Renan Calheiros foi reeleito presidente do Senado

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 17h21

O candidato Renan Calheiros (PMDB-AL) foi reeleito presidente do Senado com 49 votos, contra 31 votos deLuiz Henrique (PMDB-SC). Foi registrado um voto nulo.

Rogério Marinho toma posse como deputado federal e diz que o "Brasil precisa ser passado a limpo"

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 16h55

 
 
Rogério Marinho esteve entre os 513 deputado federais que tomaram posse na manhã deste domingo (1º), e deixou claro o seu posicionamento para os próximos quatro anos, de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT), em respeito aos milhões de brasileiros que estão insatisfeitos com os rumos do país. 
 
“Essa Legislatura tem a grande responsabilidade de fazer com que o país possa ser passado a limpo. Temos que fazer o governo dar explicações críveis à sociedade sobre a crise ética, moral e econômica que o país está mergulhando e ainda com esse incremento agora da questão energética e hídrica", disse o deputado em entrevista a imprensa, minutos após tomar posse.
 
Este é o segundo mandato de Rogério Marinho como deputado federal, cargo que já ocupou entre 2007 e 2010. De 2011 a 2012 também esteve na Câmara, mas como suplente. Já foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Natal e Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN.
 
Para o novo mandato, o tucano já adiantou que se manterá como um defensor de melhorias na educação brasileira. Além disso, também deverá atuar na conquista por avanços no setor de ciência e tecnologia. Rogério se comprometeu ainda em lutar pela consolidação e ampliação dos projetos Metrópole Digital, Mais RN e Pró-Sertão, ambos de sua criação e em atividade atualmente no Estado.
 
Bancada tucana
Liderada pelo deputado Carlos Sampaio (SP), a bancada tucana é formada por 54 deputados – a 3ª maior da Casa e principal força de oposição. Desses, 29 são novos parlamentares, 25 conquistaram a reeleição e outros três eram suplentes na legislatura anterior. 
 
Na cerimônia ocorrida nesta manhã cada um dos parlamentares assumiu o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Oficialmente, o início dos trabalhos legislativos ocorre em sessão do Congresso Nacional nesta segunda-feira (2), com a leitura da mensagem presidencial entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
 
O PSDB começa a 55ª Legislatura fortalecido com a ampliação da bancada de 44 para 54 deputados e também pela desempenho de Aécio Neves na campanha presidencial – mais de 51 milhões de votos.

Três deputados eleitores de Ricardo já estão na Assembleia Legislativa

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 16h49

Os deputados estaduais Agnelo Alves (PDT), Nelter Queiroz (PMDB) e Kelps Lima (SDD), já estão na Assembleia Legislativa, prontos para serem empossados no cargo de deputado estadual e votar em Ricardo Motta (PROS) para presidente.

Em entrevista à TV Câmara, Beto Rosado defende integração das barragens do Estado

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 16h24

 

Estreante no parlamento, o deputado federal Beto Rosado concedeu sua primeira entrevista ao vivo à TV Câmara, logo após a posse. Destacou que esse ano será importante para discussão das reformas política, trabalhista e tributária e que seu mandato vai levantar a bandeira da Agricultura e do Desenvolvimento Sustentável, também atento a questões como saúde, segurança e educação.

Ele afirmou ainda que vai encampar a luta pela integração das bacias hidrográficas do Rio Grande do Norte, a partir da transposição das águas do São Francisco para os rios Piranhas-Açu e Apodi-Mossoró. “Veja que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo enfrentam uma seca recente e estão com sérios problemas, enquanto nós vivemos assim há anos. O solo do nosso estado é fértil e precisamos incentivar novas ideias para aproveitá-lo. Com o uso de tecnologias e culturas adaptáveis ao clima, teremos boas soluções.”

Beto Rosado assume mandato no dia do aniversário‏

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 16h10

O deputado federal Beto Rosado (PP), tomou posse para o seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados no dia em que completou 33 anos de idade. Após o juramento no plenário da Casa, que foi acompanhado pelo pai Betinho Rosado e pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, Beto ganhou festa surpresa no gabinete. A mãe, Mary Barrocas, e a esposa Katherine, também participaram.

 

 

Gustavo Fernandes anuncia voto em Ezequiel e integra grupo de 13 deputados que estão na casa do candidato

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 16h09

O deputado Gustavo Fernandes (PMDB) confirmou agora que vota em Ezequiel Ferreira.
Ele está na casa de Ezequiel.
São 13 deputados agora na casa do candidato e os 13 vão chegar juntos à Assembleia.
Com 13 votos garantidos, Ezequiel se elege presidente.

 

Thaisa Galvão

Começa a votação para a Presidência do Senado: na disputa, Renan Calheiros e Luiz Henrique.

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 15h45

Em instantes o resultado da votação 

 

A boca esquentou: Diante das pressões, Robinson não comparecerá à cerimônia de posse dos deputados

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 15h31

Diante das pressões, Robinson não comparecerá à cerimônia de posse dos deputados
O governador Robinson Faria tem destino ignorado desde a manhã deste domingo. Segundo apurou o blogdoBG, a intenção do governador é evitar pressões dos grupos que participam da eleição da Assembleia Legislativa.

E por causa desta saída estratégica, o governador não comparecerá à cerimônia de posse dos deputados estaduais. Será representado pelo vice-governador Fábio Dantas. 

Sucessão na Assembleia Legislativa: Quebra de compromisso e traições na calada da noite

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 15h00

 Depois de uma reunião, com presença do presidente Ricardo Motta, no apartamento do deputado José Dias, aliado e amigo do governador Robinson Faria, Dias saiu de casa disposto a encontrar o governador. Ele está convencido de que o governo está dizendo uma coisa e fazendo outra e poderá romper com Robinson. 


Robinson gatantiu que não se envolveu na campanha. O grupo de Ricardo acha que sim.

O deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia e candidato à reeleição, contava com os votos dos deputados Hermano Morais (PMDB), Souza (PHS), George Soares (PR), Mineiro (PT), Disson Lisboa (PSD) e Jacó Jácome (PMN)…que se definiram pelo presidenciável Ezequiel Ferreira de Souza.

Vários deputados foram vistos saindo do condomínio onde reside o governador ontem a noite e início da madrugada de hoje.

Extratos do blog de Thaisa Galvão

Mais informações em instantes..CLIQUE AQUI

Ezequiel Ferreira: Robinson Faria tem candidato a presidente, não se engane

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 11h20


Robinson é Ezequiel (Foto: Frankie Marconi)

Praticamente todos os próceres políticos ligados ao governador Robinson Faria (PSD) estão empenhados na eleição do deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) à presidência da Assembleia Legislativa.

 

Praticamente todos, repito.

Do prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD) ao vice-governador Fábio Dantas (PCdoB), passando pelo deputado federal e filho do governante – Fábio Faria (PSD).

Mas pasme: ainda tem quem acredite, mesmo assim, que Robinson está neutro e equidistante do pleito.

Sabe de nada, inocente!

 

Por Carlos Santos AQUI e AQUI

Mossoró perde 75% de bancadas e fica sem representante na Assembleia do RN

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 11h09

A segunda maior cidade e o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, Mossoró experimentará a partir deste domingo, 1º de fevereiro de 2015, um momento atípico na sua história político-partidária, sendo "excluída" da Assembleia Legislativa do Estado.

Os dois deputados da Cidade, Larissa Rosado (PSB) e Leonardo Nogueira (DEM), não conseguiram se reeleger nas eleições de 2015, e a Cidade fica sem representação política no Parlamento Estadual.

O estrago é ainda maior, considerando-se que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini sequer teve o direito de concorrer a reeleição, estando sem mandato e inelegível por oito anos.

Nos próximos quatro anos, Mossoró sobreviverá de um único mandato, o de Beto Rosado (PP) na Câmara Federal.

 

Por Gutemberg Moura

Segundo as notícias que chegam de Natal a eleição para presidente da Assembléia Legistativa já está definida

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 10h54

Duas Chapas em disputa:

Chapa 1
Presidente – Ricardo Motta (PROS)
1º Vice-presidente – espaço reservado para Álvaro Dias, que pode ser de Raimundo Fernandes (PROS)
1º Secretário – Tomba Farias (PROS).
*
Chapa 2º
Presidente – Ezequiel Ferreira (PMDB)
1º vice-presidente – Gustavo Carvalho (PROS)
1º Secretário – Galeno Torquato
2º Secretário – Hermano Morais (PMDB).
3º secretário – George Soares (PR)

Eduardo Cunha e Chinaglia concorrem na Câmara

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 10h42

 Eduardo Cunha concorre à presidência da Câmara pelo PMDB

A eleição pela presidência da Câmara ameaça abrir um “racha” na base aliada da presidente Dilma Rousseff. E em meio a este cenário, os dois principais candidatos usam a mesma tática: prometem abrir mão de espaços aos quais têm direito na Mesa Diretora e nas comissões temáticas para tentar seduzir partidos indecisos. A votação, secreta, deverá ser a partir das 17 horas (horário local) deste domingo, depois da posse dos deputados federais para a nova legislatura, que será às 9 horas.

Tanto o líder do PMDB Eduardo Cunha (RJ), considerado favorito, quanto o atual vice-presidente Arlindo Chinaglia (SP) indicaram que suas legendas vão abrir mão das vagas na estrutura de comando da Casa. Também concorrem na Câmara o deputado Júlio Delgado (PSB), com apoio do PSDB, e o deputado Chico Alencar (PSDB).

“Focado na eleição do Eduardo, o PMDB, diferente do PT, não tem projeto hegemônico único. Vamos abrir mão de espaço para que todos que participem desse projeto sejam beneficiados”, afirmou ao Broadcast Político, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), um dos mais próximos aliados do líder do PMDB. O discurso do grupo que apoia Chinaglia segue a mesma direção. “O PT vai abrir mão de parte dos seus espaços. Vai fazer esse esforço, esse sacrifício”, disse o líder do governo na Casa, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Depois de 27 anos Assembleia do RN tem disputa acirrada pela presidência

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 00h10

Ricardo Motta e Ezequiel Ferreira

A última disputa aconteceu em 1988 e a vitória foi do deputado estadual José Adécio.

Neste domingo a disputa será entre o atual presidente Ricardo Motta do PROS e o deputado Ezequiel Ferreira do PMDB. Pelo que se comentou na noite deste sábado que antecede a eleição é que o candidato da oposição ganhou fôlego e poderá surpreender. É briga de gigantes e tudo pode acontecer.

Tirinete de bala: três pessoas foram baleadas na noite deste sabado 31 de Janeiro na cidade de Mossoró.

JBelmont

01Fev2015

Por Jbelmont às 00h09

A primeira ocorrência foi registrada no inicio na noite, no Assentamento Boa Sorte na antiga Fazenda São João, localizada as margens da RN 015.

Elisiário da Costa Farias de 34 anos de idade, morador do bairro Belo Horizonte foi alvejado com dois disparos de arma de fogo na região do abdômen. Ele foi socorrido por um amigo para o Hospital Tarcísio Maia e segundo informações o seu estado de saúde não é confortável.


A segunda ocorrência com uma pessoa baleada aconteceu por volta de 21 horas e 30 minutos, na Rua Desembargador Sinval Moreira por trás da escola publica do conjunto Nova Vida, região das Malvinas.

Mateus de Gois Fernandes 18 anos de idade, residente na região do Pirrichil, foi surpreendido e baleado na casa de sua namorada. Segundo informações da Policia, o caso pode está relacionado a um velho problema de relacionamento e ovens do Papoco com o Pirrichil.

A Terceira ocorrência com pessoas feridas por disparos de arma de fogo aconteceu no final da noite no bairro Mossoró no Rio Grande do Norte

Jonas dos Santos Silva deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel apresentando um ferimento na mão provocado por disparo de arma de fogo.

Jonas disse aos policiais que foram ao local que estava trabalhando como vigia em uma chácara e a sua arma de fabricação caseira explodiu acidentalmente. Ele foi medicado e liberado.


Do câmera

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 30 milhões

JBelmont

31Jan2015

Por Jbelmont às 21h47

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou, na noite deste sábado (31), as dezenas do concurso 1.674 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, e o valor do prêmio era de R$ 7,5 milhões. Nenhum apostador acertou as seis dezenas. A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 30 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 22 – 30 – 42 – 50 – 58 - 59.

A quina teve 49 apostas ganhadoras e o prêmio para cada uma delas é de R$ 47.493,31. A quadra teve 2994 apostas ganhadoras, cada uma delas com direito a R$ 1.110,39.

Justiça autoriza estudante de 14 anos a cursar medicina

JBelmont

31Jan2015

Por Jbelmont às 19h19

 

O estudante José Victor Menezes Teles, 14, ganha o direito, em ação judicial, a se matricular no curso de Medicina na Universidade Federal de Sergipe, mesmo sem ter concluído o segundo grau. Com a decisão do juiz Alberto Romeu Gouveia, da 2ª Vara Cível de Itabaiana, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) acabou obrigada a aplicar prova especial, explorando 13 disciplinas [inclusive redação].


Na tarde de quarta-feira, 28, Victor foi submetido à prova final do Exame Supletivo, com 120 questões, mais a redação, elaborada e corrigida pela Divisão de Exame Supletivo. O resultado foi surpreendente. O estudante obteve média de 8,38, conquistando nota dez na redação e tende seis como a menor pontuação, na prova de inglês. Com o resultado, a Secretaria de Estado da Educação tornou-se obrigada a emitir certificação de conclusão de curso supletivo e, com este resultado, Victor já se prepara para fazer a matrícula na UFS no próximo sábado, 31.


No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), José Victor obteve pontuação de 751,16, que lhe assegurou vaga no Curso de Medicina, classificado em sétima colocação no grupo destinado às cotas do ensino público. José Victor concluiu o primeiro ano do ensino médio na Escola Murilo Braga em Itabaiana, cidade onde reside com a família.


Ação judicial
A iniciativa de antecipar a vida escolar partiu do próprio Victor. “Falei com meus pais que queria adiantar minha vida e eles aceitaram logo”, revelou. Com o resultado do Enem, os pais fizeram a solicitação à Seed, que negou o pedido atendendo os requisitos exigidos para o Exame Supletivo, que estabelece em 18 anos a idade mínima para o Supletivo. Diante da negativa, o próprio Victor se inspirou em um caso semelhante em que uma estudante conquistou o direito, na justiça, de se matricular na UFS sem concluir o ensino médio a partir de uma prova específica e partiu para a batalha judicial com apoio da mãe, Aline da Silva Menezes Teles.


A superintendente executiva da Seed, Marieta Oliveira, informou que esta não seria a primeira vez que a secretaria foi obrigada a aplicar a prova especial para emitir certificado de exame supletivo a alunos excepcionais. Mas o caso de José Victor surpreende pela idade e pela alta pontuação no Enem. “O que precisamos é discutir qual o papel do Ensino Médio, um debate que deve passar pelo próprio MEC [Ministério da Educação] e também o Enem, que é responsável pelo acesso ao ensino superior”, enalteceu. “Um não deve negar o outro, mas cada caso é um caso, que devem ser analisados com suas especificidades”, conceituou.


A superintendente da Seed reconhece a maturidade de José Victor e o tem como parâmetro para ampliar os debates em torno da idade mínima para acesso à universidade e, especialmente, a um curso tão complexo. “José Victor tem uma maturidade fantástica, é autodidata, filho de professores e vem de uma escola que historicamente tem referência. Não dá para generalizar”, observou.


Na decisão, o juiz compreende os parâmetros para o Exame Supletivo, mas reconhece o mérito do estudante. “É precisamente o caso sob enfoque, podendo se constatar, à vista da Certidão de Nascimento do autor que, realmente ele é menor de idade, o que impossibilita, a priori, a realização do exame supletivo. No entanto, tal proibição não deve prevalecer de forma absoluta, devendo ser analisado sob o prisma dos direitos fundamentais constitucionais”, destaca um dos trechos da sentença que determina a aplicação da aprova e a emissão do certificado de conclusão do ensino médio, em caso de aprovação, sob pena de multa diária no valor de R$ 500, limitada a R$ 20 mil.


Globo.com

A bola vai rolar pelo Campeonato Potiguar de Futebol do RN 2015

JBelmont

31Jan2015

Por Jbelmont às 19h17

Domingo 01/02

1ª – Rodada

17:00 – Baraúnas x Globo

Estádio Walter Bichão

17:00 – Palmeira x Santa Cruz

Estádio Nazarenão

17:00 – Alecrim x Corintians

Estádio Iberezão

18:00 – América x Potiguar

Arena das Dunas

Quarta-feira 04/02 19:00

- Força e Luz x ABC

Estádio Barretão

José Dias ameaça romper se Robinson pedir voto contra Ricardo Motta

JBelmont

31Jan2015

Por Jbelmont às 14h56

 
Deputado José Dias ouviu do governador Robinson Faria que ele não vai interferir na eleição da mesa da Assembleia.

O deputado José Dias (PSD), eleitor de Ricardo Motta (PROS) na intrigada disputa da mesa diretora da Assembleia Legislativa, afirmou a pelo menos dois colegas que pode romper com o governador Robinson Faria se ele interferir na eleição de amanhã (1º), data da posse dos parlamentares da 61ª legislatura.

Zé Dias está convicto que Robinson vai se manter neutro na disputa. Foi o próprio governador que afirmou a postura de neutralidade em conversa com o aliado há cerca de duas semanas.

O recado foi levado a Ricardo Motta, e Zé Dias espera que Robinson mantenha a palavra.

Em conversa com aliados de Motta, José Dias afirmou que não depende de governo nenhum para realizar seu trabalho como parlamentar e garantir sua reeleição.

José Dias é tratado pelos colegas como um deputado independente do ponto de vista financeiro.

O parlamentar, que começou a carreira no PMDB, foi um dos políticos mais fiéis a Robinson Faria quando houve o rompimento com Rosalba Ciarlini, ocasião em que o atual governador foi isolado politicamente pelas principais lideranças do Estado.

O risco de estremecimento com o aliado tem pesado na posição do governador em relação à eleição da mesa diretora da AL.

A base de Robinson Faria se mostra dividida às vésperas da disputa na Assembleia.

José Dias e Disson Lisboa (PSD) dão apoio a Ricardo Motta.

Galeno Torquato (PSD) e Gustavo Carvalho (PROS) fecharam com Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), adversário de Motta na eleição deste domingo.

Mesmo sem a ação direta de Robinson Faria na disputa, Ezequiel Ferreira conta com o apoio de dois nomes de peso ligados ao governador: Fábio Dantas, vice-governador, e o deputado federal Fábio Faria, filho do homem.

 

Nominuto.com

Polícia registra quatro homicídios na Grande Natal

JBelmont

31Jan2015

Por Jbelmont às 13h52

Quatro homicídios foram registrados na madrugada desta sábado (31), na Região Metropolitana de Natal. O último foi registrado às 3h40, na região nobre da capital. Hudson de Souza Paixão, 21 anos, foi morto na rua Monsenhor Severiano, em Petrópolis. A vítima estava de moto quando foi alvejada. Ninguém foi preso.

Outros dois crimes ocorreram no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim.

De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom/Natal), Domício Torres, 26 anos, foi morto a facadas. O crime aconteceu na Rua Manoel Fernandes, por volta das 2h. Segundo relato de moradores, Torres estava sendo perseguido.

Também em Passagem de Areia, no início da madrugada, um homem não identificado foi morto na rua Manoel Monteiro Filho. Ele foi morto com três disparos de arma de fogo.

Além desses crimes, a polícia encontrou, por volta das 2h, o corpo de um morador de rua não identificado, na avenida Antônio Basílio. A vítima foi morta a pedradas, segundo a Dehom.

Prisão

A Delegacia de Plantão (DP) Zona Sul também realizou um mandado de busca e apreensão no centro de Parnamirim, por volta de meia noite. Jekson Jó da Silva, 23 anos, foi preso por porte ilegal de uma arma calibre .38. De acordo com a DP Zona Sul, ele já possuía um mandado de prisão por furto.