.

Coronavírus: RN registra dois óbitos nas últimas 24 horas

04 Ago2020

Por Jbelmont às 12h35

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande d

o Norte nesta terça-feira (4). Os casos confirmados chegam a 52.566.

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.926, sendo dois nas últimas 24 horas, além de 208 mortes em investigação.

Os casos suspeitos somam 63.245, descartados (83.615).

Deixe seu comentário

Ministro do STF decide que uso de máscara é obrigatório em locais públicos e decisão também vale para o RN

04 Ago2020

Por Jbelmont às 08h36

O ministro do STF Gilmar Mendes defendeu, em decisão cautelar (provisória) nesta segunda-feira (3), que o uso de máscara é obrigatório em todos os espaços públicos do país.

E disse que os vetos feitos pelo presidente Bolsonaro a trechos específicos da lei sancionada no mês passado, não interferiram na regra geral.

Deixe seu comentário

Mossoró contabiliza perda de arrecadação superior a R$ 32 milhões de abril a julho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019

04 Ago2020

Por Jbelmont às 08h33

O período de pandemia tem afetado a situação das receitas públicas da maioria das prefeituras em todo o país. Em Mossoró, nas principais receitas do município (receita própria, FPM, repasse do ICMS, royalties e FUNDEB) a queda vem se acentuando, chegando a R$ 32.632.376,98 só nos meses de abril a julho, comparado ao mesmo período de 2019.

 

De acordo com dados da secretaria do Planejamento, a maior redução percentual se deu nos royalties que caíram 51,7% no período, “outras receitas que têm sofrido forte impacto são as da cota parte do ICMS e a receita própria, com quedas de 21,4% e 35,1%, respectivamente”, informa o secretário da pasta, Aldo Fernandes.

Deixe seu comentário

‘Não vejo nenhum crime do presidente’, diz Rodrigo Maia sobre pedidos de impeachment. O deputado ainda disparou “a Lava Jato é uma operação política”

04 Ago2020

Por Jbelmont às 08h25

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta segunda-feira, 3, que não encontrou embasamento legal nos quase 50 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro enviados ao Congresso até agora. “Destes que estão colocados, eu não vejo nenhum tipo de crime atribuído ao presidente, de forma nenhuma”, disse em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Maia afirmou ainda que o impeachment não pode ser instrumento para solução e crises. “Tem que ter um embasamento para essa decisão e não encontro ainda nenhum embasamento legal”, acrescentou.

Questionado sobre o motivo de ainda não ter ‘engavetado’ os processos, Maia justificou que ocuparia tempo na agenda do Congresso, que deve focar em pautas sobre o coronavírus. “Estamos no meio de um processo de pandemia e qualquer decisão agora leva um recurso ao plenário e nós vamos ficar decidindo impeachment sem motivação para isso. É por isso que eu não decido.”

O presidente da Câmara criticou a atuação de Bolsonaro na pandemia, fato que está no centro de alguns dos pedidos de impeachment. “O president errou na questão de minimizar o impacto da pandemia, a questão da perda de vidas. Vamos chegar a 100 mil vidas perdidas. Ele minimizou, criou um falso conflito.”

Lava Jato

Na entrevista, Maia afirmou que a Lava Jato é uma “operação política” e que cabe ao procurador-Geral da República, Augusto Aras, junto à Corregedoria e ao próprio Conselho Nacional do Ministério Público tomar decisões que, segundo ele, não foram tomadas no passado.

“Os fatos mostraram que excessos ocorreram e cabe ao procurador-geral, e aí defendo a posição do procurador-geral, junto com a corregedoria e com o Conselhor Nacional, tomar as decisões. Não cabe a outro poder interferir na procuradoria, no Ministério Público. Mas cabem decisões contundentes por parte da corregedoria e do procurador-geral. Acho que o Aras está indo no caminho correto, organizar o processo para que esses excessos não se repitam mais no nosso País.”

Sobre o projeto de quarentena para juizes, defendido por ele e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, Maia garantiu que não atingiria o ex-ministro Sérgio Moro. “Seria legítimo (a candidatura de Moro). É um direito que ele tem, como qualquer um.”

O presidente da Câmara negou que o projeto tenha como objetivo impedir eventual candidatura do ex-juiz. “Claro que (o projeto de quarentena para juízes) não é para atingir o Moro. Os deputados, senadores ou o Supremo não encaminhariam uma tese de fazer uma lei para proibir uma pessoa de disputar uma eleição. Ficaria muito ruim para a democracia brasileira.”

PL das fakes news

Maia afirmou que colocará a PL das fake news em votação até o final do ano e que o texto aprovado deve garantir transparência. “Não queremos votar nenhum projeto que fere a liberdade de expressão, mas não podemos continuar aceitando que novas tecnologias continuem sendo instrumento de radicais.”

O presidente da Câmara relatou ter sido atacado nas redes sociais após chamar o youtuber e influenciador digital Felipe Neto para participar de uma reunião que vai discutir o PL 2630/2020. “Como se a Câmara, que é a casa do povo, não pudesse ouvir uma pessoa que é seguida por 40 milhões de pessoas.”

ESTADÃO CONTEÚDO

Deixe seu comentário

Coronavírus: Brasil registra 1,9 milhão de casos de pessoas curadas; No RN são 27.923 recuperados

03 Ago2020

Por Jbelmont às 21h51

Foto: reprodução

O Ministério da Saúde registrou nesta segunda-feira (3) mais 27.923 pacientes recuperados da Covid-19, totalizando de 1.912.319 pessoas curadas do coronavírus em todo o Brasil.

No Rio Grande do Norte, a Sesap atualizou o número de pacientes curados. São 27.923 pessoas recuperadas em todo o Estado.

No mundo todo, estima-se que cerca de 15,7 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram.

O número de pessoas curadas no Brasil é superior ao dobro da quantidade de casos ativos (748.585), que são pacientes que estão em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (69,5%).

 

MOSSORÓ PNEUS DARLAN

Deixe seu comentário

Brasil tem média de 995 mortes por Covid-19 na última semana; 6 estados apresentam alta de mortes

03 Ago2020

Por Jbelmont às 21h43

País conta 94.702 óbitos registrados e 2.751.665 diagnósticos de Covid-19. A última vez que o país tinha registrado média de menos de mil mortes foi em 2 de julho.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta segunda-feira (3).

O país registrou 572 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 94.702 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 995 óbitos, uma variação de -5% em relação aos dados registrados em 14 dias. A última vez que o país tinha registrado média de menos de mil mortes foi em 2 de julho.

Em casos confirmados, já são 2.751.665 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 18.043 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 43.610 por dia, uma variação de 30% em relação aos casos registrados em 14 dias.

MÉDIA MÓVEL: Veja como estão os casos e mortes no seu estado

No total, 6 estados apresentaram alta de mortes: PR, RS, SC, MS, AC e TO.

Em relação ao domingo (2), RR e o DF deixaram de estar com alta na média de mortes e agora estão em estabilidade.

Brasil, 3 de agosto
Total de mortes: 94.702
Registro de mortes em 24 horas: 572
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 995 por dia (variação em 14 dias: -5%)
Total de casos confirmados: 2.751.665
Registro de casos confirmados em 24 horas: 18.043
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 43.610 por dia (variação em 14 dias: 30%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 94.145 mortes e 2.733.735 casos; e às 13h, com 94.226 mortes e 2.736.298 casos confirmados.)

Estados

Subindo: PR, RS, SC, MS, AC e TO.
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: MG, RJ, SP, DF, GO, MT, RO, RR, BA, PI, RN e SE.
Em queda: ES, AM, AP, PA, AL, CE, MA, PB e PE.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Deixe seu comentário

Natal registra em julho 48% de redução de óbitos e 79,4% de recuperados da Covid-19

03 Ago2020

Por Jbelmont às 13h21


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal fez levantamento sobre o número de óbitos na capital desde o início da pandemia do novo coronavírus. A primeira morte notificada por Covid -19 ocorreu no dia 31 de março de 2020. Em abril, Natal já registrou 15 óbitos, um aumento de 1.400% em relação ao mês anterior. Em maio, foram 125 óbitos, acréscimo de 747%, se comparado com o mês anterior. Em junho, maior número registrado, foram 393 mortes, o que representou um percentual de 209%. Em julho, quebra-se a linha crescente e pela primeira vez os números caem. Foram notificados 196 óbitos na capital, uma queda de 48% em relação a junho.

“Essa queda é resultado de um forte trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Natal, que não só ampliou leitos de enfermaria e de UTI nos hospitais Municipal e de Campanha, como investiu forte para evitar que os casos se agravassem, com criação do Comitê Científico para balizar nossas ações que contam com testagens rápidas drive-thru e do tipo swab, disponibilização de 10 Unidades de Saúde referenciadas para o Covid-19 em horário estendido, além de criação de Centros de Enfrentamento, com implementação de Protocolo de Manejo para Síndromes Gripais e dispensação de medicamentos com prescrição do médico”, ressalta o prefeito Álvaro Dias.

Outro ponto a destacar na capital é que, de acordo com os dados do último boletim epidemiológico, 15.841 pessoas, estão recuperadas, ou seja, 79,4% dos casos confirmados com Covid-19; 15,9% estão em isolamento domiciliar; 1% estão hospitalizadas; e 3,7% faleceram. Os registros constatam, ainda, uma desaceleração na curva de suspeitos e confirmados, além de óbitos. O boletim epidemiológico está disponível no site https://coronavirus.natal.rn.gov.br/.

Deixe seu comentário

Rio Grande do Norte começa agosto com menor índice de isolamento social do país #G1RN

03 Ago2020

Por Jbelmont às 13h13

Rio Grande do Norte começa agosto com menor índice de isolamento social do país
Estado registrou índice de 37,64% de isolamento da população no sábado (1º), pior resultado no Brasil, segundo levantamento de empresa que acompanha 60 milhões de usuários de aplicativos.
g1.globo.com

Deixe seu comentário

Coronavírus: RN registra 01 óbito nas últimas 24 horas e chega a 1894; casos confirmados são 52.030

03 Ago2020

Por Jbelmont às 12h38

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira,1. São 52.030 casos confirmados de Covid-19, com 62.525 suspeitos.

O número de mortes chegou a 1.894, sendo 01 nas últimas 24 horas, além disso 219 continuam em investigação e 370 descartados.

Deixe seu comentário

PGR pede nova prisão de Queiroz ao STJ

03 Ago2020

Por Jbelmont às 12h36

Foto: Divulgação

O subprocurador Roberto Luís Oppermann Thomé pediu ao ministro Félix Fischer e à Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça para mandar de volta para a cadeia Fabrício Queiroz e sua mulher, Márcia de Oliveira Aguiar.

No recesso de julho, durante o plantão, o presidente da Corte, João Otávio de Noronha, concedeu a ambos prisão domiciliar, mesmo com Márcia foragida à época. No recurso, Thomé afirmou não haver ilegalidade na decisão que determinou a prisão preventiva.

“Conquanto cediços cultura jurídica e espírito público do ínclito Ministro Presidente, sua v. decisão monocrática, ora agravada, merece integral reforma para que se respeite até mesmo a percuciente, abalizada e escorreita fundamentação lavrada em oito de dez laudas pela inexistência de ilegalidade alguma na necessária constrição judicial cautelar, e mesmo se resgate o respeito à iterativa jurisprudência pátria que rechaça concessão de benesses a pessoas que se encontrem foragidas da Justiça”, diz o recurso.

O Antagonista

Deixe seu comentário

Braga Netto está com Covid-19, diz assessoria

03 Ago2020

Por Jbelmont às 12h30

Titular da Casa Civil é o sétimo ministro do governo Bolsonaro a contrair o novo coronavírus. Braga Netto ficará em isolamento, segundo assessoria 


O ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, está com Covid-19, informou a assessoria da pasta nesta segunda-feira (3). Ainda de acordo com a equipe da Casa Civil, ele ficará em isolamento nos próximos dias.

Braga Netto é o sétimo ministro que se infectou com o novo coronavírus. O governo tem 23 pastas. Veja os ministros que já tiveram a doença:

Augusto Heleno, Gabinete de Segurança Institucional;
Bento Albuquerque, Minas e Energia;
Milton Ribeiro, Educação;
Onyx Lorenzoni, Cidadania;
Marcos Pontes, Ciência, Tecnologia e Inovações;
Wagner Rosário, Controladoria-Geral da União;
Braga Netto, Casa Civil
O presidente Jair Bolsonaro também já teve Covid-19. Ele anunciou no dia 7 de julho que estava com o vírus e que o exame tinha dado positivo. No dia 25 de julho, disse que estava curado.

Na semana passada, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, afirmou que contraiu a doença.

Nota da Casa Civil
Leia a nota divulgada pela Casa Civil:

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Braga Netto, recebeu nesta segunda-feira (3/8) a confirmação de que testou positivo para a COVID-19. O ministro passa bem e está assintomático. Ele ficará em isolamento até novo teste e avaliação médica. Até lá, continuará cumprindo a sua agenda de forma remota.

Deixe seu comentário

Natal tem 14 pré candidatos a prefeito

03 Ago2020

Por Jbelmont às 10h31

A praticamente quatro semanas da largada das convenções partidárias para homologações dos nomes de candidatos a prefeito e vereador nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o quadro político indica que pelo menos 45% dos 33 partidos políticos com registros na Justiça Eleitoral do Estado têm pré-candidatos a prefeito de Natal, a começar do PSDB, que tem o prefeito Álvaro Dias como postulante à reeleição no pleito de 15 de novembro. Somente após a oficialização das candidaturas nas convenções que se realizarão entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro, os partidos poderão iniciar a campanha e a propaganda eleitoral propriamente dita, mas a maioria dos 15 pré-candidatos declarados ou não a prefeito de Natal, já usa as redes sociais e até entrevistas na mídia tradicional pra falar da plataforma politico-administrativa ou se lançar como eventual candidato majoritário.

São pré-candidatos:

ÁLVARO DIAS – PSDB

KELPS LIMA – SOLIDARIEDADE

CORONEL HÉLIO – PRTB

JEAN PAUL PRATES – PT

SANDRO PIMENTEL – PSOL

HERMANO MORAIS – PSB

CORONEL AZEVEDO – PSC

DELEGADO SÉRGIO LEOCÁDIO – PSL

FERNANDO PINTO – NOVO

PROFESSOR CARLOS ALBERTO – PV

AFRÂNIO MIRANDA – PODEMOS

FERNANDO FREITAS – PCDOB

FREITAS JUNIOR – REDE

ROSÁLIA FERNANDES – PSTU

Deixe seu comentário

Caicó/Seta/Prefeito: Dr. Tadeu lidera com 27,1%, Batata tem 13,1% e Arthur vem em terceiro com 11,1%

03 Ago2020

Por Jbelmont às 10h27

O Instituto Seta divulga neste domingo (2), a primeira pesquisa registrada de intenção de voto para a Prefeitura de Caicó (RN), sob o número RN-01053/2020. O jovem médico Dr. Tadeu (PSDB), lidera com folga no cenário estimulado, quando os entrevistadores citaram os nove pré-candidatos a prefeito.

Em um primeiro cenário estimulado, com a apresentação de 9 nomes, Dr. Tadeu é citado por 27,1% dos eleitores. Outros 28,7% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos, branco ou até mesmo anulariam os votos, enquanto 8,4% não sabem. Nessa situação, o prefeito Batata (MDB), que concorre à reeleição é o segundo na preferência de Caicó. Batata teve 13,1% seguido de perto pelo empresário Arthur Maynard (PSB), que tem o apoio do ex-prefeito Roberto Germano, que perdeu à reeleição em 2016 para Batata.

Com intervalo de confiança (nível de significância) é de 95% com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra da Seta. Ainda segundo a pesquisa, que ouviu 450 eleitores no último sábado (25), Diego Vale (Solidariedade) alcançou 3,8% e o vereador Rangel (PDT), teve 3,1%. Os demais nomes oscilaram abaixo da margem de erro: Sargento Alexandre (PSL) 2%, Francisco Oliveira, o FAO (Republicanos) com 1,3%, Cição Bandido (PTB) teve 0,9% e Chico da Caern (PV) só obteve 0,4%. Confira todas as citações:

Deixe seu comentário

Deputado George anuncia que Dr. Gustavo vai para reeleição em Assu (RN)

03 Ago2020

Por Jbelmont às 10h25


O deputado estadual George Soares (PL) anunciou em entrevista à Rádio Princesa do Vale, neste sábado (01), que o atual prefeito de Assu (RN), Dr. Gustavo Soares (PL), recolocou seu nome para à disputa da prefeitura Municipal nas eleições municipais deste ano.

Dr. Gustavo vem fazendo um mandato reconhecido pelo povo e com muitas ações para os assuenses. O deputado George enumerou várias obras realizadas pela gestão atual e enfatizou algo que mexeu com o prefeito doutor: as campanhas nas redes sociais #FicaDoutor e #VoltaDoutor. Segundo o parlamentar, motivado pelo chamado do seu povo, Gustavo Soares vai topar ir para a reeleição em novembro, desse ano

Deixe seu comentário

Saiba como serão as eleições a vereador após mudança de regras sobre as coligações

03 Ago2020

Por Jbelmont às 10h08

As eleições deste ano para a escolha de prefeitos e vereadores serão atípicas. Há mudanças no sistema de candidaturas para vereadores e novas ações da Justiça Eleitoral para evitar proliferação de fake news, além das condições de votação impostas pela pandemia do coronavírus, a começar pela mudança do calendário eleitoral.

As eleições passaram de 25 de outubro para 15 de novembro. Em cidades com segundo turno, essa disputa será em 29 de novembro.

Mas a principal mudança no formato das eleições municipais deste ano está no veto de coligações para o cargo de vereador. As coligações consistem na união de diferentes partidos para a disputar do pleito.

A novidade veio com a Emenda Constitucional nº 97, de 2017, que passou a proibir a celebração de coligações nas eleições para vereadores, deputado estadual, federal e distrital. A união de partidos em chapas ainda vale para os cargos majoritários —prefeito, senador, governador e presidente da República.

Com a determinação, os candidatos aos cargos de vereador somente poderão participar em chapa única dentro do partido.

Deputados e representantes partidários ouvidos pela Folha dizem que, por ora, o novo sistema deve enfraquecer partidos menores, que pegavam carona na estrutura de campanha dos partidos maiores.

Entenda como será feita a divisão das cadeiras de vereadores com as novas regras.

Como os votos são distribuídos nas eleições proporcionais? Nas eleições majoritárias (para prefeito, governador, senador e presidente) considera-se o voto em cada candidato, e o mais votado se elege.

Na proporcional, para as Câmaras Municipais, é considerada a soma de votos obtidos por todos os candidatos a vereadores de um partido mais os votos obtidos pela legenda (o eleitor pode dar seu voto a um partido, sem escolher um nome específico lançado por ele). O total será usado em uma conta que vai determinar o número de vagas ocupadas por cada partido. O modelo permite que um candidato mal votado consiga se eleger quando está em uma chapa forte ou quando concorre ao lado dos chamados puxadores de votos.

Como é feita a equação? Finalizada a eleição, os votos válidos (excluídos nulos e brancos) são somados e divididos pelo número de assentos na Casa. No caso da Câmara dos Deputados, a divisão leva em conta o número de cadeiras a que o estado tem direito. O resultado obtido é chamado de quociente eleitoral.

Depois, cada partido tem calculado um outro quociente, o partidário. Os votos que todos os membros do grupo receberam são somados e depois divididos pelo quociente eleitoral. No cálculo do quociente partidário, se o resultado da divisão for 5,8, o quociente partidário é 5, pois despreza-se a fração. Esse é o número de vagas a que o partido terá direito, e então são considerados os votos individuais.

Deixe seu comentário

Brasil passa de 94 mil mortes por Covid-19, segundo consórcio de veículos da imprensa em boletim das 20h

02 Ago2020

Por Jbelmont às 22h18

Total de casos confirmados é de 2.733.622, informam secretarias de Saúde

O número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil subiu para 2.733.622, indica o boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo neste domingo. Os números são consolidados a partir das secretarias estaduais de Saúde. O total de mortes é de 94.130.

 

LER MAIS AQUI

Deixe seu comentário

Com 120 mil clientes inadimplentes, Cosern retoma cortes de energia na segunda (3)

02 Ago2020

Por Jbelmont às 10h28


Empresa reforça que os mais de 120 mil clientes em dívida serão previamente reavisados da existência do débito e terão a oportunidade de quitar dívida, com condições especiais de pagamento. Corte no fornecimento por falta de pagamento das contas é último recurso a ser utilizado, segundo a companhia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu desde o último dia 21 novos critérios para a suspensão do fornecimento de energia por inadimplência para o período de pandemia da Covid-19. A partir do primeiro dia útil de agosto (segunda-feira), consumidores residenciais, com exceção dos clientes cadastrados na Tarifa Social, estarão suscetíveis ao corte caso permaneçam com uma ou mais faturas em aberto. No entanto, como forma de facilitar a quitação de débitos, a Cosern está oferecendo condições diferenciadas por meio do Portal de Negociações. A ferramenta online está disponível no site da empresa (www.cosern.com.br).

Deixe seu comentário

Em 38 dias, América Latina vai de 100 mil para 200 mil mortes

02 Ago2020

Por Jbelmont às 10h17

O Brasil e o México concentram, juntos, 70% do número de mortes confirmadas pelo coronavírus na região.

O número de mortos na América Latina pela Covid-19 ultrapassou 200 mil na noite deste sábado (1º), segundo contagem da agência Reuters baseada em dados oficiais.

A marca foi alcançada após o Ministério da Saúde do Peru confirmar mais 191 mortes pela doença, alcançando um total de 19.408 óbitos pelo coronavírus. O país está entre os dez no mundo que mais perderam vidas para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Há pouco mais de um mês, em 24 de junho, a América Latina confirmava 100 mil mortes pela Covid-19. Na mesma data, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a região ainda não havia chegado ao pico da epidemia.

Dos dez países com mais mortes por Covid-19 no mundo, três estão na América Latina: Brasil, México e Peru.

Países com mais mortes por Covid-19 em 02/08

PAÍS MORTES
Estados Unidos 154.449
Brasil 93.622
México 47.472
Reino Unido 46.278
Índia 37.364
Itália 35.146
França 30.268
Espanha 28.445
Peru 19.408
Irã 16.982
Fonte: Secretarias de Saúde (Brasil); Ministério da Saúde (Peru); Universidade Johns Hopkins (às 08h30)

 

CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Aproximadamente 25% das empresas no RN não vão reabrir e desemprego só no comércio já passa de 15 mil pessoas

02 Ago2020

Por Jbelmont às 10h10

A pandemia do novo coronavírus deixará um rastro de destruição que vai além das milhares de vidas ceifadas ao redor do mundo. Empresas falidas, milhares de desempregados e incertezas. No Rio Grande do Norte, um dos setores mais importantes para a economia local, o Comércio, já demitiu mais de 15 mil trabalhadores formais e informais nos últimos 120 dias. Empreendimentos como shoppings centers, bares, restaurantes e hotéis vivenciam uma crise inimaginável, pois sua origem não foi econômica, mas sanitária.

Na tentativa de reverter o cenário de penúria nos setores que respondem por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), analisa os impactos da pandemia e elabora medidas de mitigação junto à iniciativa privada e ao Governo. Por enquanto, a situação do Comércio não é pior em decorrência do pagamento do Auxílio Emergencial efetuado pela União, que faz circular cerca de R$ 900 milhões mensais no território potiguar. O Turismo, porém, segue com a maioria dos hotéis e pousadas fechados, sem perspectiva de abertura e recomposição das perdas financeiras acumuladas desde março.Na entrevista a seguir, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, analisa o momento atual e aponta possíveis saídas para a crise. Acompanhe.

De que maneira o senhor avalia os prejuízos até agora tabulados no RN por causa da pandemia?
São imensos e extremamente preocupantes. Pelos últimos números oficiais, as perdas nas vendas foram, respectivamente, de 26,8% em abril e 18,2% em maio, sempre no comparativo com o mesmo mês de 2019. Juntas, essas perdas representam algo em torno de R$ 650 milhões a menos em vendas nestes dois meses em relação a um período normal. Além disso, em maio, nós já tivemos prejudicada uma data que é das mais importantes do ano para o comércio que é o Dia das Mães. Essa queda nas vendas é causa e efeito do aumento do desemprego. Somente o comércio demitiu mais de 15 mil pessoas entre formais e informais entre o final de março e o final de junho. O percentual de desemprego no Rio Grande do Norte, que era de 11,2% em fevereiro, já estava em 13,8%, segundo dados da PNAD, em junho (último dado disponível). Nossa expectativa, pelo que temos conversado com empreendedores, é que cerca de 25% das nossas empresas simplesmente não vão conseguir reabrir no pós-pandemia. Isso equivale a algo entre 35 e 40 mil empresas, a imensa maioria delas micro e pequenas. Até meados de junho, o Estado já havia perdido quase R$ 500 milhões apenas em arrecadação de ICMS, de acordo com a Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte (SET RN). O próprio Estado projeta uma queda geral de receitas até o final do ano próxima do R$ 1 bilhão. Toda essa redução de receita é crescente e traz sérias ameaças ao já frágil equilíbrio financeiro do Estado. Enfim, são números assustadores. Tão assustadores, ou até mais, do que os da própria doença.

Para continuar lendo é só clicar aqui: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/marcelo-queiroz-da-fecoma-rcio-rn-cerca-de-25-das-empresas-na-o-va-o-reabrir/486246

TRIBUNA DO NORTE

Deixe seu comentário

Os 14 pré-candidatos a prefeito de Natal

02 Ago2020

Por Jbelmont às 09h59

A praticamente quatro semanas da largada das convenções partidárias para homologações dos nomes de candidatos a prefeito e vereador nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o quadro político indica que pelo menos 45% dos 33 partidos políticos com registros na Justiça Eleitoral do Estado têm pré-candidatos a prefeito de Natal, a começar do PSDB, que tem o prefeito Álvaro Dias como postulante à reeleição no pleito de 15 de novembro.

Somente após a oficialização das candidaturas nas convenções que se realizarão entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro, os partidos poderão iniciar a campanha e a propaganda eleitoral propriamente dita, mas a maioria dos 15 pré-candidatos declarados ou não a prefeito de Natal, já usa as redes sociais e até entrevistas na mídia tradicional pra falar da plataforma politico-administrativa ou se lançar como eventual candidato majoritário.

São pré-candidatos:

ÁLVARO DIAS – PSDB
KELPS LIMA – SOLIDARIEDADE
CORONEL HÉLIO – PRTB
JEAN PAUL PRATES – PT
SANDRO PIMENTEL – PSOL
HERMANO MORAIS – PSB
CORONEL AZEVEDO – PSC
DELEGADO SÉRGIO LEOCÁDIO – PSL
FERNANDO PINTO – NOVO
PROFESSOR CARLOS ALBERTO – PV
AFRÂNIO MIRANDA – PODEMOS
FERNANDO FREITAS – PCDOB
FREITAS JUNIOR – REDE
ROSÁLIA FERNANDES – PSTU

Com informações da Tribuna do Norte

Deixe seu comentário

Mega-Sena concurso 2.285: apostas de SP e Brasília acertam as seis dezenas e dividem R$ 22,6 milhões

02 Ago2020

Por Jbelmont às 01h09

Números sorteados são: 01 - 07 - 10 - 12 - 33 - 42. Próximo prêmio pode ser de R$ 3 milhões.

Duas apostas, de Brasília (DF) e Araçatuba (SP), acertaram as 6 dezenas da Mega-Sena, neste sábado (1º). O prêmio foi de R$ 22.646.687,38, e cada vencedor levará R$ 11.323.343,69.

Veja as dezenas sorteadas: 01 - 07 - 10 - 12 - 33 - 42

A Quina teve 160 apostas ganhadoras, e cada uma receberá R$ 15.996,75. A Quadra pagará R$ 458,94 a 7.967 ganhadores.

O próximo concurso da Mega-Sena (2.286) será na quarta-feira (5), e o prêmio pode ser de R$ 3 milhões. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet - saiba como fazer.

Deixe seu comentário

Brasil registra média de 1.017 mortes pelo coronavírus por dia na última semana; 9 estados têm alta de óbitos

02 Ago2020

Por Jbelmont às 00h55

País conta 93.616 óbitos registrados e 2.708.876 diagnósticos de Covid-19.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste sábado (1).

O país registrou 1.048 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 93.616 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.017 óbitos, uma variação de -4% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Em casos confirmados, já são 2.708.876 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 42.578 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 44.635 por dia, uma variação de +34% em relação aos casos registrados em 14 dias.

MÉDIA MÓVEL: Veja como estão os casos e mortes no seu estado
Brasil, 01 de agosto
Total de mortes: 93.616
Registro de mortes em 24 horas: 1.048
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 1.017 por dia (variação em 14 dias: -4%)
Total de casos confirmados: 2.708.876
Registro de casos confirmados em 24 horas: 42.578
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 44.635 por dia (variação em 14 dias: +34%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 92.585 mortes e 2.667.241 casos; e às 13h, com 92.789 mortes e 2.675.676 casos confirmados.)

Progressão até 1 de agosto
No total, 9 estados apresentaram alta de mortes: RS, SC, DF, GO, MS, AC, RO, RR e TO.

Estados

Subindo: RS, SC, DF, GO, MS, AC, RO, RR e TO
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: PR, MG, RJ, SP, MT, BA, RN e SE
Em queda: ES, AM, AP, PA, AL, CE, MA, PB, PE e PI
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Deixe seu comentário

Covid-19: Brasil registra 1.865.729 casos de pessoas curadas

02 Ago2020

Por Jbelmont às 00h48

Foto: reprodução

O Ministério da Saúde registrou neste sábado (01/08) mais 21.678 pacientes recuperados da covid-19, totalizando 1.865.729 pessoas curadas do coronavírus em todo o Brasil.

No mundo todo, estima-se que cerca de 15,7 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram.

O número de pessoas curadas no Brasil é superior ao dobro de casos ativos (748.585), que são pacientes que estão em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (68,9%)

Deixe seu comentário

SAÚDE Sesap explica que recorde diário de confirmações de óbitos por covid no RN é reflexo de registros de mortes ocorridas em semanas epidemiológicas anteriores

01 Ago2020

Por Jbelmont às 20h20

A Secretaria de Estado da Saúde Pública explicou que o registro de 102 óbitos no RN nas últimas 24h, como mostramos há pouco, ocorreu por causa de um atraso no envio de informações e isso refletiu nos números divulgados hoje. Veja o que diz a Sesap:

Informamos que o alto volume de notificações e confirmações de óbitos no dia de hoje é referente a semanas epidemiológicas anteriores. Um atraso no envio das informações teve reflexo no quantitativo de óbitos reportado hoje pela SESAP em seu boletim de informações para a COVID-19 no estado do RN. Nas últimas 24h foram confirmados 4 óbito

Deixe seu comentário

PT define senador Jean Paul Prates como pré-candidato a prefeito de Natal

01 Ago2020

Por Jbelmont às 15h53

Foto: reprodução

O diretório municipal do PT definiu neste sábado (1) que o senador da República Jean Paul Prates será o pré-candidato a prefeito de Natal da sigla. Ele disputou o posto com o infectologista Alexandre Motta, preferido das bases.

Prates venceu por 28 a 10. Apenas a corrente Articulação de Esquerda (AE), liderada no Estado pela deputada federal Natália Bonavides, apoiou Motta, único dos dois que já disputou uma eleição. Prates será testado pela primeira vez. A indicação dele foi apresentada pela direção do Partido

O infectologista Alexandre Motta foi candidato ao Senado em 2018, quando obteve 242.465 votos, ficando na 6º colocação. Já Jean Paul herdou a vaga no Senado com a vitória de Fátima Bezerra para o Governo do Rio Grande do Norte. Ele era o primeiro suplente da ex-senadora.

Natural do Rio de Janeiro, Jean Paul Prates tem 52 anos e foi secretário de Estado de Energias e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte na gestão Wilma de Faria (PSB). É formado em direito e economia, com mestrado em gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e em economia da energia, pela Escola Superior de Petróleo, Energia e Motores da França. Antes de ocupar o Senado, presidiu o Sindicato das Empresas de Energia do Rio Grande do Norte e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia.

Também atuou na regulação dos setores de petróleo, energia renovável, biocombustíveis e infraestrutura nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Eleições

As eleições municipais foram adiadas para novembro de 2020 em razão da pandemia. Até o momento estão confirmadas as pré-candidaturas do atual prefeito Álvaro Dias, pré-candidato à reeleição, Kelps Lima (Solidariedade), Hermano Moraes (PSB), professor Carlos Alberto (PV), Sérgio Leocádio (PSL), Coronel Hélio (PRTB) e Fernando Freitas (PCdoB).

Saiba Mais – Agência de Reportagem

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +