Sai aposentadoria de Paulo Wagner e Rosário ou Rosy assumirá mandato por um mês

JBelmont

18Dez2014

Por Jbelmont às 16h50

O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, assinou a aposentadoria, por invalidez, do deputado federal Paulo Wagner (PV).
PW há anos vem lutando contra problemas cardíacos, diabetes, hipertensão…
A aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.


Ontem Paulo Wagner desarrumou as gavetas de seu gabinete, que será ocupado por…quem mesmo?
A segunda suplente, Contadora Maria do Rosário, já está em Brasília para tomar posse…
Porém, a primeira suplente, Rosy de Souza, também está no páreo para tomar posse e ser deputada até 2 de fevereiro.


A Contadora aposta na dupla filiação de Rosy, para inviabilizar sua posse.
Há quem garanta que a dupla filiação foi apagada, e que Rosy estaria apta a sentar na cadeira de deputada.
Ou Rosário ou Rosy terá direito a salário a partir da data da posse até o fim de janeiro.

 

Por Thaisa Galvão

Rosalba vai usar dinheiro da Previdência para se livrar da inelegibilidade‏

JBelmont

18Dez2014

Por Jbelmont às 16h47

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) foi o único a votar contra o Projeto de Lei que modifica e unifica os Fundos Financeiro e Previdenciário do Estado, na sessão desta quinta-feira (18). O parlamentar atentou para o fato de que o Governo do Estado fez uma manobra para usar o dinheiro da Previdência e evitar que Rosalba Ciarlini se torne inelegível.

 

Hoje, o sistema previdenciário do Estado tem dois Fundos: o Financeiro, deficitário, foi criado para acolher o servidor que estava no Estado até 2005, cujo rombo causado ao longo do tempo era coberto pelo Tesouro; e o Previdenciário, superavitário, para os servidores que ingressaram a partir de 2005, financiado pelas contribuições obrigatórias desses trabalhadores.

 

A votação de hoje desobriga, na prática, o pagamento do déficit da Previdência com recursos do Tesouro. "Com essa manobra, a governadora Rosalba Ciarlini vai posar de ter deixado o pagamento dos servidores em dia e se livrar de processos de inelegibilidade, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal", observou Mineiro.

 

"A última grande modificação feita no sistema previdenciário do Estado foi em 2005, quando os Fundos foram criados", observou o parlamentar. "Ao longo do tempo, os Governos foram usando, para outros fins, a verba da Previdência, desviando recursos depositados pelos servidores e chegando mesmo a não depositar a parcela patronal", continuou. Isso gerou um rombo, e a responsabilidade, até então, para cobri-lo era do Tesouro Estadual. Com a votação de hoje, o rombo causado pelo Estado volta para a conta dos próprios servidores.

 

"Esse projeto, que a maioria é a favor, é o que mais impacta a vida do servidor público estadual, e é lamentável e vergonhoso que essa Casa, no apagar das luzes, vote de afogadilho uma matéria com tanta repercussão", afirmou o deputado. "Dentro de poucos anos essa manobra feita hoje terá como consequência o aumento do rombo do Fundo Previdenciário", alertou.

 

"O Fundo superavitário tem, atualmente, cerca de 1 bilhão de reais destinados para cobrir a Previdência dos servidores que entraram no Estado a partir de 2005, ou seja, é um dinheiro deles, não do governo ou administração tal. A partir da votação do projeto, hoje, esses recursos serão usados para cobrir o rombo causado na Previdência antes de 2005", ressaltou Mineiro.

 

"Esses recursos foram alvo de cobiça do Governo Rosalba por três vezes, e o projeto estava parado, inclusive com a promessa dos deputados de que não seria aprovado", lembrou. "O que mudou de ontem para hoje?", questionou o parlamentar. "Essa Casa termina este período de forma melancólica".

 

Em sua fala, Mineiro reiterou, ainda, que a questão previdenciária é profunda e também um problema não só do Brasil, mas do mundo, decorrente do aumento da expectativa de vida da população. "É uma situação que precisa ser constantemente analisada, em particular quando se trata do serviço público", frisou, criticando a pressa em votar a matéria que sequer foi previamente anunciada.




-- 

Assessoria de Comunicação 
Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT/RN
84.3232.5824

Após ser assaltado, vice-governador eleito afirma: “O RN vive hoje uma guerra civil”

JBelmont

18Dez2014

Por Jbelmont às 16h26

 

Fábio Dantas estava saindo do apartamento do governador Robinson Farias

Diego Hervani

Repórter

Na madrugada desta quinta-feira (18), o vice-governador eleito do RN Fábio Dantas sentiu na pele as dificuldades que o próximo Governo irá enfrentar para combater a insegurança que tomou conta do Rio Grande do Norte. Quando estava saindo de uma reunião no apartamento do governador eleito Robinson Faria, que fica na praia de Areia Preta, por volta das 2h, Fábio e a advogada Tatiana Mendes Cunha, ambos integrantes da equipe de transição, foram surpreendidos por seis criminosos, que colocaram as armas na cabeça dos dois e levaram vários objetos. O crime ocorreu exatamente no dia em que Robinson e Fábio serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), solenidade que ocorre nesta tarde.

 

O futuro vice-governador conversou com O Jornal de Hoje na manhã desta quinta. Ainda muito abalado com a situação, ele afirmou que a segurança será uma das prioridades do próximo Governo e disse que o Rio Grande do Norte vive uma Guerra Civil. “Nós estamos vivendo mesmo (uma Guerra Civil). Você viu o que fizeram com o policial militar? (soldado que foi baleado na cabeça). Um absurdo total. A situação está complicada mesmo. A segurança será uma das prioridades do nosso Governo, pois a situação não pode continuar assim. Estamos trabalhando nesse sentido”, contou.

 

Fábio ainda detalhou os “cinco minutos de terror” que ele e Tatiana Mendes viveram nas mãos dos bandidos. “Quando nós estávamos saindo do prédio, os criminosos chegaram. Eram seis no total. Quatro nos abordaram e outros dois ficaram dando cobertura. Eles ficaram com as armas apontadas para as nossas cabeças, nos ameaçando e pedindo todos os objetos que tínhamos. Foi realmente uma situação muito delicada e muito traumatizante. Um sufoco muito grande”. O vice-governador eleito afirmou que ainda foi agredido por um dos suspeitos.

 

“Eles estavam bem nervosos. Enquanto pediam os nossos pertences, eles alegavam que eu tinha um cordão de ouro. Eles ficaram puxando o meu pescoço, que está todo arranhado. Imagine a situação. Ele, armado e me puxando. Foi um momento terrível. Felizmente nada de mais grave aconteceu”. Os bandidos fugiram levando celulares, relógios e a bolsa de Tatiana. “Não sei nem o motivo deles não terem levado o carro, pois eles tiveram tempo para isso. De tão nervoso, nem vi para onde eles fugiram”.

 

Em entrevista ao Jornal da 96FM hoje pela manhã, o governador eleito Robinson Faria, comentou sobre o caso e afirmou que depois de eleito dará uma resposta rápida para a população. “Irei conversar com a polícia, antes mesmo de assumir. Irei falar que vamos fazer de tudo por ela, mas que quero uma resposta rápida. Eu assumindo temos que arrumar a casa. A população não pode esperar nem mais um minuto”.

O local onde Fábio Dantas e Tatiana Mendes foram assaltados é conhecido pelos constantes assaltos, principalmente no período da noite. A reportagem do JH esteve esta manhã em Areia Preta e não precisou procurar muito para confirmar que aquela região tem registrado assaltos constantes. “Rapaz, aqui é direto. Fizeram um reforço no policiamento durante o dia. De vez em quando fica uma viatura por aqui, mas em alguns horários ela não aparece e o pessoal (criminosos) aproveita. Eu mesmo já vi uma turista ser assaltada bem em frente para esse prédio (onde o governador Robinson Faria mora)”, disse Júlio Soares, que trabalha em uma empresa de limpeza.

 

Já um vendedor, que todos os dias passa com os produtos pela região, afirmou que o maior problema é uma escadaria que fica entre dois prédios. “Essa escadaria leva até Mãe Luíza. Os criminosos descem, fazem o assalto e depois voltam correndo pela escadaria. Quando a PM chega, eles já estão escondidos. Eles agem muito rapidamente”, contou o homem que não quis se identificar.

PORTAL JH

CASOS DE POLÍCIA: Terminal bancário é explodido em Lagoa Salgada; PM registra 38 casos em 2014

JBelmont

18Dez2014

Por Jbelmont às 09h21

Mais um caixa eletrônico foi alvo da ação de criminosos no Rio Grande do Norte. Desta vez, o terminal explodido foi o do Bradesco do município de Lagoa Salgada, na região Agreste, na madrugada desta quarta-feira (17). Esse foi o 38º caso de explosão em agência bancária no estado em 2014, segundo informações da Polícia Militar.

 

De acordo com a PM, oito homens fortemente armados chegaram na cidade em Gol de cor preta e em uma caminhonete não identificada. A quadrilha chegou a atirar com o intuito de amedrontar a população


Apenas um policial estava de serviço no momento do crime. Ele chegou a pedir apoio para equipes da PM de outras cidades, mas a quadrilha conseguiu fugir.

Não se sabe se o grupo conseguiu levar dinheiro do terminal bancário.

 

E MAIS:

Soldado da PM é baleado na cabeça no bairro de Capim Macio

 
Um soldado da Polícia Militar foi baleado na cabeça em frente a um restaurante em Capim Macio, na zona Sul de Natal, na noite desta quarta-feira (17). De acordo com a PM, o dono do estabelecimento relatou que o homem estaria atuando como segurança particular no local quando foi surpreendido por dois suspeitos armados.

Segundo a polícia, os criminosos chegaram de carro ao local e começaram a atirar contra o soldado Paulo Melo dos Santos, de 43 anos, que não estava de serviço no momento do crime. Com o PM já baleado, um dos suspeitos ainda teve tempo de levar a arma do policial.

Ele foi socorrido para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no bairro do Tirol,com estado de saúde considerado grave.
 
 
 

Mais uma morte violenta foi registrada no final da noite de quarta feira 17 de Dezembro de 2014 na cidade de Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. Um jovem de 19 anos de idade foi morto dentro de casa, onde dormia com a esposa, no Sitio Riachinho zona rural do município. 

Segundo informações da Policia, Maximiliano Fernandes da Silva, de 19 anos de idade, foi acordado no meio da noite pelo barulho dos elementos, possivelmente dois, quebrando a porta da frente da casa. Ele ainda tentou fugir por uma janela lateral, mas foi alvejado e morreu, antes de sair totalmente da residência. 

POLÍCIA

 

 

Vai ter a Câmara antes e [a Câmara] depois de Henrique Eduardo Alves”, disse o líder do PT

JBelmont

18Dez2014

Por Jbelmont às 08h40

 

Com choro, muita emoção e homenagens, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) se despediu nesta quarta-feira (17), do Congresso Nacional, após 44 anos ininterruptos como Deputado Federal.

Nas eleições de outubro, o peemedebista deixou de disputar a reeleição para o Congresso e tentou se eleger para o governo do Rio Grande do Norte. Agora, ele é cotado para assumir um Ministério no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff na cota do PMDB da Câmara.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a homenagem ocorreu após quase nove horas de sessão, sendo prestigiado por parlamentares governistas e oposicionistas.

Vai ter a Câmara antes e [a Câmara] depois de Henrique Eduardo Alves”, disse o líder do PT, Vicentinho (SP). “O senhor tem uma carreira brilhante, de muito respeito”, completou.

Responsável por puxar a série de afagos ao colega, o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), afirmou que a “história da Câmara se confunde com a história de Alves”.

Do Rio Grande do Norte, Henrique recebeu homenagens dos colegas Felipe Maia (DEM) e Sandra Rosado (PSB), esta última também se despedindo da Casa por não ter conseguido êxito na disputa pela reeleição.

Felipe, filho do senador José Agripino Maia, estendeu a homenagem a todos os familiares de Henrique, por ser amigo de infância de sua esposa, a Jornalista Laurita Arruda.

Ao ouvir os deputados, Alves chorou, tirou um lenço do bolso para enxugar as lágrimas, agradeceu os cumprimentos, mas não se manifestou.

“Há quase dois anos no comando da Casa, Alves colecionou enfrentamentos com o Planalto, impondo derrotas ao governo da presidente Dilma Rousseff, e também com o STF (Supremo Tribunal Federal) ao defender, por exemplo, autonomia do Parlamento para discutir propostas”, diz ainda a reportagem da Folha.

Parceiro do vice-presidente, Michel Temer, Alves trabalha agora para eleger o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), para sucedê-lo, mesmo com a resistência do Planalto.

Dívida com servidores é improbidade e poderá deixar Rosalba Ciarlini inelegível

JBelmont

17Dez2014

Por Jbelmont às 22h38

Procurador-geral de Contas não descarta punição a governadora caso ela não consiga pagar salários

 

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), poderá ficar inelegível se deixar o cargo sem pagar os salários dos servidores públicos do Estado relativos ao mês de dezembro, conforme anunciou o secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues. O procurador-chefe do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, não descartou, na manhã de hoje, punição para a governadora em caso de ela deixar o governo com os salários do funcionalismo em atraso.

 

Ele explicou que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê penas contundentes em caso de ficarem dívidas para o exercício financeiro posterior sem disponibilidade de caixa. Entre as punições previstas, consta a reprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado, o que pode gerar improbidade administrativa, a ser examinada pelo Ministério Público Estadual.

 

LEIA MAIS  AQUI CLIQUE

Robinson suspenderá pagamento de dívidas da atual gestão e fará auditoria

JBelmont

17Dez2014

Por Jbelmont às 22h31

Vice-governador Fábio Dantas prega comprometimento dos poderes em sanar crise financeira do Estado

 

 

Ciro Marques

Repórter de política

A crise é mais grave do que se esperava e vai ficando cada vez pior a cada nova notícia divulgada pelo Executivo Estadual. Por isso, a futura gestão vai se preparando para tomar medidas ainda mais duras do que as previstas inicialmente. Um exemplo disso é que, agora, a previsão já é que o governador eleito Robinson Faria (PSD), suspenda o pagamento de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços no início do próximo governo. A intenção é priorizar serviços públicos que não estão sendo realizados no atual momento.

 

A notícia foi dada pelo vice-governador eleito, Fábio Dantas, durante a confraternização da Assembleia Legislativa, realizada na manhã de hoje. Ele ainda é deputado estadual. “Com certeza vamos fazer auditoria e suspender o pagamento de algumas dívidas. Com certeza. Isso é imediatamente, até porque a gente tem que levantar a origem dos débitos, saber a procedência, e também a prioridade da futura gestão, se vai priorizar o pagamento desses débitos ou se vai dar continuidade aos serviços públicos que precisam desse direcionamento”, afirmou o vice-governador eleito.

 

É importante lembrar que essas palavras já haviam sido proferidas pelo futuro governador, em uma das primeiras entrevistas concedidas após a vitória nas urnas. Na ocasião, no entanto, Robinson não disse que suspenderia o pagamento. Afirmou apenas que iria cobrar uma auditoria nas dívidas, para ter certeza que estava pagando a pessoas que, realmente, prestaram serviços ao Estado.

 

Mas há justificativa para esse “agravamento” no discurso. A situação do Rio Grande do Norte, de lá para cá, foi sendo pintada como ainda mais grave do que se esperava. Desde o dia em que falou de auditoria no pagamento, por exemplo, Robinson Faria foi informado que precisará de R$ 1 bilhão a mais no orçamento de 2015 para custear, por exemplo, todas as dívidas e compromissos do RN.

 

Leia mais Clique AQUI

Veja as dezenas da Mega-Sena; prêmio é de R$ 8,1 milhões para dois acertadores

JBelmont

17Dez2014

Por Jbelmont às 20h15

Duas apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena, dividindo um prêmio de R$ 8.154.859,81. O sorteio do concurso de número 1.662 foi realizado nesta quarta-feira (17), em Osasco (SP). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece no sábado (20), terá prêmio estimado em R$ 3 milhões.

Veja as dezenas: 10 - 14 - 25 - 29 - 33 - 57.

Os bilhetes premiados são de Brasília (DF) e Guaraniaçu (PR). A quina teve 160 acertadores, que levaram prêmio de R$ 14.510,72 cada um. Além disso, houve 8.641 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 383,83.

Projeto que aumenta salários do governador e vice é aprovado na AL

JBelmont

17Dez2014

Por Jbelmont às 19h41

O projeto de lei que aumenta os vencimentos do governador, vice-governador e secretários de estado foi aprovado por maioria na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17). O reajuste passa a valer a partir de 1º de janeiro e eleva para R$ 21.914,76 o salário do governador, R$ 17.531,80, do vice-governador, e R$ 14.080,09 dos secretários de estado.

 

 

Segundo o projeto, de autoria dos deputados Tomba Farias (PSB) e Raimundo Fernandes (PROS), o aumento visa a recomposição dos subsídios para compensar as perdas sofridas em face do processo inflacionário no período compreendido entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de novembro de 2014.

 

O projeto de lei que aumenta os vencimentos do governador, vice-governador e secretários de estado foi aprovado por maioria na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17). O reajuste passa a valer a partir de 1º de janeiro e eleva para R$ 21.914,76 o salário do governador, R$ 17.531,80, do vice-governador, e R$ 14.080,09 dos secretários de estado.

 

Segundo o projeto, de autoria dos deputados Tomba Farias (PSB) e Raimundo Fernandes (PROS), o aumento visa a recomposição dos subsídios para compensar as perdas sofridas em face do processo inflacionário no período compreendido entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de novembro de 2014.

Ricardo Motta inaugura Memorial do Legislativo

JBelmont

17Dez2014

Por Jbelmont às 19h29

 

Na inauguração do Memorial do Legislativo Potiguar, esta manhã (17), o presidente Ricardo Motta (PROS) afirmou que o espaço guarda o tesouro precioso dos antecessores. “Aqui temos a reunião de cada sonho bom, de cada instante inesquecível, sonho espalhado em cada compartimento desse espaço tão bem feito, tão bem cuidado e construído com tanto carinho”, disse.

 

O presidente destacou o trabalho da equipe e afirmou que o memorial é fruto de muita luta, resultado de intenso  esforço e de uma persistência quase  teimosa.   O espaço tem documentos relativos ao ano de 1835, ano de instalação da Assembleia Legislativa: “Aqui temos registros desde primeiro presidente, o Padre Francisco de Brito Guerra, passando por todas as fases da política potiguar até os dias atuais, podemos percorrer cada caminho temporal de nossa terra e conhecer a fibra dos seus homens e o pioneirismo de suas mulheres”, disse.

 

A solenidade contou com a presença de familiares e de ex-deputados, como Antônio Câmara, Ana Maria Cavalcanti, Francisco Brilhante, Manoel de Brito, Aldo Fonseca Tinoco, Nelson Freire, Lauro Bezerra, Cleber Bezerra, Paulo de Tarso, Bevenuto Pereira, Frederico Rosado, Cipriano Correia, Cláudio Porpino, Elias Fernandes, José Andrade de Lucena, Geraldo dos Santos Queiroz, Gerôncio dos Santos Queiroz, José Belmont, Valério Mesquita, Pedro de Lucena Dias, Roberto Furtado, Rui Barbosa da Costa, Álvaro Coutinho da Motta, entre outros.

 

 A resolução que criou oficialmente o memorial, 055/2009, foi o passo decisivo para ampliar um trabalho iniciado pela coordenadora, a jornalista Bernadete Oliveira. Bernadete já fazia um de pesquisa da história de criação dos municípios do RN e visitou iniciativas semelhantes na Paraíba e no Ceará.

 

Até tomar o formato que tem hoje, um longo trabalho de reconstituição dos fatos mais relevantes e garimpo de documentos e objetos foi feito pela equipe, que conta com historiadores, arquitetos, jornalistas, fotógrafos, entre outros. No local é possível encontrar a réplica de um antigo gabinete; objetos pessoais como peças de vestuário, acessórios e até material publicitário utilizado em antigas campanhas. “Com o memorial vamos preservar a nossa história, testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória anunciadora dos tempos antigos”, disse Ricardo Motta.

 

Emenda de Sandra Rosado garante construção de estádio de futebol em Mossoró

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 21h16

 

Mossoró deve contar com um estádio de futebol a partir de 2015. Os recursos estão garantidos dentro do Orçamento Geral da União (OGU) graças a emenda indicada pela deputada federal Sandra Rosado (PSB). A emenda faz parte da base de indicação de recursos feita pela Bancada do Rio Grande do Norte que decidiu 13 indicações ao total, sendo cada uma de R$ 80 milhões.

 

Além das indicações individuais, os oito deputados e três senadores apresentaram quatro emendas de indicação consensual que contemplou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Semi Árido (UFERSA).

 

 “Encerro meu mandato deixando para Mossoró recursos para a construção de uma arena multiuso que vai resgatar dos mossoroenses o orgulho para o seu futebol. Vou acompanhar de perto a liberação desses recursos para que o início da construção aconteça o quanto antes”, enfatiza  Sandra Rosado que destinou dentro de sua cota individual R$ 600 mil para a construção da residência universitária da UERN.

 

Emendas definidas pela Bancada do RN

 

CONSENSO

Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Universidade Federal do Semi Árido – UFERSA

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Hospital de Traumas de Natal

 

Indicações individuais

Dep. João Maia - emenda para Segurança

Dep. Betinho Rosado - emenda para Saúde

Dep. Fátima Bezerra - emenda para Educação

Dep. Fábio Faria - emenda para centrais do Cidadão

Dep. Felipa Maia - emenda para Estrada Goianinha-Pipa

Dep. Paulo Wagner - emenda para Justiça Federal

Dep. Sandra Rosado - emenda para arena de Mossoró

Sen. Ivonete Dantas - emenda para Adutora do Seridó

Sem. José Agripino - emenda Teleférico do Martins

 

Das 15 emendas efetivas, faltam definir a emenda do deputado Henrique Alves e do senador Paulo Davim.  As três emendas remanescentes que totalizariam as 18 emendas do Estado (15 efetivas + 3 remanescentes) serão colocadas em caráter genérico ou ainda podem ser definidas em negociação com os relatores setoriais. 

PT e mais seis partidos lançam candidato à presidência da Câmara

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 20h04

 


O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), atual primeiro-vice-presidente da Câmara, será lançado amanhã (17), às 9h30, candidato à presidência da Casa para o biênio 2015/2016. Além do PT, seis partidos apoiam Chinaglia, entre eles o PDT, o PCdoB e o PROS. A decisão foi tomada hoje (16), durante reunião de líderes das legendas, e anunciada pelo líder petista, Vicentinho (SP).


“O deputado Arlindo Chinaglia não é apenas o candidato do nosso partido. Ele é o candidato de sete partidos”, ressaltou Vicentinho. Segundo o petista, o nome de Chinaglia foi aprovado por unanimidade pelas sete legendas que participarão do lançamento da candidatura.

TCU aponta irregularidade na pasta da saúde da gestão Fafá Rosado

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 18h47

Relatório do Tribunal de Contas aponta que Prefeitura de Mossoró desviou de finalidade R$ 15 milhões de recursos do Governo Federal

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou em relatório que parte de R$ 46 milhões enviados dos cofres da União por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para a Prefeitura de Mossoró no ano de 2009 foram usados de forma irregular. A auditoria foi aprovada pelo ministro-relator José Jorge e apoiada pelos demais ministros em sessão realizada em 30 de março.

 

jornaldehoje.com.br/

Plenária: Estado não tem dinheiro para folha e 13º; servidores reagem

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 12h48

Nesta terça-feira (16), os sindicatos do funcionalismo estadual farão uma plenária, para discutir as contas do Governo do Estado, a ameaça de não pagamento dos salários e do 13º no fim de ano e o projeto de Lei enviado para a Assembleia Legislativa, que propõe a criação da Previdência Complementar e a unificação dos fundos de Previdência.

 

Plenária será às 14h, no auditório do Sinpol (Av. Rio Branco, 825, Cidade Alta, Natal).

A plenária está sendo convocada pelo Fórum dos Servidores Estaduais, reativado recentemente, e que já entregou uma pauta com 17 pontos ao governador eleito, Robinson Faria (PSD), e à equipe de transição. A reunião de hoje está sendo convocada por sete sindicatos, que participaram do encontro com o governador: Sinpol, Sindsaúde/RN, SINAI-RN, Sindfern, Sinsp/RN, Sinte/RN e SINTERN.

 

Rombo

Outros sindicatos e entidades, como a Associação dos Cabos e Soldados, também foram convocados. A plenária terá apresentações do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos) e do ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos), a respeito das contas do estado e das perspectivas para o funcionalismo no próximo governo.

 

A reunião ocorre após o anúncio feito pelo atual secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, de que faltariam cerca de R$ 150 milhões para pagamento do 13º salário dos servidores estaduais.

 

Estudo apresentado pelo Dieese, a partir dos relatórios financeiros do estado, mostra que não há déficit nas contas do governo.

 

Um próximo encontro dos sindicatos com o governador eleito Robinson Faria está agendado para o final de janeiro, quando este deve se pronunciar sobre pontos da pauta apresentada.

 

Do blog de Carlos Santos

Empresário mossoroense está internado em hospital de São Paulo

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 09h04

 

Quem está Internado desde a última segunda-feira em uma unidade especial de tratamento no hospital Albert Einstein, em São Paulo, é o empresário mossoroense Francisco Ferreira Souto Filho (Soutinho).

 

O blog acaba de receber a informação através de Rose Cantídio, que foi informada pela senhora Edite Souto que seu esposo soutinho foi cirurgiado do estômago e está se recuperando muito bem. Façamos votos de uma boa e rápida recuperação para que Soutinho volte logo para a sua querida e amada Mossoró.

Homem é preso com 61 celulares e 4 revólveres em casa na Grande Natal

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 08h36

A Polícia Militar prendeu na noite desta segunda-feira (15), um homem de 29 anos suspeito de manter armas de fogo em casa. Na residência do rapaz, localizada na Rua Tânia Caetano, no Centro de São Gonçalo do Amarante, foram apreendidos 61 aparelhos celulares, quatro revólveres calibre 38 , vinte munições, R$ 394. Ainda não se sabe a origem dos materiais apreendidos e a finalidade. 

Cedida/Polícia Militar
 
 
A finalidade do material ainda não foi esclarecidaA finalidade do material ainda não foi esclarecida


De acordo com o  comandante geral da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, o suspeito foi localizado após uma denúncia anônima. "A guarnição recebeu uma denúncia de que no endereço havia armas de fogo em posse do cidadão. Ao chegar ao local, foram encontrados os materiais. Depois de detido, o suspeito foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, onde a autoridade policial adotou as medidas cabíveis”, acrescentou.

 

Cedida/Polícia MilitarDe acordo com o  comandante geral da PM no Rio Grande do Norte, o suspeito foi localizado após uma denúncia anônimaDe acordo com o comandante geral da PM no Rio Grande do Norte, o suspeito foi localizado após uma denúncia anônima

Governador defende emendas para saúde e segurança em reunião com bancada federal‏

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 08h16

 

O governador eleito do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) defendeu emendas para saúde e segurança pública em reunião com os deputados federais da bancada potiguar. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15) em Brasília.

 

 “Precisamos do apoio da bancada federal para ajudar o Governo do Estado na construção do novo Hospital de Trauma de Natal e emendas de apoio a reestruturação da saúde pública, com melhorias nos hospitais regionais em todo o Rio Grande do Norte”, destacou o governador eleito.

 

 Robinson apresentou os projetos para emendas coletivas: 1) Emendas para a construção do Hospital de Trauma de Natal; 2) Reforma e reaparelhamento dos hospitais regionais; 3) Investimento em tecnologia e novos equipamentos para a segurança; 4) Construção da estrada que liga a BR 101 à praia da Pipa a partir do município de Goianinha.

 

 Participaram da reunião os deputados federais Fábio Faria (PSD), João Maia (PR), Sandra Rosado (PSB), Paulo Vagner (PV), Fátima Bezerra (PT), Felipe Maia (DEM), Betinho Rosado (PP), além do senador José Agripino (DEM) e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Colapso já atinge 10 cidades do RN

JBelmont

16Dez2014

Por Jbelmont às 08h15

A situação dos reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte permanece em estado crítico. A grave situação atinge, sobretudo, as regiões do Seridó e Alto Oeste, onde o número de cidades  com abastecimento de água em colapso saltou de 4 para 10, no último mês - e poderá aumentar. Um dos quadros mais preocupantes é o do açude Gargalheiras (Marechal Dutra), em Acari, que está com apenas 5,60% de sua capacidade total e caso não chova poderá passar a integrar a lista. O reservatório é responsável por abastecer, além de Acari, o município de Currais Novos.

Jobel Araújo
 
O Gargalheiras, em Acari, está com apenas 5,6% de sua capacidadeO Gargalheiras, em Acari, está com apenas 5,6% de sua capacidade


Os três maiores reservatórios do Rio Grande do Norte, as barragens Armando Ribeiro, Santa Cruz e Umari tem capacidade para acumular 3,29 bilhões de metros cúbicos de água, mas entraram em dezembro com um volume de 1,16 bilhão (35% do total)..

Os principais açudes do Seridó, monitorados pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, acumulam 430,7 milhões de metros quadrados quando cheios. Hoje tem 40,6 milhões - equivalente ao Gargalheiras - para abastecer uma população de 230 mil habitantes, dos quais 193 mil morando na área urbana dos 17 municípios da região.

 

Em novembro, a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Joana D’Arc, afirmou à TRIBUNA DO NORTE que o açude Gargalheiras  poderia secar até dezembro, caso não  houvesse chuvas para recarga dos mananciais, levando as cidades de Acari e Currais Novos à situação de colapso.

As chuvas, por ora, não vieram. A Caern não tem como estimar até quando poderá manter o abastecimento – mesmo já em situação de rodízio – nas duas cidades. O gerente do Escritório Regional da Caern, em Caicó, responsável por atender a região do Seridó, José Nilson Araújo, explica que o fator determinante para a manutenção do atendimento e distribuição de água pela companhia é a capacidade de tratamento. 

“Enquanto o reservatório tiver condições de tratamento para ter qualidade ao consumo humano estaremos trabalhando. Não temos como antecipar por volume”, esclarece Araújo.

Os reservatórios que mais preocupam são os açudes Gargalheiras e Itans, ambos no Seridó. O açude Gargalheiras – que tem capacidade para armazenar 44.421.480 metros cúbicos de água – está com o volume de 2.487.480 metros cúbicos, o que representa 5,6% de sua capacidade total. Já o Itans, cuja capacidade de armazenamento é de 81.750.000 metros cúbicos de água, está  com 9,44% da capacidade, ou seja, 7.815.300 metros cúbicos. 

Em outubro último, com a situação de baixos níveis de água nos mananciais que abastecem as cidades de Currais Novos e Acari, a Caern alterou o sistema de rodízio no abastecimento que vinha sendo adotado. O açude Dourado, que em situação normal abastece Currais Novos, secou, fazendo com que a cidade passasse a ser abastecida apenas pelo açude Gargalheiras, que já abastece também Acari.

Desde o mês passado (novembro), o fornecimento de água para as duas cidades é feita por sistema de rodízio. A escala adotada prevê o abastecimento por 24 horas e a interrupção por 48 horas, de forma a garantir um período mais prolongado de suprimento de água no manancial. A cidade de Currais Novos tem população aproximada de 52 mil habitantes, enquanto Acari tem 16 mil moradores, em média.

Nos casos em que o sistema esgota a  possibilidade de abastecimento, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) desativa o sistema e a responsabilidade pelo abastecimento emergencial passa a ser das prefeituras, Exército e Governo do Estado, por meio da Semarh e Defesa Civil.  O DNOCS está construindo uma adutora de engate rápido que vai abastecer as cidades de Currais Novos e Apodi, com água da cidade de Serra de São Bento, para  reduzir a dependência do Gargalheiras. 

TN

Ricardo Motta inaugura Memorial do Legislativo

JBelmont

15Dez2014

Por Jbelmont às 21h26

Criado através do projeto de resolução 055/2009, o Memorial do Legislativo Potiguar será inaugurado pelo presidente Ricardo Motta (PROS) nesta quarta-feira (17), às 10h. O Memorial abriga documentos, fotografias, mobiliário, entre outros muitos itens que retratam os 179 anos de história do parlamento.

 

O registro da história do legislativo potiguar vem sendo armazenado e permanentemente catalogado pela equipe, coordenada pela jornalista Bernadete Oliveira. Está instalado no Salão de Eventos da Assembleia Legislativa, enquanto aguarda a mudança para a sede definitiva, que funcionará em um casarão que está sendo restaurado na Cidade Alta.

Foto: João Gilberto

IMG_0659.JPG

 

Agradeço o convite e estarei presente. ¨Se Deus quiser¨

Sequestrador e mais dois reféns morrem em cafeteria de Sydney; seis ficam feridos

JBelmont

15Dez2014

Por Jbelmont às 21h21

A polícia australiana confirmou, na tarde desta segunda-feira (15), três pessoas morreram durante o sequestro que ocorreu em cafeteria na cidade de Sydney, na Austrália. Entre os mortos estava o sequestrador, o iraniano Man Haron Monis, de 49 anos. Ao todo, seis pessoas ficaram feridas, entre elas, um policial.

 


Man Haron Monis tinha 49 anos e foi morto em ação da polícia


De acordo com a Polícia, os policiais invadiram o local após ouvirem tiros no local. Ao invadirem, os policiais trocaram tiros com o sequestrador e conseguiram matar o iraniano, que já tinha ficha policial devido a mais de 40 casos de suposto abuso sexual.

Na ação, o sequestrador e outro refém morreu. Outra vítima morreu no hospital, após não resistir aos ferimentos. As identidades das vítimas não foram reveladas.

Ainda de acordo com a polícia, não havia sinais de explosivos no local do incidente, onde 17 pessoas foram feitas reféns pelo iraniano.

O caso

O sequestro teve início na noite de ontem (14), no Brasil, manhã de segunda-feira na Austrália. O iraniano, armado, rendeu os clientes da cafeteria Lindt Chocolat Cafe, em Sydney. A partir daí, o sequestrador gritou posicionou ma janela bandeira preta com frases em árabe, afirmando que "não há Deus, se não Alá" e "Moamé é o o mensageiro de Deus". Somente após mais de 10 horas de sequestro, e depois de alguns clientes conseguirem fugir, que o iraniano foi identificado.

Com 49 anos de idade e vivendo na austrália desde 1996, Man Haron Monis já havia sido preso em 2002 suspeito de ter molestado mais 47 mulheres, se passando por um suposto líder espiritual e xeque árabe. Há ainda uma acusação de assédio sexual contra uma mulher, a qual também teria motivado essa prisão. Outra acusação sob Monis seria seu envolvimento na morte de sua ex-mulher.

Apesar de ser considerado um extremista religioso, não há a confirmação de que Monis pertecesse a qualquer organização terrorista.