Gás de cozinha terá aumento de 15% a partir de terça, diz Petrobras

JBelmont

31Ago2015

Por Jbelmont às 23h28

Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento desde dezembro de 2002. 
Será reajustado o preço do gás liquefeito de petróleo para uso residencial.

 

Petrobras informou nesta segunda-feira (31) que reajustará os preços de gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg (GLP P-13).

Segundo nota enviada à imprensa, a alta média será de 15% e entra em vigência a partir de desta terça (1).

Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002.

Em nota divulgada na sexta-feira (28), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) havia informado que haveria o aumento, sem precisar de quanto seria.

De acordo com o Sindigás, o presidente da Sergás (sindicato das revendedoras), Robson Carneiro dos Santos, afirma que o reajuste será repassado ao consumidor. “Não tem como segurar o preço final por muito tempo porque os nossos custos também subiram muito”, afirmou, segundo nota divulgada no site do sindicato.

Governador fala sobre potenciais do RN no maior evento de energia eólica da América Latina

JBelmont

31Ago2015

Por Jbelmont às 23h05

 

O governador Robinson Faria participará da abertura do maior evento de energia eólica da América Latina, o Brazil Windpower (BWP) 2015, nesta terça-feira (1º). A cerimônia, na qual o governador potiguar terá 10 minutos de explanação, acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Também foram convidados o Ministro do Estado de Minas e Energia, Eduardo Braga, e a presidente da República Dilma Rousseff.

 

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país, com 80 usinas em operação produzindo 2.119,2 MW. Há ainda 23 usinas em construção, com previsão de 624,8 MW de geração, e 72 usinas contratadas, que deverão produzir 1.891,7 MW. Isso representa um total de 4.635,7 MW de produção num curto prazo. Robinson Faria é único governador de Estado a participar do primeiro dia de programação do BWP. 

 

“O Rio Grande do Norte está em uma posição privilegiada com relação à energia eólica no Brasil. E poder participar deste evento, falando de nossas potencialidades, é muito importante para o estado”, assinalou o líder do Executivo estadual, destacando ainda a importância da utilização da força do vento como uma matriz limpa de energia, com baixíssima emissão de poluentes, e com forte impacto positivo na geração de emprego e renda.

 

Evento

O Brazil Windpower, realizado de 1º a 3 de setembro, traz aos seus participantes as melhores oportunidades de negócio, além de programação de palestras centrada em questões relevantes sobre o setor eólico. Na edição passada, o evento obteve um público presente de 2.207 participantes, representando 804 empresas, com 40 patrocinadores e 102 expositores. 

 

A Energia Eólica é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil. Para os próximos anos são esperados mais de 19 mil empregos, R$ 6 bilhões em investimentos, 2,7 milhões de casas abastecidas e 1,3 milhão de toneladas de CO₂ evitados em virtude da utilização desta fonte de energia. Só em 2015, serão 113 novos parques eólicos em andamento com uma capacidade total de 2.7GW.

 

Números da Energia Eólica no RN (Fonte: Aneel)

 

Base Julho de 2015

Quantidade

Potencia Instalada (MW)

Usinas em Operação

80

2.119,2

 

Unisas em Construção

23

624,8

 

Usina Contratos Firmados

72

1.891,7

 

TOTAL

175

4.635,7

 

 

Jogo entre Flamengo e Avaí já vendeu 17 mil ingressos antecipados

JBelmont

31Ago2015

Por Jbelmont às 22h53

 
O Consórcio que administra a Arena das Dunas informou que já foram vendidos 17 mil ingressos para a partida entre Flamengo e Avaí. O jogo está marcado para a noite desta quarta-feira (2). As entradas para os setores Norte, Sul e Leste inferior estão praticamente esgotadas.

Os organizadores do jogo abriram novos postos de venda no interior, nas cidades de Mossoró e Caicó. Apenas ontem, nas bilheterias do estádio foram vendidos dois mil ingressos. Nesta terça-feira (1) as bilheterias abrem das 10h às 18h.

Essa será a primeira experiência do Flamengo atuando como mandante na Arena das Dunas, mas na primeira passagem do clube pelo palco potiguar da Copa do Mundo, foi registrado o recorde de renda de público. Isso ocorreu no ano passado, quando o rubro negro visitou o América pela Copa do Brasil, eliminando o time potiguar da competição. 
 
 
A expectativa é para que a Arena das Dunas receba público máximo na partida entre Flamengo e Avaí pela Série A do Campeonato Brasileiro


Na ocasião o público presente foi de 30.575 espectadores, para uma arrecadação de R$ 1.415.825,00. O diretor presidente do consórcio Arena das Dunas ressaltou que essa foi a única vez em que todos os ingressos disponibilizados foram vendidos. Vale salientar que os torcedores americanos foram maioria.

A animação pela reaproximação do rubro-negro do grupo que briga na parte de cima da tabela, deve compensar as baixas importantes no grupo que veio a Natal direto do Recife. Lesionados o meia Ederson e o atacante Paolo Guerrero foram poupados desse giro pelo Nordeste. Quem vai reaparecer na equipe é o zagueiro e capitão Wallace, vindo de suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Outra atração para a partida é a presença, entre os titulares, do atacante Kayke que até bem pouco tempo figurava no elenco do ABC. O jogador deixou o Alvinegro sob muitas críticas.
 
TN

Fátima na lista dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional‏

JBelmont

31Ago2015

Por Jbelmont às 22h42

 

O Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar divulgou, nesta segunda-feira (31), a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional em 2015. A senadora Fátima Bezerra está no seleto grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro em 2015.

 

Segundo o Diap, entre os atributos que caracterizam um protagonista no processo legislativo, destaca-se "a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão".

‘Meu Bairro Melhor” realiza mais de 4,6 mil atendimentos no Redenção

JBelmont

31Ago2015

Por Jbelmont às 22h26

 

O projeto “Meu Bairro Melhor” promoveu mais de 4,6 mil atendimentos nas regiões do Redenção e Integração. O balanço foi divulgado na noite desta segunda-feira, 31, pelo prefeito Francisco José Júnior durante o encerramento da 9ª edição da iniciativa, que já percorreu bairros como o Santa Delmira, Barrocas, Pintos, Alto da Conceição, Baixinha, Paredões, Alto de São Manoel e Bom Jesus.

 

“Estamos trabalhando para tornar os bairros da nossa cidade cada vez melhores, contando com o apoio de 11 secretarias, que ao longo de 10 dias realizam uma série de atividades e oferecem inúmeros serviços aos moradores. Somente nessa edição foram mais de 4,6 mil atendimentos. A nossa gestão trabalha dessa forma: ouvindo a população e atendendo suas reivindicações", afirmou o prefeito Francisco José Júnior.

 

Os moradores da região acompanharam o encerramento do projeto no Redenção e Integração e parabenizaram a Prefeitura de Mossoró pela iniciativa. A aposentada Josefa Maria, por exemplo, usufruiu de inúmeros servidores prestados ao longo dos últimos 10 dias. “Fui muito bem atendida, gostei bastante das ações e espero que o projeto volte logo para o nosso bairro. Renovei meus documentos, verifiquei minha pressão, glicose, fui vacinada e tudo em um só lugar”, frisou.

 

 

A professora Elineide Alves também aprovou a realização do “Meu Bairro Melhor” em sua comunidade. “Esse projeto proporciona oportunidades a nossa região. Foi muito válido e também desejo que futuramente ele volte a ser realizado aqui. Fui atendida na tenda da saúde e ainda aproveitei para cadastrar o cartão SUS do meu neto”, comentou.

 

Durante o encerramento da 9ª edição do projeto também foram entregues os certificados dos padrinhos e madrinhas do bairro, que atuarão como fiscalizadores do serviço público e dos equipamentos municipais.  A solenidade foi prestigiada por lideranças comunitárias, secretários e secretárias da gestão e ainda pelos vereadores Soldado Jadson, Alex do Frango, Nacizio Silva, Manoel Bezerra, Cícera Nogueira e Claudionor dos Santos. 

 

Projeto tem sequência nesta terça no Conjunto Independência

O “Meu Bairro Melhor” contemplará, em sua 10ª edição, a população dos conjuntos Independência I e II, na zona norte da cidade. Durante dez dias, os moradores terão acesso a serviços de saúde, emissão de documentos, palestras educativas, distribuição de mudas, entre outros. A abertura acontece a partir das 16h, na rua Nicácia Costa de Araújo.

 

Balanço das atividades no Redenção e Integração:

* SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E HABITAÇÃO:
- 4 Ruas contempladas com a Operação Tapa-Buraco;
- Executados aproximadamente 500 metros quadrados de pavimentação no bairro;
- 16 ruas receberam serviços de iluminação pública;
- Substituição de 19 lâmpadas;
 
* SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E JUVENTUDE:
- Autorização para emissão de 789 RGs
- Emissão na hora de 396 CPFs
- 136 Pré-inscrições para o PRONATEC
- Emissão de 48 ordens de segunda via de Registros
- Informações e Consulta sobre Bolsa Família para 161 pessoas
  
 * SECRETARIA DA SAÚDE:
- 200 Cartões SUS emitidos e atualizados;
- 359 atendimentos de Verificação de Pressão Arterial;
- 92 pessoas atendidas com testes de Glicemia;
- 160 pessoas atendidas com testes de HIV, Sífilis e Hepatite;
- 173 pessoas verificaram Índice de Massa Corporal:
- 90 pessoas contempladas com oficinas de sal de ervas e suco verde e palestras
- 215 pessoas vacinadas contra gripe, hepatite, tétano, entre outros;
- Orientação de saúde, com palestras e distribuição de folders para mais de 550 pessoas;
 
* SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS:
- Recolhimento de 107 carradas de material volumoso e 3 carradas de podas de árvores;
- Serviços de capina e varrição em uma área de aproximadamente 25 mil metros;
- Limpeza de aproximadamente 835 metros em canais do bairro;


 * SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO:
- 56 pessoas encaminhadas para seleção de empregos;
- 48 pessoas encaminhadas para curso de instalador hidráulico, em parceria com o Senai;
 
* SECRETARIA DA EDUCAÇÃO:
- 253 crianças atendidas com o projeto de Leitura e Contação de Histórias, Arte e Pintura, Brinquedos e Brincadeiras, com o apoio da Biblioteca Itinerante;

 * SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO:
- Distribuição e plantio de cerca de 300 mudas frutíferas, medicinais e arbóreas;
- Realização de 25 palestras sobre orientação e educação ambiental;
- Trabalho de jardinagem e revitalização dos canteiros públicos;
- Arborização das principais vias de acesso do bairro;
- Consultoria para a população sobre árvores em localidades de risco;
 
 * SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA:
- Emissão de 10 carteiras de estacionamento para idosos e deficientes;
- Realização de blitzes organizando o trânsito no local, em parceria com a Guarda Civil e Polícia Militar;
- Instalação de duas lombadas com sinalização;

 * SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER:
- Cerca de 165 pessoas contempladas com aulas de Zumba;

* SECRETARIA DE CULTURA:
- Cerca de 400 crianças beneficiadas com a realização de oficinas de arte circense e artes plásticas;
- Confecção de 10 telas;
 
 * SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL:
- Presença do micro-ônibus do programa “Crack, é possível vencer”, e da Guarda Civil Municipal, sem nenhuma grave ocorrência registrada no bairro.

 

Projeto propõe a publicização das notas do Ideb nas escolas públicas

JBelmont

31Ago2015

Por Jbelmont às 22h02

O vereador Genivan Vale (Pros) apresentou Projeto de Lei que torna obrigatória a publicização das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola da rede pública. A medida visa assegurar que pais e responsáveis possam acompanhar o desempenho da escola de seus filhos.

 

De acordo com o projeto, todas as escolas públicas devem fixar na entrada da repartição um painel com escala gráfica exibindo a respectiva nota no Ideb. O texto prevê ainda que a escola divulgue o Ideb médio do Município e do Estado para que possa ser feito um comparativo com as notas.

 

Criado em 2007, o Ideb tem como objetivo medir a qualidade de cada escola da rede pública de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Desse modo, para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

 

“O Ideb é um indicador da qualidade do ensino das escolas públicas. Por isso, é importante que pais, alunos e comunidade escolar possam saber com clareza o resultado do Ideb de cada escola, para que assim possam acompanhar o trabalho desenvolvido na instituição de ensino e participar das discussões escolares, a fim de reivindicar e contribuir para um ensino público de qualidade”, justifica Genivan Vale. 

Ministro do STF diz que Procurador Rodrigo Janot atua como advogado de Dilma

JBelmont

31Ago2015

Por Jbelmont às 07h05

O Clima esquentou geral entre Gilmar Mendes e o Procurador Geral, Rodrgio Janot, vejam o que Gilmar declarou ao Antagonista:

O ministro Gilmar Mendes falou ao Antagonista agora à noite. Ele está indignado com o arquivamento do caso da gráfica fantasma e acha que Rodrigo Janot se desviou da função de chefe do Ministério Público. “Janot deve cuidar da Procuradoria Geral da República e não atuar como advogado da presidente Dilma”.

Para o ministro, o caso continua a merecer investigação. “A VTPB recebeu R$ 23 milhões, mas não tem funcionários nem equipamento. Pode haver outros crimes, inclusive fiscais e previdenciários. Houve fraude dentro da campanha”.

Gilmar Mendes diz que Janot extrapolou na função de procurador

América conquista vitória heroica e sobe na tabela de classificação

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 20h55

A vitória do América sobre o Vila Nova, de virada, por 2 a 1, premiou a luta da equipe que nunca desistiu de conquistar os três pontos. Dominou o adversário completamente, foi castigado, mas teve capacidade para buscar a recuperação e deixar a Arena das Dunas com um resultado heroico. Os três pontos conquistados e mais a combinação de resultados da rodada, fizeram os potiguares subirem para terceira colocação na tabela e deram a oportunidade de a equipe respirar um pouco mais aliviada nessa reta final de primeira fase da série C. Os gols da partida foram marcados por Moisés, cobrando pênalti para Vila, enquanto Adriano Pardal e Mateuzinho garantiram o importante resultado para os potiguares, que voltam a campo sábado (5), para enfrentar o líder Fortaleza, em Natal.

 

 

América: Pantera, Maguinho, Cleber, Zé Antônio e Arthur Henrique; Judson, Léo Gago e Cascata (Bruno Faria); Adriano Pardal (Gláucio), Max e Thiago Potiguar (Mateuzinho). Técnico: Roberto Fernandes.


Vila Nova: Edson, Marcelo, Gustavo Bastos Vinicius Simon e Marinho Donizete; Francesco, Arthur, Ramires (Patrick) e Moisés; Vanilson (Ermínio) e Zotti (Paulo Victor). Técnico: Márcio Fernandes.

Árbitro:
 Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Gols:
 Moisés/VN (48’/1ºT), Adriano Pardal/AME (10’/2ºT) e Mateuzinho/AME (49’/2ºT)
Público:  6.367 torcedores                                                                                 
Renda: 
R$ 95.533,00
Local: Arena das Dunas – Natal/RN

 

Da  - TN

PLACAR E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SÉRIE A 21ª RODADA

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 18h15

Placar da Rodada

Vasco da Gama 0x1 Figueirense
São Paulo-SP 3x0 Ponte Preta-SP
Grêmio-RS 0x0 Coritiba 11h 
Avaí-SC 3x0 Internacional  
Palmeiras-SP 3x2 Joinville-SC
Fluminense-RJ 1x2 Atlético-MG
Sport-PE 0x1 Flamengo
Chapecoense-SC 1x3 Corinthians
Cruzeiro-MG 0x1 Santos-SP
Atlético-PR 3x0 Goiás-GO

 

Classificação

C CLUBE PG JG VI SG


C CLUBE PG JG VI SG

1 Corinthians-SP 46 21 14 18 
2 Atlético-MG 42 21 13 17 
3 Grêmio-RS 38 21 11 12
4 Palmeiras-SP 34 21 10 14
5 São Paulo-SP 34 21 10 6
6 Atlético-PR 33 21 10 3
7 Fluminense-RJ 33 21 10 2
8 Sport-PE 31 21 7 8
9 Santos-SP 30 21 8 5
10 Flamengo-RJ 29 21 9 -5
11 Chapecoense-SC 28 21 8 -3
12 Internacional-RS 28 21 7 -8
13 Ponte Preta-SP 27 21 6 -3
14 Figueirense-SC 26 21 7 -6
15 Avaí-SC 23 21 6 -10
16 Cruzeiro-MG 22 21 6 -
17 Goiás-GO 22 21 5 0
18 Coritiba-PR 22 21 5 -9
19 Joinville-SC 19 21 5 -8
20 Vasco da Gama-RJ 13 21 3 -27

Em menos de 24 horas Mossoró registra 4 mortes violentas motociclista é a vítima 108 de 2015

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 18h09

 

Motociclista foi alvejado pelas costas e morreu na hora no bairro Nova Betania, é a vítima 108 de 2015.
A cidade de Mossoró, considerada a capital da Região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na manhã de hoje, 30 de agosto, mais uma morte violenta. Foi a quarta nas últimas 24 horas e 108ª em 2015.

Francisco Alex Pereira de 27 anos de idade, morador do bairro Abolição II, foi alvejado com quatro disparos de pistola 380, próximo a praça do bairro Nova Betânia e morreu no local.

Segundo informações, Alex trafegava de motocicleta pela Rua Antônio Vieira de Sá e foi surpreendido pelos atiradores por volta de 11 horas e 30 minutos. Os acusados estavam de motocicleta e fugiram antes da chegada da polícia.

Uma equipe do Samu ainda foi ao local, mas o jovem já estava morto. A Polícia Militar fez o isolamento do local para os procedimentos da equipe de Plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Regional de Mossoró, para onde o corpo foi removido e será necropsiado.

 

Do câmera

Confira a evolução do crescimento habitacional em todos os municípios do RN nos últimos 20 anos

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 17h44

O POLÍTICA EM FOCO publica agora a evolução do crescimento populacional de todos os municípios do Rio Grande do Norte nos últimos 20 anos.

Veja:

 

Captura de Tela 2015-08-30 às 17.48.12Captura de Tela 2015-08-30 às 17.48.38 Captura de Tela 2015-08-30 às 17.48.49 Captura de Tela 2015-08-30 às 18.09.42Captura de Tela 2015-08-30 às 17.49.19

 

Política em Foco

Mossoró Pneus com promoção imperdível

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 16h40

 

MANTER SEU CARRO SEMPRE BEM CONSERVADO.REALIZAMOS TROCA: PIVÔ, BUCHA DE BANDEJA, AMORTECEDORES e COXIM.

Mossoró Pneus 

(84) 3314-7275

Funcionamos de segunda à sábado

O QUE OS BLOGUEIROS ESTÃO DIZENDO NO TWITTER

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 09h35

Walter Alves prestigia convenção do PMDB em Riachuelo

 

 

 

jurandynobrega ‏@jurandynobrega 56 minHá 56 minutos
Nos 20 anos que atuei como jornalista do DIÁRIO DE NATAL,tenho orgulho de dizer que comandei 80% da primeira página do órgão associado

 

 

Renato Dantas ‏@RenatoDantass 14 minHá 14 minutos
Dizem que o Lula está morto, mas vou voltar a voar, afirma ex-presidente http://blogdoprimo.com.br/noticias/dizem-que-o-lula-esta-morto-mas-vou-voltar-a-voar-afirma-ex-presidente/ …

 

Empresariado de Mossoró vai reagir de forma concreta a decreto que 'espanta' consumidores de outros municípios -

CASOS DE POLÍCIA:

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 09h23

107° HOMICÍDIO EM MOSSORÓ EM 2015: HOMEM É MORTO A FACADAS NO BAIRRO ABOLIÇÃO IV


O crime aconteceu no final da noite de hoje, 29 de agosto de 2015, na Rua Deputado Antônio Florêncio de Queiroz, em um Loteamento entre a Favela do Fio e o Abolição V em Mossoró, Oeste do Rio Grande do Norte. Tonymar Hermínio da Silva, 31 anos de idade, trabalhava como caseiro de uma chácara em construção, foi ferido com uma cutilada de faca peixeira no peito no meio da rua, ainda tentou chegar na casa, mas caiu sem vida em frente ao portão principal da residência. Tony trabalhava como caseiro do carnavalesco, Deuzimar Macumbeiro, há um ano. Deuzimar disse à polícia que desconhecia inimizade do caseiro e que foi informado por populares que ele tinha passado o dia bebendo em companhia de um irmão e um cunhado. Uma testemunha que preferiu não se identificar, disse que passava pela rua e presenciou o caseira sendo agredido por um elemento


CRIANÇA DE “11 ANOS” MATA SEU IRMÃO DE “8” COM TIRO DE ESPINGARDA "CALIBRE" 12 EM CEARÁ MIRIM


Uma criança de oito anos, identificada como Felipe Gomes da Silva, morreu na tarde deste sábado (29), após ser atingida por um tiro de espingarda calibre 12, enquanto brincava com o irmão de criação dentro de uma residência, na rua São Francisco, na praia de Muriú, no município de Ceará-mirim. De acordo com o Capitão Harisson, comandante do policiamento da cidade, o irmão da vítima, de 11 anos de idade, usou a arma do pai para brincar com Felipe, mas em um dado momento a espingarda disparou. “Nós enviamos um equipe nossa, a viatura 1135 para verificar a ocorrência e fomos informados que o tiro foi acidental.

 

Passandonahora

 

Divergências entre Dilma e Temer crescem – e eles mal se falam

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 03h23

As divergências entre a presidente Dilma e o vice-presidente Temer são mais profundas do que parecem. Eles alimentam desconfianças mútuas. Um acha que está sendo sabotado pelo outro. Mal se falam(Ueslei Marcelino/Reuters)

 

Dilma Rousseff e Michel Temer nunca foram muito próximos. Durante boa parte do primeiro mandato, o grau de consideração da presidente por seu vice podia ser medido pela importância das tarefas que lhe eram delegadas no dia a dia do governo. O vice sempre pairou em Brasília como figura decorativa, encarregado basicamente das agendas internacionais que a presidente não se dispunha a cumprir. Com a popularidade alta, a economia cambaleante mas ainda de pé e sem as revelações demolidoras da Operação Lava-Jato, manter Temer à margem das decisões importantes, mesmo ele carregando a faixa de representante do maior partido do Congresso, o PMDB, nunca chegou a gerar maiores abalos para Dilma. As dificuldades econômicas, as revelações da roubalheira no petrolão e a meteórica queda de popularidade construíram um cenário ideal para uma crise sem precedentes. Em momentos assim, dizem os especialistas, se não houver o mínimo de tranquilidade no Parlamento, o risco de um tsunami atingir o Palácio do Planalto não pode ser minimizado. Há quatro meses, Temer recebeu da presidente autorização para atuar e evitar que isso acontecesse. Obteve sinal verde para negociar cargos, emendas e até projetos em nome da estabilidade. Na semana passada, ele renunciou à tarefa. O motivo: Dilma, de novo, tirou-lhe os poderes.


Diferentemente do primeiro mandato, as relações da presidente e seu vice não podem mais ser definidas nem como apenas protocolares. Dilma acredita que Temer conspira contra ela. Temer acredita que Dilma conspira contra ele. Os dois mal se falavam desde que o vice-presidente concedeu uma surpreendente entrevista em que reconheceu a gravidade da crise instalada no governo e, ao que parecia, desincumbia a presidente da tarefa de conciliadora. "É preciso que alguém tenha a capacidade de reunificar a todos", disse Temer. Dilma não gostou. Os assessores mais próximos da presidente interpretaram o movimento do vice como um aceno pessoal aos setores mais insatisfeitos da sociedade. Ele seria a solução da crise, não ela. A teoria da conspiração ganhou mais um ingrediente quando Dilma tomou conhecimento pela imprensa de encontros de Temer com empresários para discutir a agenda política do país. Na versão de um auxiliar do vice, até uma reunião com o ex-presidente Lula com a bancada do PMDB foi classificada como ação conspiratória. "Era como se existisse um governo Temer e outro governo Dilma", diz um auxiliar palaciano. Aconselhada pelos ministros mais próximos, a presidente mudou de estratégia.


Enquanto Temer se desgastava para reconstruir pontes com a base aliada do Congresso, Dilma tentou cooptar aliados do vice dentro de seu próprio partido, o PMDB. Sem que ele soubesse, ela chamou ao Palácio o líder da bancada do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani, e o presidente do diretório do partido no Rio de Janeiro, Jorge Picciani, pai do líder do PMDB, ambos ligados ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Em troca de cargos, Dilma queria que os dois peemedebistas atuassem para tentar frear as hostilidades de Cunha. O problema é que essa era uma das missões de Michel Temer. Também sem avisar, Dilma autorizou Giles Azevedo, seu antigo chefe de gabinete, a negociar diretamente com parlamentares da base a defesa do governo diante de CPIs criadas no Congresso. Para agradar aos parlamentares, Temer prometera liberar 500 milhões de reais em emendas e se comprometera a viabilizar centenas de nomeações para cargos do segundo e terceiro escalão da máquina federal. Dilma não só ignorou solenemente as tratativas que o vice já havia chancelado como passou a refazer pessoalmente os acordos.


Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no tablet, no iPhone ou nas bancas. Tenha acesso a todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.
Outros destaques de VEJA desta semana

Alckmin: ‘Temos que nos livrar dessa praga que é o PT’

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 00h02

 

Um dos políticos mais moderados do PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez neste sábado o discurso mais inflamado do ato político que marcou a entrada do governador do Mato Grosso, Pedro Taques, no partido. “Temos que nos livrar dessa praga que é o PT. O PT do desemprego, da inflação, dos juros pornográficos e dessa praga do desvio do dinheiro público. Hoje é tempo de honestidade”, disse Alckmin, um dos tucanos cotados como pré-candidato à Presidência da República em 2018.

 

Os principais integrantes do PSDB se encontraram neste sábado em Cuiabá (MT) para prestigiar a entrada de Taques, ex-PDT, no partido. Além dos seis governadores tucanos, estavam presentes o senador José Serra (SP), a senadora Ana Amélia (PP-RS) e deputados tucanos de vários Estados. Eles foram recebidos com um ato político que reuniu cerca de 3.000 pessoas em um hotel fazenda de Cuiabá. Em seguida, foram almoçar em um restaurante árabe tradicional da cidade.

 

Pedro Taques apresentou no dia 10 de agosto o seu pedido de desfiliação do PDT, sigla pela qual se elegeu senador em 2010 e governador em 2014.

 

Ex-procurador da República, Taques obteve 708.440 votos na candidatura ao Senado, em 2010. Em 2014, ao disputar o governo de Mato Grosso, ele obteve outros 833.788 votos (57,25% dos votos válidos).

 

(Com Estadão Conteúdo)

Vice-prefeita Malrinete Gralhada tomou posse em Bom Jardim - MA

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 00h00

A vice-prefeita, Malrinete Gralhada (PMDB), tomou posse como prefeita de Bom Jardim no Fórum de Justiça do município. Ela assumiu o município por determinação dada pelo juiz Cristóvão Sousa Barros, titular da 2ª Vara da Comarca de Bom Jardim, que concedeu, mandado de segurança determinando que a vice, assuma imediatamente a administração da cidade.

AvhhzrF0JHiB_D_N-W7obO7C7LfJekCrZ-RR2t9Lqaas

A vice-prefeita assume no lugar da prefeita Lidiane Leite, após uma semana foragida da Polícia Federal.

A decisão da justiça visa a “proteção do interesse público diante da situação de insegurança social e política que vive a comunidade de Bom Jardim”. A determinação vale “enquanto perdurar o impedimento da prefeita”, observa o magistrado.

 

A vice-prefeita de Bom Jardim (a 275 km de São Luís, no Maranhão), Malrinete Gralhada (PMDB), assumiu o comando da prefeitura nesta sexta-feira (29) no Fórum da cidade. Ela foi empossada pelo juiz Cristovão Sousa Barros, da 2ª Vara Criminal. A posse deveria ter ocorrido na Câmara de Vereadores, mas um desencontro com o presidente da Casa impediu que isso ocorresse.

 

A cidade estava sem comando desde que a prefeita Lidiane Leite da Silva (PP), de 25 anos, fugiu após ter a prisão decretada pela Justiça por causa da operação Éden, da Polícia Federal. Na quinta-feira (27), a Justiça determinou que a vice assumisse o cargo imediatamente.

 

Suspeita de desviar recursos de escolas municipais, Lidiane está foragida desde o dia 20 de agosto. Ela ficou conhecida por publicar nas redes sociais fotos em que aparece ostentando luxo.

Semana Slim na Temakeria San de 31 a 04 de setembro

JBelmont

30Ago2015

Por Jbelmont às 00h00

É nesta segunda-feira ...

CONCURSO 1737 DA MEGA-SENA ACUMULOU E PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 39 MILHÕES

JBelmont

29Ago2015

Por Jbelmont às 22h13

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1737 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado em Alto Rio Novo (ES). Os números sorteados foram: 05, 08, 42, 50, 51 e 59. A estimativa do prêmio para o próximo concurso é de R$ 39 milhões. 


A quina teve 73 apostas ganhadoras e cada sortudo receberá R$ 49.031,90. Já a quadra teve 5.770 palpites vencedores e pagará o prêmio de R$ 886,19.

Governo desiste de recriar a CPMF

JBelmont

29Ago2015

Por Jbelmont às 21h11

Diante de reações negativas, a presidente Dilma Rousseff desistiu neste sábado (29) de propor a recriação da CPMF, o chamado imposto do cheque, para cobrir um rombo de R$ 80 bilhões no Orçamento da União de 2016. A decisão foi tomada durante reunião neste sábado (29) à tarde da presidente com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Nelson Barbosa (Planejamento).


Durante a reunião, a avaliação feita é que a reação contrária à ideia, principalmente de aliados e empresários, foi muito forte e inviabilizou sua aprovação neste ano. Agora, o governo pretende fazer uma discussão de médio e longo prazos sobre o financiamento da saúde. Nestas discussões, a ideia de recriar a CPMF pode ser levantada novamente.