Senado abre caixa preta dos gastos dos parlamentares

19 Mar2019

Por Jbelmont às 19h59

Foto: DCI 


O Senado Federal irá, enfim, disponibilizar as notas fiscais de despesas pagas por senadores com recursos da verba indenizatória. A Câmara já disponibiliza as notas para consulta pública, mas o Senado resistia. A Casa Alta foi até alvo de inquérito civil no Ministério Público Federal por desrespeito à Lei de Acesso à Informação.

A ação foi apresentada pela Operação Política Supervisionada (OPS). À Coluna, o coordenador da entidade, Lúcio Batista, informa que, de acordo com a assessoria do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, “ainda no mês de março o Senado vai lançar seu novo portal institucional e as notas fiscais utilizadas”. A conferir.

Coluna Esplanada

Deixe seu comentário

Fátima, Rosalba e Garibaldi na tradicional Missa de São José em Angicos

19 Mar2019

Por Jbelmont às 15h27

Dia de São José, marido da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

Dia também de esperança aos sertanejos com a crença de que se chover no Sertão será ano de bom inverno.

A mais tradicional celebração a São José aqui no Rio Grande do Norte acontece em Angicos, onde às 09h o Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha presidiu Missa Solene que reúne fiéis de várias cidades.


Missa Solene de São José em Angicos


Multidão assistiu a Missa


De políticos, lá estavam a governadora Fátima Bezerra (PT), a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP) e o ex-senador Garibaldi Filho (MDB).

Heitor Gregório

Deixe seu comentário

GOL DE PLACA SE DESENHANDO: Trump apoia entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE)

19 Mar2019

Por Jbelmont às 15h22


Presidentes trocaram camisas de seleções de futebol.Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (19), ao se reunir com Donald Trump na Casa Branca, que o presidente dos Estados Unidos quer uma América grande, assim como ele quer um Brasil grande.

Bolsonaro voltou a afirmar que, após décadas, o Brasil deixou de ter um presidente antiamericano e afirmou ter muito a conversar com Trump.

Bolsonaro entregou uma camisa da seleção brasileira ao presidente norte-americano com o nome de Trump nas costas, e também recebeu uma camisa da seleção de futebol dos EUA.

O presidente norte-americano, por sua vez, disse que os Estados Unidos não têm nenhuma hostilidade com o Brasil, mencionou a possibilidade de uma participação brasileira na Otan ou outra aliança estratégica e declarou apoio à entrada do país na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Em rápidos comentários ao iniciar encontro com o presidente Bolsonaro, na Casa Branca, Trump disse que seu colega brasileiro está fazendo um excelente trabalho e que o Brasil nunca esteve tão perto dos Estados Unidos.

Trump disse ainda que iria discutir com Bolsonaro sobre a situação da Venezuela, que vive uma grave crise político-econômica, e repetiu que todas as opções estão sobre a mesa.

Ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou claro o descontentamento com a dificuldade dos norte-americanos em darem um apoio claro à entrada do Brasil na OCDE, considerada o clube dos países liberais.

Um apoio explícito era um dos principais pontos na agenda do governo para essa viagem mas, ao contrário do esperado, as conversas não avançaram. Ao contrário, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters, o governo norte-americano muda as justificativas para não apoiar o Brasil a cada vez. As chicanas diplomáticas incomodaram Guedes.

Em seu discurso, o ministro acusou os Estados Unidos de ser o principal obstáculo para entrada do Brasil na OCDE.

“Nós precisamos de ajuda. Incrivelmente, os Estados Unidos são o único obstáculo para o Brasil entrar na OCDE. É até compreensível, porque estávamos no lado esquerdo pela maior parte do tempo. Mas agora estamos no lado direito e não merecemos o mesmo tratamento que tínhamos antes”, cobrou Guedes.

Em um sinal de que também não estava satisfeito com as negociações comercias durante a visita, o ministro cobrou o “tit for tat” nas conversas, o que significa uma relação equivalente.

“Quer vender porco, ok, compre minha carne. Quer me vender etanol, compre meu açúcar. Carne por porco, etanol por açúcar, trigo por autopeças. São pequenas coisas”, defendeu.

Os temas citados por Guedes são alguns dos pontos que o governo pretendia resolver durante a visita, mas até agora não avançaram.

Nesta terça, Bolsonaro tem encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, e o Brasil ainda aposta na “química” entre os dois para resolver algumas das questões pendentes.

Reuters

Deixe seu comentário

Namorado de adolescente de 14 anos morta no RN é preso; corpo dela foi amarrado, embrulhado e jogado às margens da BR-406

19 Mar2019

Por Jbelmont às 15h09

Assassinato aconteceu na noite desta segunda (18) em João Câmara. Segundo delegado, rapaz é suspeito da morte da garota, mas foi detido por um mandado de prisão expedido por outro crime.


Maria Heloize Vale da Silva completaria 15 anos na próxima terça-feira, dia 26 — Foto: Arquivo Pessoal

Foi preso na manhã desta terça-feira (19) o namorado da adolescente Maria Heloize Vale da Silva, de 14 anos, assassinada na noite da segunda (18) em João Câmara, distante pouco mais de 80 quilômetros de Natal.

A garota foi baleada na cabeça, amarrada com arame, teve o corpo enrolado em um lençol e depois foi jogada às margens da BR-406. Apesar de ser suspeito do crime, o rapaz acabou detido porque tem um mandado de prisão já expedido pela Justiça.

Maria Heloize completaria 15 anos na próxima terça-feira, dia 26. Segundo a mãe da garota, que trabalha como terceirizada na Delegacia de Polícia Civil da cidade, a filha morava na casa do namorado já há algum tempo. Logo que o corpo de Maria Heloize foi encontrado, policiais militares procuram por ele, mas não o acharam.

A prisão do suspeito aconteceu quando ele foi até a comunidade de Brejinho, onde a família preparava um local para velar o corpo da adolescente. Parentes o seguraram e chamara a PM, que o levaram à delegacia.

"Ele ainda vai ser ouvido sobre a morte da namorada. Mas, está detido porque constatamos que havia um mandado de prisão contra ele por causa de outro crime", confirmou o delegado Joacir Lucena.

Ainda na noite da segunda (18), ao G1, o delegado regional Nivaldo Floripes havia dito que o namorado de Maria Heloize já era considerado suspeito do crime em razão de um histórico de violência. Porém, ele ressaltou que existe uma outra linha de investigação, pois há informações de que a garota foi vítima de uma facção criminosa que queria, na verdade, matar o companheiro dela. Como ele não estava em casa, ela acabou sendo assassinada.

Familiares da adolescente que foram ao local onde o corpo foi jogado ainda disseram à PM que ela estava sendo ameaçada de morte.

Ainda de acordo com o delegado, muito provavelmente Maria Heloize foi assassinada na residência onde ela e o namorado moravam, no bairro São Francisco. Já o local onde o corpo foi jogado, fica na comunidade Quatro Bocas, perto da casa da mãe da menina.

 

G1RN

Deixe seu comentário

Assaltante é morto e outro é baleado durante tentativa de assalto a um PM em Olho D’água do Borges, RN

18 Mar2019

Por Jbelmont às 19h09

Por Gidel Carvalho - Icem Caraubas

Um bandido, de 45 anos, morreu e seu comparsa foi baleado durante uma tentativa de assalto a um policial, na tarde desta segunda-feira (18), no trevo que dá acesso às cidades de Olho D'Água do Borges a Patu, no Oeste do Rio Grande do Norte.


A polícia informou a reportagem do site Icém Caraúbas, que dois bandidos estavam realizando assaltos nas imediações do Tourão da Bela Flor, próximo a Caixa D'água da entrada de Olho D´água do Borges, quando tentaram fazer uma emboscada a um veículo e perceberam que se tratava de um policial e começaram a atirar no veículo. O Sgt. Rony, era quem estava no carro revidou a ação criminosa e baleando os dois elementos.


Um dos bandidos foi identificado como Suerli Leite de Medeiros, de 45 anos, vulgo "Dragão Branco", natural de Alexandria, que tem passagem pela policial por tráfico de drogas e latrocínio, foi socorrido para o Hospital de Olho D'água do Borges, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada. Já o seu comparsa conseguiu fugir pelo matagal. Policiais da região estão em diligencias em busca do foragido.

Do Câmera

Deixe seu comentário

Taxa de licenciamento de 264 mil veículos do RN vence nesta semana

18 Mar2019

Por Jbelmont às 10h09

Imposto para os que têm placas com terminação 3 e 4 estão com vencimento programado para esta quarta (20) e quinta-feira (21).

Por G1 RN

Taxa de licenciamento de 264 mil veículos do RN deve ser paga nesta semana — Foto: Canindé Soares/G1


Os 264 mil veículos do Rio Grande do Norte que têm placas com terminação 3 e 4 estão com o vencimento da taxa de licenciamento programado para esta quarta (20) e quinta-feira (21), respectivamente. Pelos números do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), essa quantidade de veículos corresponde a 20,34% de toda a frota cadastrada no estado. O valor da taxa de licenciamento é de R$ 90, independente do ano, modelo ou categoria do automóvel.

De acordo com o Detran, neste ano os proprietários de veículos automotores devem emitir o boleto digital escolhendo uma das possibilidades de emissão: pelo site www.detran.rn.gov.br, ou aplicativo para smartphone do Detran; nas agências do PágFácil; e para clientes do Banco do Brasil, diretamente nos caixas eletrônicos ou guichê da agência bancária.

Se o usuário escolher o site, com a página aberta, deve clicar no ícone “Consulta de veículos e boletos”. Logo em seguida, é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado. Dessa forma é possível ter acesso à página em que ficam disponíveis os boletos referentes à taxa de licenciamento, IPVA e DPVAT, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.

Existe também a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. Ainda no site, é preciso clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado às instituições bancárias.

O cidadão ainda pode baixar o aplicativo “Detran-RN”, e, ao cadastrar seu veículo, terá acesso a todos os débitos lançados, como também às informações do carro, agendamento de serviços do Detran, além de endereços, telefones e outras informações ligadas ao Departamento. Os pagamentos das taxas podem ser feitos também direto nas agências PágFácil, bastando informar ao atendente a placa do veículo.

Deixe seu comentário

Polícia registra triplo homicídio em bar na Av. das Fronteiras, na Zona Norte de Natal; mais dois ficam feridos

18 Mar2019

Por Jbelmont às 10h02

A Polícia Militar registrou um triplo homicídio na madrugada desta segunda-feira(18), por volta das 3h30, em um bar na Zona Norte de Natal. Na ocorrência, mais duas pessoas ficaram feridas. De acordo com informações preliminares, a suspeita é que houve um confronto envolvendo membros de facções criminosas rivais.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 3h30, no Delícia’s Bar, que fica no cruzamento da Avenida das Fronteiras com a Rua Pastor Joaquim Batista de Macedo, no bairro Igapó. As vítimas ainda não foram identificadas. Os corpos foram levados para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). O estado de saúde das pessoas baleadas ainda é desconhecido.

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

BG

 

Deixe seu comentário

Souza cada vez mais perto do PSB

17 Mar2019

Por Jbelmont às 18h54

O deputado estadual Souza Neto está cada vez mais perto de trocar o PHS pelo PSB.

Na semana passada, Souza foi recebido pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ao lado do deputado federal Rafael Motta, presidente estadual do partido.

O PHS foi atingido pela cláusula de barreira.

 

Heitor Gregório

Deixe seu comentário

MP encontra indícios de que acusado de assassinar Marielle negociava compra de armas com empresas estrangeiras

17 Mar2019

Por Jbelmont às 18h16

 

Documentos encontrados em buscas na casa do sargento Ronnie Lessa mostram que ele negociava a compra de armas de empresas estrangeiras "americanas, alemãs, chinesas e inglesas", segundo a promotora Simone Sibilio. A informação foi obtida em e-mails de Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Equipes do Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime 

Organizado ( GAECO ) do Ministério Público do Rio (MPRJ), coordenados por Simone, trabalham para rastrear a origem dos 117 fuzis apreendidos pela Polícia Civil na casa de Alexandre Motta. Amigo de Lessa, ele é apontado como suspeito de agir como laranja do PM. A informação foi dada em entrevista ao programa "Painel", da Globonews.

A investigação nos levou ao maior contrabandista de armamento. Essa investigação nos levou a Operação Intocáveis. Como essa pessoa entra com esse armamento? De quem ele compra? Pra quem ele vende? Quem mais está envolvido? Como ele se mantém? Quem vai suceder Ronnie Lessa? — questiona a promotora durante o programa.

Ao GLOBO, o delegado titular da Desarme, Marcus Amim, afirmou que até então há apenas indícios de que a origem possa ser de outro país.

— (Os e-mails encontrados com negociação) Não quer dizer que a compra
tenha sido efetivada — comenta.


Alexandre Motta preso por policiais da DH Foto: Marcio Alves / Marcio AlvesAlexandre Motta preso por policiais da DH Foto: Marcio Alves / Marcio Alves

Segundo Simone, o PM reformado comprava partes dos fuzis em pequenas remessas para não chamar atenção. Uma mesa de montagem de fuzil foi apreendida em um imóvel próximo ao do Alexandre.

O GLOBO

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Potiguar

17 Mar2019

Por Jbelmont às 12h55

6ª Rodada hoje domingo 17

América-RN  2 x 0 Força e Luz
Santa Cruz-RN  0 x 1  ABC
ASSU  3 x 1  Palmeira de Goianinha
Potiguar-M  2 x 1  Globo


CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG 

ÚNICO

1 América-RN 12 5 4 8 
2 Potiguar-M 12 5 4 7 
3 Globo 11 6 3 3
4 ABC 7 4 2 -1
5 Força e Luz 7 6 2 -4
6 ASSU 5 5 1 -3
7 Santa Cruz-RN 3 6 1 -3
8 Palmeira de Goianinha 3 5 1 -7

Deixe seu comentário

Operação Calvário: MP acusa secretária de lavagem de dinheiro e corrupção

16 Mar2019

Por Jbelmont às 21h53

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), com o auxílio da Polícia Federal, cumpriu, no final da tarde deste sábado (16/03) o mandado de prisão preventiva contra a secretária de Administração do Estado, Livânia Farias, por crimes investigados no âmbito da Operação Calvário e já denunciados à Justiça.




A medida cautelar foi requerida pelo Ministério Público, que denunciou a secretária por lavagem de dinheiro (o crime foi cometido com a aquisição de um imóvel no valor de R$ 400 mil no município de Sousa, no ano de 2016), e de corrupção, já que teria participado do recebimento de R$ 840 mil como propina, no ano de 2018, da organização criminosa que infiltrou-se na Cruz Vermelha brasileira. 


A Operação Calvário foi desencadeada no dia 14 de dezembro passado para investigar núcleos de uma organização criminosa comandada por Daniel Gomes da Silva, que é responsável por desvio de recursos públicos, corrupção, lavagem de dinheiro e peculato, através de contratos firmados junto a unidades de saúde do Estado, com valores chegando a R$ 1,1 bilhão, possuindo atuação em outras unidades da federação, e exemplo do Rio de Janeiro.

Na última quinta-feira, foram cumpridos 11 mandados de busca domiciliar em desfavor da secretária Livânia Maria da Silva Farias e mais 10 pessoas: Elvis Rodrigues Farias, Haroldo Rivelino da Silva, Haller Renut da Silva, Gabriella Isabel da Silva Leite, Lucas Winnicius da Silva Leite, Carlos Pereira Júnior (Kolorau Júnior), Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro, Josildo de Almeida Carneiro, Saulo Pereira Fernandes e Keydson Samuel de Sousa Santiago.

G1PB

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.134: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 33 mi

16 Mar2019

Por Jbelmont às 21h22

 

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.134 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (16) pela Caixa em Itupeva (SP).

Os números sorteados foram: 06 - 21 - 34 - 46 - 54 - 59, e a previsão de prêmio era de R$ 11 milhões.

Para o sorteio da próxima quarta-feira (20), a expectativa é de R$ 33 milhões para quem acertar as seis dezenas.

A Quina teve 60 ganhadores, com prêmio de R$ 39.699,48 para casa um. Outras 4.157 apostas levaram R$ 818,57 na Quadra.

Deixe seu comentário

Presidentes de Poderes se reúnem para tratar da reforma da Previdência

16 Mar2019

Por Jbelmont às 21h16

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebe hoje (16), os chefes dos três Poderes em um encontro na residência oficial da Casa. Foram convidados para um almoço, às 13h os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; e do Senado, Davi Alcolumbre. Entre os assuntos da pauta está a reforma da previdência e a mudança nas regras na aposentadoria dos militares.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR), que vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A tramitação da reforma da Previdência começa no colegiado, que analisa a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Segundo o líder do governo, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), cinco nomes são considerados para relatoria da medida. Sem adiantar nomes, para não gerar “ansiedades”, o deputado disse que os candidatos ao posto pertencem a partidos variados e são todos favoráveis à admissibilidade da PEC.

A escolha do relator é uma atribuição do presidente da CCJ. Segundo Francischini, será adotado um critério técnico nessa definição. “O critério que eu vou adotar é estritamente técnico, tem que ser uma pessoa com ampla capacidade jurídica e, de preferência, que tenha uma experiência já na Casa”, afirmou.

A primeira reunião da CCJ será na próxima terça-feira (19), mas o presidente do colegiado descartou iniciar os debates sobre a reforma da Previdência antes da apresentação, pelo governo, do projeto de lei que altera as regras na aposentadoria dos militares. “A primeira reunião vai ser uma pauta com itens normais, principalmente itens que já estavam na pauta do ano passado. A gente vai aguardar a vinda dos projetos dos militares para que possamos, então, designar o relator e ele possa preparar seu voto”, disse Francischini.

Senado

O presidente do Senado criou uma comissão especial para acompanhar a tramitação da reforma da Previdência na Câmara. A instalação do colegiado está prevista para a próxima terça-feira (19). A comissão é composta por nove titulares com igual número de suplentes e será presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), com relatoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O objetivo da comissão é mostrar aos deputados as divergências e expectativas dos senadores para que o texto seja aprovado na Câmara com os principais pontos já pacificados. Como proposta de emenda constitucional não tem Casa revisora enquanto sofrer alteração de mérito, o texto passa da Câmara para o Senado e vice-versa, até que não seja mais modificado. Para evitar esse vai e vem da PEC, a ideia é que os senadores aprovem o texto analisado pelos deputados.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Natália Bonavides emite nota sobre sua participação em ato do MST de Goiás

16 Mar2019

Por Jbelmont às 21h03

 

A deputada federal Natália Bonavides, que participou essa semana de uma ocupação do Movimento dos Sem Terra (MST) em Goiás, emitiu uma nota sobre a participação no ato. Ela lembrou que o ato não causou prejuízo à atividade parlamentar e que o dono da terra em que ela protestou é João de Deus, acusado de praticar abuso sexual contra 255 mulheres.


Confira a nota na íntegra

João de “Deus” é o dono da terra ocupada pelo MST dia 13 de março, em manifestação de combate à violência sexual contra mulheres. O latifúndio improdutivo do criminoso fica em Anápolis, próximo a Brasília. João de “Deus” é acusado de praticar abuso sexual contra pelo menos 255 mulheres, desde crianças de 9 anos de idade a idosas de 67. São relatos de centenas de brasileiras e estrangeiras, que, ao buscarem ajuda espiritual, foram não apenas enganadas, mas vítimas de crime sexual. Uma delas chegou a ser abusada 20 vezes!

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra ocupou o latifúndio de João de “Deus” como forma de denunciar as violências sexuais sofridas por mulheres e pleitear reforma agrária. A Justiça também decretou a prisão do “médium” por posse ilegal de armas de fogo. O Ministério Público e a Polícia também apuram denúncia de lavagem de dinheiro. Apoiamos a manifestação, que ocorre no mês de março, mês de luta pelos direitos das mulheres.

A participação de Natália no ato, próximo a Brasília, se deu sem prejuízo de nenhuma sessão deliberativa e sem qualquer utilização de recursos públicos ou de cota parlamentar.

 

Deixe seu comentário

037ª) Padeiro raptado de casa no Parque Universitário na madrugada de quinta feira “14” é encontrado morto no Alto da Pedra em Mossoró

16 Mar2019

Por Jbelmont às 20h57

Um corpo foi encontrado por populares dentro de um matagal, na localidade de Alto da Pedra, próximo ao Loteamento Alto das Brisas, na tarde de hoje, 16 de março, em Mossoró no Rio Grande do Norte.


Segundo registro na Delegacia de Plantão, Anab Felipe Pereira da Fonseca, de 20 anos de idade, foi raptado de casa, no Parque Universitário, na madrugada de quinta feira, dia 14 de março e só no inicio da tarde de hoje, foi encontrado com marcas de violência, principalmente na cabeça.


Segundo informações de familiares, Anab trabalhava como assistente numa padaria no bairro onde morava, era usuário de drogas e muito amigo de Ângelo Marcio da Rocha Sousa, de 19 anos de idade, raptado de casa na Rua Alcino Firmo da Rocha no bairro Costa e Silva no final da noite do dia 20 de fevereiro e encontrado morto no dia seguinte, nas mesmas circunstancias e na mesma região, na zona rural do município de Mossoró.

A policia e os amigos não descartam a possibilidade da morte de Anab Felipe está relacionada com a morte de Marcinho e ter sido praticada pelo mesmo grupo criminoso.

Do Câmera

Deixe seu comentário

Enquanto o caos se instala no RN, deputada potiguar invade terras em Goiás

16 Mar2019

Por Jbelmont às 20h38

A situação política, econômica e social do Rio Grande do Norte parece indo muito bem para a deputada federal Natália Bonavides (PT) participar de uma invasão de terra, lá no estado de Goiás.

A parlamentar petista integrou a comitiva de militantes do MST e do Movimento Camponês Popular (MCP) que invadiram, na manhã da última terça-feira (13) uma fazenda do médium João de Deus.

A fazenda Agropastoril Dom Inácio está localizada em Anápolis, entre os distritos de Interlândia e Souzânia, no interior de Goiás. Segundo os organizadores, cerca de 800 mulheres chegaram ao local por volta das 6 horas.

Enquanto isso, no seu estado Natal, servidores estão em greve lutando pelo direito de recebem seus salários em dia. É mole, deputada?

Blog do Ismael Sousa

Deixe seu comentário

Homem é preso suspeito de matar a própria mãe queimada na região Oeste potiguar

16 Mar2019

Por Jbelmont às 14h10

Um homem foi preso suspeito de matar a própria mãe queimada na madrugada deste sábado (16) na cidade de Pau dos Ferros, na região do alto Oeste potiguar. Segundo a PM, o homem teria problemas mentais.

O crime aconteceu na rua Rua Maria Fiel da Silva, no bairro Paraíso.

Ainda de acordo com a PM, Maria Luzeneide da Silva, de 47 anos, dormia quando o filho ateou fogo no corpo dela.

O homem preso tem 28 anos e foi levado para a delegacia.

Deixe seu comentário

Mossoró celebra 167 anos de resistência, liberdade e progresso

16 Mar2019

Por Jbelmont às 10h18

Mossoró carrega uma história de resistência e bravura ao longo dos seus 167 anos de existência. Durante esses anos, foram várias situações de coragem do povo mossoroense, tendo a resistência ao bando de Lampião como um dos momentos mais marcantes da história da cidade, que tem como padroeira Santa Luzia.

A história de Mossoró começou em 15 de março de 1852, quando o povoado de Santa Luzia de Mossoró passou à categoria de vila, através do decreto provincial 246, sancionado por José Joaquim da Cunha, presidente da província do Rio Grande do Norte. Essa medida estabeleceu a criação da Câmara, desvinculando a vila do município de Assú, a quem pertencia antes desta data.

A ideia da criação do Município de Mossoró partiu dos habitantes da ribeira do rio Mossoró. Entre os principais incentivadores, destacavam-se o vigário Antônio Joaquim e o padre Antônio Freire de Carvalho, que organizaram em Mossoró o núcleo Saquarema, que era o Partido Conservador.

Eles foram os responsáveis pela organização de um abaixo-assinado que seria dirigido à Assembleia Provincial, que pedia a criação da vila e município de Mossoró e do Tribunal de Jurados. Esse abaixo-assinado chegou à Assembleia Municipal na sessão do dia 13 de janeiro de 1852, com 350 assinaturas.

O vigário Antônio Joaquim e o padre Antônio Freire de Carvalho justificaram para a criação do município de Mossoró a existência de mais de duas mil casas, população estimada em mais de seis mil pessoas, ruas bem organizadas, comércio abastado, terras apropriadas para criação, proximidade com praias e com salinas, proporcionando uma possibilidade de negócio.

O projeto foi ao plenário na sessão de 8 de março de 1852, para a primeira discussão, e foi aprovado sem emendas. Na segunda sessão, também obteve aprovação. E na terceira, realizada no dia 11 de março, foi aprovado, seguindo para a Comissão de Redação Final. O presidente da província fez a sanção a 15 de março de 1852, da lei 246, de onde nascia o município de Mossoró.

Há 167 anos, Mossoró realizava sua primeira eleição

Após a emancipação política de Mossoró, em 1852, ela foi a nona cidade do estado do Rio Grande do Norte a se tornar emancipada politicamente. Antes de Mossoró, outras oito cidades já tinham sido emancipadas. Foram elas: Acari, Arês, Assú, Martins, Touros, São José de Mipibu, Nísia Floresta e Apodi.

Após criado o município, ocorreu a primeira eleição para vereadores de juiz de paz de Mossoró. Nelas, figuravam o vigário Antônio Joaquim como representante do Partido Conservador e o capitão João Batista de Souza como representante do Partido Liberal.



Anúncio do resultado da primeira eleição ocorrida em Mossoró ( Foto Blog do Gemaia)



A eleição foi vencida pelos conservadores, que era comandada pelo vigário Antônio Joaquim e encabeçada pelo padre Antônio Freire de Carvalho. Este, como presidente eleito, juramentou-se perante à Câmara do Assú, tomando posse no dia 24 de janeiro de 1853, na vila de Mossoró, tomando juramento aos demais vereadores e declarando em seguida instalada a nova Câmara.

A primeira eleição de Mossoró foi marcada por disparos de tiros, deferidos por representantes do Partido Liberal. Na ocasião, os conservadores procederam a votação no interior da igreja de Santa Luzia, enquanto os liberais permaneceram numa casa da Rua Domingos da Costa.

Os disparos ocorreram durante a tentativa por parte dos liberais de tomar o livro de atas. Apesar da ocorrência dos disparos durante a eleição, os conservadores assumiram o poder e, num período de tranquilidade, fizeram um governo de paz, sem ódio e sem vingança.


Mossoró como símbolo de resistência ao bando de Lampião


Um dos importantes atos de coragem da população de Mossoró ocorreu no ano de 1927, quando o bando de Lampião invadiu a cidade. Até hoje, esse momento é lembrado pelos mossoroenses, através do espetáculo Chuva de Balas no País de Mossoró, encenado durante as festividades do Mossoró Cidade Junina (MCJ).

No ano de 1927, o município experimentava um crescimento no comércio e na indústria. O bando entrou no Rio Grande do Norte pelo município de Luís Gomes, entre os dias 9 de 10 de junho, percorrendo várias cidades do Oeste do Rio Grande do Norte, chegando até Mossoró poucos dias depois. Já em 13 de junho, Lampião e seu bando chegaram ao sítio Saco. Lá, ele enviou um bilhete, que pedia uma quantidade total de 400 réis em dinheiro, para poupar a cidade de Mossoró.

O então prefeito de Mossoró, Rodolfo Fernandes, negou e depois recebeu um segundo bilhete ameaçador. O ataque a Mossoró só começou de fato às 16 horas, quando o líder do bando dividiu seus cangaceiros em três grupos diferentes, cada um com a função de atacar um local diferente: o primeiro grupo atacou a casa do prefeito, que hoje abriga a sede da Prefeitura; o segundo grupo atacou a estação ferroviária de Mossoró, enquanto o terceiro teve a função de atacar o cemitério. Uma hora depois, o bando recuou, deixando Colchete (morto no momento do confronto) e Jararaca para trás.

Preso e morto três dias depois do ataque, o corpo de Jararaca encontra-se enterrado no mesmo cemitério que havia sido invadido pelo bando de Lampião. Hoje, o túmulo do integrante do bando é um dos mais visitados por mossoroenses e turistas, principalmente no feriado do Dia de Finados.

*Via Jornal De Fato / Imagens: Reprodução

Deixe seu comentário

Pai, madrasta e outros dois réus são condenados pela morte do menino Bernardo em Três Passos

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h28

Tribunal do Júri considerou Leandro Boldrini, Graciele Ugulini e Edelvânia e Evandro Wirganovicz culpados. Cabe recurso. Menino foi morto há cinco anos por conta de uma superdosagem de medicação e teve o corpo enterrado em uma cova no interior de Frederico Westphalen.



Veja as penas

Graciele Ugulini, madrasta de Bernardo, teve a pena mais alta: 34 anos e sete meses de reclusão em regime inicialmente fechado, por homicídio quadruplamente qualificado e ocultação de cadáver. Ela não poderá recorrer em liberdade.

Leandro Boldrini, pai da criança, recebeu 33 anos e oito meses de prisão por homicídio doloso quadruplamente qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica.

Edelvânia Wirganovicz, amiga de Graciele, foi condenada a 23 anos por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Evandro Wirganovicz, irmão de Edelvânia, pegou nove anos e seis meses em regime semiaberto por homicídio simples e ocultação de cadáver.
O G1 transmitiu o julgamento ao vivo.



Cabe recurso (entenda abaixo). Os quatro já estavam presos e retornariam às penitenciárias após o julgamento.

 

Matéria completa Clique Aqui

Deixe seu comentário

Juiz nega liminar contra instituição de Verba de Gabinete

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h18

Do Blog Saulo Vale

O juiz Pedro Cordeiro Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, negou liminar solicitada pelos advogados Jeferson Santos e Joathan Robério, que pedia a suspensão imediata da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar Municipal (CEAPM), a conhecida Verba de Gabinete, na Câmara Municipal de Mossoró.

No entanto, o mérito dessa ação ainda não foi julgado.

O magistrado levou em conta o argumento da Procuradoria da Câmara: o benefício não é pago desde 2016 e só será retomado depois do mérito ser julgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que foi quem orientou a suspensão.

O juiz não viu a necessidade de urgência para apreciação e também não julgou legalidade ou ilegalidade.

A verba de gabinete foi aprovada pelos parlamentares no dia 23 de janeiro deste ano e sancionada logo no dia seguinte. O valor é de R$ 4,5 mil/mês, por vereador.

Deixe seu comentário

Sessões da Câmara e da Assembleia celebram aniversário de Mossoró

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h09

Cidade de Mossoró, a segunda maior do Rio Grande do Norte 

Duas sessões solenes marcam os 167 anos de emancipação política de Mossoró nesta sexta-feira, 15. A primeira será realizada pela Câmara Municipal, às 9h, no plenário do Palácio Rodolfo Fernandes. A segunda, da Assembleia Legislativa do RN, que se instalará no Teatro Estadual Lauro Monte Filho, às 19h.

A cerimônia na Câmara Municipal contará com conferência do historiador Olismar Lima e homenagens, propostas pelos 21 vereadores, a pessoas de diversos segmentos sociais, em reconhecimento simbólico ao trabalho de cada mossoroense, de nascimento e de adoção, em favor de Mossoró.

A solenidade faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo e valoriza data fundamental no município. Foi em 15 de março de 1852, segundo historiadores, que foi sancionado o decreto provincial 246, ao desvincular Mossoró de Assú e dar-lhe autonomia política (veja reportagem no caderno Mossoró).

A sessão da Assembleia Legislativa é uma iniciativa do deputado estadual Alysson Bezerra (SDD). O evento contará com a presença de diversas autoridades locais, como políticos e representantes de universidades e instituições de ensino.

Entre os homenageados estão: padre Sátiro Cavalcante (foto acima); poeta Antônio Francisco; escritor Davi Leite; jornalista Emery Costa; servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Francimar Honorato dos Santos; médico Cure de Medeiros, pastor José Dantas Filho; membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM) Maria Lúcia Escóssia e ex-jogador de futebol Odilon Gomes de Almeida.

 

De Fato

Deixe seu comentário

Dr. Bernardo tem reconhecimento com a Medalha Duarte Filho

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h04

 

Dr. Bernardo Rosado recebeu homenagem na Sessão Solene da Câmara Municipal de Mossoró
O médico cardiologista Bernardo Américo Miranda Rosado recebe a Medalha de Mérito na Saúde "Dr. Duarte Filho", concedida pela Câmara Municipal de Mossoró, por indicação do vereador Francisco Carlos (PP).

A honraria foi entregue na Sessão Solene dos 167 anos de emancipação política de Mossoró, realizada na manhã desta sexta-feira (15).

É o reconhecimento à sua valorosa contribuição à saúde, na sua especialidade e no seu Hospital Wilson Rosado.

Dr. Bernardo, como é popularmente conhecido é Médico Formado pela Universidade Federal de Pernambuco/PE, em 1978, possui o Título de Especialista em cardiologia conferido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

É formado em Ecocardiografia na empresa Ecolab do Rio de Janeiro e Médico concursado do Ministério da Saúde; Profissionalmente residência de cardiologia no hospital Osvaldo Cruz de Recife; Hospital Unicardio de Recife – Urgência e Emergência cardiológica; Hospital restauração de recife – UFI.

Dr. Bernardo fundou juntamente com Dr. Rosado Cantídio a 1ª UTI de Mossoró/RN, na APAMI, Sócio fundador do Hospital Unicardio de Mossoró/RN – emergência cardiologia e fundador do Hospital Wilson Rosado. Para além disso, Sócio fundador do Instituto do Coração Wilson Rosado e Sócio fundador do Hospital Policlínica Médica de Açu. 

Deixe seu comentário

Previdência sem gordura

15 Mar2019

Por Jbelmont às 19h53

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse hoje (15), que a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo federal “não tem gordura” e que seria a última janela de oportunidade que o país tem para não afetar direitos adquiridos.

“O projeto não tem gordura. Ele foi apresentado dentro do que nós achamos adequado, do que nós achamos ideal para recuperar as finanças públicas do país”, disse o secretário, no seminário A Nova Economia Liberal, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Marinho afirmou que, considerando as despesas primárias, o Brasil investe hoje 64% dos recursos em assistência e previdência. O secretário também minimizou eventuais indícios de dificuldades de aprovação do projeto. “Esse é um governo novo, com um Congresso novo. Estão se conhecendo”.

Informações da Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Deixe seu comentário

36º Homicidio em Mossoró 2019: Popular é morto na Entrada do Conjunto Cidade Oeste na RN 117

15 Mar2019

Por Jbelmont às 12h36

 

A violência em Mossoró continua crescente e a cidade registra mais um homicídio a bala, o trigésimo sexto do ano.

O crime aconteceu por volta das 11h00min na entrada do Conjunto Cidade Oeste aa margens da RN 117 saída para Governador Dix Sept Rosado.

A vítima identificada, como Cleomar Teixeira da Silva conhecido como "Pantera" 42 anos morador do Bairro Belo Horizonte.

Do Fim da Llnha

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +