171ª Morte violenta em Mossoró: Ex presidiario foi morto dentro de casa no Dom Jaime

JBelmont

24Nov2014

Por Jbelmont às 12h21

Um jovem conhecido até o momento como "Eder Henrique" de 26 anos de idade, morador da favela do Tranquilim, foi morto dentro de uma residencia na Rua Manoel Bezerra de Morais, no Dom Jaime Câmara.

 

Segundo informações, o mesmo tinha passagem pela policia e estava em liberdade há poucos dias.A Mulher informou a policia que a vitima entrou em casa e foi seguido por um individuo que atirou quatro vezes nele. Eder morreu no local.

 

Do Câmera

Polícia registra 12 mortes violentas no RN durante o final de semana

JBelmont

24Nov2014

Por Jbelmont às 11h19

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou doze mortes violentas durante o final de semana no Rio Grande do Norte. No sábado (22) ocorreram seis homicídios por arma de fogo e um por faca, além de uma morte por espancamento. Já nesse domingo (23), aconteceram quatro assassinatos (cinco com projéteis e dois com facadas).

 

Em Dix-Sept Rosado, na zona Oeste de Natal, às 6h30 do sábado, um homem de cerca de 30 anos foi encontrado morto com diversas marcas de tiros no corpo. A vítima não possuía documentos de identificação, no entanto, segundo a Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), ele era conhecido na região como Carneiro. Diligências foram realizadas, mas, ninguém foi preso. A Polícia Civil iniciou investigação.

 

   


Humberto Sales
O homem não possuía documentos de identificação e nenhum parente apareceu para identificar o corpo, que foi encaminhado para o Itep

 

Na cidade de Mossoró, região Oeste, uma criança de oito anos morreu após ser alvejada por um projétil de arma de fogo. Segundo o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, Alzibá Ferreira, Samara Vicente Portes estava brincando na calçada quando foi vítima do disparo. Ela foi socorrida e encaminhada para Unidade Pronto Atendimento de Santo Antônio, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

 

O alvo dos disparos era uma rapaz de 20 anos, identificado como Antônio Francisco Targino de Oliveira, que levou cinco tiros e morreu no local. A vítima era conhecida na região como “Toinho da Bolsa” e, segundo o comandante do 2º Batalhão da PM, era suspeito por homicídio e tinha passagem pela polícia. O rapaz estava na sua casa quando dois homens em um moto chegaram no local e atiraram contra a vítima que conseguiu correr para rua, mas não conseguiu escapar. Nesse momento, uma das balas disparadas, atingiu a menina que brincava na calçada.

 

Além destes crimes, a Polícia investiga outros quatro assassinatos ocorridos no sábado - um em Arês, no Litoral Sul, um em Mossoró, no Oeste Potiguar, e outros três na capital potiguar. Um espancamento também ocorreu em Parnamirim, na Grande Natal.

 

No domingo (25), Erivan Quirino da Silva, de 18 anos, foi assassinado a tiros enquanto trafegava na rua Amazonas, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Crime parecidos ocorreram em Assu, no Oeste Potiguar, e no município de Coronel João Pessoa, no Alto Oeste, com os homicídios de André Raul de Lima Ramalho e José Aldeci Soares, respectivamente. Na capital potiguar, um homem não identificado foi morto a tiros na rua Nova, no bairro de Mãe Luiza. O caso será investigado pela Delegacia Especializa em Homicídios (Dehom).

 

Os corpos das vítimas foram encaminhados para as sedes do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN).

 

TN

 

Bandidos explodem caixa eletrônico em Santa Maria

JBelmont

24Nov2014

Por Jbelmont às 11h13

O interior do Rio Grande do Norte segue muito frágil quanto à segurança das agências bancárias. Mais uma vez, como de costume na madrugada, bandidos explodiram nesta segunda-feira (24), um caixa eletrônico no município de Santa Maria, na região Agreste, situado a 57 km de Natal.

 

De acordo com a PM, os marginais usaram dinamite para detonar o terminal. Não se sabe se o dinheiro foi levado. Detalhes da ação criminosa, desde quantos homens eram e como fugiram ainda estão sendo apurados. Apesar de diligências na região, a provável quadrilha fugiu com destino ignorado.



Vaqueiro é executado a tiros de doze e pistola perto de Janduis

JBelmont

23Nov2014

Por Jbelmont às 20h54

O vaqueiro Leonardo Régis da Silva Santos, conhecido por Bandeirante (foto) de 27 anos, foi morto a tiros por volta das 14h deste domingo,23, entre as cidades de Janduis e Campo Grande, no médio Oeste do Rio Grande do Norte.

As primeiras informações são de que a vítima se dirigia da cidade de Janduis para sua casa no Sítio Monte Alegre, onde fazia serviços na Fazenda Veras, quando teria sido abordado por ocupantes de um veículo branco e terminado executado com tiros de doze e pistola.

No local havia indícios de que os assassinos estavam de tocaia.

Bandeirante era aposentado por sofrer de esquizofrenia.

A Policia Militar esteve no local, isolou a área onde se encontrava o corpo e acionou a Policia Civil, a quem compete investigar o que aconteceu. Por sua vez, a Policia Civil acionou o Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP) para remover o corpo para exames em sua sede em Mossoró.

 

DeFato.com

Com chuva e sufoco, Cruzeiro vence Goiás e é campeão brasileiro de 2014

JBelmont

23Nov2014

Por Jbelmont às 19h41

 

Foi mais sofrido do que a torcida poderia imaginar. Mas o Cruzeiro conquistou neste domingo o título do Campeonato Brasileiro 2014 com duas rodadas de antecedência. Com o gramado encharcado por causa da chuva, o time celeste derrotou o Goiás por 2 a 1 e pôde comemorar diante de mais de 50 mil torcedores o quarto título brasileiro, o segundo de forma consecutiva.

 

A partida foi difícil para o Cruzeiro, que saiu na frente e sofreu o empate, mas conseguiu virar na etapa final. Com gols de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, o time celeste foi a 76 pontos, manteve os sete de diferença para o São Paulo e não pode mais ser alcançado pelo time paulista, segundo colocado. Nas rodadas finais, enfrenta Chapecoense e Fluminense apenas para cumprir tabela.

 

A confirmação do título neste domingo dá mais tranquilidade para o Cruzeiro se dedicar apenas à final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra o rival Atlético-MG, no Mineirão. Depois de ter sido derrotado no jogo de ida por 2 a 0, o time celeste terá de vencer por três gols de diferença ou devolver o placar e levar a decisão para os pênaltis.  

 

O Goiás permaneceu com 44 pontos e caiu para o 13º lugar. O time goiano ainda precisa pontuar nas rodadas finais, contra Atlético-PR e Chapecoense, para não correr risco de rebaixamento no final da competição.

 

Fases do jogo: Mesmo com o gramado pesado, o Cruzeiro conseguiu se impor no início da partida, pressionou o adversário e abriu o placar aos 12min. Mayke desceu em velocidade pela direita e cruzou para a área. Ricardo Goulart desviou de cabeça e mandou a bola no canto direito de Renan. Apesar do apoio da torcida, o time celeste foi surpreendido pelo Goiás, que empatou aos 22min. Depois de uma cobrança de falta, a zaga mineira não cortou e a bola sobrou para Samuel, que chutou no canto superior esquerdo de Fábio.  

 

O Cruzeiro voltou a encontrar dificuldade no segundo tempo. Apesar da pressão dos donos da casa, o Goiás explorava os contra-ataques e chegava com perigo. O time celeste, então, acionou novamente uma de suas principais armas: a bola área. Willian fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Everton Ribeiro, que cabeceou para colocar a equipe mineira à frente novamente.

O final da partida foi dramático para o Cruzeiro, que sofreu forte pressão do Goiás. O goleiro Fábio voltou a fazer a diferença e assegurou o título celeste com defesas precisas.

 

Uol

 

Placar

Internacional-RS 2x1Atlético-MG
Bahia-BA 1X2 Atlético-PR
Flamengo-RJ 1x1 Criciúma-SC
Sport-PE 2x2 Fluminense-RJ
Santos-SP 0x1 São Paulo-SP
Cruzeiro-MG 2x1 Goiás-GO
Figueirense-SC 2x0 Vitória-BA
Corinthians-SP 1x0 Grêmio-RS
Coritiba-PR 2x0 Palmeiras-SP
Chapecoense-SC 2x0 Botafogo-RJ


Classificação

1º Cruzeiro-MG 76
2º São Paulo-SP 69
3º Corinthians 63                          
4º Internacional 63
5º Atlético-MG 61
6º Grêmio-RS 60
7º Fluminense-RJ 58
8º Atlético-PR 50
9º Flamengo-RJ 48
10º Sport-PE 48
11º Santos-SP 47
12º Figueirense-SC 46
13º Goiás-GO 44
14º Chapecoense - 42
15º Coritiba - PR 41 
16º Palmeiras - SP 39 
17º Vitória BA 38 35
18º Bahia-BA 34 36
19º Botafogo-RJ 33  
20º Criciúma-SC 31 

Três crianças foram vítimas de bala perdida neste fim de semana

JBelmont

23Nov2014

Por Jbelmont às 16h47

Três crianças foram vítimas de bala perdida neste fim de semana, no Rio Grande do Norte. O último caso aconteceu na cidade de Mossoró, região Oeste, onde uma criança de oito anos morreu.

Segundo o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, Alzibá Ferreira, a criança estava brincando na calçada quando foi vítima do disparo. Ela foi socorrida e encaminhada para Unidade Pronto Atendimento de Santo Antônio, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O alvo dos disparos era uma rapaz de 20 anos, identificado como Antônio Francisco Targino de Oliveira, que levou cinco tiros e morreu no local. A vítima era conhecida na região como “Toinho da Bolsa” e, segundo o comandante do 2º Batalhão da PM, era suspeito por homicídio e tinha passagem pela polícia. O rapaz estava na sua casa quando dois homens em um moto chegaram no local e atiraram contra a vítima que conseguiu correr para rua, mas não conseguiu escapar. Nesse momento, uma das balas disparadas, atingiu a menina que brincava na calçada. Nenhum suspeito foi preso e investigação será feita pela Polícia Civil de Mossoró.

Outros casos
Na última sexta-feira (21), mais duas crianças foram vítimas de bala perdida no RN: uma em Caicó e outra em Natal. Em Caicó a vítima foi uma menina de seis anos que levou um tiro na cabeça. Ela foi socorrida e se recupera do ferimento.

A outra vítima foi uma criança de um ano e cinco meses que foi baleada dentro de ônibus da linha Via Sul que faz o trajeto Serrambi/Santa Catarina, na Av. Bernado Vieira. A criança estava acompanhada da mãe que também foi atingida pelos disparos. Segundo a Polícia Militar, os disparos foram motivados por rixa entre torcida. A criança foi encaminhada para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, passou por cirurgia e se recupera bem. A mãe foi atingida no braço e já teve alta.

 

TN

Relembrando o Tarde Sertaneja da Rádio Cabugi

JBelmont

23Nov2014

Por Jbelmont às 13h09

PUPUCA

CLIQUE AQUI

Rosalba deixa um cargo que Robinson não poderá demitir

JBelmont

23Nov2014

Por Jbelmont às 00h00

 

A atual governadora do estado, Rosalba Ciarlini, deixará apenas um cargo que o seu sucessor, Robinson Faria, não poderá demitir. Ela encaminhará à Assembleia Legislativa a nomeação da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, para diretora da Agência Reguladora de Serviços do Rio Grande do Norte.


O cargo é ocupado por mandato de quatro anos, mas não pode ser destituído pelo próximo governador. A ARSEP tem função de regular o setor elétrico no estado, decidindo administrativa sobre os pedidos de revisão de tarifas de serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados.

 

Robson Pires

Idosa cadeirante que foi jogada no chão e chutada durante assalto morre no hospital em Parnamirim

JBelmont

23Nov2014

Por Jbelmont às 00h00


A idosa de 79 anos de idade que foi jogada no chão e chutada durante um assalto no último dia 10, no município de São José de Mipibu, morreu no hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Alaíde Ferreira Neves da Silva foi espancada após os bandidos só terem encontrado cerca de R$ 30 em sua residência. A sua morte foi confirmada pelo delegado de São José, Elói Xavier.

Relembre

Uma idosa cadeirante, foi vítima de dois bandidos na manhã da última segunda feira na comunidade do Mendes zona rural de São José de Mipibu. A família da idosa informou que os bandidos entraram na residência a procura de um suposto dinheiro

Sábado violento com duas mortes em Mossoró e uma em Assu

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 23h47

Duas pessoas foram mortas com disparos de arma de fogo na noite deste sabado 22 de Novembro de 2014, na favela do fio no Bairro Abolição IV em Mossoró Rio Grande do Norte. Já são 170 assassinatos sá este ano, Antonio Francisco Targino de Oliveira "Toinho da bolsa" 20 anos de idade, foi alvejado com varios disparos de arma de fogo e veio a obito no local.

Uma criança de 8 anos de idade que brincava na calçada de uma residência tambem foi alvejada a mesma foi socorrida para Unidade de Pronto atendimento do Bairro Santo Antônio, mas não resistiu aos ferrimento e veio a obito naquela unidade hospitlar.

Segundo informações, individuos em uma motocicleta, chegaram na residência que o mesmo estava e efetuaram varios disparos, Antonio ainda tentou correu mais foi alcançado e morto. Segundo informações de populares Toinho da Bolsa ja tinha passagem pela policia acusado de alguns homicidios no Bairro.

ASSU

Um crime de homicídio foi registrado na noite de sábado 22 de Novembro de 2014, na localidade conhecida como Vila de Mozart, rua Coronel Antônio Freire, bairro Dom Elizeu, em Assu Rio Grande do Norte.

Segundo informações, um homem identificado como André, foi morto com cerca de cinco disparos de arma de fogo, todos na região da cabeça.

 

DO CÂMERA

Mega-Sena recorde sai para apostas no Rio e em Cianorte, no Paraná.

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 20h18

O sorteio do concurso número 1.655 da Mega-Sena foi realizado neste sábado (22), às 20h, na cidade de Macatuba (SP). O prêmio teve um valor recorde em concursos regulares de 135 milhões de reais para quem acertar os seis números sorteados.

Confira as dezenas sorteadas:

07 - 24 - 28 - 46 - 53- 56

Segundo a Caixa, se prêmio for aplicado na poupança poderá ter um rendimento deR$ 822 mil por mês, o que equivale a R$ 27,4 mil por dia. Também é possível adquirir 38 imóveis no valor de R$ 3,5 milhões cada ou 900 carros de luxo.

 

FAIXAS GANHADORES PRÊMIO 

Sena 2 ganhadores R$ 67.657.559,48
Quina 704 ganhadores R$ 16.384,73
Quadra 39.616 ganhadores R$ 415,95

Supremo revoga viagem de Zé Dirceu. Petista terá de voltar a Brasília

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 19h35

 

O ex-ministro José Dirceu, que está em São Paulo e terá de retornar a Brasília

Justiça do DF havia autorizado o mensaleiro a passar 2 semanas em SP

Ministério Público havia se posicionado contra a autorização

Ministro Roberto Barroso, do STF, suspendeu benefício neste sábado

Atualização: Delúbio Soares também tem sua viagem proibida

 

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu na manhã deste sábado (22.nov.2014) decisão que havia autorizado o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a viajar para São Paulo neste mês. Num despacho de apenas dois parágrafos, Barroso afirma que apesar do parecer contrário do Ministério Público, a Vara das Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema) do Distrito Federal concordou que Dirceu ficasse em São Paulo no período de 18 de novembro a 2 de dezembro para cuidar de assuntos administrativos de seu escritório.

 

O ex-ministro já está em São Paulo. Assim que for notificado –com “urgência”, como pede o STF– ele terá de retornar a Brasília.

 

Condenado a 7 anos e 11 meses de prisão no regime semiaberto pelo envolvimento com o esquema do mensalão, o petista José Dirceu ficou 354 dias na cadeia. Desde julho, ele apenas dormia na penitenciária. Durante o dia, tinha autorização para trabalhar em um escritório de advocacia. No início deste mês, Dirceu teve reconhecido o direito a progredir para o regime aberto que, em Brasília, é cumprido em prisão domiciliar –precisa ficar dentro de casa das 21h às 5h da manhã.

 

No despacho assinado há pouco neste sábado, Barroso, que é o atual relator do processo do mensalão, afirma que ficou sabendo pelo site do Tribunal de Justiça a respeito da decisão que autorizou a viagem do ex-ministro para São Paulo. “Não houve qualquer comunicação formal a esta relatoria acerca da matéria”, escreveu.

 

O ministro do STF concluiu a decisão pedindo informações à Vepema “com a máxima urgência”. Conforme determinação dele, a autorização deverá ficar suspensa até deliberação do Supremo.

 

No último dia 17.nov.2014, o juiz Nelson Ferreira Junior, da Vepema no Distrito Federal, tinha autorizado a viagem de Dirceu a São Paulo. Conforme o magistrado, o pedido merecia “parcial deferimento”, apesar do parecer contrário do Ministério Público. “Isso, porque este juízo impôs ao apenado a condição de, no prazo de 3 meses, comprovar que exerce trabalho honesto”, afirmou.

 

Para o juiz, a defesa demonstrou a pertinência e a necessidade do deslocamento de Dirceu para São Paulo, onde está sediada a empresa do ex-ministro. “Tenho como suficientemente motivado e justificado o pedido de viagem do apenado, por ser de conhecimento público o seu desligamento do anterior emprego, mostrando-se necessária a sua ida a São Paulo/SP para tratar de assuntos administrativos da empresa por ele constituída, ou seja, trata-se de viagem a trabalho”, disse.

 

Os advogados de Dirceu também tinham pedido autorização para que o ex-ministro viajasse a Passa Quatro, em Minas Gerais, no período das festas de final de semana. Na cidade mineira vivem a mãe e irmãos de Dirceu. No entanto, o juiz ainda não havia autorizado a viagem para o Natal e o Réveillon.

 

José Luís Oliveira Lima, advogado de José Dirceu, foi consultado pelo Blog e deu a seguintedeclaração: “Causou estranheza a decisão do ministro Barroso por dois motivos. Em primeiro lugar, porque não ocorreu em recurso do Ministério Público à decisão do juiz da Vepema. Em segundo lugar, o próprio ministro Barroso havia declinado da competência do processo da AP 470, conferindo ao juiz da Vepema o poder para tomar decisões mais corriqueiras. E, no caso específico do meu cliente, o que causa estranheza é que o ministro Barroso mudou sua orientação''.

 

Delúbio Soares
No final deste sábado (22.nov.2014), o ministro Luís Roberto Barroso também assinou um despacho cancelando uma autorização da Justiça do Distrito Federal que havia dado sinal verde para o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares viajar a Goiânia e a São Paulo.

Delúbio, assim como José Dirceu, cumpre sua pena em regime aberto, em Brasília.

 

A decisão de Barroso foi na mesma linha da que já havia sido divulgada mais cedo sobre José Dirceu.

O ministro do STF, segundo apurou o Blog, havia a Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Distrito Federal a tomar decisões mais simples no caso envolvendo condenados no processo do mensalão. Mas Barroso esperava ser comunicado a respeito de cada ato –por ser o relator do caso no STF.

 

Delúbio estava se preparando para ficar fora de Brasília no período de 24 a 29 de novembro e de 1º a 18 de dezembro. No pedido ao juiz, o petista disse que teria de cumprir compromissos como assessor da direção da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Atualização: este post foi atualizado às 20h15 de sábado (22.nov.2014

 

UOL POLÍTICA

Bactéria fecha UTI neonatal do Hospital da Mulher Maria Parteira Correia de Mossoró

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 18h37

 

Edinaldo Moreno/Da redação

A UTI Neo Natal do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia está fechada devido a presença de uma bactéria resistente. O diretor da unidade hospitalar confirmou à reportagem do De Fato.com que os trabalhos de desinfecção deverão ser finalizados ainda neste sábado.

 

Segundo ele, a UTI deverá ser liberada dentre 48 horas e que o problema foi resolvido. “Entre hoje (sábado) e amanhã (domingo) ele deverá está totalmente liberada. O trabalho de desinfecção está ocorrendo e a expectativa é que ela termine ainda hoje”, disse Inavan Lopes.

 

Perguntado sobre o que tinha provocado a contaminação da UTI Inavan explicou que ainda não sabe. O diretor ressaltou que a unidade recebe muitas crianças de outros locais e não tem como definir como está bactéria se instalou por lá. “Não temos ainda como dizer onde foi o foco inicial. O Hospital da Mulher recebe muitas crianças de outras unidades hospitalares”.

 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Mossoró (OAB Mossoró), Ocivaldo de Sá Leitão, informou que o órgão está averiguando a situação e vai adotar medidas necessárias para solucionar o problema no Hospital da Mulher, como também no Hospital Regional Tarcísio Maia. Ele ainda explica que a comissão vem acompanhando desde o início o caos na saúde no município

 

As crianças foram transferidas para um outro local da unidade. Inavan Lopes confirmou que 6 crianças estão internadas.

 

Morre Seu Lunga, sucateiro que se tornou um personagem folclórico

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 18h21

 

O sucateiro que se tornou um personagem da cultura popular nordestina, Joaquim Santos Rodrigues, conhecido como “Seu Lunga”, morreu hoje pela manhã, por volta de 9h30, aos 87 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. Ele estava internado no hospital São Vicente, em Barbalha. Seu Lunga morava com a esposa Carmelita Rodrigues Camilo e foi desse matrimônio que nasceram 13 filhos.

Biografia

Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá no município de Caririaçu, e viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Recebeu um apelido por uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga. Com 16 anos de idade foi morar no município de Juazeiro do Norte. Casou em 1951 e tornou-se pai de treze filhos. Lunga era dono de uma sucata em Juazeiro do Norte que vendia de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas.

Processo

Em 2011, Seu Lunga venceu um processo contra o cordelista Abrahão Batista, que utilizava o apelido do sucateiro em suas publicações. “Eu não desejo nenhuma indenização. Quero somente que ele deixe de escrever mentiras em meu nome”, disse, à época, ao Diário do Nordeste. Abrahão publicou o cordel com o título “As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo”, que narra frases e respostas atribuídas ao comerciante.

JH

Inframérica pedirá revisão dos contratos dos aeroportos de Brasília e de São Gonçalo

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 18h19

A crise financeira enfrentada pela Inframérica, consórcio que administra os aeroportos de Brasília (DF) e de São Gonçalo do Amarante (RN), chegou à necessidade de a empresa decidir requerer à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um reequilíbrio econômico-financeiro referente aos dois contratos de concessões. Com os contratos revisados, a Inframérica poderá adquirir alguns benefícios para conseguir oferecer todos os serviços exigidos.

 

A intenção do consórcio junto à Anac foi revelada pelo Valor Econômico, no dia 20 de novembro. Na reportagem, o jornal cita que, se o pedido for aprovado, a vigência de ambas as concessões pode ser estendida ou o pagamento anual de outorga ser reduzido. Outra possibilidade seria o aumento das tarifas cobradas de passageiros e de companhias aéreas.

 

Essa última situação é menos provável que ocorra com relação ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Como nem todas as instalações do terminal foram entregues em conformidade com as exigências contratuais, a Inframérica não pode cobrar tarifa dos passageiros. Só essa condição gera uma perda de aproximadamente R$ 2 milhões por mês à concessionária.

 

As concessões por parte do Governo Federal tem como objetivo ampliar e aperfeiçoar a infraestrutura aeroportuária brasileira, promovendo melhorias no atendimento aos usuários do transporte aéreo no país. Os níveis de qualidade dos serviços determinados para esses aeroportos, baseados em padrões internacionais, constam em todos os contratos que são assinados e são rigorosamente cobrados pelo governo.

 

Alysson Paolinelli, presidente da Inframérica, confirmou ao Valor que o pedido de reequilíbrio será feito em ambas as concessões. “Nada foi apresentado até agora porque, no entender da empresa, são pequenas violações contratuais que não justificam a abertura de um processo isolado para cada contestação”, destaca a reportagem.

 

No pedido de reequilíbrio econômico-financeiro, a Inframérica deverá argumentar que o poder público não cumpriu integralmente  suas obrigações. Os questionamentos feitos pela concessionária vão abranger, por exemplo, aspectos do licenciamento ambiental e mudanças introduzidas pela própria Anac na aplicação de taxas aeroportuárias.

 

Outro ponto é o estado no qual foram repassados os ativos da Infraero. Para colocar toda a operação em ordem, teriam sido necessários mais investimentos do que havia sido previsto.

 

Portal JH

Previdência paga segunda parcela do 13º salário a partir da próxima segunda-feira (24)

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 10h42

Os depósitos da segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começam na próxima segunda-feira (24) juntamente com o pagamento da folha de novembro que segue até o dia 5 de dezembro. No total, 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina.

Mega-Sena sorteia R$ 135 mi neste sábado

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 10h37

O sorteio do concurso 1.655 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (22), pode pagar R$ 135 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas – este é o maior prêmio da história dos concursos regulares. O sorteio será realizado em Macatuba (SP), a partir das 20h (horário de Brasília).


De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com este valor, o ganhador poderá comprar 38 imóveis de R$ 3,5 milhão cada, ou ainda uma frota de 900 carros de luxo. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 135 milhões na poupança, poderá se aposentar com uma renda de de R$ 820 mil por mês, o equivalente a R$ 27 mil por dia.

 

Barusco confessa ter recebido propina de holandesa

JBelmont

22Nov2014

Por Jbelmont às 09h10

O ex-gerente da diretoria de Serviços da Petrobras Pedro Barusco confessou ter recebido US$ 22 milhões em propina da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga navios-plataforma. Segundo o jornal O Globo, Barusco também admitiu, em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, que recebeu cerca de US$ 100 milhões em propina para fechar negócios entre grandes empresas com a estatal desde 1996, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

 

No acordo que fez para delatar o esquema, o ex-gerente se comprometeu a entregar aos cofres públicos todo esse valor, algo em torno de R$ 253 milhões, considerado o maior volume de dinheiro a ser devolvido a partir de uma investigação criminal no país, mostra a reportagem de Jailton de Carvalho. Barusco contou que conseguiu acumular fortuna maior do que outros diretores envolvidos no esquema porque recebeu propina por quase duas décadas – mais tempo que seus colegas.

 

O ex-gerente se aposentou na Petrobras em 2010 e atuou, em seguida, como diretor de Operações da Sete Brasil, empresa que tem contrato de US$ 80 bilhões com a estatal. Na Petrobras, ele era o braço direito do ex-diretor de Serviços Renato Duque, apontado pelos investigadores como principal operador do PT no esquema.

 

A suspeita de pagamentode propina para o aluguel de navios-plataforma foi o primeiro item a embasar o pedido de instalação da CPI mista da Petrobras. A denúncia foi feita por um ex-funcionário da empresa holandesa SBM Offshore ao Ministério Público da Holanda. Ele afirma que a SBM pagou o equivalente a cerca de R$ 280 milhões em propina para fechar negócios relacionados ao aluguel de navios-plataforma.

 

Segundo o ex-funcionário da empresa holandesa, a SBM Offshore pagou US$ 139 milhões para funcionários da Petrobras e intermediários entre 2005 e 2011. Em troca, os holandeses cobravam o fechamento de contratos com a estatal brasileira. De acordo com a denúncia, a propina equivalia a 3% dos valores dos contratos e era dividida da seguinte maneira: 1% ia para o representante comercial da SBM no Brasil e 2% para funcionários da Petrobras.

 

UOL

Juiz da Lava Jato determina prisão preventiva do lobista Fernando Baiano

JBelmont

21Nov2014

Por Jbelmont às 22h22

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta sexta-feira (21) a prisão preventiva --por tempo indeterminado-- do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, preso na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Baiano está preso na Superintendência da PF, em Curitiba, mas cumpre prisão temporária de cinco dias, prazo que venceria no sábado (22).

Na decisão, Moro disse que há provas de que Soares recebeu "valores milionários em contas no exterior", que ainda estão em segredo para a Justiça. Segundo o juiz, colocá-lo em liberdade pode atrapalhar as investigações.

"Fernando Soares também recebeu valores milionários em contas no exterior, ainda mantidas em segredo em relação a este Juízo e às demais autoridades públicas, com o que o risco à aplicação da lei penal é claro e imediato, podendo o investigado furtar-se à Justiça, e ainda com o produto de sua atividade. Não sendo este o caso, poderá o investigado juntar os extratos de suas contas no exterior, cuja existência, ademais, já reconheceu parcialmente", disse Moro.

Em depoimento prestado hoje à Polícia Federal, Baiano negou ter relações com o PMDB, segundo seu advogado. Em depoimento de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse que o investigado arrecadava propina para o PMDB, por meio de contratos com a Petrobras.

 

Decote de Claudia Leitte chama mais atenção do que candidatos no 'The Voice'

JBelmont

21Nov2014

Por Jbelmont às 22h13

 

A cantora e técnica Claudia Leitte abusou do decote no episódio de "The Voice Brasil" desta quinta-feira (20). Com uma blusa que mostrava até o umbigo e deixava as costas inteiras de fora, não havia como não reparar.

"A proposito, você está muito bonita hoje, Claudia Leitte", fez questão de pontuar o apresentador Thiago Leifert. "Excelente", continuou.

 

Claudia Leitte. Foto: Reprodução