.

Filhas de vereador devem ser exoneradas da Prefeitura, diz MP

18 Set2021

Por Jbelmont às 08h47

Da Tribuna do Norte

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou, nesta sexta-feira (17), que o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, exonere três servidoras que ocupam cargos comissionados na Prefeitura. O motivo é que elas são filhas do vereador Raério Emídio de Araújo, o Raério Cabeção, aliado político do prefeito. O MP entende que o caso configura nepotismo.

Segundo o Ministério Público, o prefeito nomeou Laura Tamara Alves de Araújo Queiroz para ocupar de cargo comissionado de Diretora de Unidade Secretaria de Administração; Thaís Alves de Araújo para o cargo de Gerente Executivo na Secretaria de Saúde, e Hanna Evelyn Medeiros de Araújo para ocupar o cargo de Chefe de Divisão no gabinete do prefeito. As três são filhas do vereador e os salários variam entre R$ 1,2 mil e R$ 2,9 mil.

A recomendação para a exoneração foi assinada pela promotora Patrícia Antunes Martins e toma por base a súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que aponta parâmetros para caracterização de nepotismo, com base na Constituição Federal.

Pela súmula, a nomeação “de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Na recomendação, o MP deu prazo de 10 dias para que o prefeito Allyson Bezerra responda se acatará a recomendação e 30 dias para que as exonerações sejam realizadas.

A reportagem da Tribuna do Norte entrou contato com a Prefeitura de Mossoró, que disse que vai se pronunciar sobre o caso ainda pela manhã. A reportagem não conseguiu o contato com o vereador Raério Cabeção. A assessoria do vereador disse que ele estava em visitas na zona rural e que não seria possível o contato no momento.

Deixe seu comentário

Pelo menos 13 estados e DF contrariam resolução da Saúde e seguem vacinando adolescentes

18 Set2021

Por Jbelmont às 08h27

Ao menos treze estados, mais o Distrito Federal, planejam manter a vacinação contra Covid-19 de adolescentes sem comorbidades, deficiência permanente ou privação de liberdade. A continuidade das aplicações é contrária à resolução do Ministério da Saúde de suspender a aplicação de imunizantes em meninos e meninas, em geral, com idades entre 12 e 17 anos.

De acordo com levantamento realizado pelo GLOBO, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal planejam manter as agulhadas. A decisão, porém, pode esbarrar no fim do estoque de vacinas em parte desses estados.

A exclusão dos adolescentes sem comorbidades da fila da imunização foi comunicada na quinta-feira pelo ministro Marcelo Queiroga, depois de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro. Ele alegou “falta de evidências” da segurança das vacinas para essa faixa. Ontem, médicos da câmara técnica da pasta, que não foram consultados, levantaram a possibilidade de deixar a comissão caso a resolução se mantenha. A informação é do blog de Malu Gaspar no site do GLOBO.

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 333 óbitos e 11,2 mil novos casos nas últimas 24h

17 Set2021

Por Jbelmont às 19h05

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (17):

– O país registrou 333 óbitos nas últimas 24h, totalizando 589.573 mortes;

– Foram 11.202 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.080.219.

O Ministério da Saúde calcula que 20,1 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19.

São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia não transmitiram os números por razões técnicas.

A média óbitos dos últimos sete dias está em 532. Enquanto a média diária de novos casos é de 15.053.

Estados
Em alta (3 estados): RO, MG, PI
Em estabilidade (14 estados): RR, PR, AC, AP, SC, TO, RN, PE, SP, PB, RS, PA, MT, ES
Em queda (8 estados e o DF): AL, BA, DF, CE, GO, MA, AM, MS, SE
Não divulgou (1 estado): RJ

 

Deixe seu comentário

Dois elementos morrem em confronto com a polícia na Serra do Mel

17 Set2021

Por Jbelmont às 15h10

Segundo informações, por volta das 13h de hoje, 17 de setembro, a polícia militar foi checar a denúncia de uma reunião envolvendo membros de uma facção criminosa numa residência, no conhecido conjunto novo, na Vila Brasília, no município de Serra do Mel e durante a tentativa de abordagem, os militares foram recebidos a bala. O Sgt Alex, comandante do Destacamento de polícia do município, teria sido alvejado com três tiros e teria sido salvo pelo colete balístico.

Durante o confronto dois suspeitos foram baleados e socorridos para o hospital da cidade, mas acabaram morrendo, no hospital ou a caminho.

Os mortos ainda não foram identificados.

do Câmera

Deixe seu comentário

Primeiro lote de vacinas da Pfizer destinado à dose de reforço em idosos é distribuído aos municípios do RN

17 Set2021

Por Jbelmont às 14h57

 

Orientação da Sesap é que aplicação do reforço comece por idosos acamados e os que vivem em instituições de longa permanência. Estado também recebeu novos lotes da vacina da Oxford.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte começou a distribuir no início da tarde desta sexta-feira (17), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para a aplicação da dose de reforço nos idosos do estado.

De acordo com a pasta, foram encaminhadas aos municípios 20 mil doses da vacina Pfizer para esse público.

A orientação da Sesap aos municípios é de que o reforço deve começar pelos idosos acamados e aqueles que vivam em instituição de longa permanência.

A previsão inicial da Sesap era de que as doses de reforço começassem a ser aplicadas no último dia 15. Entenda como vai funcionar.

Além dessas para o reforço, também foram distribuídas, para segunda dose, mais 73.750 vacinas, sendo 28.200 da Pfizer, 18.840 de Coronavac/Butantan e outras 26.710 de Astrazeneca/Fiocruz, que voltou a ser distribuído, após uma paralisação temporária. Parte dessas vacinas foram recebidas no fim da tarde desta quinta-feira (16).

Na semana passada, municípios como Mossoró suspenderam a aplicação da segunda dose da Oxford/AstraZeneca por falta de vacinas. O motivo é que, pela primeira vez desde o início da produção no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou no dia 3 de setembro que ficaria duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde, por atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.

Até a manhã desta sexta-feira (17), o estado registrava 3,49 milhões de doses aplicadas. Ao todo, 2,24 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose, alcançando 84% do público-alvo.

O recorte entre os maiores de idade vacinados com duas doses ou dose única é de 47% dos adultos, o que representa 1,25 milhões de moradores do RN.

g1rn

Deixe seu comentário

SINE-RN oferece nesta sexta-feira 35 vagas de emprego em diversas especialidades

17 Set2021

Por Jbelmont às 13h38

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, 35 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana, Santa Cruz, Mossoró, Pau dos Ferros e regiões.

Para concorrer às vagas, o (a) candidato (a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades são consideradas uma alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788.

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

QUANTIDADE DE VAGAS
Natal e Região Metropolitana

ASSISTENTE DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 01

ASSISTENTE DE VENDAS 01

AUXILIAR DE ARMAZENAMENTO 02

AUXILIAR TÉCNICO DE MECÂNICA 01

CONTROLADOR DE PRAGAS 01

CORTADOR 01

DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO) 02

INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS 01

MANICURE 03

MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 04

MECÂNICO DE GERADOR 01

montador DE MÁQUINAS 01

PINTOR DE LETREIROS 01

VENDEDOR PRACISTA 02

PCD – PESSOAS COM Deficiências

AUXILIAR ADMINISTRATIVO 01

AUXILIAR DE

LIMPEZA 02 EMBALADOR, A MÃO 01

Vagas Temporárias

FLORISTA (COMÉRCIO VAREJISTA) 01

Mossoró e Região

COZINHEIRO GERAL 01

ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO 01

PADEIRO 01

Pau dos Ferros e Região

PROMOTOR DE VENDAS 02

Santa Cruz

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 01

VENDEDOR PRACISTA 01

Total geral = 35 vagas

Deixe seu comentário

RN registra 02 óbitos por Covid nas últimas 24 horas em Natal e Nova Cruz novos casos são 15

17 Set2021

Por Jbelmont às 13h21

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (17). São 366.884 casos totalizados, sendo 15 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.315 no total, sendo 02 registrados nas últimas 24 horas, em Natal e Nova Cruz. Na quinta-feira(16) eram 7.313.

A Sesap ainda registrou outros 04 óbitos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Mortes em investigação são 1.346.

Recuperados são 259.107. Casos suspeitos somam 174.409 e descartados são 726.732. Em acompanhamento, são 100.462.

Deixe seu comentário

Garibaldi confirma que é pré-candidato ao Senado na eleição do próximo ano

17 Set2021

Por Jbelmont às 08h50

O ex-governador Garibaldi Alves Filho (MDB) confirmou nesta quinta-feira (16) que é pré-candidato ao cargo de Senador da República nas eleições de 2022 pelo MDB. A informação foi dada com exclusividade na tarde desta quinta-feira (16), ao Jornal AGORA RN, pelo que deputado federal Walter Alves, filho de Garibaldi.

