbelmont às 09h23

 

Klauss Rêgo deveria ter explicado como empregou recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, mas não o fez, segundo o Ministério Público; pena pode chegar a 12 anos de prisão

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação de improbidade e uma denúncia contra o ex-prefeito de Extremoz Klauss Francisco Torquato Rêgo, por não ter prestado contas de recursos recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e que deveriam ser utilizado em melhorias nos colégios municipais, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em 2015.

Naquele ano, o FNDE repassou à prefeitura, através do PDDE, R$ 170,5 mil. A prestação de contas quanto à aplicação dos recursos deveria ter sido apresentada até 30 de abril de 2016, ainda durante a gestão de Klauss Rêgo. Contudo, segundo o MPF, ele se omitiu do dever, mesmo tendo sido alertado diversas vezes pelo próprio Fundo Nacional.

Somado a isso, antes de encerrar seu último mandato (ele governou a cidade de 2009 a 2016), Klauss Rêgo teria ocultado os documentos da Prefeitura Municipal relativos a esses recursos, dificultando não só uma possível futura prestação de contas por parte de seu sucessor, como também prejudicando o trabalho dos órgãos de fiscalização.

Na denúncia, o ex-prefeito é acusado de crime de responsabilidade por se apropriar de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, como também de utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos.

Esses atos podem ser puníveis com penas de dois a doze anos de reclusão. Já na ação de improbidade, caso condenado, ele poderá perder a função pública que eventualmente exerça, além de ter suspenso seus direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa, entre outras sanções.

Deixe seu comentário

Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta terça

06 Ago2019

Por Jbelmont às 08h37

O concurso 2.176 pode pagar um prêmio de R$ 32 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira (6) em São Paulo (SP).

Deixe seu comentário

Bolsonaro assina MP para antecipar primeira parcela de 13º para aposentados

05 Ago2019

Por Jbelmont às 20h22

A expectativa é beneficiar 30 milhões de pessoas e injetar R$21 bi na economia

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta segunda-feira uma uma medida provisória (MP) que garante a antecipação da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS todos os anos. Até agora, desde 2006, o adiantamento era feito por decreto. O mês para o saque dependia da vontade do governo.

A expectativa neste ano é beneficiar 30 milhões de pessoas e injetar na economia R$ 21 bilhões. A MP torna a antecipação da primeira parcela do 13º obrigatória. O saque será feito seguindo o calendário normal do INSS, entre o fim de agosto e o começo de setembro. O dinheiro será depositado junto com a aposentadoria regular do segurado.

— Esse ato além de aquecer a economia, proporciona segurança e previsibilidade para os aposentados, que terão a garantia e a certeza de que receberão essa antecipação todos os anos — disse o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros.

Por que a reforma é necessária?
Foto: ArteFoto: Arte
Em 2018, o rombo da Previdência (INSS) foi de R$ 194 bilhões. O país está envelhecendo rapidamente e é um dos poucos do mundo a não exigir idade mínima. Conheça as mudanças previstas na reforma da Previdência do presidente Bolsonaro e mantidas pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP). Calcule aqui quanto tempo falta para se aposentar pela proposta.

Terá direito à antecipação todos os segurados com benefícios administrados pelo INSS, como aposentados e quem recebeu auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou pensão por morte.

— Estamos transformando essa política, que sempre foi de governo, em política de estado. Os aposentados terão garantia que receberão esse pagamento — disse o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Como se trata de medida provisória, a regra já está valendo. Mas a MP precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional, dentro de 120 dias, para se tornar definitivamente lei.

Deixe seu comentário

Operação Lei Seca autua 55 motoristas em Santa Cruz, RN

05 Ago2019

Por Jbelmont às 12h33

Outras 33 pessoas foram autuadas por outras infrações de trânsito, entre a noite deste sábado (3) e a madrugada de domingo (4).

Operação Lei Seca aconteceu em Santa Cruz, RN, neste fim de semana — Foto: Lei Seca/Divulgação

Pelo menos 55 condutores de carros e motos foram autuados por dirigir ou pilotar veículos sob efeito de álcool, durante a Operação Lei Seca que aconteceu entre a noite de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4) em Santa Cruz, distante cerca de 115 quilômetros de Natal. Outros 33 autos, por outras infrações, foram registrados durante a ação.

De acordo com o comando da Operação, um total de 681 condutores foram abordados durante um evento que aconteceu na cidade. Parte dos condutores autuados iria pegar estrada mesmo sob efeito de álcool. Alguns pilotavam motocicletas, o que aumentaria ainda mais os riscos.

"O evento é uma festa tradicional que ocorre em algumas cidades do interior e reúne vários motociclistas de todos os cantos, inclusive de estados vizinhos. A operação visou garantir a segurança dos condutores e evitar acidentes graves, principalmente levando em conta que o álcool é responsável por cerca de dois terços das mortes no trânsito, segundo estudo recente feito aqui no Estado e que motociclistas são a maioria das vítimas, devido a sua vulnerabilidade", informou o comando.

Os autuados irão pagar multa de R$ 2.934,70 e poderão ter a CNH suspensa por 12 meses. Em caso de reincidência no período de um ano a CNH passa a ser cassada. G1RN

Deixe seu comentário

Irmão são mortos a tiros na cidade de Areia Branca

05 Ago2019

Por Jbelmont às 12h05

Irmão são mortos a tiros na cidade de Areia Branca
O duplo homicídio foi registrado no final da noite de domingo 04 de agosto no Bairro Nordeste em Areia Branca no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, Thales Hebreus Silva das Chagas, de 20 anos e Teverson Eclesiastros Silva das Chagas, de 16, foram assassinados a tiros em via pública.

A policia ainda não tem informações sobre a motivação e nem dos principais envolvidos no crime, apenas que dois elementos teriam sido vistos fugindo a pé do local.

Testemunhas relataram ao delegado, que os dois irmãos ainda tentaram correr para escapar da morte. Eles foram perseguidos e mortos a tiros.

Fonte: Fim da Linha

Deixe seu comentário

Grupo de turistas é alvo de arrastão a caminho de resort no litoral Norte potiguar

05 Ago2019

Por Jbelmont às 12h00

Alvo dos bandidos foi uma van de uma agência de viagens. Crime aconteceu na madrugada do sábado (3) na entrada da cidade de Touros. Ninguém foi preso. 


Um grupo de turistas foi assaltado na madrugada do sábado (3) a caminho de um resort no município de Touros, no litoral Norte potiguar. Os turistas estavam em uma van, que pertence a uma agência de viagens. A Polícia Militar confirmou o crime, mas não revelou quantas pessoas estavam no veículo nem de onde são.

Ainda segundo a PM, o arrastão aconteceu por volta das 4h, quando dois homens armados surpreenderam o motorista da van. Os bandidos se aproximaram do veículo em uma motocicleta vermelha com farol apagado.

Ao G1, a assessoria de comunicação da PM informou que haverá uma reunião nesta segunda-feira (5) envolvendo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN) e órgãos de segurança pública. A PM adiantou que vai solicitar às agências de turismo que forneçam um cronograma com todos os traslados para que sejam traçadas estratégias para um melhor emprego do efetivo.

O crime será investigado pela Polícia Civil.

Deixe seu comentário

Saque do FGTS inicia em 13 de setembro; confira o calendário

05 Ago2019

Por Jbelmont às 11h56

Trabalhadores poderão fazer saques de contas ativas e inativas. Calendário para correntistas da Caixa começa no dia 13 de setembro e para não correntistas a partir de 18 de outubro.

A Caixa Econômica Federal (CEF) informou nesta segunda-feira (5) o calendário de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os saques de R$ 500 começam no dia 13 de setembro para quem tiver conta poupança na Caixa e no dia 18 de outubro para quem não for correntista.

A data do saque depende da data de aniversário do trabalhador e segue até o dia 31 de março de 2020 (veja calendário completo abaixo).

FGTS: veja como consultar o saldo de contas ativas ou inativas
Os trabalhadores poderão sacar de todas as contas de FGTS que possuírem, sejam ativas ou inativas (do emprego atual ou dos anteriores). Não há limite do número de contas para os saques. Por exemplo, se o trabalhador tiver seis contas entre ativas e inativas ele pode sacar até R$ 3.000,00 – R$ 500,00 de cada conta.

Por exemplo, se o trabalhador tiver duas contas, uma com saldo de R$ 1.000,00 e outra com R$ 2.000,00 ele poderá sacar R$ 500 de cada uma delas. Se tiver R$ 70 na conta, poderá retirar o valor total.

Para quem tiver conta poupança na Caixa, o depósito será feito automaticamente. Os correntistas que não desejarem sacar os valores deverão informar ao banco – eles terão até 30 de abril de 2020 para solicitar o desfazimento do crédito ou a transferência do valor para outra instituição financeira. Segundo a Caixa, 33 milhões de trabalhadores devem receber o crédito automático.

 

Veja como fica CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A

04 Ago2019

Por Jbelmont às 21h33

13ª Rodada

Ceará-CE  2 x 1  Fortaleza-CE
Fluminense-RJ  2 x 1  Internacional-RS
Santos-SP  6 x 1  Goiás-GO
Avaí-SC  0 x 2  Botafogo-RJ
Bahia-BA  3 x 0  Flamengo-RJ
Atlético-MG  2 x 0  Cruzeiro-MG
Corinthians-SP  1 x 1  Palmeiras-SP
Vasco da Gama-RJ  0 x 0  CSA-AL
Grêmio-RS 3 x 3  Chapecoense-SC
Athletico -PR  x   São Paulo-SP - 21/08

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Santos-SP 32 13 10 14
2 Palmeiras-SP 28 13 8 14
3 Flamengo-RJ 24 13 7 9
4 Atlético-MG 24 13 7 6
5 São Paulo-SP 21 12 5 8
6 Internacional-RS 20 13 6 4
7 Corinthians-SP 20 12 5 5
8 Athletico -PR 19 12 6 8
9 Botafogo-RJ 19 13 6 0
10 Bahia-BA 19 13 5 2
11 Ceará-CE 17 13 5 3
12 Goiás-GO 17 12 5 -7
13 Grêmio-RS 17 13 4 0
14 Fortaleza-CE 14 13 4 -6
15 Vasco da Gama-RJ 14 13 3 -6
16 Fluminense-RJ 12 13 3 -4
17 Cruzeiro-MG 10 13 2 -11
18 Chapecoense-SC 10 13 2 -9
19 CSA-AL 8 13 1 -17
20 Avaí-SC 5 13 0 -13

Deixe seu comentário

Dois suspeitos de assalto morrem após troca de tiros com a PM em Natal; um deles usava tornozeleira eletrônica

04 Ago2019

Por Jbelmont às 11h09

Caso aconteceu na tarde de sábado (3) na Zona Norte da capital potiguar, após uma 'saidinha de banco'.

Dois homens morreram após trocar tiros com policiais militares na tarde de sábado (3) em Natal. De acordo com a PM, a dupla era suspeita de ter feito uma "saidinha de banco" - modalidade de assalto em que a vítima é abordada logo após sacar dinheiro no caixa eletrônico - porém reagiu à abordagem.

A vítima do assalto acionou a policial por volta de 12h, após ter o dinheiro tomado por assaltantes após deixar o caixa eletrônico localizado em uma farmácia da avenida Itapetinga, no Conjunto Santarém, na Zona Norte da capital.

Com as características dos assaltantes, repassadas pela vítima, policiais do 4° Batalhão da PM, começaram a fazer buscas na região.

"Após contato com a Central de Monitoramento de presos usuários de tornozeleira (eletrônica), foi constatado que um apenado esteve no local, e com o auxílio do servidor do sistema penitenciário, foi possível localizar o local em que o preso se encontrava", informou a PM.

A PM, então, localizou os suspeitos na região de mata por trás do Complexo Cultural na Zona Norte. Porém, ao perceberem a presença dos policiais, os criminosos teriam começado um tiroteio. Os policiais reagiram e balearam os suspeitos, que foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiram.

Os suspeitos mortos foram identificados como Fagner Alves do Nascimento e João Paulo Pereira, de 21 anos.

Uma pistola e um revólver, além de R$ 300 e outros bens roubados, como equipamentos médicos, foram apreendidos. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Plantão da Zona Norte.

G1RN

Deixe seu comentário

Cronograma de liberação do FGTS será divulgado nesta segunda-feira

04 Ago2019

Por Jbelmont às 11h06

A Caixa Econômica Federal anuncia amanhã (5) o cronograma de liberação do saque imediato de parcela de até R$ 500 por conta ativa ou conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Conforme a Medida Provisória nº 889, as liberações ocorrerão de setembro deste ano a março de 2020.

A projeção do Ministério da Economia é alcançar 96 milhões de trabalhadores e injetar R$ 30 bilhões na economia – R$ 28 bilhões em 2019 e R$ 12 bilhões em 2020.

A indústria e o comércio têm expectativa de aquecimento econômico com a liberação desses recursos. Segundo o economista Marcelo Azevedo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), “é uma medida de curto prazo que é fundamental para a retomada da economia. Se as medidas de longo prazo [como as reformas da Previdência Social e tributária] vão ajudar a sustentar [o crescimento], medidas como liberação de recursos têm potencial de, no curto prazo, uma injeção necessária para o primeiro arranque na economia”, defende.

A liberação do FGTS pode estimular o consumo e reduzir o estoque de artigos já produzidos pela indústria, movimento importante para preparar a retomada do ciclo econômico mais positivo. A CNI, no entanto, ainda não tem uma estimativa desse eventual efeito.

Com dinheiro extra na mão, o trabalhador poderá ir às compras ou acertar o pagamento de dívidas. Segundo o Ministério da Economia, 23 milhões de pessoas poderão quitar suas dívidas com o saque imediato do FGTS.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Casamento coletivo é realizado na Penitenciária de Caicó

04 Ago2019

Por Jbelmont às 10h48

A Penitenciária Estadual do Seridó (PES) realizou, neste sábado (03), o primeiro casamento coletivo de 11 internos. A cerimônia foi celebrada pelos pastores da Igreja Assembléia de Deus de Natal, Luciano e de Jardim do Seridó, Romão.

Os internos que receberam a bênção de Deus, estavam acompanhados dos seus familiares e filhos.

Está ação é prevista em lei e busca o resgate da dignidade, regulamentado a relação civil da pessoa privada de liberdade.

NOTAS

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +