.

COVID: Brasil registra 2.811 óbitos e 73 mil novos casos nas últimas 24h

05 Maio2021

Por Jbelmont às 19h08

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (5):

– O país registrou 2.811 óbitos nas últimas 24h, totalizando 414.399 mortes;

– Foram 73.295 novos casos de coronavírus registrados, no total 14.930.183 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 13.529.572, com o registro de mais 86.576 pacientes curados. Outros 986.212 pacientes estão em acompanhamento.

Estados
Em alta (3 estados): PR, CE e PE
Em estabilidade (9 estados): RS, SC, RJ, SP, TO, BA, PI, RN e SE
Em queda (14 estados e o Distrito Federal): ES, MG, DF, GO, MS, MT, AC, AM, AP, PA, RO, RR, AL, MA e PB

Deixe seu comentário

VÍDEO: ABC vence Globo em Ceará-Mirim na estreia do 2º turno do Estadual; veja como foi o jogo

05 Maio2021

Por Jbelmont às 19h03

Foto: Reprodução/YouTube/Band Natal

Em jogo realizado na tarde desta quarta-feira(05) no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, o ABC venceu o Globo pelo placar de 2 a 1.

Os gols do ABC foram marcados por Helitão, aos 39 do 1º tempo e Gabriel Recife(contra), aos 10 do 2º tempo. Rafael Negueba marcou nos acréscimos do 1º tempo para o time do Globo.

Com esse resultado, o alvinegro soma três pontos e assume provisoriamente a segunda colocação na classificação da Copa RN, atrás do Santa Cruz no saldo de gols.

Veja como foi o jogo assistindo AQUI via Band Natal.

Deixe seu comentário

RN contabiliza 33 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 16 dentro do dia; novos casos são 1.034

05 Maio2021

Por Jbelmont às 13h08

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (05). Foram mais 1.034 casos confirmados, totalizando 227.194. Até terça-feira (04) eram 226.160 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.580 no total, sendo 16 mortes registradas nas últimas 24h: Mossoró(07), Parnamirim(02), Natal(01), Macaíba(01), Apodi(01), Alto do Rodrigues(01), Areia Branca(01), Carnaubais(01) e Martins(01).

A Sesap ainda registrou outros 17 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.133. Na terça-feira (04) o número total de mortes era 5.547.

Casos suspeitos somam 52.705 e descartados 454.820. Recuperados são 150.649.

Deixe seu comentário

RN volta a registrar mais leitos críticos Covid disponíveis do que pacientes que necessitam

05 Maio2021

Por Jbelmont às 12h50

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

O RN ‘zerou’ a fila de pacientes para UTI Covid nesta quarta-feira (05). Por volta das 12h30, eram 22 pacientes com perfil para leitos críticos na lista e 37 leitos disponíveis, ou seja, mais leitos disponíveis do que pacientes necessitando.

A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 90,5%; Grande Natal tem 87,9%

05 Maio2021

Por Jbelmont às 12h40

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 90,5%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira(05). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 614.

Até o momento desta publicação são 37 leitos críticos (UTI) disponíveis e 351 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 138 disponíveis e 263 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 87,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 94,1% e a Região Seridó tem 97,5%.

Deixe seu comentário

FOTO: Chuva provoca desabamento de prédio em Apodi

05 Maio2021

Por Jbelmont às 12h34

Foto: Josemário Alves

O portal G1-RN noticia que as fortes chuvas que vêm sendo registradas no Rio Grande do Norte provocaram desabamentos, nessa terça-feira (4) em Apodi, no Oeste potiguar. Segundo a Defesa Civil do município, foram registrados cerca de 90 milímetros no município. Na zona rural, houve até 105 milímetros.

E relata duas ocorrências:

Um prédio de dois andares onde funcionava um armarinho desabou perto da meia-noite, às margens da BR-405 no centro do município. O prédio estava fechado e ninguém ficou ferido.

E parte do teto de uma casa também desabou. Um idoso estava no local, mas teve apenas ferimentos leves.

A Defesa Civil do município informou que está em alerta e segue monitorando pontos críticos.

 

VIA BG

Deixe seu comentário

Justiça manda Flordelis a júri popular pela morte do marido

05 Maio2021

Por Jbelmont às 09h44

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, nesta 3ª feira (4.mai.2021), mandar a júri popular a deputada Flordelis (PSD-RJ) e outras 9 pessoas pela morte do pastor Anderson do Carmo. A decisão é da juíza Nearis Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói.

O julgamento em júri popular é feito por 7 jurados –um conjunto de cidadãos, que podem ou não ter formação em direito. Só crimes contra a vida dolosos (quando há intenção) vão a júri popular no Brasil.

Flordelis é acusada de arquitetar o assassinato de Anderson, marido da deputada, morto a tiros em junho de 2019, em Niterói. Foi denunciada pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) por 4 crimes consumados e 1 tentado. São eles: homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio duplamente qualificado, associação criminosa, uso de documento falso e falsidade ideológica. A juíza aceitou a denúncia do MP em agosto de 2020.

Por ter imunidade parlamentar, Flordelis não foi presa. Usou tornozeleira eletrônica.

Além de Flordelis, os outros acusados que vão a júri popular são filhos naturais e adotivos. São eles: Marzy Teixeira da Silva, Simone dos Santos Rodrigues, André Luiz de Oliveira, Carlos Ubiraci Francisco da Silva, Rayane dos Santos Oliveira, Flávio dos Santos Rodrigues, Adriano dos Santos Rodrigues, Andrea Santos Maia e Marcos Siqueira Costa.

Pela falta de indícios e provas, o réu Lucas Cezar dos Santos de Souza, acusado pelo crime de associação criminosa, não será julgado.

A juíza decidiu manter a prisão de todos os acusados. “Ademais, o fim da instrução probatória de primeira fase e demais notícias trazidas aos autos no curso daquela evidenciam ainda mais a necessidade de acautelamento dos réus, em prol não somente da ordem pública, mas para garantia da instrução criminal a se renovar em futuro Plenário de Julgamento, e, ainda, em prol da eventual aplicação da lei penal; não se mostrando suficiente a pretendida conversão em prisão domiciliar, ou mesmo a transferência para presídio diverso”, afirmou.

Anderson do Carmo foi morto em 16 de junho de 2019 dentro da casa em que morava com a mulher e parte dos 55 filhos do casal –a maioria, adotados.

PODER360

Deixe seu comentário

FOTOS: Operação do MP aponta marido de prefeita no RN como líder de esquema para desviar dinheiro público; prisão preventiva é realizada

05 Maio2021

Por Jbelmont às 09h21

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira (5) a operação Sujeito Oculto. O objetivo é apurar um suposto esquema de desvio de dinheiro público no âmbito da Prefeitura de Paraú.

A operação investiga os delitos de estelionato contra a administração pública, peculato, contratação direta indevida, associação criminosa, desobediência à decisão judicial sobre suspensão de direito e lavagem de dinheiro.

Com o apoio da Polícia Militar, a operação Sujeito Oculto cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Paraú, Natal, Mossoró, Ipanguaçu, Parnamirim e Assu. Ao todo, participaram da ação 16 promotores de Justiça, 24 servidores do MPRN e ainda 68 policiais militares.

Os mandados foram cumpridos na sede da Prefeitura de Paraú; nas Secretarias de Educação, de Agricultura e Pesca, de Saúde, de Assistência Social, e de Obras, Urbanismo e Transporte; em um posto de combustíveis; na sede de uma construtora e ainda nas residências dos investigados.

O principal investigado na operação é o empresário Antônio Vicente Eufrásio Peixoto, marido da atual prefeita do Município. De acordo com o que já foi apurado pelo MPRN, ele contratou máquinas através de acordo verbal, sem licitação e documento formal, com pagamentos efetuados por terceiros e através de vales-combustíveis quitados pelo erário municipal. Vicente Eufrásio foi preso preventivamente.

Para cometer os supostos delitos, Vicente Eufrásio contava com o apoio de Antônio Leodecio Fonseca, servidor da Prefeitura de Paraú responsável pela autorização de “ordens de combustíveis”. Leodecio Fonseca também foi preso preventivamente.

O MPRN levantou que a possível atuação do grupo criminoso é permanente, desde o ano de 2018 até a presente data. A licitação da Prefeitura de Paraú para aquisição de combustíveis é de R$ 252.963,69. Mesmo assim, a empresa vencedora recebeu da Prefeitura entre os anos de 2019 e 2021 a quantia de R$1.298.689,16.

Dados da quebra de sigilo bancário e fiscal de Vicente Eufrásio apontam que ele teve movimentação financeira superior a 712% a 1377% da sua renda líquida no período de 2016 a 2020.

O empresário Antônio Vicente Eufrásio Peixoto encontra-se, atualmente, inelegível, em razão de ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do RN e, também, por uma condenação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em uma Ação de Improbidade Administrativa. Por esse motivo, ele ficou impossibilitado de concorrer a cargos eletivos e tomar posse em cargos públicos. Na investigação, o MPRN detectou que ele atua no dia a dia da administração, havendo elementos que indicam a configuração do delito de usurpação do exercício de função pública.

Com o material apreendido na operação Sujeito Oculto, o MPRN irá aprofundar as investigações e apurar se há envolvimento de outras pessoas no esquema de desvio de dinheiro público.

MPRN

Deixe seu comentário

Vitória paraibana: Juliette é a nova campeã do BBB

05 Maio2021

Por Jbelmont às 00h51

Foto: Reprodução/ TV Globo

Chegou ao fim, nesta terça-feira (4), mais uma temporada do reality show global Big Brother Brasil (BBB), com a edição deste ano consagrando uma paraibana como campeã. Conforme o resultado final da votação, Juliette Freire conquistou o prêmio de R$1,5 milhão, graças aos 90,15 % dos votos contabilizados.

A nova milionária do Brasil tem 31 anos, é advogada e maquiadora e protagonizou uma série de momentos com grande repercussão dentro do programa. Natural de Campina Grande, ela entrou no programa na chamada ‘pipoca’, grupo formado por participantes que não possuíam fama ou carreira no meio artístico antes de participar no reality.

Agora, passados os 100 dias do programa, Juliette deixa o confinamento do BBB acumulando mais de 22 milhões de seguidores no Instagram, número superior ao já alcançado por muitas celebridades e personalidades públicas.

Além dos diversos recordes alcançados no universo digital, e antes mesmo de saber de suas conquistas fora do confinamento, a paraibana também já está sendo disputada por diversas agências e marcas, por ter conquistado o público com sua personalidade e suas atitudes durante o programa.

Trajetória no BBB

Para chegar à final do BBB, ao lado do cantor Fiuk e da influenciadora digital Camila de Lucas, Juliette enfrentou momentos críticos dentro do jogo, gerou diversos memes na internet, comoveu os fãs, se envolveu em brigas e discussões e disputou o temido ‘paredão’ por três vezes.

Outro ponto marcante da trajetória de Juliette dentro do programa foram os seus momentos de frustração por não conseguir êxito na maioria das provas que disputou. Não chegou a vencer as provas do anjo, mas escapou de um paredão na chamada prova “bate e volta” e conseguiu conquistar a última liderança do programa, momento bastante comemorado por ela e por seus fãs.

Repercussão

Apontada por especialistas como um dos maiores fenômenos recentes da internet, Juliette acumula inúmeras conquistas no meio digital não só por conta de sua atuação dentro do BBB, mas também graças ao trabalho desenvolvido por sua equipe de marketing, composta, em sua maioria, por profissionais da Paraíba.

Diante de tamanha repercussão, a fama conquistada pela paraibana já ultrapassou os limites das redes sociais e tem se traduzido em uma série de demonstrações de afeto e reconhecimento, especialmente no estado onde nasceu. Exemplo disso são as diversas homenagens que já recebeu em forma de músicas, poemas, desenhos e até mesmo virou nome de prato culinário.

Além das homenagens, Juliette também se transformou, mesmo sem saber, em uma espécie de curinga para empresas de todos os tamanhos e segmentos. São incontáveis as promoções, sorteios e campanhas que envolvem de alguma forma o nome da nova celebridade paraibana, cuja postura, ações e declarações vão continuar despertando o interesse do público por um longo e indeterminado período de tempo.

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.368: aposta de RO ganha sozinha mais de R$ 37 milhões

05 Maio2021

Por Jbelmont às 00h06

Veja as dezenas sorteadas: 04 - 07 - 13 - 25 - 36 - 58. A Quina teve 152 apostas ganhadoras e cada uma leva mais de R$ 17 mil.



Uma aposta de Nova Brasilândia D´Oeste acertou as seis dezenas do concurso 2.368 da Mega-Sena e leva sozinha o prêmio de R$ 37.429.107,24. O sorteio foi realizado na noite desta terça-feira (4) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

Para o próximo sorteio na quinta-feira (6), o prêmio previsto para quem acertar as seis dezenas é de R$ 2 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 04 - 07 - 13 - 25 - 36 - 58

Deixe seu comentário

Paulo Gustavo morre de Covid no Rio, aos 42 anos

04 Maio2021

Por Jbelmont às 22h25


Criador da personagem Dona Hermínia, de ‘Minha mãe é uma peça’, o ator e humorista estava internado desde 13 de março.

A piora no quadro de saúde do ator aconteceu na noite de domingo (2). Paulo Gustavo vinha apresentando melhoras significativas, chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagir com médicos e também com o marido, Thales Bretas.

À noite, no entanto, sofreu uma embolia pulmonar.

Nesta terça, novo boletim disse que o ator estava com quadro irreversível, mas mantinha os sinais vitais. Às 21h12, no entanto, foi constatada a morte de Paulo Gustavo.



Biografia
Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói em 30 de outubro de 1978 e estudou teatro na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio, na mesma turma de Fábio Porchat

g1.

A primeira peça da qual participou foi “O surto”, em que dividia a direção com Fernando Caruso, em 2004. Foi no espetáculo que apresentou pela primeira vez a personagem Dona Hermínia, que marcaria sua carreira para sempre.

A mãe superprotetora e hilária ganhou peça própria em 2006 e chegou ao cinema sete anos depois.

Recorde de bilheteria
Somados, os três filmes de “Minha mãe é uma peça” venderam mais de 26 milhões de ingressos entre 2013 e 2020. O terceiro filme teve a maior arrecadação da história do cinema brasileiro, com R$ 182 milhões de bilheteria.

Além do sucesso de Dona Hermínia, o ator se destacou pelos filmes “Minha Vida em Marte” (2018) e “Os Homens São de Marte... e é para lá que eu vou” (2014), nos quais contracenou com a atriz e amiga Mônica Martelli. Ele interpretou o personagem Aníbal em ambas as comédias.

Carreira na TV
Na televisão, Paulo apresentou em 2011 o programa “220 Volts”, do Multishow. Dois anos depois, no mesmo canal, ele passou integrar o elenco da sitcom "Vai que cola", vivendo o malandro Valdomiro Lacerda. O personagem foi um sucesso também na adaptação para o cinema, em 2015.

Ainda no Multishow, o ator protagonizou, ao lado de Katiuscia Canoro, a série "A vila". Na produção, ele interpretou o ex-palhaço Rique.

Ele também foi o apresentador de várias edições do Prêmio Multishow.

VÍDEO: Paulo Gustavo criou personagens inesquecíveis

Família
Paulo Gustavo se casou com o médico Thales Bretas em 2015. Após um processo de barriga de aluguel feito nos Estados Unidos, eles se tornaram pais de Romeu e Gael, de 1 ano de idade.

Apesar de a personagem mais famosa de Paulo Gustavo, Dona Hermínia, não ser biográfica, ela foi muito inspirada em Déa Lúcia Amaral, mãe do ator.

Paulo Gustavo com o marido, Thales Bretas, em foto de arquivo — Foto: Reprodução/Instagram/@thalesbretas

Em entrevista ao programa “Mais Você”, Paulo chegou a falar, com seu jeito bem-humorado, que a mãe só queria saber dos netos.

“Mamãe começou o VT falando que enlouqueceu sendo avó, como se ela já não fosse louca né? Ela fica do lado de Thales, prefere ser avó do que ser mãe”, brincou o ator.

Como forma de retribuir toda a contribuição da mãe para sua carreira, Paulo Gustavo Gustavo criou a peça “Filho da mãe”, na qual dividia o palco com Dona Déa para cantar e contar histórias.

G1

Deixe seu comentário

Potiguar faz jogo ruim no 2º tempo e perde para o Santa Cruz

04 Maio2021

Por Jbelmont às 21h51

Potiguar acabou perdendo o jogo por 3x0 para o Santa Cruz de Natal
O Potiguar começou mal o segundo turno do Campeonato Estadual. O alvirrubro perdeu para o Santa Cruz de Natal por 3x0, na tarde desta quarta-feira, 4, no Estádio Frasqueirão.

O time mossoroense iniciou a partida tocando bem a bola, chegando ao ataque por várias as vezes. Teve a chance de abrir o placar com Alexandre Talento, duas vezes, e Jefinho Alves, mas a defesa adversária se salvou, ora com o goleiro Arthur defendendo, ora com a zaga cortando a trajetória da bola.

E quando o Potiguar era melhor no jogo, o Santa Cruz numa bola esticada para a frente “achou” um pênalti. Na indecisão entre o zagueiro Jheann e o goleiro Luiz Felipe, o atacante Thyago chegou na frente e foi tocado pelo goleiro. Penalti, que o atacante Vitinho bateu forte e rasteiro, abrindo o placar.

Na segunda etapa, o Potiguar não foi bem. As mudanças processadas pelo técnico Luciano Quadros não surtiram o efeito desejado e o time acabou se desorganizando, principalmente depois de sofrer o segundo gol marcado por Índio que, de longa distância arriscou, vencendo Luiz Felipe. A bola foi no ângulo.

Além da desorganização defensiva, o time se mostrou em certo momento desconcentrado, levando o 3º gol. De bola parada, Marquinhos Taipu acertou um belo arremate. Com placar favorável, o Santa Cruz buscou administrar o jogo e teve mais próximo de fazer o quarto gol do que o Potiguar fazer o dele de honra.

Na próxima partida, o Potiguar enfrentará o Assu no próximo domingo, 9, em Mossoró, enquanto o Santa Cruz jogará contra o América, no dia anterior.



FICHA TÉCNICA

Local – Frasqueirão, em Natal

Juiz – Pablo Ramon

Anormalidade – Técnico Luciano Quadros (expulso)

SANTA CRUZ - Artur, Ketson (Diney), Gerson, Alexandre e David Maranhão; Índio (Marquinhos Gabriel), Marquinhos Taipu, Bebeto (Arthur Potiguar) e Chiclete (Anthony); Vitinho (Felipe) e Thyago. Tec. Renatinho Potiguar

POTIGUAR - Luiz Felipe, Sandro, Jheann Santos, Elias e Romarinho (Fernando); Filipe Silva, Jefinho Alves (Paulo André) e Walber; Alexandre Talento, Madson (Dodô) e Zé Flores (Mayquinho). Tec. Luciano Quadros.

Tags: potiguar perde

DeFato.com 

Deixe seu comentário

Saúde Bolsonaro assina decreto que antecipa pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS

04 Maio2021

Por Jbelmont às 21h26

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira o decreto que antecipa o pagamento do13º para aposentados e pensionistas da Previdência Social. A medida será públicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. Normalmente, o pagamento do 13º ocorre em agosto e novembro.

Segundo o decreto, o pagamento ocorrerá em duas parcelas: a primeira, será paga entre os dias 25 de maio e 8 de junho. A segunda será paga com os benefícios do mês de junho, entre 24 de junho e 8 de julho.

A antecipação do 13º para os aposentados faz parte do pacote de medidas do governo para mitigar os efeitos da pandemia e estimular a atividade econômica. Em 2020, também houve antecipação do pagamento e a primeira parcela foi paga em abril e a segunda, em maio.

O objetivo do governo é aumentar a renda de aposentados e pensionistas para incentivas a movimentação da economia e favorecer a recuperação econômica. Nesta segunda-feira, em entrevista concedida no Palácio do Planalto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou que a recuperação da economia está acontecendo “em V”, ou seja, retomando rapidamente os índices pré-pandemia.

A expectativa da equipe econômica é que sejam injetados R$ 52,7 bilhões com a antecipação do abono. Os principais beneficiados são idosos, doentes ou aqueles com invalidez. O governo destacou que a medida não tem impacto orçamentário, uma vez que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício que já estava previsto para o final do ano.

O Globo

Deixe seu comentário

CIDADE DO SOL TIRA DE CIRCULAÇÃO 90% DAS LINHAS EM MOSSORÓ

04 Maio2021

Por Jbelmont às 19h20

A

pandemia do covid-19 afetou todos os setores econômicos do Brasil e do mundo, e em Mossoró a situação não é diferente. Para se ter ideia do tamanho do estrago basta olhar para a empresa de transporte coletivo Cidade do Sol. Das 17 linhas que circulavam diariamente, 14 foram desativadas e apenas três estão em atividade.

E mesmo assim com poucos passageiros. As linhas Nova Vida, Conjunto Vingt Rosado e Abolições são as que continuam fazendo o trajeto. “O transporte brasileiro passa por uma crise muito grande e a pandemia mudou muita coisa e em Mossoró não foi diferente. Nós fizemos de tudo para não reduzir nossas linhas e mesmo assim tivemos que fazer o enxugamento” Disse Waldemar Araújo, proprietário da Cidade do Sol.

Segundo Waldemar Araújo, a expectativa é que em breve possa voltar a circulação. “Nós esperamos que as autoridades de saúde possam liberar as restrições que afetam o nosso dia a dia e que estejamos prontos para retomar a nossa operação”, concluiu.

https://jotanobre.com.br/cidade-do-sol-tira-de-circulacao-90-das-linhas-em-mossoro/

jotanobre.com.br




 

Deixe seu comentário

Mandetta diz à CPI que governo não quis fazer campanha oficial contra a Covid

04 Maio2021

Por Jbelmont às 19h16

Ex-ministro da Saúde disse que passou a dar entrevistas diárias porque não havia um plano de comunicação do governo. Ele prestou depoimento à CPI da Covid do Senado Federal.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse nesta terça-feira (4) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado que o governo federal não quis fazer uma campanha de comunicação oficial contra a Covid-19.

Mandetta afirmou que, quando era ministro, passou a dar entrevistas diárias a fim de transmitir informações e orientações sobre a doença porque não havia um plano de comunicação do governo.

"Aquelas entrevistas, elas só existiam porque não havia o Plano de Comunicação. Não havia. O normal, quando se tem uma doença infecciosa, é você ter uma campanha institucional. Como foi, por exemplo, a Aids. Havia uma campanha onde se falava sobre a Aids, como pega, e orientava as pessoas a usar preservativo. Era difícil para a sociedade brasileira fazer, mas havia uma campanha oficial. Não havia como fazer uma campanha [contra a Covid]; Não queriam fazer uma campanha oficial”, afirmou.

A CPI investiga ações e omissões do governo federal no combate à pandemia da doença causada pelo novo coronavírus. Além de Mandetta, os senadores devem ouvir os também ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello e Nelson Teich, assim como Marcelo Queiroga, atual ministro.

Mandetta respondeu a questionamento do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, que quis saber se houve um pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro para o então ministro reduzir a quantidade de entrevistas sobre a pandemia e se havia um plano de comunicação para substituir as entrevistas.

Na resposta, Mandetta também afirmou que existia a cobrança para explorar números positivos nas divulgações do Ministério da Saúde.

"Então, havia necessidade de manter a questão das informações. Mas realmente, era para... Havia um pedido assim ‘coloque o número’, essa coisa. ‘Por que não coloca o número dos curados? Tá colocando só os números...’ Então, a gente passou a colocar. Se é uma informação, vamos colocar a informação -- informação positiva. Mas não havia essa iniciativa de comunicação", declarou Mandetta.

G1

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 2.966 óbitos e 77 mil novos casos nas últimas 24h

04 Maio2021

Por Jbelmont às 19h09

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (4):

– O país registrou 2.966 óbitos nas últimas 24h, totalizando 411.588 mortes;

– Foram 77.359 novos casos de coronavírus registrados, no total 14.856.888 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 13.442.996, com o registro de mais 77.359 pacientes curados. Outros 1.002.304 pacientes estão em acompanhamento.

 

Estados
Em alta (1 estado): PE
Em estabilidade (11 estados): PR, RS, SC, RJ, AM, TO, BA, CE, PI, RN e SE
Em queda (14 estados e o Distrito Federal): ES, MG, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AP, PA, RO, RR, AL, MA e PB

Deixe seu comentário

RN contabiliza 22 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 10 dentro do dia; novos casos são 551

04 Maio2021

Por Jbelmont às 13h14

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 93,6%

04 Maio2021

Por Jbelmont às 13h09

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)


A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 93,6%, registrada no fim da manhã desta terça-feira(04). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 625.

Até o momento desta publicação são 24 leitos críticos (UTI) disponíveis e 351 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 133 disponíveis e 274 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 91,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 98,9% e a Região Seridó tem 95%.

Deixe seu comentário

RN tem 18 pacientes com Covid-19 na fila por UTI

04 Maio2021

Por Jbelmont às 13h07

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

O Rio Grande do Norte registrou no fim da manhã desta terça-feira(04) 42 pacientes com Covid-19 com perfil de leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado.

Diante do número de leitos disponíveis (24), o número de pacientes em espera até a publicação desse post, com a devida subtração de números, registra 18 pessoas na fila por leitos críticos.

Às 12h05, o estado tinha 24 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

Três em cada quatro brasileiros perderam alguém para a covid-19, indica levantamento

04 Maio2021

Por Jbelmont às 10h11

Três em cada quatro brasileiros perderam alguém para a covid-19, indicou um levantamento divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre aqueles que conhecem alguém que morreu na pandemia, 53% disseram ter perdido um amigo, 25% um parente que mora em outra residência e 15% um colega de trabalho.

Os porcentuais, que fazem parte da pesquisa “Os brasileiros, a pandemia e o consumo”, divulgado hoje pela CNI, são indícios do impacto da pandemia do novo coronavírus sobre as famílias brasileiras. Até a noite de ontem, mais de 407 mil pessoas já haviam morrido de covid-19 no País, conforme dados compilados pelo consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL.

O levantamento da CNI, realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, mostra que 75% dos brasileiros conhecem alguém que já morreu de covid-19. Foram entrevistadas 2.010 pessoas com mais de 16 anos, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 16 e 20 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa mostrou ainda que 56% da população brasileira possui atualmente um medo “muito grande” ou “grande” da covid-19. O porcentual sugere um aumento das preocupações, na esteira da segunda onda da pandemia neste ano de 2021. Em julho do ano passado, quando outro levantamento foi realizado, este porcentual era de 47%.

Entre 22% da população o medo atual da pandemia é classificado como “médio” e 9% o qualifica como “pequeno” ou “muito pequeno”. Em julho de 2020, 29% das pessoas diziam que o medo da pandemia era “médio” e 10% que era “pequeno” ou “muito pequeno”.

A relação dos brasileiros com a pandemia traz impactos diretos para a atividade econômica. Por meio de nota à imprensa, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, defendeu que “enquanto não houver uma vacinação em massa, a pandemia será motivo de grande preocupação para a população e continuará afetando o funcionamento das empresas, dificultando a esperada retomada da economia”.

Conforme o consórcio de imprensa, 31.875.681 pessoas haviam recebido pelo menos a primeira dose de vacina contra a covid-19 até o último domingo, 2. O número corresponde a apenas 15,05% da população brasileira. Na prática, de cada 20 brasileiros, somente 3 já receberam uma dose da vacina. O porcentual de quem já recebeu as duas doses é de apenas 7,49% da população.

Neste cenário, a pesquisa da CNI mostrou que 89% dos brasileiros consideram a pandemia no Brasil “muito grave” ou “grave”. Outros 6% a classificam como “mais ou menos grave”, enquanto apenas 10% dos brasileiros a tratam como “pouco grave” ou “nada grave”. Em julho de 2020, 84% das pessoas consideravam a pandemia “muito grave” ou “grave”.

ESTADÃO

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 983 óbitos e 24 mil novos casos nas últimas 24h

03 Maio2021

Por Jbelmont às 19h21

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (3):

– O país registrou 983 óbitos nas últimas 24h, totalizando 408.622 mortes;

É a primeira vez, em semanas, que o país fica abaixo dos mil óbitos diários.

– Foram24.619 novos casos de coronavírus registrados, no total 14.779.529 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 13.336.476, com o registro de mais 57.758 pacientes curados. Outros 1.034.431 pacientes estão em acompanhamento.


Estados
Em alta (1 estado): PE
Em estabilidade (10 estados): PR, SC, RJ, AM, TO, BA, CE, PI, RN e SE
Em queda (15 estados e o Distrito Federal): RS, ES, MG, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AP, PA, RO, RR, AL, MA e PB

 

Deixe seu comentário

Proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no Brasil após o início da vacinação contra a covid-19, diz estudo

03 Maio2021

Por Jbelmont às 17h45

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

A proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no Brasil após o início da vacinação contra a covid-19. Os dados fazem parte de um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O percentual médio de vítimas dessa faixa etária era de 25% a 30% em 2020 e passou para 13% no final de abril. Quando teve início a imunização, em janeiro de 2021, o percentual era de 28%.

De acordo com o Cesar Victora, epidemiologista e líder da pesquisa, outros estudos já demonstraram a associação entre a vacinação e a queda nas internações e nas mortes, por exemplo a partir dos dados da população de Israel. A novidade desta análise é que o mesmo se confirma em um cenário com predominância da variante P1. Em Israel, a imunização alcança mais de 55% da população, segundo dados da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford.

A pesquisa liderada pela UFPel indica que pelo menos 13,8 mil mortes de brasileiros com 80 anos ou mais em um intervalo de oito semanas foram evitadas. O país registra 407.639 mortes por covid-19, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada nesse domingo (2). Em 24 horas, foram 1.202 novas mortes. A aplicação da primeira dose alcança cerca de 14% dos brasileiros; e 6,5% receberam as duas doses.

Os dados utilizados na análise foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e referem-se ao período de 3 de janeiro a 22 de abril. Nessas datas, 171.454 pessoas morreram pelo novo coronavírus no Brasil.

No começo de 2021, a taxa de mortalidade entre pessoas de 80 anos ou mais era 13,7 vezes maior do que para pessoas com zero a 79 anos. De acordo com o estudo, essa relação caiu para 6,9 vezes no início de abril.

As estimativas dos pesquisadores apontam que, com a nova cepa, se o número de mortes entre os mais idosos tivesse continuado no mesmo ritmo observado para grupos etários mais jovens, seriam esperadas quase 48 mil mortes contra as 34.168 registradas no período.

Os níveis nacionais de cobertura vacinal com a primeira dose nessa faixa etária chegaram a 50% na primeira quinzena de fevereiro, a 80% na segunda quinzena do mês e ficou em 95% em março. Os pesquisadores apontam que os resultados de queda da mortalidade encontrados são compatíveis com o efeito protetor da primeira dose e deve aumentar a partir da segunda.

O estudo também confirma que as vacinas aplicadas no Brasil protegem mesmo em um cenário em que a P1 predomina. Pesquisas com profissionais de saúde vacinados em Manaus e São Paulo já demonstravam essa proteção.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Previsão pluviométrica no RN para o próximo trimestre: de chuvas intensas e 500 milímetros na faixa litorânea leste a 590 mm nas regiões agreste, oeste e central; confira

03 Maio2021

Por Jbelmont às 17h38

Foto: Reprodução/Emparn

O mês de maio começou com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com maior concentração na região de Mossoró, Vale do Assú e Médio Oeste, devido a atuação combinada entre a Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) e o Sistema Frontal (FF), é o que apontam as análises dos especialistas da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

De acordo com recente reunião com representantes de diversos órgãos do setor de meteorologia de estados como Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco e do Distrito Federal, os especialistas concluíram que a previsão para o próximo trimestre- maio, junho e julho de 2021- é de chuvas dentro da normalidade no Rio Grande do Norte.

“O acumulado previsto para próximo trimestre é de: 550 mm no Leste, 270 mm no Agreste, 140 mm na região Central e 180 mm no Oeste. Durante esses meses, poderão ocorrer eventos de chuvas intensas ao longo da faixa litorânea Leste devido à influência da região oceânica que está com as águas mais aquecidas do que o normal”, explicou o chefe do setor, Gilmar Bristot.

Para esta semana, o meteorologista analisa que a tendência é de ocorrência de chuvas em todas as regiões de Estado. “As chuvas deverão aumentar a partir desta terça-feira com maior intensidade nas Regiões Oeste e Central e se estenderem por toda a semana com a continuidade da atuação da ZCTI e FF sobre o estado”, comentou.

A temperatura deverá variar entre 24oC durante as madrugadas e as máximas em torno dos 30oC durante as tardes, em Natal e para o interior do Estado, no Seridó, mínimas deverão variar entre 20oC a 25oC e as máximas em torno dos 34oC. Nas regiões Serranas, as temperaturas oscilarão entre 20oC e 31oC.

Balanço do final de semana

O boletim pluviométrico das 7h da sexta-feira (30/04) até a manhã de hoje (03/05) no mesmo horário registrou ocorrência de chuvas em 40 postos de monitoramento instalados nas quatro regiões do Rio Grande do Norte. O município de Mossoró registrou o maior volume acumulado no período, com 88,7 mm.

O boletim completo pode ser acessado no site www.emparn.rn.gov.br, “Chuvas Diárias” ou na aba “Meteorologia”.

Previsão da semana

03/05/21- segunda-feira- Céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuva isoladas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas a qualquer hora.

04/05/21- terça-feira- As chuvas deverão aumentar nas regiões Oeste e Central durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

05/05/21-quarta-feira- Céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

06/05/21-quinta-feira – Céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

07/05/21-sexta-feira- Céu parcialmente nublado com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

08/05/21- sábado- Céu parcialmente nublado com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

09/05/21- Domingo- Céu parcialmente nublado com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

2021 Via BG

Deixe seu comentário

Detran retoma atendimento presencial de Registro de Veículos em Natal e Mossoró

03 Maio2021

Por Jbelmont às 13h19

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abre, a partir desta segunda-feira (03), o setor de Registro de Veículos em Natal (sede administrativa) e em Mossoró para atendimento ao público de maneira gradual. Nesse primeiro momento, os serviços retomados nos dois polos de atendimento presencial compreendem a transferência de propriedade de veículo, primeiro emplacamento, reposição de placas veicular, mudança de característica de automóveis, abertura de processo com vistoria já realizada e vistoria de transporte escolar.

O coordenador de Registro de Veículos do Detran, Carlos Silvestre, alertou que todos os serviços presenciais oferecidos em Natal e Mossoró devem ser agendados, pois somente assim o cidadão poderá garantir o atendimento. A medida visa controlar e organizar o fluxo de pessoas dentro do Órgão no intuito de evitar aglomerações, seguindo rigorosamente as regras de prevenção e combate ao novo coronavírus determinadas pelas autoridades sanitárias.

Os agendamentos devem ser realizados no endereço online no site do Detran (www.detran.rn.gov.br). Na primeira página, o usuário vai no ícone Agendamentos e seleciona o serviço desejado. Na opção Veículos, estão disponíveis “Abertura de processos”, “Liberação de Veículos Apreendido”, “Vistoria”, entre outros. O usuário seleciona e serviço desejado e, dentro das opções disponíveis, escolhe dia e horário para realizar.

Um ponto importante é que para entrar nas unidades do Detran em Natal e Mossoró, os usuários precisam levar o comprovante do agendamento e utilizar máscara de proteção facial. Somente será permitido o acesso de uma pessoa por veículo e a entrada nas dependências do Detran só será liberada 30 minutos antes do horário marcado para o serviço, a fim de evitar aglomeração de pessoas no espaço físico do órgão.

A retomada dos serviços presenciais do Detran também abrange a Coordenadoria de Habilitação de Condutores que desde a semana passada atender em Natal (sede administrativa) e Mossoró. Outra medida tomada pela Direção do Órgão, dessa vez no sentido de beneficiar os cidadãos do interior do Estado, foi a retomada dos testes práticos itinerantes de habilitação de condutores, que são aqueles que vão aos municípios para serem aplicados.

 

Utilidade Pública

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 93%

03 Maio2021

Por Jbelmont às 12h53

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 93%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira(03). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 611.

Até o momento desta publicação são 26 leitos críticos (UTI) disponíveis e 348 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 143 disponíveis e 263 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 91,5% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99% e a Região Seridó tem 87,5%.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +