Prefeito inaugura novas instalações do Centro Geriátrico

JBelmont

25Abr2015

Por Jbelmont às 00h00

 

O prefeito Francisco José Júnior e a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Cialirni, inauguraram na tarde desta sexta-feira, 24, as novas instalações do Centro Geriátrico Dia Madalena Aires, que agora funciona na rua Tiradentes, 553, bairro Pereiros, em um espaço mais amplo e confortável para atender um público composto por cerca de 85 idosos.

 

“A comunidade dispõe agora de um Centro diferenciado que, além de oferecer maior comodidade aos idosos, tem como objetivo o fortalecimento do vínculo com a família, através do trabalho promovido pela equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude. É gratificante para a gestão melhorar um serviço tão importante como esse”, ressaltou o prefeito Francisco José Júnior. 

 

 

O novo Centro Geriátrico Dia Madalena Aires possui salas de reunião, vídeo, artes, repousos feminino e masculino, refeitório, entre outros espaços, onde são desenvolvidas atividades culturais, físicas, terapia ocupacional em áreas como artes, dança, passeios, alfabetização e fisioterapia, esta em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Pereiros. Os usuários também são contemplados com refeições – café da manhã, lanches e almoço.

 

“O Centro trabalha o acolhimento do idoso, em várias dimensões, e o antigo espaço já não atendia mais às necessidades do equipamento. O prefeito foi muito solícito ao autorizar essa transferência, tão sonhada por nós que fazemos a Secretaria, pela comunidade e principalmente pelos idosos aqui assistidos”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Cialirni.

 

 

Para a aposentada Maria Nilde, de 72 anos, as novas instalações representam um avanço no atendimento oferecido pelo Centro. “Aqui eu me sinto em casa, e com esse novo espaço tudo fica ainda melhor. Toda a equipe do Centro é fantástica, pois nos tratam muito bem, sem falar nas inúmeras atividades que podemos realizar. A satisfação é geral”, declara a idosa.

 

A solenidade de inauguração do novo Centro Geriátrico Dia Madalena Aires foi acompanhada pelo vice-prefeito Luiz Carlos, secretários municipais, vereadores, equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude e moradores da comunidade.

Doença misteriosa e contagiosa chega à Paraíba; Ministério da Saúde investiga os casos

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 23h03

Uma doença misteriosa conhecida por ‘Eritema Infeccioso ou  Parvovírus B19’ chega a Paraíba  e já preocupa as autoridades de saúde. Várias pessoas apresentando os sintomas da doença estão procurando os serviços de saúde. Diante da situação, técnicos do Ministério da Saúde já se encontram em João Pessoa fazendo uma avaliação de todo os casos suspeitos, mas até agora não foi fechado nenhum diagnóstico preciso sobre doença.

Um dos pacientes apresentando os sintomas da doença procurou o serviço de saúde é o médico suspeitou que se tratava da doença que é muito confundida com a dengue.

Os sintomas são manchas avermelhadas que podem se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo.

A diretora geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira fala um pouco mais sobre a doença:

Veja:

O que é Eritema infeccioso?



Eritema infeccioso é uma doença causada pelo vírus parvovírus B19. Também chamada de parvovirose, ela afeta principalmente crianças e o principal sintoma são erupções vermelhas nos braços, pernas e rosto. Essa doença pode ser grave em casos de gravidez ou pessoas com um sistema imunológico comprometido.



Causas:

O parvovírus B19 humano provoca eritema infeccioso. A doença já é contagiosa uma semana antes das erupções aparecerem. No entanto, uma vez que a doença se manifesta, a doença deixa de ser contagiosa.

Sintomas:


A maioria das pessoas com eritema infeccioso não têm sintomas. Entretanto, os primeiros sinais de eritema infeccioso em adultos e crianças podem incluir:



Garganta inflamada; Febre baixa; Dor de estômago; Dor de cabeça; Fadiga; Coceira; Garganta inflamada; Febre baixa; Dor de estômago; Dor de cabeça e Fadiga.



Eritema infeccioso em adultos:



Adultos não costumam desenvolver as erupções e manchas no rosto. Em vez disso, o sintoma mais importante do eritema infeccioso em adultos é a dor nas articulações, que podem durar dias ou semanas. As articulações mais comumente afetadas são as mãos, pulsos, joelhos e tornozelos.

Eritema infeccioso em crianças:



Vários dias após o aparecimento dos primeiros sintomas pode aparecer uma mancha avermelhada em ambas as faces da criança. Eventualmente, ela pode se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo.

Período de Incubação:



Repouso e ingestão de líquidos são ações que facilitam o processo de cura. As crianças muitas vezes podem voltar para a escola quando as erupções cutâneas acontecem, pois já não são mais contagiosas nesse ponto.

Após contrair o parvovírus uma vez, a pessoa se torna imune à doença.

Tratamento:


Na maioria dos casos não é necessário qualquer tratamento para eritema infecioso. Se há dor nas articulações ou dor de cabeça, por exemplo, podem ser usados analgésicos conforme os sintomas aparecerem. Caso contrário, é necessário apenas esperar o corpo combater o vírus, o que normalmente leva de uma a três semanas.



Repouso e ingestão de líquidos são ações que facilitam o processo de cura. As crianças muitas vezes podem voltar para a escola quando as erupções cutâneas acontecem, pois já não são mais contagiosas nesse ponto.

Após contrair o parvovírus uma vez, a pessoa se torna imune à doença.

Prevenção:

Não há vacina para eritema infeccioso. Como é uma doença transmitida pelo ar e através de fluidos corporais, é Importante lavar suas mãos e as da criança com frequência pode ajudar a diminuir as chances de infecção. Além disso, é importante evitar o contato com crianças e adultos infectados pelo menos até que ocorram as erupções cutâneas.

Redação 

Revista RN

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 22h21

O RN no Buraco

Para mostrar que há luz no fim do túnel, nós estamos no ar!

Revista _rn 23 traz:

Entrevista com o deputado Gustavo Carvalho

O Complexo de Mossoró

Chico Bethoven celebra 30 anos de muita música

Diz Aí, professora Cláudia Santa Rosa!

Artigo do professor Rinaldo Barros; Sávio Hackhadt, Ramirez Fernandes, Luis Fausto, Erasmo Carlos Firmino, Ana Cadengue, Raildon Lucena, Brito e Silva, Túlio Ratto e Yasmine Lemos na Seção Por Elas.

Rosalba Ciarlini se pronuncia sobre devolução de recursos federais

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 18h19

 

A ex-governadora Rosalba Ciarlini se manifestou sobre a ação de improbidade ingressada pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE) na Justiça contra ela devido ausência de execução de obras previstas em convênios, que resultou na devolução de R$ 24 milhões de recursos federais.

Segue íntegra do e-mail enviado pela assessoria de imprensa:

“Os recursos referentes aos convênios celebrados antes do início da gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini com o ministério da justiça foram devolvidos contra a vontade da ex governadora. Estes convênios possuíam entraves de vários tipos, como os burocráticos, que impediram com que se concretizassem.

Ao não haver condição de superar estes obstáculos , o governo do estado se empenhou e conseguiu no ano de 2013 celebrar 2 novos convênios da ordem de 24 milhões de reais (valor superior aos 14 milhões dos convênios anteriores) com a mesma finalidade de aumentar o número de vagas do sistema carcerário do Rio Grande do Norte. Estes novos convênios e recursos assegurados estão em plena vigência.

O esclarecimento destes obstáculos que impediram a efetivação dos convênios celebrados ano de 2009 serão devidamente apresentados aos órgãos competentes no momento oportuno (sic)”.

 

TN

BOLETIM PLUVIOMÉTRICO

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 13h50


Per.: das 7:00hs de 23/04/2015 as 7:00hs de 24/04/2015

No. Postos Existentes: 197 No. Postos sem Contato: 77
No. de Postos com Chuva: 113 No. de Postos sem Chuva: 7

 

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Alto Do Rodrigues(Emater) 42,5
Dr. Severiano(Emater) 37,5
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 32,0
Portalegre(Particular) 31,3
Marcelino Vieira(Emater) 29,0
Pendencias(Emater) 28,1
Carnaubais(Emater) 21,5
Messias Targino(Prefeitura) 21,0
Sao Rafael(Emater) 20,6
Itaja(Emater) 18,5
Francisco Dantas(Emater) 18,0
Patu(Particular) 17,0
Coronel Joao Pessoa(Emater) 16,0
Encanto(Prefeitura) 15,0
Parau(Prefeitura) 15,0
Frutuoso Gomes(Emater) 14,0
Martins(Particular) 14,0
Agua Nova(Prefeitura) 13,5
Ipanguacu(Emater) 13,1
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 13,0
Assu(Emater/st. Casa Forte) 11,6
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 11,0
Rafael Fernandes(Emater) 10,9
Assu(Particular) 10,5
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 10,0
Sao Miguel(Emater) 10,0
Apodi(Base Fisica Emparn) 9,9
Lucrecia(Emater) 9,0
Pau Dos Ferros(Particular) 9,0
Grossos 8,1
Rafael Godeiro(Emater) 8,1
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 7,8
Parana(Emater) 7,2
Severiano Melo(Prefeitura) 6,5
Riacho Da Cruz(Emater) 6,2
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 6,1
Tabuleiro Grande(Prefeitura) 6,0
Tibau(Prefeitura) 5,5
Areia Branca(Emater) 5,2
Serra Do Mel(Prefeitura) 5,0
Venha Ver(Emater) 5,0
Vicosa(Prefeitura) 5,0
Porto Do Mangue(Prefeitura) 4,9
Campo Grande(Particular 2) 4,1
Luis Gomes(Delegacia) 4,0
Mossoro(Prefeitura) 3,9
Major Sales(Prefeitura) 3,3
Itau(Particular) 3,0
Jose Da Penha(Emater) 3,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 2,5
Campo Grande(Particular) 2,1
Caraubas(Particular) 2,0
Janduis(Emater) 2,0
Upanema(Prefeitura) 2,0

 

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 67,8
Sao Fernando(Emater) 50,5
Jardim De Angicos(Emater) 30,0
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 28,0
Pedro Avelino(Particular) 19,2
Lajes(Prefeitura) 18,2
Cerro Cora(Emater) 17,0
Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba) 17,0
Caicara Do Rio Dos Ventos(Particular) 16,2
Santana Do Matos(Emater) 15,0
Florania(Sitio Jucuri) 12,4
Bodo(Emater/trf p/delegacia) 11,0
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 11,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 11,0
Lagoa Nova(Emater/st. Humaita) 8,5
Florania(Inemet) 6,4
Acari(Particular) 6,0
Jardim De Piranhas(Prefeitura) 5,0
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 3,1
Parelhas(Emater) 3,0
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 2,0
Caico(Emater) 1,9
Tenente Laurentino Cruz(Emater) 1,7
Santana Do Serido(Emater) 1,6

 

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Jandaira(Sind Trab (ex-particular)) 72,0
Japi(Particular) 46,5
Joao Camara(Centro Saude) 45,4
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 43,0
Monte Das Gameleiras(Emater) 42,7
Vera Cruz(Emater) 42,0
Tangara(Emater) 40,5
Sitio Novo(Prefeitura) 34,0
Campo Redondo(Policia Rodoviaria) 28,7
Monte Alegre(Emater) 28,0
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 26,5
Coronel Ezequiel(Particular) 23,0
Ielmo Marinho(Prefeitura) 21,0
Lajes Pintadas(Prefeitura) 18,8
Parazinho(Emater - Ex-particular) 18,8
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 18,4
Passa E Fica(Prefeitura) 15,7
Santo Antonio(Emater) 12,9
Nova Cruz(Emater) 9,0
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 7,6
Serrinha(Emater) 5,2
Rui Barbosa(Emater) 4,2

 

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Ceara Mirim(Prefeitura) 52,0
Taipu(Particular) 34,0
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 28,5
Sao Jose Do Mipibu(Centern - Emater) 26,7
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 23,9
Natal 20,2
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 18,4
Nisia Floresta(Particular) 15,5
Montanhas(Prefeitura) 11,7
Canguaretama(Base Fisica Da Emparn) 10,4
Baia Formosa(Prefeitura) 9,7
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 8,7
Senador Georgino Avelino(Particular) 5,3

Dormir com cebola nos pés traz muitos benefícios; conheça e saiba como fazer

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 13h09

 

Os benefícios da cebola já são conhecidos há muitos anos, em especial pelas suas propriedades terapêuticas. A cebola é rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações e ainda por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.

Dormir com cebola quando está gripado

Essa dica você já teve ter ouvido da sua avó, pois muitas pessoas usam principalmente quando as crianças estão gripadas e com tosse. Na hora de dormir corte um cebola e X e coloque em prato próximo a cama ou ao berço e você notará que terá uma noite bem melhor de sono.

 

A medicina asiática sabe há centenas de anos de como os pés são importantes para o corpo humano. Eles dividem o corpo em várias zonas, nas quais os pés estão conectados com outros importantes órgãos. Esse conhecimento está presente também na tradicional acupuntura chinesa, que considera o estímulo de alguns pontos nos pés podem curar dores em outras partes do corpo.

 

Há quem diga que os Índios foram os primeiros a descobrir os efeitos da cebola contra o reumatismo. Por isso, o mesmo cataplasma também pode ser utilizado em casos de dores reumáticas, artrites, etc. E muitas pessoas que fizeram a receita afirmam que as melhorias são significativas no dia seguinte. Então não custa nada testar, já que tudo é natural.

 

Como fazer

O primeiro passo é cortar uma cebola roxa em rodelas, a rodela deve ser plana, chata e não muito grossa, para que não fique muito desconfortável. Então coloque a rodela de cebola na sola do pé e vista a meia por cima, de modo que ela não escorregue e durma.

 

Você deve colocar os dois pés e use durante 5 dias consecutivo

Dica : use uma meia bem justa parar garantir que a fatia permaneça em contato com a sola do pé durante a noite.

 

Os benefícios e antibióticos antibacterianos da cebola, mas apenas quando consumido cru ou infusão. No entanto, não foi cientificamente demonstrado que a cebola tem a capacidade de absorver toxina no sangue embora muita pessoas usasse para esse fim.

 

As promessas de procedimento :

Purificar o sangue: Ácido fosfórico da cebola ajuda a absorver as toxinas e purificar o sangue, a cebola estimula, fortifica e desintoxica o teu organismo, através dos nervos que temos nos nossos pés.

 

Matar bactérias e germes: Cebolas têm benefícios antivirais e antibacterianos muito fortes!

 

Limpar o ar: Cebola em torno de seus pés vão purificar o ar e manter seus pés cheiro melhor e livre de toxinas e produtos químicos fora de seus pés durante o sono

 

R7 

Suspeito de ter participação na morte do homem que foi fuzilado com 78 tiros

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 12h51

 

Uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) prendeu Marcos da Silva Andrade (33 anos), nesta sexta-feira (24). Ele é um dos suspeitos de ter participado do assassinato de Tércio Duarte da Silva (34 anos), que foi morto com 78 disparos de arma de fogo, no dia 03 de fevereiro deste ano, no bairro de Ponta Negra.

 

A prisão de Marcos foi resultado do cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o suspeito. De acordo com o delegado Fábio Rogério, titular da Especializada, Marcos era o homem que estava dirigindo o veículo no qual estava Tércio. “Nas diversas vezes que fizemos interrogatórios ao suspeito, ele entrou em várias contradições.

 

De acordo com Marcos, o homem que disparou os tiros teria pedido que ele saísse do carro e teria disparado somente contra Tércio. Chamou a nossa atenção o fato dele nunca ter mostrado preocupação com o “amigo” que estava sendo fuzilado”, detalhou o delegado.

 

O delegado Fábio Rogério destacou que as investigações estão focadas em descobrir quem foi o autor dos disparos. “A linha de investigação sobre a motivação do homicídio leva a crer que tem ligação com o tráfico de drogas e estamos trabalhando para desvendar este crime em sua totalidade. Já sabemos que o provável atirador teria fugido recentemente de uma unidade de saúde”, disse o delegado. Busca e apreensão- No decorrer das investigações, a Dehom conseguiu cumprir um mandado de busca e apreensão na residência de Marcos Andrade, no dia 25 de março.

 

Quando os policiais civis chegaram a casa, perceberam que o suspeito havia fugido. No local, a Polícia Civil conseguiu apreender cocaína, dinheiro, uma balança de precisão e sacos para embalar drogas. “Acreditamos que ele estava escondido na casa da mãe dele, na cidade de Patú, há cerca de um mês. Conseguimos intimá-lo para prestar declarações na Dehom e demos voz de prisão quando ele estava na Delegacia”, revelou o delegado.

49ª Morte violenta em Mossoró em 2015: Popular foi morto por trás da base da Petrobras no Bom Jesus

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 10h42

 

A Policia Militar foi acionada por volta de 9 horas da manhã de hoje, 24 de Abril de 2015, por trabalhadores da Base da Petrobrás no bairro Bom Jesus, para checar uma informação de disparos de arma de fogo na região.

A Policia localizou em uma estrada carroçável que passa ao lado da base, uma pessoa caída ao lado de uma motocicleta e já sem vida. O responsável pelas Operações no 12º batalhão solicitou a presença de um especialista do Samu para atestar a morte ou socorrer a vitima.

O Individuo morto é conhecido como “Agnaldo Roberto da Silva” do Assentamento Cordão de Sombras, aproximadamente 30 anos de idade e segundo informações, envolvido com assaltos a bancos na região. A Policia tem informações que ele já havia sido vitima de outros atentados.

Ele estava em uma motocicleta com placa de Assú e foi alvejado com cerca de oito disparos de pistola 380 e morreu no local.

Após os procedimentos da Delegacia de Homicídios e da equipe de Plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, o corpo do desconhecido foi removido para a base do órgão em Mossoró onde será necropsiado.

 

Do Câmera

Prefeitura de Catolé do Rocha lança concurso com 48 vagas e salários de até R$ 5 mil

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 09h29

A Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, lançou edital de concurso público que apresenta 48 oportunidades para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 788 a R$ 5.075,59. Confira quadro de vagas e informações detalhadas no edital.
As inscrições se iniciam na próxima segunda-feira (27) e seguem até o dia 10 de maio e podem ser feitas pelo site www.comvest.uepb.edu.br. A taxa de inscrição cobrada para os cargos de nível fundamental é de R$ 50; para cargos de nível médio é de R$ 70 e, para cargos de nível superior, é de R$ 90.

CPI fará inspeção em presídios do RN

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 08h32

O Rio Grande do Norte deverá ser o primeiro estado a receber representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário Brasileiro. De acordo com Saulo Augusto Pereira, secretário desta Comissão Parlamentar de Inquérito, os deputados membros deverão discutir, na semana que vem, o cronograma de visitas aos estados brasileiros.

 

Estadual de Alcaçuz será alvo de vistoria por membros da CPI do Sistema Carcerário Brasileiro, que farão visita ao RN

 

Governo traça estratégias para contornar crise
Ao longo da tarde de ontem, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Edilson França, que no dia anterior havia afirmado que no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte “não tem o que fazer” para impedir novas fugas e rebeliões, se reuniu com o governador Robinson Faria. Ao lado, da titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite; e dos deputados estaduais Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, e Fernando Mineiro, líder do governo, eles definiram novas estratégias para contornar a crise instalada em março.

 

Entre as medidas emergenciais, o pedido de agilização das reformas nas unidades destruídas foi feito à empresa responsável pelas obras, que confirmou entregar o Pavilhão 4 de Alcaçuz até o próximo dia 15 de maio. Ao longo da próxima semana, o Governo do Estado deverá adotar novas ações, como a compra de veículos para traslado de presos e de 500 tornozeleiras eletrônicas a serem usadas no controle do deslocamento dos apenados do Regime Semiaberto.

 

Além disso, o governador Robinon Faria se reunirá hoje com representantes do Tribunal de Justiça e da Procuradoria Geral de Justiça para definir ações relativas ao julgamentos de processos criminais estocados. Ontem, dentro das mudanças no Sistema Penitenciário, o titular da Sejuc exonerou Dinorá Simas da diretoria de Alcaçuz e a nomeou para a direção do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal. Eider Brito, então diretor desta unidade, deverá assumir Alcaçuz hoje.

 

Tribuna do Norte

Dilma é ‘o fantasma do Planalto’, diz a revista inglesa The Economist

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 00h00

 

Da Agência Estado:

 

A mais recente edição da revista inglesa The Economist traz um artigo crítico sobre a gestão da presidente Dilma Rousseff, classificando a petista como “O Fantasma do Planalto”. O texto fala das recentes manifestações de rua contra a presidente e o PT, frisando que os que foram para as vias públicas já ganharam mais do que imaginam, pois em menos de quatro meses após o início de seu segundo mandato consecutivo Dilma continua em seu cargo, mas para muitos efeitos práticos, não está mais no poder.

 

Quem comanda a economia é o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o PMDB detém as rédeas da política. Além disso, o seu partido, o PT, não toma mais as decisões em Brasília. O texto destaca as dificuldades de Dilma se manter no poder, citando que a incendiária combinação da deterioração da economia com o grande escândalo de corrupção na Petrobras contribuiu para derrubar seu índice de popularidade.

 

E lembra a pesquisa Datafolha, divulgada no dia 11 de abril, na qual 63% dos entrevistados se dizem favoráveis ao impeachment da presidente. Ao falar sobre o tema, a revista diz que a oposição busca pareceres jurídicos para saber se ela pode ser acusada em razão do escândalo da Petrobras ou pela violação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Retomadas obras de saneamento básico da Bacia I

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 00h00

 

O prefeito Francisco José Júnior acompanhou na tarde desta quinta-feira, 23, a retomada das obras de saneamento básico da Bacia I, na rua Cícera Nogueira do Couto, bairro Barrocas. Os serviços, que haviam sido paralisados por atraso no repasse de verbas federais, foram reiniciados após intervenção do chefe do Executivo local, que em reuniões com a Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades solicitou urgência na liberação dos recursos.

“É uma obra importantíssima, que graças ao empenho da nossa gestão, está sendo retomada, chegando agora a sua segunda etapa. Cada real investido em saneamento básico representa mais saúde para a população. Nos reunimos com a Caixa, Ministério das Cidades, conseguimos a liberação das verbas e a garantia de que não haverá mais atraso”, ressaltou o prefeito Francisco José Júnior.

 

 

Nessa etapa das obras da Bacia I, que contempla além do Barrocas, bairros como o Santo Antônio e Abolições III e IV, estão sendo realizados serviços de recomposição dos paralelos. Na sequência, haverá execução e ligação da rede básica com a Estação Elevatória, beneficiando diretamente a população dessas regiões.

ALCAÇUZ VIVE ROTINA DE FUGAS

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 19h06

Nadjara Martins
repórter

Se mantiver o ritmo de fugas registrado nos últimos 16 dias, em um mês e meio, o Pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz estará esvaziado. Em abril, durante duas fugas, 67 apenados escaparam do presídio utilizando a mesma estrutura: um túnel subterrâneo ligando o pavilhão à parte de trás do presídio. A fuga mais recente – e a maior da história da unidade –  ocorreu na madrugada desta quarta-feira (22), na qual 35 homens deixaram o presídio. Para o Governo do Estado, não há solução à vista para diminuir as evasões. “Não tem o que fazer, porque os presos estão soltos e dispostos a fugir. Não entra ninguém [nos pavilhões]”, afirma o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Edilson França.

 

Em 15 dias, 67 apenados fugiram usando um túnel, que liga o pavilhão 2 e a parte de trás do presídio

 A RELAÇÃO DOS FUGITIVOS.

Rafael Motta e Fátima Bezerra promovem dobradinha potiguar na Frente Parlamentar em Defesa do Livro

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 18h48

 

O deputado federal Rafael Motta (PROS) foi indicado nesta quarta-feira (23) para ser o vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca.

 

 A Frente, que é composta por deputados federais e senadores, é presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT), e foi lançada oficialmente na manhã de hoje, na Câmara dos Deputados. Rafael Motta e Fátima Bezerra vão comandar os trabalhos da Frente e colocam em destaque no Congresso Nacional a atuação da bancada potiguar em prol da educação do Brasil.

 

“A educação é uma das principais bandeiras do nosso mandato. Já sou relator do projeto que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura, e agora como vice-presidente da Frente a nossa missão é implantar mais políticas públicas de incentivo à leitura, pois os índices revelam que a prática da leitura entre os brasileiros ainda é considerada muita baixa. O nosso objetivo é mudar essa realidade”, afirmou o deputado.

 

A senadora Fátima Bezerra garantiu que a finalidade dos parlamentes é trabalhar para a aprovação de  políticas públicas que garantam à população o acesso aos livros e a bibliotecas, o que possibilitará tornar o Brasil um país de leitores.

 

Entre as prioridades da Frente, que teve a adesão de mais de 200 parlamentares, estão acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à preservação, promoção e incentivo da produção literária, de natureza material e imaterial;  promover e fomentar mecanismos de incentivo à prática da leitura; discutir o papel estratégico da biblioteca no acesso à leitura e no processo de desenvolvimento do cidadão; e defender a aprovação de medidas legislativas de interesse das populações, direta ou indiretamente ligadas à área de leitura e à produção de obras literárias.

Câmara Municipal de Mossoró debate sobre o Complexo Viário do Abolição

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 17h45


Audiência Pública, presidida pelo vereador Vingt-un Neto, aconteceu nesta quinta-feira, 23

A Câmara Municipal de Mossoró realizou nesta quinta-feira, 23, Audiência Pública para debater os transtornos causados pelo Complexo Viário do Abolição. A obra vem sendo executada pelo Governo do Estado, tendo começado há cerca de cinco anos.

Durante a audiência, foi colocado em evidência a fiscalização da obra por parte do DNIT, o perigo que o Complexo vem causando à população e os prejuízos causados a economia da cidade.

Na discussão, os edis citaram as mortes ocorridas naqueles trechos nos últimos anos, o erro na execução do projeto, a falta de iluminação e os prejuízos provocados ao comércio situado naquelas localidades em virtude do difícil acesso.

Foi questionado, também: o repasse de 95% da obra, a possibilidade de ser apresentado um cronograma de execução com prazos definidos para o término da obra, além de mobilidade segura para a população.

Usando a Tribuna da Casa, o representante do DNIT, Walter Fernandes, respondeu aos questionamentos. Walter, relatou que de fato houve erro na execução do projeto. Ele, ainda, explicou que todo projeto de engenharia admite adequação de até 25%.

"Primeiramente, esclareço a todos que todo projeto de engenharia por mais aperfeiçoado que seja, admite correção. Essa adequação pode ser de até 25%. E neste projeto houve, sim, erro de execução", disse.

Em seguida, Walter Fernandes, explicou o valor repassado. "O valor que corresponde a 95% repassado pelo DNIT não é o valor da obra, e sim o valor correspondente ao repasse do convênio", explicou

Quanto a permanente insegurança vivida pelos pedestres, Walter assegurou que o projeto não apresenta nenhuma passarela, mas que é possível realizar esta obra.

Foi citado, ainda, algumas não conformidades do projeto. "Cito a sinalização defeituosa, execução de terraplanagem não comprovada, entre outras não conformidades que não são desse governo atual", disse Walter Fernandes.

Ao fim não foi apresentado nenhum cronograma com prazos para a continuidade e término da obra, mas o vereador Vingt-un Neto, que solicitou e presidiu a audiência, assegurou que será elaborada uma ata e, que esta será transformada em documento para ser encaminhada às autoridades municipal, estadual e federal.

 

CMM

Em novo endereço, Centro Geriátrico será inaugurado‏

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 16h40

 

A partir desta sexta-feira, 24 de abril, o Centro Geriátrico Dia Madalena Aires passa a funcionar em novo endereço. A inauguração acontece às 15h, na sede que agora atenderá os idosos na rua Tiradentes, 553, bairro Pereiros. O local proporciona mais comodidade para atendimento ao público, com acomodações mais amplas para o desenvolvimento das atividades.

 

De acordo com Yatamira Carvalho, diretora do equipamento, são desenvolvidas atividades culturais, físicas, reuniões, terapia ocupacional em trabalho com artes, dança, passeios, alfabetização e fisioterapia, este em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Pereiros.

 

O Centro Geriátrico Dia Madalena Aires é um dos equipamentos que integram a Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude. A titular da pasta, Amélia Ciarlini, reconhece a importância do atendimento ao idoso.

 

“Assim como todas as pessoas que são atendidas nos nossos equipamentos, os idosos precisam de atenção especial. O acolhimento é importante para que eles se sintam sempre participantes da sociedade. São senhoras e senhores ativos, com grande contribuição para a nossa cidade até hoje”, comenta a secretária.

 

Vereador vota contra expansão do saneamento no Santo Antônio

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 16h29

O vereador Tomaz Neto votou contra projeto em favor da comunidade. Dessa vez, ele deu voto contrário a permuta de terreno para construção de estação elevatória que irá beneficiar os bairros Santo Antônio, Barrocas, Santa Delmira, Redenção e regiões vizinhas.

 

O projeto estava na casa há mais de um mês e, embora tenha tido tempo de sobra para ler o projeto, achou melhor ficar contra a ação, mesmo sendo fundamental para as famílias daquela região. O saneamento é bandeira defendida por todos porque, além de melhorar a saúde da cidade, valoriza as áreas em seu entorno.

 

Tomaz tem um histórico de posições contraditórias em seu currículo, embora depois queira pousar de herói. Como por exemplo, foi um dos incentivadores da ação que obrigou a retirada dos ambulantes do centro. Depois que a coisa ficou complicada para os trabalhadores, decidiu aparecer como defensor, como se não tivesse nada com isso.

 

Ele e o colega Genivan Vale têm protagonizado algumas dessas inusitadas contradições. Quando estavam fazendo guerra por causa das famílias do Wilson Rosado que foram desabrigadas pela Chesf, se esqueceram de dizer que votaram contra, há alguns anos, a aquisição de terreno para revitalização da favela. A obra atrasou muito por conta disso.

 

Agora, contra a expansão do saneamento, talvez Tomaz queira dizer que agiu pela coerência de sua posição, uma nova maneira de justificar a oposição pela oposição. Mas, pelo seu histórico de gestos contraditórios, não será surpresa se ele voltar a esquecer do que fez e, daqui a pouco, sair com discurso verborrágico defendendo o saneamento de Mossoró. 

 

Por Neto Queiroz

 

Agentes da Polícia Federal do RN prendem criminoso procurado da Hungria‏

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 13h11

 

Agentes da Polícia Federal do Núcleo de Operações realizaram, na manhã desta quinta-feira(23), a prisão do Húngaro procurado pela Interpol ANDRAS LAKATOS, constando ser o mesmo, um dos criminosos mais procurados da HUNGRIA.  Para o Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal,  José Aquino,  tal prisão reafirma o compromisso dos Agentes Federais com a sociedade brasileira e autoridades estrangeiras.

Quem será a musa do Futebol Potiguar 2015?

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 12h53

A Federação Norte-Rio-Grandense De Futebol (FNF) promove o 3° concurso da Musa do Futebol Potiguar da 1ª Divisão de 2015. A ação de marketing coordenada pela 10 Sports e pelo consultor de moda, George Azevedo, oportuniza ao torcedor, votar e escolher a primeira das três finalistas do desfile final. A votação vai até dia 3 de maio de 2015. A vencedora ganhará R$ 3.000,00. O concurso tem o patrocínio da Aquacoco e Sparta Incorporadora.

 

 

A escolha é sua: CLIQUE AQUI E VOTE

"Ficamos desmoralizados com uma fuga dessas", diz ex-diretora de Alcaçuz

JBelmont

23Abr2015

Por Jbelmont às 12h52

A agente penitenciária Dinorá Simas, exonerada hoje (23) da direção do presídio de Alcaçuz, não acredita que sua saída da unidade tenha sido provocada por pressões dos presos ou por falhas no comando da unidade. Para ela, o falado rodízio no comando dos presídios foi a justificativa para sua ida para o comando do presídio provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal.
Adriano Abreu

 

Dinorá Simas não acredita em influência de presos em sua demissãoDinorá Simas não acredita em influência de presos em sua demissão

 

Após a fuga de mais de 60 presos em 16 dias, Dinorá Simas acredita que haverá reforço na segurança de Alcaçuz para que se evite novos casos como o dos dias 6 e 22 de abril, quando fugiram 32 e 35 presos, respectivamente.

"Esse tipo de coisa desmoraliza a gente que trabalha no sistema. Ficamos desmoralizados com uma fuga dessas. Acredito que vamos conseguir enfrentar e superar esse momento. Como estou no sistema prisional, tenho que acreditar em um sistema melhor, seja amanhã, depois ou daqui a dez anos", disse Dinorá Simas.

Alvo de críticas por parte dos presos, que solicitaram sua saída da direção de Alcaçuz durante a onda de rebeliões, Dinorá Simas não acredita que a pressão por parte dos detentos tenha motivado sua exoneração.

"Eu não estava esperando (a exoneração), mas sou servidora pública e me mandaram para outro lugar, então eu vou. Não acredito em pressão de presos porque eu estou indo para outra direção e há a conversa de que haverá o rodízio ´nas direções. Como acharam por bem começar por Alcaçuz, não vejo problema", avaliou.

Dinorá Simas inicia o trabalho no Raimundo Nonato amanhã (24), enquanto o novo diretor de Alcaçuz, Eider Pereira de Brito, assumirá o comando no maior presídio do estado.

 

TN