Segundo Walter Alves: “O nome de Garibaldi é sim colocado hoje como pré-candidato a senador no MDB. Nesse momento, ele surge como uma terceira via para a disputa nas urnas”, revelou.
Após semanas de indecisões e articulações políticas sobre qual seria o cargo mais adequado e, que ao mesmo tempo, agradasse ao eleitorado potiguar, ao colocar o nome de Garibaldi Filho na disputa na campanha de 2022, finalmente o MDB bateu o martelo. Até esta quarta-feira (15) os Alves ainda não haviam decidido qual cargo o ex-governador concorreria.

Porém, havia a possibilidade de uma aliança entre o PT e o MDB no Rio Grande do Norte. Em viagem pelo Nordeste do Brasil, quando esteve em Natal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a se reunir em um jantar com a cúpula do MDB no Estado. O objetivo era firmar um acordo colocando o nome de Walter Alves como vice na chapa de reeleição de Fatima Bezerra (PT) e Garibaldi Alves Filho seria candidato a deputado federal.

Entretanto, a ligação política entre PT e MDB no RN virou motivos para críticas e discordâncias da formação dessa possível aliança entre os dois partidos, como por exemplo, a deputada federal Natália Bonavides e, mais recentemente, a vereadora Brisa Bracchi, que afirmaram ser contrárias à aliança defendida por Lula.

A deputada estadual Isolda Dantas defende “que o diretório estadual faça o que for interessante para o partido e, consequentemente, para os potiguares”, afirmou.

Já Francisco do PT explicou que “não tenho nenhuma dificuldade em conversar com lideranças políticas que vejam que o Estado está sendo reconstruído pela governadora Fátima, aqueles que tem concordância com a gestão e, se for para somar, acredito que seja benéfico”, concluiu.

Pode ter sido o fato de haver reações pontuais negativas à aliança do PT com o MDB, que fizeram com que o ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho, tenha definido mudar a estratégia e assumir posição de protagonismo em uma chapa majoritária, que poderá tanto fazer aliança com a governadora Fátima Bezerra, quanto caminhar no rumo da oposição.

Garibaldi Alves Filho fica de fora de pesquisa eleitoral

“É no mínimo estranho que mais uma vez o nome de Garibaldi não tenha aparecido na pesquisa. E o interessante é que essa não é a primeira vez que Garibaldi tem o seu nome excluído”, lamentou Walter Alves.

O deputado federal se refere a uma pesquisa de intenção de voto, divulgada nesta quarta-feira (15), da Real Time Big Data, encomendada pela Band RN e a Rádio 96 FM, que não incluiu o nome do ex-governador Garibaldi Filho.

Walter Alves relembra que em agosto desse ano um levantamento feito pelo “Instituto Perfil pesquisou a intenção de voto para o Senado e, Garibaldi liderava a corrida com 18,17% das intenções. Em segundo lugar, aparecia o nome de Carlos Eduardo Alves com 13%”, finalizou.

Deixe seu comentário

Governo do RN libera eventos de massa, mas exige passaporte da vacina

17 Set2021

Por Jbelmont às 08h47

Eventos com mais de 600 pessoas ficam condicionados à liberação prévia da Sesap, com apresentação de protocolo sanitário específico e exigência de comprovação de pelo menos uma dose da vacina.

O Governo do Rio Grande do Norte liberou eventos de massa no estado, mas com a exigência de comprovação de pelo menos uma dose da vacina dos participantes.

De acordo com o decreto, a decisão tem validade indeterminada e pode ser revista a qualquer tempo em função do cenário epidemiológico.

A comprovação de pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid passa a ser exigido como protocolo para eventos com mais de 600 pessoas. O governo ressalta, no entanto, que os municípios podem exigir o 'passaporte da vacina' também para outras situações e eventos que acharem necessários.

Governo do RN libera presença de torcedores nos estádios, mas somente vacinados
os participantes dos eventos poderão comprovar a imunização pela carteira de vacinação, pelo aplicativo “Mais Vacina” ou similar, validado pela União, Estados ou Municípios.

Já os eventos de rua que não tenham protocolos específicos regulamentados por portarias ficam condicionados à autorização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Os organizadores do evento se responsabilizarão pela observância de todos os protocolos sanitários estabelecidos, bem como das regras de funcionamento dispostas no novo decreto, incluindo a exigência do passaporte da vacina.

Para os eventos de qualquer natureza com público superior a 600 pessoas, com exceção dos corporativos e religiosos (que não sejam de rua), fica mantida a necessidade de autorização da Sesap.

Funcionamento do comércio
Outra mudança diz respeito às restrições de horários e ocupação durante funcionamento do comércio e hotelaria. A partir de agora comércio e hotelaria podem funcionar em horários normais e sem limite de ocupação.

Porém, permanece em vigor o uso obrigatório de máscara de proteção facial e obediência aos protocolos sanitários.

Deixe seu comentário

Papa Francisco diz estar “um pouco doente, mas não muito” e pede orações

16 Set2021

Por Jbelmont às 21h44

Foto: Chris Jackson/Getty Images

O papa Francisco escreveu uma carta a sacerdotes idosos do norte da Itália e pediu orações pelo fato de ele estar “um pouco doente, mas não muito”. A mensagem foi enviada a padres reunidos em Caravaggio, na região da Lombardia, para uma “jornada de fraternidade” e foi revelada pelo portal Vatican News.

“Peço a vocês que, por favor, rezem por mim porque eu estou um pouco doente, mas não muito!”, escreveu Francisco, que há pouco mais de dois meses passou por uma cirurgia para retirada de divertículos no cólon.

Além disso, o Papa afirmou aos sacerdotes idosos da Lombardia que “a velhice não é uma doença, mas sim um privilégio”, mesmo para aqueles que estão doentes, que “carregam a cruz assim como Jesus”.

“Os padres idosos são portadores de sonhos carregados de memória e, por isso, são importantíssimos para as novas gerações”, acrescentou.

Terra

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 643 óbitos e 34 mil novos casos nas últimas 24h

16 Set2021

Por Jbelmont às 19h03

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (16):

– O país registrou 643 óbitos nas últimas 24h, totalizando 589.240 mortes;

– Foram 34.407 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.069.017.

O Ministério da Saúde calcula que 20.173.064 pessoas já se recuperaram da covid-19.

A média móvel de casos, que estava em queda nas últimas semanas, voltou a subir, ficando em 15.731 nesta quinta-feira (16). A média móvel de mortes ficou em 581, número ligeiramente abaixo do registrado na quarta-feira (15), de 597.

 

Estados
Em alta (2 estados): RO, PI
Em estabilidade (13 estados): RR, PR, SC, RJ, RN, MG, AP, AC, SP, MT, PE, PA, TO
Em queda (11 estados e o DF): RS, AL, GO, CE, PB, ES, DF, MS, BA, MA, AM, SE

 

Deixe seu comentário

Avaliação de Bolsonaro piora e reprovação chega a 53%, diz Datafolha

16 Set2021

Por Jbelmont às 18h03

 Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo


Após a semana mais tensa de seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro segue com sua reprovação em tendência de alta. Ela chegou a 53%, pior índice de seu mandato. Foi o que aferiu o Datafolha nos dias 13 a 15 de setembro, quando o instituto ouviu presencialmente 3.667 pessoas com mais de 16 anos, em 190 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

A oscilação positiva dentro da margem de erro em relação ao recorde apontado em levantamento feito em julho, de 51% de reprovação, dá sequência à curva ascendente desde dezembro do ano passado.

O presidente é avaliado como bom ou ótimo por 22%, oscilação negativa dos 24% da pesquisa anterior, que já indicava o pior índice de seu mandato. O consideram regular 24%, mesmo índice de julho.

“Isso sugere que as cenas do 7 de Setembro, com a avenida Paulista cheia por exemplo, reproduzem uma fotografia do nicho decrescente do bolsonarismo entre a população. Se queria fazer algo além de magnetizar fiéis, Bolsonaro fracassou”, assim destaca trecho de matéria na Folha de São Paulo.

Com Folha de São Paulo

Deixe seu comentário

TRE-RN cassa registro de Wellinson Ribeiro e determina novas eleições em Canguaretama

16 Set2021

Por Jbelmont às 17h42

Foto: Reprodução

Em julgamento na tarde desta quinta-feira, 16, o Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) determinou a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito de Canguaretama, Wellinson Dantas Ribeiro e a realização de novas eleições no município.

O placar do julgamento foi apertado, 4 a 3 contra o prefeito que concorreu e foi eleito na Eleição Municipal de 2020, mas o diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista entrou com recurso contra a expedição do diploma eleitoral concedido ao gestor municipal.

O PDT de Canguaretama apontou que uma condenação criminal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região contra Ribeiro, pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade, o tornaria inelegível.

No julgamento, a relatora do processo, Juíza Adriana Magalhães, votou pelo provimento do recurso do órgão partidário, declarando o prefeito inelegível, e a consequente cassação dos diplomas de Ribeiro e da vice, Maria de Fatima Moreira, além da realização de nova eleição para prefeito no município.

“Importa rememorar que o recorrido foi condenado criminalmente pelo juízo da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte como incurso nas penas do artigo 305 do Código Penal e artigo 1º do Decreto-Lei 201 de 1967”, destacou a relatora em seu voto.

Justiça Potiguar

 

Deixe seu comentário

RN não registra óbito por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 26

16 Set2021

Por Jbelmont às 17h27

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (16). São 366.665 casos totalizados, sendo 26 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.313 no total, sendo NENHUM registrado nas últimas 24 horas. Na quarta-feira(15) eram 7.309.

A Sesap ainda registrou outros 04 óbitos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Mortes em investigação são 1.345.

Recuperados são 259.107. Casos suspeitos somam 174.133 e descartados são 726.123. Em acompanhamento, são 100.245.

Deixe seu comentário

SINE-RN oferece nesta quinta-feira 33 vagas de emprego para Natal, região metropolitana, Mossoró e interior

16 Set2021

Por Jbelmont às 13h12

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, 33 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana, Santa Cruz, Mossoró, Pau dos Ferros e regiões.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788.

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

QUANTIDADE DE VAGAS

Natal e Região Metropolitana

ASSISTENTE DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 01

ASSISTENTE DE VENDAS 01

AUXILIAR DE ARMAZENAMENTO 02

AUXILIAR TÉCNICO DE MECÂNICA 01

CONTROLADOR DE PRAGAS 01

CORTADOR, A MÃO 01

DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO) 02

INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS 01

MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 04

MECÂNICO DE GERADOR 01

MONTADOR DE MÁQUINAS 01

PINTOR DE LETREIROS 01

SERVENTE DE PEDREIRO 03

PCD – Pessoas com Deficiências

AUXILIAR DE LIMPEZA 06

Vagas Temporárias

FLORISTA (COMÉRCIO VAREJISTA) 01

Mossoró e Região

PADEIRO 01

Pau dos Ferros e Região

PROMOTOR DE VENDAS 02

Santa Cruz e Região

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 01

VENDEDOR PRACISTA 01

Total geral = 33 vagas

bg

Deixe seu comentário

Dnit vai instalar 13 novos radares de velocidade nas BRs 101, 110 e 304 no RN; veja trechos

16 Set2021

Por Jbelmont às 11h37

Com o objetivo da garantir o controle de velocidade em segmentos considerados de alta criticidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai instalar 13 redutores de velocidade em três rodovias federais potiguares. nas BRs 101, 110 e 304. O cronograma de instalação dos equipamentos está previsto para início nesta sexta-feira (17) e conclusão no próximo dia 27 de outubro.

Veja pontos de instalação dos equipamentos:

BR-101/RN:

Km 78,72 – sentido crescente e sentido decrescente
– Retorno do Parque Industrial (Zona Norte);
Velocidade Permitida: 50 km/h

Km 84,30 – sentido crescente e sentido decrescente
– Próximo ao Banco Bradesco (Zona Norte);
Velocidade Permitida: 50 km/h

Km 95,54 – sentido crescente
– Próximo ao Natal Shopping;
Velocidade Permitida: 80 km/h

Km 95,9 – sentido decrescente
– Próximo ao Viaduto de Ponta Negra;
Velocidade Permitida: 60 km/h

Km 97,0 – sentido crescente
– Próximo à Passarela de Neópolis;
Velocidade Permitida: 60 km/h

Km 97,58 – sentido decrescente
– Próximo ao Viaduto de Neópolis;
Velocidade Permitida: 60 km/h

Km 100,30 – sentido decrescente
– Próximo ao Rio PiƟmbu;
Velocidade Permitida: 80 km/h

Km 104,10 – sentido crescente
– Viaduto Trampolim da Vitória;
Velocidade Permitida: 50 km/h

Km 109,28 – sentido crescente da via marginal;
– Próximo ao IFRN de Parnamirim;
Velocidade Permitida: 50 km/h

BR-110/RN:

Km 46,60 – sentido crescente e sentido decrescente
– Avenida Leste-Oeste.
Velocidade Permitida: 50 km/h

BR-304/RN:

Km 24,40 – sentido decrescente
– Acesso ao município de Tibau;
Velocidade Permitida: 60 km/h

Km 35,62 – sentido decrescente
– Rotatória do Hotel Thermas;
Velocidade Permitida: 60 km/h

Km 47,82 – sentido crescente
– Viaduto da BR-110;
Velocidade Permitida: 60 e 50km/h

Com acréscimo de informações da Tribuna do Norte

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/dnit-anuncia-instalaa-a-o-de-13-radares-de-velocidade-em-rodovias-no-rn-veja-lista/520772

DNIT

Deixe seu comentário

Mega-Sena acumula e prêmio para próximo sorteio fica estimado em R$ 23,5 milhõe

15 Set2021

Por Jbelmont às 22h00

O concurso 2.409 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira, teve prêmio estimado em R$ 3 milhões. As seis dezenas sorteadas foram: 02-29-39-49-52-58. Não houve apostas vencedoras, e o valor acumulou para o próximo, a ser feito no sábado, que poderá render R$ 23,5 milhões para quem acertar os seis números.


Nesta quarta-feira, foram 23 apostas ganhadoras com 5 acertos que vão receber R$ 67.950,86; e 1.364 apostas com 4 acertos, com um prêmio de R$ 1.636,85.

 

Deixe seu comentário

Em plena pandemia, Sindsaúde anuncia greve e acusa o governo Fátima de fugir das negociações

15 Set2021

Por Jbelmont às 20h29

SINDSAÚDE ANUNCIA GREVE EM PLENA PANDEMIA E ACUSA GOVERNO FÁTIMA POR NÃO NEGOCIAR

Trabalhadores da Saúde votarão indicativo de greve no Estado, numa assembleia presencial, dia 28, às 9 da manhã.

O motivo leio no portal do sindicato:
“Governo Fátima foge das negociações e atrasa a discussão do Plano de Cargos da Saúde”.
No mesmo portal, uma queixa incisiva do coordenador do Sindicato, Breno Abott: “Até o momento a governadora parece não se importar com a nossa pauta”.
Então, eu pergunto:
É verdade, governadora? O que a senhora tem a dizer? Se essa greve vier mesmo a ocorrer, como enfrentá-la nesses tempos de pandemia? A população merece uma resposta clara e precisa.

Por Paulo Tarcisio Jornalista

Deixe seu comentário

Saúde COVID: Brasil registra 800 óbitos e 14 mil novos casos nas últimas 24h

15 Set2021

Por Jbelmont às 18h57

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (15):

– O país registrou 800 óbitos nas últimas 24h, totalizando 588.597 mortes;

– Foram 14.780 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.034.610.

O Ministério da Saúde calcula que 20.138.267 pessoas já se recuperaram da covid-19.

A média móvel de mortes, que estava em queda nas últimas semanas, apresenta tendência de alta, ficando em 597 nesta quarta-feira (15). A alta segue tendência pós-feriado, como o que ocorreu na semana passada. Isso porque os números em dias não úteis são tradicionalmente subnotificados.

Em comparação com a taxa verificada há duas semanas, houve retração de 4%, o que indica tendência de estabilidade na quantidade de mortes.

 

Estados
Em alta (6 estados): RO, AP, PI, RR, RN, RJ
Em estabilidade (9 estados): SC, PR, PE, AC, RS, GO, MG, MT, SP
Em queda (11 estados e o DF): AL, CE, PA, DF, PB, TO, ES, AM, MS, BA, MA, SE

 

Deixe seu comentário

“DOENÇA DA URINA PRETA”: Ministério da Agricultura monitora casos e orienta consumo de pescado

15 Set2021

Por Jbelmont às 18h06

Foto: Reprodução/CNN Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta quarta-feira (15) que todos os casos notificados e em investigação sobre a doença de Haff – conhecida como “urina preta” – estão sendo acompanhados pelas equipes da pasta e de epidemiologia do Ministério da Saúde.

Os profissionais trabalham em cooperação com os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

O Mapa orienta que a população fique atenta na hora de comprar pescados, de forma geral. Peixes, mariscos e crustáceos comercializados devem conter o selo dos órgãos de inspeção oficiais.

Os produtos identificados pelo carimbo de inspeção na rotulagem possibilitam a rastreabilidade de sua origem, o que os torna seguros.

“É muito importante que a população esteja atenta aos informes, evitando assim informações especulativas que venham a ocasionar confusão a respeito do tema”, disse a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Ana Lúcia Viana.

Pesquisas sobre os possíveis agentes causadores estão sendo realizadas pelos laboratórios, a partir das amostras coletadas dos alimentos consumidos, bem como de material biológico dos próprios pacientes acometidos pela doença.

Por ter sido registrada em diversos biomas (rios, lagos, mares etc.) e espécies, não é possível, até o momento, determinar, com base nos casos analisados, os ambientes e animais envolvidos.

Com base nas análises preliminares, as equipes laboratoriais realizaram uma ampla pesquisa de amostras em busca de moléculas suspeitas, especialmente dos grupos das palytoxinas e ovatoxinas, apontadas como as mais prováveis toxinas causadoras doença de Haff.

Estas moléculas são análogas – podem ser produzidas por microalgas tóxicas – e estão presentes na maioria dos aquários marinhos.

O que é a doença de Haff

A doença de Haff ainda não tem causa definida e se caracteriza por ser uma síndrome em que ocorre uma rabdomiólise (ruptura de fibras musculares), com início súbito, apresentando rigidez, dores musculares e alterações de enzimas.

Os primeiros sinais e sintomas podem se manifestar nas primeiras 24 horas após o consumo de peixe cozido, lagostins e outros frutos do mar contaminados.

A enfermidade é considerada emergente e, por ter origem desconhecida, enquadra-se como evento de saúde pública, sendo necessária sua notificação compulsória.

No Brasil, foram registrados casos da doença em 2008 com algumas espécies peixeis de água doce como o Pacu (Mylossoma spp), tambaqui (Colossoma macropomum) e pirapitinga (Piaractus brachypomus), bem como peixes de água salgada, como a arabaiana/olho-de-boi (Seriola spp.) e badejo (Mycteroperca spp), além de novos casos em 2016 e, agora, em 2021.

CNN Brasil

Deixe seu comentário

TSE decide investigar se atos do 7 de setembro foram financiados

15 Set2021

Por Jbelmont às 13h16

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, decidiu investigar se houve financiamento dos atos “antidemocráticos” – de 7 de setembro(assim noticia a Globo) e, em caso de ter havido, quem financiou. Salomão quer investigar também se os atos configuraram propaganda eleitoral antecipada.

Participaram dos atos o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores. Salomão incluiu essa apuração em um inquérito que corre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O corregedor quer saber se houve pagamento de transporte e diárias para manifestantes, e quem esteve por trás da organização do evento.

Fontes da Justiça informaram à GloboNews que essas novas apurações são consideradas um desdobramento relevante da investigação sobre os atos. Também é a primeira consequência judicial dos atos, principalmente porque vai focar em esclarecer se foi uma manifestação espontânea e se teve conteúdo eleitoral.

O corregedor ampliou o objeto de apuração para saber se houve:

abuso de poder econômico e político

uso indevido dos meios de comunicação social

corrupção

fraude

condutas vedadas a agentes públicos

propaganda extemporânea (antecipada), em relação aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022.

G1

Deixe seu comentário

RN não registra óbito por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 28

15 Set2021

Por Jbelmont às 13h10

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (15). São 366.532 casos totalizados, sendo 28 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.309 no total, sendo NENHUM registrado nas últimas 24 horas. Mortes em investigação são 1.346.

Recuperados são 259.107. Casos suspeitos somam 173.942 e descartados são 725.580. Em acompanhamento, são 100.116

Deixe seu comentário

Arrecadação de impostos estaduais tem alta de 23% em agosto no RN

15 Set2021

Por Jbelmont às 08h48

 

O Rio Grande do Norte registrou um aumento recorde na arrecadação dos tributos estaduais em agosto de 2021, com volume de R$ 659 milhões, segundo a Secretaria Estadual de Tributação.

O montante representa um crescimento de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o RN recolheu R$ 535 milhões, e um avanço em torno de 5,6% em relação ao mês anterior.

Em julho, o valor recolhido foi de aproximadamente R$ 624 milhões.

De acordo com a SET, o aumento foi gerado por ações de fiscalização e implantação de malhas fiscais que inibem a sonegação.

O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, também atribui o aumento ao reaquecimento da economia no estado.

"Isso é fruto das medidas econômicas que o governo está adotando para aquecer a economia do Rio Grande do Norte e também de ações de fiscalizações e cobranças da secretaria. Foi fundamental para o adiantamento do calendário proposto aos servidores estaduais, do complemento do pagamento da folha do 13º de 2018 de novembro para setembro de 2021", afirmou.

Os dados fazem parte da 22ª edição do Boletim de Atividades Econômicas do RN, elaborado por auditores da SET-RN. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (14).

Além dos números da arrecadação, o documento apresenta dados sobre as operações comerciais das empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

O total arrecadado é o maior do ano e, levando em conta os 12 últimos meses, só fica atrás do que foi recolhido em dezembro - tradicionalmente, um dos melhores meses em função das vendas de fim de ano - de 2020, quando o RN recolheu R$ 690 milhões.

O recolhimento de ICMS foi o maior responsável pelo crescimento, já que esse imposto representou 92% do total arrecadado. Em agosto, esse tributo gerou um volume de R$ 610 milhões, enquanto em julho o valor tinha sido R$ 567 milhões e em agosto do ano passado R$ 420 milhões, o que significa um crescimento de 21% no comparativo com o referido período do ano passado.

Faturamento das empresas
De acordo com o boletim, o volume médio de faturamento diário das empresas da indústria, comércio e dos setores de combustíveis, energia e telecomunicações também tiveram leve alta.

As vendas atingiram, em média, R$ 359 milhões por dia em agosto, com a emissão de 1,01 milhão de documentos fiscais por dia. Em julho deste ano, esse valor foi perto de R$ 352 milhões por dia.

Os maiores volumes foram negociados pelas empresas do comércio varejista, que venderam mais R$ 91,3 milhões por dia ao longo do mês passado.

Já o setor atacadista teve um faturamento médio diário de R$ 57,4 milhões, seguido dos postos de combustíveis que chegaram a vender um volume médio de R$ 53,3 milhões por dia no mês.

A indústria de transformação alcançou uma média diária de vendas da ordem de R$ 49,5 milhões.

 

G1RN

Deixe seu comentário

Em carta do próprio punho, Léo Pinheiro confessa que mentiu em delação contra Lula

14 Set2021

Por Jbelmont às 21h45


Logo após ter a 19ª vitória judicial, onde o foi absolvido por falta de provas em processo por corrupção e tráfico de influência, o ex-presidente Lula tem mais um motivo para comemorar nessa terça-feira (14).

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski acaba de suspender mais duas ações da Lava Jato contra o ex-presidente Lula, com isso, resta apenas uma ação contra o ex-presidente, referente aos caças suecos, na Justiça do DF.

A defesa de Lula pediu o trancamento das apurações ao ministro do STF nesta segunda-feira (13). As ações se referem aos casos do imóvel para o Instituto Lula e doações para o Instituto Lula, transferidos para a Justiça Federal do Distrito Federal após o reconhecimento da incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba para julgar os processos referentes ao petista.

O advogado Cristiano Zanin, que defende o ex-presidente Lula, explica que a decisão do ministro Lewandowski impede qualquer nova iniciativa em relação às duas ações mencionadas, que já foram anuladas pelo STF.

A suspensão acontece após a sucessão de arquivamentos, anulações e trancamentos que se seguiram às decisões do STF nas últimas semanas.

As informações são do jornalista Breno Grillo, no site O Bastidor.

Deixe seu comentário

Preço médio da gasolina sobe pela 6ª semana seguida nos postos, mostra ANP

14 Set2021

Por Jbelmont às 19h26

 

No período de uma semana, o valor do litro combustível subiu de R$ 6,007 para R$ 6,059. Etanol e diesel também ficaram mais caros.

O preço médio da gasolina subiu pela 6ª semana nos postos do país, de acordo com levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O preço médio da gasolina na semana encerrada no dia 11 de setembro subiu para R$ 6,059 por litro, contra R$ 6,007 por litro na semana anterior, o que representa uma alta de 0,86%.

Nos 4.434 postos pesquisados pela ANP, o preço máximo chegou a R$ 7,185 o litro e, o mínimo, foi de R$ 5,15.

A agência também apurou que o valor médio do litro do diesel aumentou de R$ 4,627 para R$ 4,695 na semana.

Já o preço do litro do etanol subiu de R$ 4,611 para 4,653 na semana.

Impacto na inflação
Em 2021, o combustível se transformou num dos vilões da inflação, responsável por afetar duramente o orçamento das famílias brasileiras – já prejudicadas pela alta dos alimentos e da energia elétrica. Segundo o IBGE, a gasolina acumula no ano uma alta de 31,09%.

Os preços de venda dos combustíveis seguem o valor do petróleo no mercado internacional e a variação cambial. Dessa forma, uma cotação mais elevada da commodity e/ou uma desvalorização do real têm potencial para contribuir com uma alta de preços no Brasil, por exemplo.

Os preços cobrados nas bombas viraram motivo de embate entre o presidente e os governadores. O presidente Jair Bolsonaro tem cobrado publicamente que os estados reduzam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para que, dessa forma, os preços da gasolina e do diesel recuem.

Mas o que os analistas dizem que é o real desvalorizado tem contribuído para o aumento do preço dos combustíveis. E o que dá força para esse movimento de perda de valor da moeda brasileira são as várias incertezas dos investidores com relação ao rumo da política econômica do governo Bolsonaro.

G1

 

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +