Polícia Federal aponta associação criminosa, fraude e desvio em obras do DNOCS no RN

JBelmont

27Jan2015

Por Jbelmont às 18h09

Ciro Marques

Repórter de Política

 

 

Obras fundamentais para o combate a seca no Rio Grande do Norte e que se arrastam há anos, sem previsões reais de conclusão. Essa é a situação de algumas das obras do Departamento Nacional de Obras Contas a Seca (DNOCS) no Estado e a motivação para a Operação Itaretama, deflagrada na manhã de hoje, pela Polícia Federal do RN, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que fraudava licitações em prefeituras do interior e da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), além de direcionar obras promovidas pelo Dnocs e desviar recursos públicos.

 

Segundo a investigação (ainda em fase inicial) da Polícia Federal, as suspeitas recaem principalmente sobre as obras de construção de açude no Assentamento 3 de agosto (Pau de Leite); da adutora de Jucuri, em Mossoró e na adutora de engate rápido de Jucurutu, ambas situadas na Região Oeste do estado.

 

A investigação teria iniciado ainda no primeiro semestre de 2014 e revelou que “servidores do Dnocs mantinham estreito relacionamento com empresários do setor de engenharia, fazendo com que contratações tenham sido direcionadas e licitações indevidamente dispensadas ou fraudadas”.

 

A Polícia Federal acrescentou em texto encaminhado à imprensa potiguar que há indícios de que as obras não foram devidamente fiscalizadas durante sua execução, com prejuízo ao Erário e, também, há fortes suspeitas de corrupção ativa e passiva. Paralelamente, parte do grupo investigado estaria combinando propostas de licitações em prefeituras do RN e na CAERN.

 

Por ainda estar em fase inicial, a Polícia Federal informou que não é possível apontar o prejuízo que irregularidades nessas obras podem ter causado aos cofres públicos.

 

PMDB

 

Segundo a PF, cerca de 30 agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão. O nome da operação significa “Região de Pedras” e, no passado, foi a denominação do município de Lajes/RN, local onde foi construída a primeira das obras sob suspeita.

 

Como sempre acontece, a PF não confirmou os nomes dos envolvidos na investigação, mas há informação de que um dos mandatos teria sido cumprido no apartamento do atual coordenador do Dnocs no RN, José Eduardo Alves Wanderley, sobrinho do deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB.

 

E esse pode não ser o único peemedebista envolvido na investigação. A cidade de Lajes, por exemplo, é administrada há anos pelo prefeito Benes Leocádio, um dos principais líderes peemedebistas e que chegou a se afastar do cargo eletivo para participar diretamente da campanha de Henrique ao governo no ano passado.

 

LENTIDÃO

 

As obras investigadas pela PF tiveram como principal semelhança a demora em suas conclusões. A de engate rápido em Jucurutu, por exemplo, foi rotineiramente cobrada pelo deputado estadual Nélter Queiroz, e pelo filho dele, o prefeito da cidade, George Queiroz, ambos do PMDB, durante todo o ano passado. George até chegou a apontar irregularidades na execução da obra.

 

“Tivemos problemas quando necessitamos da obra. Ao ligar a adutora percebemos que a vazão não era suficiente. Infelizmente são problemas que não são de responsabilidade do município, porque se trata de uma obra federal”, afirmou o prefeito, em julho do ano passado. “Essa obra ainda não foi entregue pela empresa que está executando. Então nós temos que cobrar do DNOCS, como temos feito. E a bomba que hoje tem 25 cavalos, deve ser substituída por uma bomba de 60 CV, que inclusive está no projeto”, acrescentou George, na época.

 

Diante dessa demora, inclusive, o procurador da República, Bruno Jorge Rio Lamenha Lins, já havia revelado, em dezembro do ano passado, que havia uma investigação em curso. “O Ministério Público Federal tem uma atuação direta com relação ao abastecimento de água aqui na região do Seridó, pois o nosso principal rio o Piranhas – Açu é federal. Lamento bastante a ausência do DNOCS aqui nesta audiência pública, mas inclusive já temos um procedimento administrativo que apura essa adutora de engate rápido aqui de Jucurutu”, afirmou o procurador.

 

“Estamos apenas aguardando os relatórios dos técnicos onde queremos saber quais as razões porque esta obra não funciona. Dizem que é problema na bomba, na altura, dizem que é uma questão técnica, mas o que suspeitamos é que evidentemente o serviço foi mau feito e se foi mau feito o Ministério Público Federal não irá descansar até responsabilizar os responsáveis que gastaram o dinheiro público em uma obra que não funciona. Isso é muito triste”, acrescentou Lins a blogs locais.

 

MEMÓRIA

 

É importante ressaltar que essa não é a primeira vez que o Dnocs é envolvido em irregularidades em obras públicas. Em 2012, o diretor-geral do órgão, o engenheiro Elias Fernandes, indicação política de Henrique Eduardo Alves, deixou o cargo em meio a denúncias de superfaturamento e favorecimento de aliados políticos em obras de combate a seca.

 

No ano seguinte, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Elias Fernandes. “Eu acredito que tenha relação com o Dnocs porque a determinação judicial é do Ceará. Existiram alguns convênios com as prefeituras do Rio Grande do Norte, mas o Dnocs foi apenas o intermediário desses convênios e eu estou tranquilo”, explicou o engenheiro na época.

 

Caern nega envolvimento em contratos analisados

 

Única a se manifestar oficialmente sobre a Operação Iteratama, a Companhia de Águas e Esgotos do RN divulgou nota negando a participação em qualquer irregularidade. “Na manhã desta terça-feira (27), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi surpreendida com o seu nome em matérias relacionadas à Operação Itaretama da Polícia Federal”, afirmou a nota assinada pela assessoria de imprensa do órgão.

 

“Sobre as obras citadas na operação, a Diretoria de Empreendimentos da Companhia declara não haver envolvimento com tais contratos investigados, e que não participou de processos licitatórios, e ainda não ser a empresa responsável pelas fiscalizações dessas obras”, garantiu.

 

“A Diretoria afirma também que cumpre rigorosamente a Lei de Licitações e que trabalha para garantir lisura em todos os processos que realiza. A Companhia esclarece ainda que como empresa pública preza pela transparência, realizando todas as publicações que assegurem o conhecimento público. O bem estar da população e bom uso do dinheiro público são valores que permeiam todo e qualquer processo licitatório realizado pela empresa, assim como, o acompanhamento e fiscalização das obras realizadas sob sua responsabilidade”, acrescentou.

 

“Mantendo o seu compromisso com o Estado do Rio Grande do Norte e com a justiça, a Caern se coloca à disposição da Polícia Federal para contribuir com as investigações, esperando que os culpados respondam pelos seus atos de improbidade. Além disso, a Diretoria da Caern repudia toda e qualquer atitude ilícita daqueles que se apropriaram indevidamente dos recursos públicos”, finalizou

A situção dos reservatórios hídricos do RN

JBelmont

27Jan2015

Por Jbelmont às 12h23

Homem é executado nas Quintas após entregar bandidos no disque denúncia

JBelmont

27Jan2015

Por Jbelmont às 02h37

Foi o 2º caso em apenas uma semana, onde pessoas que denunciaram crimes foram assassinadas 


O Disque Denúncia é uma das principais ferramentas que a polícia disponibiliza para prender criminosos. Por meio do telefone 181, a população pode entrar em contato com o sistema de segurança e informar algum ato ilícito, como o tráfico de drogas. Porém, nas últimas semanas, nem mesmo o sigilo garantido pelo serviço ao denunciante, livrou dois potiguares da morte.

Nesse domingo (25), um homem identificado como Lúcio Adriano dos Santos, de 38 anos, foi assassinado no bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal. Ele foi baleado em via pública, atendido pela Samu, mas morreu no hospital Walfredo Gurgel. A primeira informação era de que ele havia sido morto por ter participado do espancamento de um assaltante dominado pela população na região. Porém, a versão foi desmentida pelo delegado Marcos Geriz, que estava de plantão pela Delegacia de Homicídios (Dehom). “O que conseguimos apurar é que dois rapazes, um deles com o nome de Alan, estavam cometendo alguns crimes pela região e o Lúcio denunciou os dois para a polícia. Porém, alguém soube e contou para a dupla. Aí, eles foram ao bairro e mataram o Lúcio. Vamos receber um familiar da vítima que irá contar tudo detalhadamente, mas já estamos com a investigação adiantada e identificamos os suspeitos”.

No domingo passado, em São Gonçalo do Amarante, no bairro Golandim, um homem foi assassinado na frente da residência onde morava. O crime aconteceu na rua Nossa Senhora de Aparecida. Identificado por Clésio Jerônimo da Costa, de 50 anos, a vítima era ex-taxista, e atualmente trabalhava como pedreiro. De acordo com as informações que a Dehom colheu no local, a vítima pode ter sido morta por ordem de traficantes da região. “Há duas semanas dois traficantes que agiam na região foram presos. Uma pessoa teria informado para os traficantes que o morador da última casa da rua foi o responsável pela denúncia que resultou na prisão dos dois. Só que no final da rua tem uma casa de um lado e de outro. Quando o Clésio vinha chegando em casa, ele foi baleado e morreu no local”, comentou o delegado Luiz Lucena no dia seguinte ao crime.

Além do telefone, o Disque Denúncia ganhou a versão via “WhatsApp”, através do 84 8149-9906. Durante os 16 primeiros dias de funcionamento, o serviço recebeu mais de quatro mil denúncias. Apesar dos dois homicídios, o delegado Marcos Geriz ressaltou a importância da ajuda da população. “A identidade do denunciante fica preservada com o Disque Denúncia. Mas não temos o controle das pessoas. As pessoas que entregaram esses dois homens que foram mortos ficaram sabendo de alguma forma e isso a polícia não tem como evitar”.

 

Portal JH

Nota Oficial Prefeitura diz que não coloca dificuldades para taxistas

JBelmont

27Jan2015

Por Jbelmont às 02h24

 

A Prefeitura de Mossoró emitiu nota oficial, dando sua posição sobre conflito com taxistas – que recrudesceu no último final de semana e domingo (25).

Veja abaixo:

A Prefeitura não coloca dificuldade para que taxistas de outros municípios realizem transporte de passageiros de suas cidades até Mossoró.

Existem regras acordadas com estes profissionais que precisam ser seguidas, no mais, o trabalho é realizado normalmente.

Porém, da mesma forma que abrimos as portas para estes profissionais, esperamos o mesmo tratamento dos nossos vizinhos, o que não está acontecendo em Tibau, que proibiu que os taxistas de Mossoró retornem de lá com passageiros.

Neste caso, nos obrigamos a utilizar o princípio da reciprocidade para proteger nossos taxistas, até que os amigos de Tibau diminuam as barreiras impostas contra nós.

Com aval dos bombeiros, Nogueirão recebe liberação

JBelmont

27Jan2015

Por Jbelmont às 01h56


Após uma vistoria surpresa do Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira, o Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, recebeu a liberação dos oficiais. Desde que foi municipalizado, o estádio tem passado por várias reformas e ajustes para atender as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros. Após cumprir todas as solicitações, o Nogueirão está apto a receber os jogos do Campeonato Estadual 2015.

De acordo com Abraão Dutra, secretário de Esporte e Lazer, o laudo dos bombeiros a favor da liberação será emitido na quarta-feira, 28. O laudo terá a liberação com restrições devido à ausência da rede de hidrantes. A rede não foi instalada devido o alto custo e demora para a obra ser concluída, no entanto os hidrantes serão substituídos pela presença de carro pipa e da brigada de combate a incêndio.

Entre as exigências feitas pelos bombeiros e atendidas pelo município estão: Melhoria na acessibilidade, pintura das arquibancadas, reforma do alambrado e a melhoria no sistema de iluminação e refletores. O secretário adianta que o laudo só não será emitido amanhã porque o Capitão Eduardo, comandante do Corpo de Bombeiros de Mossoró, está em Natal e o laudo precisa da assinatura dele. “Tudo que foi solicitado foi feito. O torcedor mossoroenses pode ficar tranquilo que o estádio está liberado e pronto para que as partidas aconteçam”, destaca Abraão Dutra.

Com a parte estrutural reformada, o Nogueirão está pronto para receber os jogos de Potiguar e Baraúnas no Campeonato Estadual e Campeonato Brasileiro série D, caso um time da cidade consiga vaga. O Campeonato Estadual começa no dia 01 de fevereiro, mas o primeiro jogo no Nogueirão só irá acontecer no dia 08, na partida entre Potiguar x Força e Luz.

Nota: Fátima Bezerra será empossada senadora neste domingo, 1° de fevereiro

JBelmont

26Jan2015

Por Jbelmont às 19h52

 

A senadora diplomada, deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN), recebeu comunicado de convocação para a sessão preparatória para posse dos senadores eleitos e eleição da mesa diretora do Senado Federal, que ocorrerá no próximo domingo (01 de fevereiro), às 15h, no plenário do Senado Federal.

Por sua vez, no dia 02, às 15h, no plenário da Câmara dos Deputados, ocorrerá sessão solene do Congresso Nacional de abertura dos trabalhos. Já na terça-feira (03), às 14h, terá início a primeira sessão deliberativa ordinária de 2015.


Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN

Pai que morreu com os 4 filhos em acidente deixou carta para a ex

JBelmont

26Jan2015

Por Jbelmont às 19h00

 

O motorista de 48 anos que morreu neste sábado (24) com os quatro filhos em um acidente na BR-070, em Cocalzinho de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, deixou com a ex-mulher uma carta minutos antes do acidente dizendo que ela não veria mais as crianças.


O G1 teve acesso à carta de quatro páginas. "Samara, espero que quando você estiver lendo essa carta eu e os meus filhos já estejam (sic) bem longe", diz na primeira frase. "Hoje é um grande dia, para mim e meus filhos. Estaremos buscando um lugar de paz onde não exista humilhação e covardia."


Marco Aurélio Almeida Santos foi buscar os quatro filhos - três meninos e uma menina - em Brazlândia, no Distrito Federal, na casa da família da ex-mulher na manhã deste sábado (24). Ele costumava pegar as crianças aos finais de semana para passear.

Minutos depois de saírem da casa, o carro em que os cinco estavam colidiu frontalmente contra uma carreta. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Santos tentou fazer uma ultrapassagem, mas acabou batendo no veículo de carga. O carro ficou destruído. Todos os ocupantes do veículo morreram no local. O Corpo de Bombeiros teve que remover o capô do carro para retirar as vítimas. O motorista da carreta teve ferimentos leves.

Na última frase da carta entregue à ex-mulher, ele se despede. "Hoje 24-01-2015 será o último dia que você verá seus filhos e seu marido", afirma na quarta página. "Pode ficar com a casa em Vicente Pires e retornar a sua vida, mas com meus filhos você não viverá essa pouca vergonha."

 


Trecho final da carta que o motorista entregou a ex-mulher minutos antes do acidente (Foto: Reprodução)
Na delegacia de Águas Lindas, o acidente foi registrado como quatro homicídios e um suicídio. Segundo o delegado Renato Sampaio, há indícios de que não se trata de um acidente, "já que a carta tem um tom de despedida", mas as investigações continuam. De acordo com o delegado, o motorista do automóvel se separou há pouco tempo da mãe das crianças. A mulher afirmou na delegacia que não leu a carta imediatamente depois que ela foi entregue. Quando começou a ler a carta, Santos já tinha saído com as crianças.

O motorista da carreta não havia sido ouvido até o fim da tarde deste domingo. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Águas Lindas de Goiás, que é responsável por apurar crimes na região onde o acidente aconteceu. No entanto, na segunda-feira (26) a investigação será transferida para a Delegacia de Homicídios do município.
G1

Governador Robinson Faria anuncia pagamento de janeiro em dia

JBelmont

26Jan2015

Por Jbelmont às 16h31


O governador Robinson Faria vai pagar em dia o salário dos servidores do Estado. O calendário de pagamento de janeiro já está fechado e ocorrerá nos seguintes dias: 29 de janeiro, serão pagos os salários dos aposentados e pensionistas. E, no dia 30 de janeiro, receberão os servidores da ativa da administração direta e indireta. "Sempre tenho reiterado que o Governo não medirá esforços para cumprir o calendário de pagamento e que não estamos aqui para punir os servidores do Estado. O desequilíbrio fiscal existe, mas desde que assumimos, temos trabalhado incansavelmente para cumprir com o mínimo devido aos servidores do Estado", disse o governador, Robinson Faria.

 

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, ainda não há condições de se estabelecer um calendário para os próximos meses, devido o desequilíbrio fiscal em que foram encontrados os cofres públicos. Segundo informações da Seplan, o valor total que será pago aos servidores estaduais é de R$ 283.764.758,87, distribuídos entre 62.596 servidores ativos; 33.447 aposentados e 10.482 pensionistas.

Operação Lei Seca retém 51 carteiras de habilitação na Rota do Sol

JBelmont

26Jan2015

Por Jbelmont às 15h39

A Operação Lei Seca desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) reteve 51 carteiras de habilitação na madrugada desse domingo (25), na Rota do Sol. Desse total, cinco motoristas foram flagrados pela fiscalização com teor alcoólico no organismo dentro do padrão configurado como crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e esses condutores foram conduzidos à delegacia.

 

Durante as abordagens foram realizados 372 testes de bafômetro e mais 38 veículos foram notificados por se encontrarem estacionados em área não permitida. O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com apreensão da CNH, além da multa no valor de R$1.915,30. Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ele também é preso e responderá penalmente pelo crime, que pode resultar em punição de seis meses a três anos de prisão.

 

De janeiro a dezembro de 2014 a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN autuou 3.181 motoristas nas barreiras da Lei Seca. Desse total, 793 condutores, ou seja 24,93%, além das punições administrativas previstas no CTB, vão responder a processo criminal por ser verificado que o índice de álcool por litro de sangue configurava crime de trânsito.

 

As equipes do Detran e do CPRE contam também com apoio de uma Delegacia Móvel, que é deslocada para os locais de realização das barreiras. A Polícia Civil vem participando da Operação com um grupo composto por delegado, agentes e escrivães.

A IMAGEM DE UMA CRIANÇA EM SÃO FERNANDO RN

JBelmont

26Jan2015

Por Jbelmont às 09h46

Cezar Alves no Twitter


Em São Fernando, conforme relatam os blogs Canindé Silva e João Moacir, rapazes estavam demolindo uma casa velha.
Um amigo do trabalhador tirou uma fotografia do serviço (foto), retratando a mão de obra e parte da casa em demolição.
Quando foram olhar a foto, saíram em disparada. Apareceu a imagem de uma menina olhando. São Fernando em pânico! E você, o que diz?

 

Colombiana Paulina Vega vence Miss Universo

JBelmont

26Jan2015

Por Jbelmont às 09h07


A 63ª edição do Miss Universo foi realizado em Miami, nos Estados Unidos, na noite desse domingo (25). A candidata colombiana Paulina Veiga foi a grande vencedora. Foto: Andrew Innerarity / Reuters

A colombiana Paulina Vega venceu neste domingo (25) a 63ª edição do concurso Miss Universo, realizado na FIU Arena, no campus da Universidade Internacional da Flórida, em Doral-Miami, nos Estados Unidos.

Aos 22 anos, ela foi eleita a mulher mais bonita do mundo após uma disputa acirrada que contou com 88 competidoras dos cinco continentes.
Além de Paulina, Nia Sanchez, a representante norte-americana que ficou em segundo lugar, a ucraniana Diana Harkusha, a holandesa Yasmin Verheijen e a jamaicana Kaci Fennell brigaram até o final pelo título, que pela segunda vez na história foi para a Colômbia, país que não ganhava desde 1958, quando Luz Marina Zuluaga foi campeã.

Na semifinal do concurso, ficaram apenas 15 mulheres, representantes da Colômbia, Itália, Índia, França, Estados Unidos, Indonésia, Venezuela, Espanha, Filipinas, Argentina, Jamaica, Ucrânia, Brasil, Holanda e Austrália.
Após o desfile de traje de banho, a cearense Melissa Gurgel, representante do Brasil na disputa, foi eliminada junto com as misses da Itália, França, Indonésia e Índia.

Com o desfile de gala, a disputa ficou entre as candidatas do Estados Unidos, Holanda, Ucrânia, Jamaica e Colômbia. A decisão final aconteceu após as misses responderem as perguntas dos jurados e do público.
A sucessora da venezuelana Gabriela Isler, Miss Universo 2013, levará durante um ano a coroa de mais de 300 mil dólares (cerca R$ 770 mil) e será embaixadora da organização na educação e prevenção da AIDS em todo o mundo durante seu reinado.


Terra

Bando armado arromba caixas eletrônicos na empresa Simas em Macaíba/RN

JBelmont

26Jan2015

Por Jbelmont às 08h25

Sidney Silva

 

A Polícia de Macaíba/RN, registrou na noite desta domingo (25), o arrombamento terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal e do Bradesco, instalados na empresa Simas, localizada na BR 226.

A informação dá conta que aproximadamente oito homens armados entraram no estabelecimento, por volta das 20hs30min renderam os vigilantes e com o uso de maçaricos, abriram os caixas e roubaram o dinheiro. Eles saíram do prédio, 3 horas depois.

Os dois vigilantes rendidos foram trancados em uma sala da empresa. Um carro de um funcionário também foi levado pelos assaltantes.

A ação de quadrilhas que praticam arrombamentos de caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte, tem sido uma prática cada vez mais comum. Somente no ano passado (2014), foram registrados 56 ataques.

A Delegada da Deicor, Sheila Freitas, disse ao Blog Sidney Silva, que as quadrilhas estão migrando entre os estados do Nordeste, mas, que existe uma investigação para tentar desarticular alguns grupos.

 

Do blog: Em menos de Uma semana três explosões a caixas eletrônicos no RN. Terça em Serra Caiada, na QUinta, foi a vez de Paraú e ontem Parnamirim.

Expectativa: Funcionalismo estadual no aguardo da palavra do governador

JBelmont

25Jan2015

Por Jbelmont às 22h20

Semana decisiva para o funcionálismo público estadual,  saber se recebe ou não seus vencimentos dentro do mês. Com a palavra o governador Robinson Faria.

Morte de menina mostra perigo de usar celular ligado

JBelmont

25Jan2015

Por Jbelmont às 17h10

A morte de uma menina de 11 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, no Distrito Federal, em decorrência de choque elétrico enquanto utilizava o celular com o aparelho ligado à tomada chamou atenção para os risco da prática. A garota, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital Regional de Ceilândia por três pediatras, um cirurgião e uma clínica médica, segundo a Secretaria de Saúde. Ela foi submetida a reanimação cardiopulmonar durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu.

 

A família informou aos médicos que a menina levou um choque enquanto jogava em um aparelho celular ligado à tomada. Segundo a capitã Juliana Leal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a situação se agravou porque houve sobrecarga de energia. “O chão estava molhado e eles botaram um ventilador e um celular na mesma tomada e a menina tomou um choque fatal”, disse. “As pessoas devem ter cuidado quando forem arrumar a casa para não deixar que a fiação entre em contato com a água. É importante também ter cuidado com as tomadas e não deixar sobrecarregar. Quando o carregador está estragado ou há problema de instalação elétrica, potencializa o risco de choque”, afirma Juliana.

 

 

Salário de governadores é reajustado em 13 estados

JBelmont

25Jan2015

Por Jbelmont às 15h16

 

o reajuste de "quase 100%" que entrou em vigor este mês, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), passará a receber uma remuneração maior que a de seu colega paulista, Geraldo Alckmin (PSDB). A constatação é do repórter Pedro Venceslau, em matéria feita para O Estado de S. Paulo e distribuída ontem para dezenas de jornais e portais de internet pela Agência Estado.


Humberto Sales


Salário de Robinson Faria e outros 12 governadores têm reajuste

Segundo a reportagem, enquanto a remuneração do governador do RN pulou de R$ 11 mil para R$ 21,9 mil, a de Alckmin, que administra o estado mais rico da federação, teve reajuste de 4,7%, passando de R$ 20,6 mil mensais para R$ 21,6 mil.

No caso do Rio Grande do Norte, o aumento contemplou também o vice-governador, que passa a ganhar R$ 17,5 mil. No governo anterior, de Rosalba, o vice ganhava R$ 9 mil. Já os secretários tiveram a remuneração aumentada em 75%, de R$ 8 mil para R$ 14 mil.

No Brasil, houve aumento salarial para o primeiro escalão em 13 estados. A reportagem lembra que na campanha - e no período de transição também - os eleitos prometiam adotar uma política de austeridade focada inicialmente nos cortes de cargos e encolhimento da máquina administrativa. "Os aumentos foram aprovados pelas Assembleias Legislativas às vésperas do recesso parlamentar. Isso fez com que houvesse pouca repercussão na ocasião", reforça o texto.

Cortes
Em dezembro do ano passado, na condição de coordenador da equipe de transição, o vice-governador eleito, Fábio Dantas (PCdoB) admitiu, numa entrevista a 96 FM, que o novo governo poderia adotar "medida antipáticas" para equilibrar a folha de pagamento do Estado.

Robinson, por sua vez, anunciou que mandará fazer auditoria na folha de pagamento, mas deixou claro: "Não é uma auditoria para punir ninguém. O servidor que está em dia, trabalhando, não será punido. Pelo contrário, será valorizado pelo nosso governo."

Da safra de novos governadores, dois voltaram atrás no aumento depois da repercussão negativa. São eles, Ivo Sartori (PMDB), do Rio Grande do Sul, e Ricardo Coutinho (PSB) da Paraíba.

Barragem de Pau dos Ferros atingiu o ponto morto se não chover logo o pouco d'agua pode virar lama

JBelmont

25Jan2015

Por Jbelmont às 14h55

Esta é a triste visão que se tem hoje da Barragem de Pau dos Ferros, responsável pelo abstecimento da cidade. Os pontos brancos são as Garças que ainda bebem e se alimentam na barragem. A água que abstece hoje o munícipio, está vindo da barragem de Santa Cruz, Apodi.

Na opinião de Anízio proprietário há mais de 40 anos da Pousada do Anízio,  nunca tinha visto Pau dos Ferros passar pela situação que está passando

Crime de homicidio na cidade de Barauna-RN

JBelmont

25Jan2015

Por Jbelmont às 14h37

Um crime de homicidio foi registrado na manhã de domingo 25 de Janeiro de 2015 na cidade de Barauna no Rio Grande do Norte.

Segundo informações, um individuo identificado como Francisco Airton Sena da Silva, 19 anos de isaee, foi morto dentro de uma resdência na conhecida rua da vara.

O mesmo foi detido esta semana em uma troca de tiros com a policia onde um individuo morreu e tres foram presos no sitio Catingueira zona rural de Barauna, apos ser ouvido Airton foi liberado.

Mais detalhes em instantes.

 

Do câmera

Freira que não sabia de gravidez dá à luz um bebê na Itália

JBelmont

25Jan2015

Por Jbelmont às 08h53

Uma freira de Burundi que entrou recentemente para um convento de clausura na cidade italiana de San Severino Marche, deu à luz um bebê em um hospital local no último domingo.
Segundo o jornal Corriere Adriatico, a freira, de uma idade desconhecida, teria sido levada a um hospital pelas colegas com fortes dores abdominais.


Depois de um exame de ultrassom, ela foi imediatamente transferida para a ala da maternidade, onde deu à luz uma criança que não se sabe se é menino ou menina.
A nova mãe teria decidido manter o bebê e deve ser enviada a uma comunidade de acolhimento.
A direção do hospital, com máxima descrição, se nega a comentar o caso.


Esse não é o primeiro caso registrado na Itália nos últimos anos. Em 2011, outra freira da região deu à luz uma criança. Na ocasião, a religiosa disse que o filho foi fruto de um estupro quando ela estava no Congo.
No ano passado, outra freira, de origem salvadorenha, também teve um bebê em Rieti, o qual chamou de Francisco, em homenagem ao Papa.


Fonte: Terra

Agência do Bradesco da cidade de Messias Targino é arrombada nesta madrugada

JBelmont

25Jan2015

Por Jbelmont às 08h42

Mais uma agência de banco foi arrombada na madrugada deste sábado, 25, no Rio Grande do Norte. Dessa vez, foi o Bradesco do centro de Messias Targino. A agência foi arrombada por volta das 02h20h.
Os bandidos utilizaram dinamites para arrebentar o caixa. Com a explosão, o local ficou com a estrutura totalmente danificada( fotos). Depois da ação, os criminosos fugiram da agência em carro ainda não identificado.
A Polícia de toda região foi acionada e está em diligências para tentar prender os meliantes

 

Aposta de Sorocaba leva prêmio de R$ 33,4 milhões na Mega-Sena

JBelmont

24Jan2015

Por Jbelmont às 21h56

Ganhador levou a bolada de R$ 33, 5 milhões. Confira as seis dezenas sorteadas.

Uma única aposta levou o prêmio do concurso 1.672 da Mega-Sena realizado neste sábado (24). Os números sorteados foram: 01-03-05-10-20-42.

O sortudo que acertou as seis dezenas levou a bolada de R$ 33, 5 milhões.

Segundo a Caixa Econômica Federal, 6.389,44 apostadores acertaram a quina, e cada um vai levar R$ 566.

Outros 28.440 acertaram a quadra, cujo prêmio é de R$ 181,65mega