Lançamento de Oito Semanas ao Redor do Globo de Ednah Soares superou todas as expectivas

JBelmont

27Mar2015

Por Jbelmont às 10h55

Aliança Frances, ficou lotada de amigos e familiares de Ednah Soares Pereira, uma mulher de fibra e de fé, que teve na sua companhia um dos maiores nomes da políca e do meio empresarial do Rio Grande do Norte, Jessé Pinto Freire, de quem Ednah, foi o seu grande amor. No livro escrito por Ednah, você verá as últimas viagens e as útimas fotos do homem que foi por duas vêzes Senador da República e presidente das confederações das industrias do Brasil. Sempre ao lado da sua companheira Ednah Pereira.

 

Policia Federal e Receita Federal fazem varredura nas empresas de Edvaldo Fagundes

JBelmont

27Mar2015

Por Jbelmont às 08h48

A Polícia Federal e a Receita Federal liberaram nota na tarde desta quinta-feira (26) sobre a "Operação Salt II", detonada em Mossoró, para repirmir uma suposta organização voltada à prática de crimes tributários e levagem de dinheiro.

A nota não cita nomes de pessoas nem de empresas que são investigadas, mas o defato.com identificou que o trabalho da Polícia Federal e de fiscais da Receita Federal é feito nas empresas do empresário Edvaldo Fagundes, que já foi alvo de investigação da primeira etapa da Operação Salt.

 

Veja a nota da Polícia Federal e da Receita Federal:
 

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (26/3), em Mossoró/RN, a “Operação Salt II”, visando reprimir uma suposta organização voltada à prática de crimes tributários e lavagem de dinheiro, cuja atuação foi detectada preliminarmente em dezembro de 2013 e resultou na deflagração da “Operação Salt”, pelas próprias entidades, na cidade.

A operação de hoje, cumpriu quatro mandados de buscas e apreensão nas sedes de três empresas e na residência de um empresário mossoroense do mesmo grupo que, após análise pela Receita Federal do material apreendido em 2013, vinha se utilizando de meios fraudulentos para importar máquinas industriais dos Emirados Árabes e declarar ao fisco, um valor subfaturado, resultando em um menor pagamento de tributos.


Além da sonegação, a conduta criminosa dos envolvidos, revelou ainda, a prática de lavagem de dinheiro devido a origem ilícita dos recursos utilizados para a compra do maquinário.

A Polícia federal utilizou cerca de 15 policiais na operação que contou ainda com  4 Auditores da Receita Federal do Brasil.

O nome da operação, que significa ‘sal’ em inglês, se deve à atuação do principal investigado que é empresário do ramo salineiro naquela Região.

 

DeFato.com

Polícia deve convocar 700 concursados até terça-feira dia 31

JBelmont

27Mar2015

Por Jbelmont às 08h44

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte ainda não tem uma data definida para a divulgação do resultado dos exames de saúde dos 709 homens convocados para a última fase do concurso para soldados da Polícia Militar, que é o curso de formação. Entretanto, o tenente-coronel Silvério Soares de Souza Monte, clínico-geral do Centro de Saúde da PM, informou que a relação com os nomes dos aprovados sairá até o final deste mês, ou seja, até a próxima terça-feira, 31.

A informação foi confirmada  na manhã de ontem pelo comandante da Polícia Militar do RN, coronel Ângelo Mario de Azevedo Dantas. “Todo dia tem gente me ligando para saber disso. O que posso dizer é que estive com Silvério há pouco tempo e ele me falou que o resultado sairá provavelmente até o último dia deste mês”, comentou.



Brasil faz 3 a 1 contra a França em Paris

JBelmont

27Mar2015

Por Jbelmont às 00h00

A França saiu na frente no amistoso contra o Brasil nesta quinta-feira. Varane foi o responsável por abrir o placar para os franceses no Stade de France, em Paris, mesmo palco da final da Copa de 1998. Após cruzamento de Valbuena para a área, Varane apareceu livre e mandou de cabeça para o fundo do gol de Jefferson.

 

 

Antes do gol, os franceses já haviam chegado com muito perigo em outro escanteio. Mas, Jefferson fez uma bela defesa em cabeçada de Benzema. Ainda no primeiro tempo, o Brasil reagiu com Oscar. O meia bateu na saída do goleiro após passe de Firmino.

Segundo o Uol, no segundo tempo, o Brasil conseguiu a virada com o atacante Neymar. Após passe de Willian, o jogador do Barcelona acertou um chute de esquerda e marcou. Na sequência, Luiz Gustavo subiu mais que a defesa francesa e definiu a vitória por 3 a 1.

Em debate sobre Fies, Rogério diz que Dilma governa como Alice no País das Maravilhas

JBelmont

26Mar2015

Por Jbelmont às 10h54

 

Os diversos problemas registrados neste início de 2015 em torno do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, foram o alvo da sessão geral no plenário da Câmara nesta quarta-feira (25). Como líder do PSDB na Comissão de Educação da Casa, o deputado federal Rogério Marinho disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) "administra o Brasil como se fosse Alice no País das Maravilhas".

"O governo quebrou a sua palavra. Gerou uma expectativa que não cumpriu, a exemplo de tantas outras. Nós estamos vivendo um momento em que o governo se redesenha e volta atrás em uma série de afirmações que foram feitas e que se caracterizaram como um enorme estelionato eleitoral. Não foi diferente com o Fies", disse Rogério em discurso durante o debate.

Ainda de acordo com o tucano, "o Fies é a ponta de um iceberg. É mais uma demonstração da forma como o governo vem administrando o país, como se fosse Alice no País das Maravilhas. E não é possível continuarmos a tratar uma coisa tão importante como a educação dessa forma".

Em quatro anos, o governo federal aumentou o investimento no Fies de 1 para 14 bilhões de reais. Na opinião do parlamentar, "faltou planejamento, discernimento e maior controle. Mas o fato é que empresas privadas e estudantes por todo o país acreditaram no governo e quebraram a cara".

Segundo o jornal Valor Econômico, o governo tenta diminuir em R$ 4,2 bilhões os custos do Fies. "Isso vai de encontro à palavra de ordem escolhida pela presidente de que o Brasil é uma pátria educadora".

Rogério defende corte de ministérios
O deputado federal Rogério Marinho disse que a presidente Dilma Rousseff, no lugar de tentar cortar investimentos na educação, "precisa dar o exemplo". "O governo tem um excesso de Ministérios, de cargos em comissão, há uma estrutura paquidérmica. O Estado está muito grande".

De 2005 a 2013, período em que passou a ser realizada a Prova Brasil, instrumento de aferição de resultado do próprio Ministério da Educação, é possível verificar que o aumento da qualidade do ensino foi irrisório e, no caso do ensino médio, negativo. "Os indicadores de qualidade na educação brasileira deveriam ser vistos como a catástrofe nacional. Nós perdemos qualidade na última década", completou Rogério.

Para o parlamentar, o governo precisa acabar com o corporativismo, com a ideologia na escola pública e com a formação equivocada dos professores a partir das Academias. Na opinião do tucano, as faculdades brasileiras destinadas a formação de professores são "completamente tomadas pela ideologia. Os cursos de formação, são, na verdade, um contrassenso lógico. O Brasil precisa de uma escola sem ideologia, que forme as pessoas e permita que os cidadãos possam ter a sua opção tanto ideológica, quanto de vida, sem que haja a indução ou assédio, sem que haja essa forma estatal de se oprimir as pessoas".

Se compararmos o que acontece no Brasil com outros países do mundo no quesito educação, a situação fica ainda mais drástica. O Teste PISA de 2012 mostrou que em Matemática, Português e Ciências, entre 65 países, comparado com outras nações do planeta, os brasileiros estão em 58º, 59º e 55º lugar, respectivamente. "É isso que nós devemos atacar, e não deixar aqui esse discurso corporativista e atrasado, que não ajuda o Brasil a crescer e a se desenvolver", finalizou o parlamentar.

Morre aos 81 anos de idade "René Dantas" em Mossoró

JBelmont

26Mar2015

Por Jbelmont às 09h00

Raimundo Dantas ou simplesmente "René Dantas" morreu na madrugada de hoje, 26 de Março, no Hospital Wilson Rosado onde se encontrava internado. Segundo informações ele vinha enfrentando problemas de saúde e foi hospitalizado na manhã de ontem. 

René Dantas foi jogador de futebol com passagem por vários times no interior do Rio Grande do Norte, tornou-se treinador de futebol e foi um dos principais responsáveis pela obra de construção do Estádio Professor Manoel Nogueira, o Nogueirão. 

O corpo vai ser velado na residência da família na Rua Lopes Trovão e o sepultamento está marcado para a manhã de sexta feira 27, no Cemitério São Sebastião no centro de Mossoró. 

 

Do Câmera

Em encontro com governadores, Dilma promete que não paralisará nenhuma obra

JBelmont

26Mar2015

Por Jbelmont às 07h12

 

Além do ajuste fiscal, os governadores nordestinos, no encontro com a presidente Dilma Rousseff, defenderam o acesso a financiamentos internos e externos e a continuidade de obras que geram empregos nos Estados, como as dos programas de Aceleração do Crescimento e Minha Casa, Minha Vida. Segundo o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, na reunião com Dilma, ela garantiu que não vai haver paralisação de nenhuma obra, particularmente as que fazem parte da infraestrutura hídrica da região. “Você não pode parar porque quando você desmobiliza uma obra, a empresa dá baixa na carteira dos trabalhadores, até que ela vai novamente funcionar, você gasta muito mais”, afirmou.

 

Após a reunião, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que a demanda quanto aos financiamentos poderá voltar a ser discutida em junho, quando provavelmente as medidas de ajuste fiscal que tramitam no Congresso já terão sido apreciadas. “Os governadores deram destaque à possibilidade de financiamento junto a organismos internacionais, como Banco Mundial e BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]. São financiamentos cujos contratos são muito lentos, os procedimentos em geral demoram pelo menos um ano. O que eles querem é dar inicio à tramitação dessas matérias que evidentemente viriam num cenário futuro, pós-ajuste”.

 

. “Sabemos também que estamos ajudando a transpor essa situação. É preciso o Congresso definir qual vai ser o tamanho do ajuste. A partir disso, vamos sentar para dialogar e como planejar. Cada financiamento virá do tamanho que o estado possa [contratar]”.

MP apura investigação sobre uso de atestado médico pelos funcionários do Hospital Tarcísio Maia

JBelmont

26Mar2015

Por Jbelmont às 07h05

O Ministério Público estadual abriu investigação para apurar a denúncia de ilegalidade em atestados médicos usados por servidores do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Segundo as informações que chegaram a unidade hospitalar, depois que foi instalado o ponto eletrônico aumentou o número de licenças e atestados médicos.

O inquérito civil público tramita com o número 06.2014.00002998-5.

 

Politica em Foco

Governo revisará todos os contratos do Fies para evitar reajustes abusivos

JBelmont

26Mar2015

Por Jbelmont às 06h10

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que o governo revisará “contrato por contrato” os benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para evitar reajustes abusivos nas mensalidades dos cursos bancados pelo programa. Segundo ele, as instituições têm que respeitar o limite de reajuste de até 6,4% que equivale à inflação medida pelo Índice.

Finalmente chegou o dia de Ednah realizar o seu sonho lançando Oito Semanas ao Redor do Globo

JBelmont

26Mar2015

Por Jbelmont às 00h00

Este será o livro que Ednah Pereira, lançará nesta quinta-feira dia 26, às 18horas, na Aliança Francesa, Rua Potengi,  459 Petrópolis. Não posso adiantar nada do que o livro vai trazer ao conhecimento do público mas, uma coisa posso adiantar, a história narrada por Ednah, vai empolgar o leitor. Imperdível!!

 

DOIS APOSTADORES ACERTAM NA MEGA-SENA E LEVAM MAIS DE TRES MILHÕES CADA UM

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 22h50

A Mega-Sena tem dois ganhadores no sorteio desta quarta-feira (25), cada um leva R$ 3,6 milhões do concurso 1689, com seis acertos.

Confira os números sorteados: 02 - 05 - 13 - 27 - 41 - 53.

Segundo a Caixa, premiação de R$ 11.227,15 e R$ 307,98 são pagas respectivamente a ganhadores com 5 e 4 acertos.

O próximo sorteio está previsto para ocorrer no sábado (28).

DOIS JOVENS DE 17 E 18 ANOS SÃO ASSASSINADOS EM MOSSORÓ NESTA QUARTA-FEIRA AGORA SÃO 37 EM 2015

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 22h35

Willame Dantas de Oliveira de 18 anos de idade foi alvejado com três disparos na parte de trás da cabeça “Região Occipital” e morreu no local.

O outro um adolescente de apenas 17 anos, Antônio Estevam Dantas Júnior 17 anos morreu quando estava sendo socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.

Ele apresentava três perfurações com as mesmas características, na parte de trás da cabeça, Segundo informações, da policia militar que esteve no local procurando entender o que teria motivado a ação criminosa.

Os militares foram informados que os jovens moram na comunidade e estariam sendo responsabilizados por uma serie de assaltos na região. Os mesmos passavam o dia fora da comunidade “Entocados” e só saiam a noite para praticarem seus delitos. Varias denuncias de motocicletas e objetos pessoais tomados de moradores das comunidades vizinhas, são registrados diariamente nos plantões de policia em Mossoró

 

DO CÂMERA

Açude Pataxó sangrou com chuvas em Ipanguaçu

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 21h27

(Foto: Alípio Lopes/Prefeitura de Ipanguaçu) 


A vazão do açude Pataxó, localizado no município de Ipanguaçux, região Oeste do Rio Grande do Norte, deixou sete comunidades rurais próximas ao município ilhadas. A cheia nas regiões adjacentes as comunidades rurais deixou pontes submersas e impossibilitou o acesso de veículos as regiões.

Nas comunidades de São Miguel, Cuó, Luzeiro, Picada, Lagoa de Pedra, Itu e Porto, o acesso só é possível por meio de canoas disponibilizadas pela própria prefeitura. A Escola Municipal Nestor Borges Pinheiro, localizada na comunidade de Picada e que atende também Lagoa de Pedra, Itu e Porto, cancelou as aulas porque a ponte de acesso às comunidades está submersa.

Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município, Gelino Rodriguês dos Santos não há necessidade de as pessoas deixarem suas casas. “o momento ainda é de acompanhamento. Não há necessidade das pessoas deixem suas casas. A equipe da Defesa Civil está atenta a todos os pontos de riscos e monitorando o volume de água que sai do açude e passa pelo leito do rio”, disse o secretário.

De acordo com dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que monitora o açude Pataxó, a lâmina de água diminuiu de 50 centímetros para 16 centímetros em um dia.

 

G-1

Jório diz que prorrogação de mandato é apelo dos vereadores do RN

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 21h05

O vereador Jório Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, ocupou o pequeno expediente nesta terça-feira (25) para explicar sua posição em defender a unificação das eleições e prorrogação dos mandatos já no próximo pleito.



O vereador afirmou que sempre foi muito claro em suas posições, e que dizer que não quer a prorrogação dos mandatos é hipocrisia. “Como presidente da FECAM, fui eleito para representar os presidentes e vereadores de todo o Rio Grande do Norte, e esse é o sentimento dos vereadores. Dizer que não quer que prorrogue o mandato por mais dois anos é hipocrisia”.



Jório ainda afirmou que nunca se escondeu nem ficou em cima do muro, sendo muito claro em suas posições, e declarou que não se trata de picuinha política, como foi acusado. “Nunca legislei em causa própria. Esse é um apelo dos vereadores do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Notícias da Câmara Municipal de Mossoró

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 20h19

Alex Moacir quer profissionais para auxiliar pessoas com deficiência nos supermercados.

O Vereador Alex Moacir apresentou nesta quarta-feira, 25, projeto que torna obrigatório aos supermercados e hipermercados do município de Mossoró, a disponibilidade de um funcionário capacitado a auxiliar clientes com deficiência visual ou física durante as compras.
De acordo com o edil, o projeto facilitará a mobilidade das pessoas com algum tipo de deficiência. “Esse projeto visa colaborar com as pessoas que tem sua mobilidade reduzida. Muitas vezes”, disse.

Alex Moacir aguarda que este projeto tramite com rapidez e seja aprovado. “A nossa expectativa é de que esse projeto seja rapidamente aprovado. Essas pessoas precisam deste benefício e não seria bom que tivessem de esperar por tanto tempo”, falou o vereador.


Izabel Montenegro informa que Mossoró deveria contar com serviço de Motolância

A vereadora Izabel Montenegro durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 25, na Câmara Municipal de Mossoró, questionou o coordenador do Samu, Wellington Rocha, sobre o serviço de Motolâncias no Samu Mossoró.

Ao ser informada que este serviço não é o utilizado no município, Izabel Montenegro relatou que durante uma viagem a Brasília em 2010, o então Ministro da Saúde José Temporão, disse que havia disponível algumas motos para realizar este tipo de serviço.

“Lembro-me, perfeitamente, quando fui a Brasília. E, em uma visita ao Ministério da Saúde, o ministro da época Jósé Temporão, informou que existiam motos do Samu disponíveis para o município. Não entendi porque esse tipo de veículo não é utilizado aqui em Mossoró”, disse.

O vereador Tomaz Neto, também, fez pronunciamento quanto ao assunto. Segundo o edil, durante uma visita feita a Secretaria de Serviço Social, na época, foi visto sete Motolâncias abandonadas no local.

“Visitei a secretaria e vi sete Motolâncias abandonadas. Inclusive tinham amortecedores roubados. Na época encaminhei um requerimento solicitando informações sobre essa situação, mas foi derrubado por esta Casa”, denunciou.

Tomaz Neto, informou ainda que encaminhará na próxima semana, um novo requerimento solicitando informações do destino das Motolâncias que deveriam está sendo utilizadas pelo SAMU Mossoró.

BOLETIM PLUVIOMÉTRICO - VEJA OS ÚLTIMOS NÚMEROS DAS CHUVAS NO RN

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 13h24

Per.: das 7:00hs de 24/03/2015 as 7:00hs de 25/03/2015

 No. Postos Existentes: 197                No. Postos sem Contato:  82
  No. de Postos com Chuva:  78               No. de Postos sem Chuva:  37

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR  
Frutuoso Gomes(Emater)                                   60,0
Portalegre(Particular)                                   58,7
Tabuleiro Grande(Prefeitura)                             54,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura)                       49,0
Pau Dos Ferros(Particular)                               47,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular)                       37,0
Vicosa(Prefeitura)                                       36,0
Francisco Dantas(Emater)                                 30,4
Coronel Joao Pessoa(Emater)                              27,0
Severiano Melo(Prefeitura)                               20,0
Dr. Severiano(Emater)                                    16,4
Encanto(Prefeitura)                                      15,0
Sao Miguel(Emater)                                       15,0
Riacho Da Cruz(Emater)                                   14,0
Sao Rafael(Emater)                                       14,0
Agua Nova(Prefeitura)                                    13,0
Jucurutu(Emater)                                         13,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura)                          13,0
Rafael Godeiro(Emater)                                   11,7
Lucrecia(Emater)                                         11,5
Piloes(Prefeitura)                                       11,4
Campo Grande(Particular  2)                              11,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo)                        11,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura)                            10,8
Jose Da Penha(Emater)                                     9,7
Rafael Fernandes(Emater)                                  9,1
Venha Ver(Emater)                                         8,0
Tibau(Prefeitura)                                         7,9
Parana(Emater)                                            6,8
Janduis(Emater)                                           6,4
Assu(Particular)                                          6,0
Itaja(Emater)                                             6,0
Alto Do Rodrigues(Emater)                                 5,0
Gov. Dix-sept Rosado(Particular)                          4,0
Itau(Particular)                                          3,0
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn)                          2,6
Luis Gomes(Delegacia)                                     2,0
Apodi(Prefeitura)                                         1,5
Assu(Emater/st. Casa Forte)                               1,0
Apodi(Base Fisica Emparn)                                 0,4
Pendencias(Emater)                                        0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais)                       67,7
Jardim De Piranhas(Prefeitura)                           50,0
Santana Do Matos(Emater)                                 33,0
Lagoa Nova(Emater/st. Humaita)                           32,0
Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba)               31,5
Caico(Acude Mundo Novo-emparn)                           24,5
Caico(Emater)                                            19,0
Sao Fernando(Emater)                                     18,0
Caico(Batalhao)                                          16,0
Caico(Acude Itans)                                       15,8
Sao Joao Do Sabugi(Emater)                               15,0
Jardim De Angicos(Emater)                                10,0
Florania(Sitio Jucuri)                                    3,4
Jardim Do Serido(Emater/passagem)                         3,0
Cerro Cora(Emater)                                        2,6
Sao Bento Do Norte(Prefeitura)                            0,2

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Monte Alegre(Emater)                                     21,0
Serrinha(Emater)                                         19,8
Jacana(Emater)                                           18,0
Lagoa De Pedras(Prefeitura)                               8,4
Nova Cruz(Emater)                                         6,0
Sitio Novo(Prefeitura)                                    5,0
Vera Cruz(Emater)                                         5,0
Santo Antonio(Emater)                                     4,9
Ielmo Marinho(Prefeitura)                                 2,5
Lajes Pintadas(Prefeitura)                                2,1
Sao Paulo Do Potengi(Emater)                              1,8
Japi(Particular)                                          0,7

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Canguaretama(Base Fisica Da Emparn)                      15,4
Montanhas(Prefeitura)                                    14,1
Espirito Santo(Prefeitura)                                5,7
Baia Formosa(Prefeitura)                                  5,4
Nisia Floresta(Particular)                                3,4
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde)                       2,7
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn)            1,7
Ceara Mirim(Prefeitura)                                   1,1
Natal                                                     0,2

Deputado Gustavo Fernandes está de luto

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 12h44

Faleceu às 07h30 desta quarta-feira (25), no Hospital São Lucas, em Natal, Clotilde Correia da Silva, 87 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. 

Dona Clotide era viúva de Reginaldo Teófilo e deixa três filho: Ana Karenina, Ana Cristina e Reginaldo Júnior. 

O deputado Gustavo Fernandes (PMDB) é neto de Dona Clotilde. 

O velório será no Morada da Paz da Rua São José e o sepultamento no Cemitério de Nova Descoberta. O horário ainda está sendo definido. 

Mega-Sena pode pagar hoje R$ 7 milhões

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 09h22

O sorteio da Mega-Sena que será realizado nesta quarta (25) poderá pagar prêmio de R$ 7 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).

Se um vitorioso ganhar sozinho o prêmio poderá aplicá-lo integralmente na poupança e receber mais de R$ 41 mil por mês em rendimentos. Se optar por imóveis, poderá adquirir 17 no valor de R$ 400 mil cada ou uma frota de 46 carros de luxo.

Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, o é de R$ 2,50. O limite máximo para uma aposta é de 15 dezenas, com o preço de R$ 12.512,5

São tantos processos eleitorais que Mossoró vai ter uma “sessão Mossoró” no TSE

JBelmont

25Mar2015

Por Jbelmont às 09h13

Na sessão de ontem, 24/03, o plenário do TSE decidiu suspender um julgamento de abuso de poder político da ex-governadora Rosalba Ciarlini e da ex-prefeita Claudia Regina referente a campanha de 2012, sob a relatoria da ministra Maria Thereza, que mantinha a cassação da ex-prefeita.

Depois que o ministro Admar Gonzaga apontava para votar pela absolvição da ex-prefeita e de da ex-governadora, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho sugeriu a necessidade de dar possibilidade às partes produzirem sustentação oral nesses processos de Mossoró.

O plenário concordou, daí a ministra relatora disse que tem 10 processos de cassação da ex-prefeita e, quando prontos, ela poderia trazer na mesma sessão. Ela brincou dizendo que talvez seria uma sessão exclusiva para Mossoró e o presidente Toffoli disse, numa expressão para o delírio de qualquer mossoroense: teremos, então, no TSE, uma “sessão Mossoró”!

Senado proíbe coligações entre partidos para eleição de deputados e vereadores

JBelmont

24Mar2015

Por Jbelmont às 21h52

O Senado aprovou nesta terça (24), de forma definitiva, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A PEC (proposta de emenda constitucional) proíbe os partidos políticos de formar coligações nas eleições para a Câmara dos Deputados, Assembleias e Câmaras de Vereadores.

Ficam mantidas as coligações somente nas eleições majoritárias –presidente da República, governos estaduais, municipais e Senado.

Os senadores tinham aprovado a PEC no começo de março em primeiro turno e concluíram sua análise em segundo turno nesta terça. A proposta segue para votação na Câmara dos Deputados. No total, 62 senadores votaram a favor da PEC, 1 contra e 1 se absteve.

A proposta é o primeiro item da reforma política, anunciada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), como prioridade para o Congresso nos próximos meses. A Câmara e o Senado vão elaborar em conjunto uma “pauta expressa”, com pontos da reforma política a serem aprovados pelas duas Casas de forma mais rápida.

O objetivo da PEC é acabar com as chamadas “legendas de aluguel”, quando partidos se unem próximo às eleições apenas para ampliar o tempo no horário eleitoral de rádio e TV ou aumentar a visibilidade de siglas “nanicas”. O tempo para o horário eleitoral soma o destinado a todos os partidos que integram as coligações.

A proposta também dá fim aos chamados “puxadores de votos”, em que deputados com votações expressivas garantem a eleição de outros que não alcançaram o chamado quociente eleitoral com seus próprios votos.

A divisão do quociente eleitoral pela soma de todos os votos dados à legenda (partido e coligação) e a seus candidatos resulta no quociente partidário, o número de vagas a que cada partido ou coligação tem direito. Nesse cálculo, os deputados mais votados –os chamados puxadores de votos- contribuem com a eleição de outros da mesma coligação.

Nas eleições para a Câmara dos Deputados em 2014, apenas 36 dos 513 deputados eleitos alcançaram o quociente eleitoral com seus próprios votos.

Segundo mais votado nas eleições de 2014, com mais de 1 milhão de votos, o deputado reeleito Tiririca (PR) “puxou” mais cinco candidatos de seu partido. Um deles, o deputado Capitão Augusto, recebeu apenas 46 mil votos.


Folha Press