Entenda por qual motivo os cães lambem tanto as pessoas

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 23h21

 

A maioria das pessoas pensa que um cachorro lambe pra demonstrar afeto, carinho e amor pelo seu dono. E as pessoas estão certas! Na maioria das vezes, é exatamente isso que acontece.

 

Na matilha, o cão ou o lobo lambe os animais que gosta. Quando os cães foram domesticados, eles trouxeram esse tipo de instinto de sua vida selvagem e transferiram esse comportamento aos seus companheiros humanos – nós!

 

Além de afeto, a lambida pode ser sinal também de referência/submissão. O especialista em comportamento animal Alexandre Rossi afirma que “lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão” e completa: “o filhote lambe o queixo da mãe para que ela regurgite comida depois de caçar”. O cachorro adulto faz o mesmo com seu dono. Esse gesto é um sinal de que ele vê você como líder, chefe, “mãe” ou “pai”.

 

A língua dos cães serve pra várias coisas. Você já ouviu falar que os cães transpiram pela língua. Ela é responsável por refrescar os cães quando eles estão com calor e/ou cansados.

 

A lambida também auxilia na captação de sinais de outros animais, como o ato de lamber xixi na rua. Seu cachorro não é sujo, ele só está conferindo que esteve naquela região.

 

180 Graus 

Pela primeira vez, Dilma não vai se pronunciar na TV no Dia do Trabalho

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 23h04

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou nesta segunda-feira (27) que a presidente Dilma Rousseff – pela primeira vez desde que assumiu a Presidência da República, em 2011 – não fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV em 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Dilma se manifestará por meio das redes sociais, informou o ministro, que nesta segunda participou com a presidente da reunião da coordenação política do governo, grupo formado pelos ministros mais próximos e que se reúne semanalmente para avaliar o cenário político e traçar estratégias.

“Nós optamos, por meio de uma decisão coletiva, de toda a coordenação política – coletiva e unânime –, que ela [Dilma] deveria valorizar as redes sociais e dialogar com a sociedade brasileira por meio das redes sociais”, disse Edinho Silva.

Santistas esgotam ingressos para final contra o Palmeiras, na Vila Belmiro

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 22h50

Os ingressos destinados à torcida do Santos para o clássico deste domingo, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, às 16h, estão esgotados. Agora, restam apenas algumas entradas para torcedores do Verdão, que estarão à venda nas bilheterias do estádio a partir desta quinta-feira. A partida decidirá o título do Campeonato Paulista de 2015.

 

A comercialização dos ingressos começou no último domingo. Os sócios das categorias diamante, ouro e prata tiveram preferência na compra, pela internet. Nesta segunda-feira, os demais associados também tiveram direito tentar adquirir as entradas. 

 

A torcida visitante poderá comprar ingressos a partir desta quinta, na bilheteria próxima ao portão 21 da Vila Belmiro (na Rua José de Alencar). Cerca de 1.300 lugares de arquibancada (R$ 210) e cadeiras cobertas (R$ 300) serão destinados aos palmeirenses na decisão. 

 

O Verdão venceu o primeiro duelo da decisão por 1 a 0, na Arena Palmeiras. Para reverter o placar adverso, o Santos precisa fazer dois gols de diferença. Em caso de vitória simples (um gol), os donos da casa levam a final para os pênaltis.

Aula de zumba é um dos atrativos do Meu Bairro Melhor

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 22h47

 

A Praça Antônio Reis, localizada no bairro Santa Delmira, recebeu nesta segunda-feira, 27, diversas ações do Projeto Meu Bairro Melhor. Entre as muitas atividades gratuitas realizadas no local, foram realizadas as atividades físicas. Uma equipe da Secretaria de Esporte e Lazer proporcionou momentos de diversão e saúde com a aula de zumba, vôlei e caminhada orientada. 

 

Assim como acontece no Viva a Rio Branco, a zumba despertou a atenção dos moradores do bairro e quando a música começou a tocar, homens e mulheres de várias idades se renderam à modalidade e participaram da aula. Os mais tímidos ficaram olhando e comentando a boa iniciativa da Prefeitura em proporcionar tantos benefícios à população sem ela precisar se deslocar para muito longe.

 

Os moradores do Santa Delmira podem se organizar para participar da programação do Meu Bairro Melhor. Durante os próximos dez dias, o bairro vai receber ações de cidadania, saúde, segurança, mobilidade e esporte. Conforme o calendário da Secretaria de Esporte e Lazer, nos dias de segunda, terça e quinta as aulas serão de jump. Já nos dias de quarta e sexta-feira, as aulas serão de zumba.

 

Além da Praça Antônio Reis, outras praças do bairro serão beneficiadas com a caravana do esporte. “Vamos levar o esporte para diversos pontos do bairro e incentivar as pessoas a praticarem esporte. Esse modelo que está sendo adotado no Projeto Meu Bairro Melhor é semelhante ao que fazemos no Viva a Rio Branco. Os moradores do bairro só têm a ganhar com essas atividades bem perto deles”, destaca Naelson Araújo, gerente de planejamento e finanças da Secretaria de Esporte e Lazer. 

Final do Estadual será no sábado

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 22h45

A FNF em comum acordo com ABC e América definiu que a grande final do Estadual, será realizada no sábado, dia 02 de maio às 16:00 no estádio Frasqueirão. Na quarta-feira, o primeiro confronto na Arena das Dunas, 19:45.

 

Para quarta-feira, foi sorteado e escalado o árbitro paraense, da FIFA, Dewson Fernando Freitas da Silva, tendo como assistentes  os potiguares Ubiratan Bruno Viana e Francisco Jailson da Silva, ambos do quadro da CBF. Será o último clássico de Ubiratan Bruno Viana, que pela idade encerra as atividades este ano e o primeiro de Francisco Jailson.

Site FNF

Governador anuncia promoção de 1.232 praças

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 22h29

 

O governador Robinson Faria anunciou a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros nesta primeira etapa, quantidade acima do que determina a Lei de Promoção de Praças. O anúncio foi feito durante reunião com associações ligadas à categoria, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na governadoria.


“Nenhum governo fez uma promoção destas até hoje. Foi preciso um estudo aprofundado, um aporte financeiro, para chegarmos ao anúncio deste número. É mais um cumprimento de um compromisso do nosso governo”, destacou o governador, acrescentando que demanda de promoções reprimidas é uma distorção de mais de 20 anos que será equacionada em quatro de seu governo.


Além de anunciar a promoção, que deve ser publicada até o próximo 22 de maio, o governador determinou que um cronograma com as próximas promoções de praças e oficiais seja elaborado e divulgado até a segunda-feira, 4 de maio, o que ficará cargo da secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite.


Na próxima semana – ainda sem agenda definida –, será realizada uma nova reunião para tratar também da promoção dos oficiais militares e bombeiros.



Foto: Ivanízio Ramos

Cresce o número de casos de dengue no RN

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 18h06

Continua a epidemia de dengue no Rio Grande do Norte e os números de notificações cresce. De acordo com dados divulgados nesta segunda (27) pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde (Sesap), a dengue já chegou neste ano a um total de 84,4% dos municípios do estado, o que corresponde a um aumento  de 28,18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Até o momento, são 141 municípios com incidência da doença. São 13.002 casos notificados como suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento, em relação ao mesmo período de 2014, de 287,08%. Do total dessas notificações, 1.434 casos foram confirmados. Os novos números são referentes à semana epidemiológica nº 15, com dados coletados até o dia 18 de abril.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (3.194), Parnamirim (701), Currais Novos (562), Mossoró (549) e Santa Cruz (409). Quanto à incidência em dengue, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa.

 

Abelhinha

Agentes da PF emitem nota e programam manifestação nesta quarta-feira em Natal e Mossoró

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 15h31

 

Na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, às 11h30, em Natal e Mossoró, simultaneamente, os Agentes da Polícia Federal estarão fazendo uma manifestação em frente a Superintendência da PF, em Natal, e em frente a Delegacia da PF em Mossoró, tendo como pauta a PEC 412 e o sentimento de repúdio que esclarece através da nota abaixo:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO A IMPRENSA

Em virtude das diversas matérias publicadas na imprensa nacional envolvendo um possível favorecimento a políticos investigados na Operação Lava Jato em troca da aprovação de projetos de lei que beneficiariam integrantes da Polícia Federal, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte vem a público esclarecer que:

 

1 – No período das eleições presidenciais do ano passado, foi veiculada matéria no jornal Folha de São Paulo em que o Deputado Federal, e também Delegado de Polícia Federal, Fernando Francischini teria afirmado que “O governo teve que editar uma MP (medida provisória) ontem à noite porque sabia que hoje ia ser uma pancadaria. Botamos o governo de joelho”. Tal afirmação se refere à edição da medida provisória n.º 657/2014.

 

2 – A Medida provisória n.º 657/2014, aprovada em tempo recorde na véspera da última eleição presidencial, beneficia única e exclusivamente os delegados da polícia federal.

 

3 – Todos os demais cargos da carreira policial federal (Agentes, Escrivães, Papiloscopistas e Peritos) se manifestaram contra a aprovação da referida medida provisória.

 

4 – O delegado de polícia federal Marcos Leôncio, citado na coluna Radar da revista Veja, por ter, segundo a publicação, procurado políticos investigados na Operação Lava Jato para dizer que os delegados eram contrários a abertura de inquéritos para investigar vários parlamentares citados na Operação Lava Jato, é presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, que representa única e exclusivamente os delegados da polícia federal.

 

5 – O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte se posiciona a favor do Ministério Público Federal no pedido de interrupção das oitivas dos investigados da Operação Lava Jato realizada única e exclusivamente pelos delegados de polícia federal, por entender que a relação no mínimo indesejada de alguns delegados com parlamentares investigados pode comprometer a lisura dos trabalhos investigativos .

6 – A proposta de emenda constitucional n.º 412/2009 – PEC 412, intitulada pelos delegados da polícia federal “PEC da Autonomia” é defendida somente pelos delegados, sendo os demais integrantes da carreira policial federal contrários a medida oportunista defendida pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF .

 

7 – A autonomia defendida pelos delegados da polícia federal é algo inédito no mundo, impossibilita o controle externo exercido pelo Ministério Público e transforma a polícia federal em braço armado autônomo do Estado, algo imaginável em um país democrático. Somente a título de comparação, FBI, Scotland Yard, DEA, entre outras policias conhecidas no mundo, não possuem a autonomia defendida pelos delegados de polícia federal.

 

8 – Os demais integrantes da carreira policial federal repudiam o uso político das investigações realizadas pela Polícia Federal e esperam uma apuração rigorosa por parte do Ministério Público acerca das denúncias apresentadas na reportagem intitulada “Delegados negociam com Dilma (desde as eleições) silêncio sobre a Lava Jato: em troca de superpoderes” .

9 – E, por derradeiro, as notícias publicadas recentemente sobre uma crise entre Policiais Federais e o Ministério Público Federal não condizem com a realidade. A crise em questão é entre os delegados da polícia federal e o Ministério Público Federal, sendo que os demais integrantes da carreira polícia federal apoiam a intervenção do Ministério Público por dar mais transparência ao andamento da investigação.

Natal, 27 de abril de 2015.

 

Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte.

Construtoras vão parar obras do Minha Casa Minha Vida no RN

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 10h43

Os serviços de construção de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, vão ser paralisados na próxima quarta-feira, dia 29.

Decisão das construtoras por causa de atrasos na liberação de pagamentos.

Somente no bairro do Guarapes, em Natal, dezenas de torres de apartamentos estão sendo construídas, totalizando mais de mil unidades.

O débito da Caixa com as construtoras batem a marca de R$ 15 milhões de reais em atrasos.

Um verdadeiro desmantelo da Caixa e do Governo Federal.

Foto-TribunadoNorte

Número de mortes confirmadas no Nepal chega a 3,2 mil

JBelmont

27Abr2015

Por Jbelmont às 10h35

O número oficial de mortes causadas pelo terremoto de 7,8 graus que devastou o Nepal no sábado chegou a 3.218, segundo estimativa divulgada pelas autoridades na madrugada desta segunda-feira. Os feridos somam mais de 6,5 mil pessoas.

 

Equipe de resgate encontra corpo em meio aos escombros de casa após o terremoto em Bhaktapur, no Nepal, neste domingo (26). Os tremores de magnitude 7,8 provocaram enorme destruição no país, ontem (25), e deixaram mais de 3 mil mortos, segundo informações da Associated Press


A expectativa do governo nepalês é de que o número suba ainda mais, à medida que as equipes de resgate cheguem às áreas mais remotas. Os dados não incluem vítimas de avalanches, que são contabilizadas por associações de montanhismo. No monte Everest, por exemplo, 17 mortes já foram registradas.

Regiões da Índia e da China que fazem fronteira com o Nepal também foram atingidas. No primeiro, 60 pessoas morreram, enquanto, no segundo, foram 20. Bangladesh também sofreu com o tremor, mas ainda não há estimativa de vítimas.

Por conta do abalo, o mais devastador do Nepal em cerca de 80 anos, boa parte do país está no escuro e os sistemas de comunicação funcionam apenas de forma intermitente. Nos centros de tratamento e tendas improvisadas, faltam médicos, mantimentos remédios e água.

No entanto, os governos e agências humanitárias de diversos países têm enviado ajuda humanitária. A Organização das Nações Unidos (ONU) divulgou ontem a estimativa de que 6 milhões de pessoas vivem ou viviam em áreas atingidas pelo tremor. A organização também enviará ajuda humanitária e suprimentos.

Associated Press Dow Jones Newswires.
Estadão Conteúdo

Homem mais alto do Brasil se casa com mulher de 1,52 metros e planeja ter seu primeiro filho

JBelmont

26Abr2015

Por Jbelmont às 22h50

 
Um “gigante” solitário encontrou uma parceira mais de meio metro menor e agora pretende ter filhos com a amada.
 
Joelison Fernandes da Silva, de 28 anos, da Paraíba, é o mais alto brasileiro e mede cerca de 2,23 metros de altura.
 
Ele ficou conhecido como “gigante gentil”, depois que desenvolveu uma doença conhecida como gigantismo, condição provocada por um desequilíbrio hormonal que provoca o crescimento exagerado do indivíduo afetado desde a infância.
 
O homem contou que passou quase toda sua vida “escondido” dentro de casa depois que abandonou a escola, tudo pelo fato de se sentir intimidado com os olhares de estranhamento das pessoas.
 

Criminosos atiram contra idoso durante assalto em Upanema

JBelmont

26Abr2015

Por Jbelmont às 22h23

A Polícia Militar, registrou por volta das 05h00min deste domingo 26 de abril de 2015, um roubo seguido de tentativa de homicídio na cidade de Upanema.

O crime ocorreu na praça do conjunto Rosvaldo Bezerra quando o popular identificado como, Cristovan de Moura Fernandes, de 65 anos de idade, estava fazendo sua caminhada matinal quando dois indivíduos armados em uma motocicleta tipo Biz de placa OKA 6905 subtraíram da vítima um relógio e seu celular. Após o assalto, a vitima foi em casa e pegou o seu veículo para avisar aos filhos o acontecido, quando novamente encontrou com os bandidos que ao visualizarem já meteram metendo bala e levaram o veículo tipo Fiat Uno de cor branca, placa NOE 1520 . A vítima ficou caída ao chão e os meliantes saíram em disparada com destino a comunidades de Mirandas.

roubadaOs tiros atingiram a cabeça e o braço da vítima. A Polícia Militar foi acionada para o local e encontrou a moto honda biz de placa OKA 6905 abandonada pelos meliantes na fuga e recolheram para a delegacia de Upanema, ao chegarem lá constataram que mesma foi tomada de assalto ontem no bairro Santo Antônio na cidade de Mossoró.

Cristovan de Moura Fernandes, foi socorrido para o hospital local de Upanema e em seguida transferido para o Hospital Tarcísio Maia e segundo informações médicas, o seu estado de saúde inspira cuidados.

 

190

 

Bial e Galvão Bueno dão um selinho nos bastidores de especial da Globo

JBelmont

26Abr2015

Por Jbelmont às 18h31

O jornalista Pedro Bial e o narrador Galvão Bueno surpreenderam e trocaram um selinho nos bastidores do especial da Globo, que reuniu os 16 principais repórteres da emissora em 50 anos. A cena foi exibida na noite deste sábado (25) pelo programa "Globo News Documento", do canal de notícias Globo News.

 

"Na verdade, a gente é profissional, mas antes de tudo a gente é um grupo, somos amigos. A gente tem uma relação de vida", discursava Glória Maria em uma sala do Projac, pouco antes da gravação do especial. Nesse momento, a imagem é cortada, e Bial e Galvão se beijam sob os olhares atentos de outros repórteres. Os dois profissionais se abraçam e dão risada da situação, em seguida.

 

A Globo relembrou durante toda a semana no "Jornal Nacional" as principais coberturas jornalísticas em 50 anos de emissora. Foram recordados o nascimento do primeiro bebê de proveta, a chegada do homem à Lua, as Copas vencidas pela Seleção brasileira, o erro da emissora na cobertura das Diretas Já, o impeachment de Collor, as vitórias de Nelson Piquet na Fórmula 1, a morte de Ayrton Senna, entre outros.

 

Conduzido por William Bonner, o especial reuniu Glória Maria, Pedro Bial, Sandra Passarinho, Tino Marcos, Fátima Bernardes, Heraldo Pereira, Marcelo Canellas, Caco Barcellos, Ernesto Paglia, Galvão Bueno, Chico José, André Luiz Azevedo, Renato Machado, Ilze Scamparini, Luís Fernando Silva Pinto e Orlando Moreira.

 

A Globo ainda citou outros profissionais que passaram pela emissora, mas que trabalham ou trabalharam na concorrência, como Hermano Henning, Marcos Hummel e Luciano do Valle, morto em 2014.

 

No Twitter, internautas repercutiram com bom humor o selinho entre Galvão Bueno e Pedro Bial. Os dois profissionais foram comparados até mesmo ao casal lésbico de "Babilônia", Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg).

 

180 Graus 

Número de mortes por terremotos no Nepal chega a 2.400

JBelmont

26Abr2015

Por Jbelmont às 14h27

Equipes de resgate trabalham em busca de vítimas do terremoto nas imediações da Praça Durbar, em Katamandu, no Nepal

 

Agências e governos internacionais corriam neste domingo (26) para enviar equipes de busca e resgate, médicos e remédios aoNepal, onde um terremoto matou mais de 2.400 pessoas e deixou dezenas de milhares sem comida, água ou abrigo.

Equipes enviadas por Índia, Paquistão, Estados Unidos, China e Israel já estavam no Nepal para ajudar, disseram as Nações Unidas, escavando toneladas de escombros em busca de milhares de pessoas ainda desaparecidas.

Outras equipes internacionais de busca chegaram ou devem chegar à capital Katmandu, com unidades do Japão, EUA e Inglaterra equipadas com cães farejadores e equipamentos pesados para retirada de escombros.

Ao menos 6 mil feridos
Pelo menos 6 mil pessoas ficaram feridas, segundo o governo nepalês, e o tratamento delas e de outros sobreviventes retirados dos escombros de edifícios destruídos continua uma tarefa bastante desafiadora.

"A prioridade continua sendo salvar vidas e buscar e resgatar sobreviventes", afirma relatório da equipe local das Nações Unidas no Nepal.

O terremoto de magnitude 7,8, o mais forte desde 1934 quando um tremor de intensidade similar matou 8.500 pessoas, atingiu o densamente povoado vale de Katmandu no sábado.

 

Dow Jones Newswires
Estadão Conteúdo

Polícia registra cinco homicídios em Natal entre o sábado e o domingo

JBelmont

26Abr2015

Por Jbelmont às 10h25

Natal viveu mais uma madrugada violenta. A Polícia Militar registrou três assassinatos durante a noite de sábado (25) e a madrugada deste domingo (26). Além destes casos, um duplo homicídio aconteceu na tarde de ontem no bairro de Igapó, na zona Norte da capital potiguar.

Em Nova Parnamirim, um homem foi morto a golpe de facas em via pública. Segundo a polícia, a vítima identificada como Leandro Ambrósio de Oliveira, de 30 anos, era usuária de drogas e foi esfaqueada na Rua Capitão Evaldo Cunha, próximo a Avenida Petra Kelly, por um homem ainda não identificado, quando descia o morro. O crime ocorreu às 23h15. A polícia desconhece a motivação.

Em Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal, outro crime com vítima de arma branca. O marceneiro Abimael Lucena dos Santos, de 24 anos, teve a casa na Rua Santa Luzia invadida por um homem encapuzado, por volta da meia-noite. Segundo informações da polícia, houve luta corporal e Abimael foi atingido por quatro cutiladas e morreu no local. Não há informações sobre o motivo do crime.

O morador de rua Igor Maximino de Lima, de 20 anos, foi morto a tiros, no Passo da Pátria na madrugada deste domingo. O crime ocorreu à 3h30, na Rua Nossa Senhora da Paz, próximo ao campo de futebol, quando um homem perseguiu a vítima duas ruas antes e disparou contra ele, que foi atingido por quatro tiros e morreu no local. A Polícia suspeita de acerto de contas.

Duplo homicídio
Dois homens foram mortos na tarde de ontem (25), em Igapó. O técnico de enfermagem Manoel Leão da Silva, de 45 anos, estava em casa com o amigo Luiz Daniel Adelino da Silva, de 23 anos, quando dois homens chegaram à pé e dispararam contra eles. Manoel morreu na hora. Mesmo baleado, Luiz Daniel tentou fugir, foi socorrido e veio a falecer no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal.

O crime ocorreu por volta das 12h30, na Rua Vulpiano Cavalcante, na casa do técnico de enfermagem. Segundo informações da Polícia, a motivação seria acerto de contas com Luiz Daniel. A polícia continua em diligências. Não há informações sobre os autores do crime.

 

TN

Exército não pode mais vetar candidatos baixos, sem dentes, com aids e outras doenças

JBelmont

26Abr2015

Por Jbelmont às 10h20

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acaba de eliminar as restrições criadas pelo Exército para ingresso na tropa. Desde 2005, os militares impediam candidatos com altura inferior a 1,60 metro (homens) ou 1,55 metro (mulheres). Também vetavam soldados com menos de vinte dentes naturais e portadores de doenças como aids ou sífilis. Se as novas regras não entrarem em vigor imediatamente, uma multa diária de 5 000 reais será aplicada ao Comando do Exército.

A decisão do TRF-1, relatada pelo desembargador Souza Prudente, foi tomada ao se analisar recursos do Ministério Público Federal e da União a uma decisão anterior, da Justiça Federal no Distrito Federal, que havia decidido contra a regra que discriminava candidatos por serem baixos. O MPF pedia que fossem atendidos os outros pedidos, enquanto a União defendia a manutenção da portaria na íntegra.

Diz Souza Prudente:

– Isso era discriminação sem nenhuma razão. Essas características não incapacitam ninguém ao trabalho.

Por Lauro Jardim

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 11 milhões na quarta-feira

JBelmont

25Abr2015

Por Jbelmont às 21h59

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.698 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (25), em Itanhaém (SP). Acumulado pela segunda vez, o prêmio, a ser sorteado na próxima quarta-feira (29), será de R$ 11 milhões.

Os números sorteadas foram: 11 - 13 - 24 - 28 - 44 - 45.

Ao todo, 132 apostadores acertaram a Quina e ganharam R$ 16.764,14 cada um. Outras 8.869 pessoas acertaram os números da Quadra e levaram R$ 356,43.

PLACAR E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DO RN

JBelmont

25Abr2015

Por Jbelmont às 17h56

PLACAR

ABC 2X1 GLOBO
AMÉRICA 2X1 ALECRIM
BARAÚNAS 1X2 PALMEIRA DE GOIANINHA
SANTA CRUZ 2X1 POTIGUAR

CLASSIFICAÇÃO

1 - ABC 21 PONTOS
2 - AMÉRICA 14
3 - GLOBO 12
4 -SANTA CRUZ 10
5 - ALECRIM 7
6 - PALMEIRA 7
7 - BARAÚNAS 6
8 - POTIGUAR 3

 

Prefeito inaugura novas instalações do Centro Geriátrico

JBelmont

25Abr2015

Por Jbelmont às 00h00

 

O prefeito Francisco José Júnior e a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Cialirni, inauguraram na tarde desta sexta-feira, 24, as novas instalações do Centro Geriátrico Dia Madalena Aires, que agora funciona na rua Tiradentes, 553, bairro Pereiros, em um espaço mais amplo e confortável para atender um público composto por cerca de 85 idosos.

 

“A comunidade dispõe agora de um Centro diferenciado que, além de oferecer maior comodidade aos idosos, tem como objetivo o fortalecimento do vínculo com a família, através do trabalho promovido pela equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude. É gratificante para a gestão melhorar um serviço tão importante como esse”, ressaltou o prefeito Francisco José Júnior. 

 

 

O novo Centro Geriátrico Dia Madalena Aires possui salas de reunião, vídeo, artes, repousos feminino e masculino, refeitório, entre outros espaços, onde são desenvolvidas atividades culturais, físicas, terapia ocupacional em áreas como artes, dança, passeios, alfabetização e fisioterapia, esta em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Pereiros. Os usuários também são contemplados com refeições – café da manhã, lanches e almoço.

 

“O Centro trabalha o acolhimento do idoso, em várias dimensões, e o antigo espaço já não atendia mais às necessidades do equipamento. O prefeito foi muito solícito ao autorizar essa transferência, tão sonhada por nós que fazemos a Secretaria, pela comunidade e principalmente pelos idosos aqui assistidos”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Cialirni.

 

 

Para a aposentada Maria Nilde, de 72 anos, as novas instalações representam um avanço no atendimento oferecido pelo Centro. “Aqui eu me sinto em casa, e com esse novo espaço tudo fica ainda melhor. Toda a equipe do Centro é fantástica, pois nos tratam muito bem, sem falar nas inúmeras atividades que podemos realizar. A satisfação é geral”, declara a idosa.

 

A solenidade de inauguração do novo Centro Geriátrico Dia Madalena Aires foi acompanhada pelo vice-prefeito Luiz Carlos, secretários municipais, vereadores, equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude e moradores da comunidade.

Doença misteriosa e contagiosa chega à Paraíba; Ministério da Saúde investiga os casos

JBelmont

24Abr2015

Por Jbelmont às 23h03

Uma doença misteriosa conhecida por ‘Eritema Infeccioso ou  Parvovírus B19’ chega a Paraíba  e já preocupa as autoridades de saúde. Várias pessoas apresentando os sintomas da doença estão procurando os serviços de saúde. Diante da situação, técnicos do Ministério da Saúde já se encontram em João Pessoa fazendo uma avaliação de todo os casos suspeitos, mas até agora não foi fechado nenhum diagnóstico preciso sobre doença.

Um dos pacientes apresentando os sintomas da doença procurou o serviço de saúde é o médico suspeitou que se tratava da doença que é muito confundida com a dengue.

Os sintomas são manchas avermelhadas que podem se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo.

A diretora geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira fala um pouco mais sobre a doença:

Veja:

O que é Eritema infeccioso?



Eritema infeccioso é uma doença causada pelo vírus parvovírus B19. Também chamada de parvovirose, ela afeta principalmente crianças e o principal sintoma são erupções vermelhas nos braços, pernas e rosto. Essa doença pode ser grave em casos de gravidez ou pessoas com um sistema imunológico comprometido.



Causas:

O parvovírus B19 humano provoca eritema infeccioso. A doença já é contagiosa uma semana antes das erupções aparecerem. No entanto, uma vez que a doença se manifesta, a doença deixa de ser contagiosa.

Sintomas:


A maioria das pessoas com eritema infeccioso não têm sintomas. Entretanto, os primeiros sinais de eritema infeccioso em adultos e crianças podem incluir:



Garganta inflamada; Febre baixa; Dor de estômago; Dor de cabeça; Fadiga; Coceira; Garganta inflamada; Febre baixa; Dor de estômago; Dor de cabeça e Fadiga.



Eritema infeccioso em adultos:



Adultos não costumam desenvolver as erupções e manchas no rosto. Em vez disso, o sintoma mais importante do eritema infeccioso em adultos é a dor nas articulações, que podem durar dias ou semanas. As articulações mais comumente afetadas são as mãos, pulsos, joelhos e tornozelos.

Eritema infeccioso em crianças:



Vários dias após o aparecimento dos primeiros sintomas pode aparecer uma mancha avermelhada em ambas as faces da criança. Eventualmente, ela pode se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo.

Período de Incubação:



Repouso e ingestão de líquidos são ações que facilitam o processo de cura. As crianças muitas vezes podem voltar para a escola quando as erupções cutâneas acontecem, pois já não são mais contagiosas nesse ponto.

Após contrair o parvovírus uma vez, a pessoa se torna imune à doença.

Tratamento:


Na maioria dos casos não é necessário qualquer tratamento para eritema infecioso. Se há dor nas articulações ou dor de cabeça, por exemplo, podem ser usados analgésicos conforme os sintomas aparecerem. Caso contrário, é necessário apenas esperar o corpo combater o vírus, o que normalmente leva de uma a três semanas.



Repouso e ingestão de líquidos são ações que facilitam o processo de cura. As crianças muitas vezes podem voltar para a escola quando as erupções cutâneas acontecem, pois já não são mais contagiosas nesse ponto.

Após contrair o parvovírus uma vez, a pessoa se torna imune à doença.

Prevenção:

Não há vacina para eritema infeccioso. Como é uma doença transmitida pelo ar e através de fluidos corporais, é Importante lavar suas mãos e as da criança com frequência pode ajudar a diminuir as chances de infecção. Além disso, é importante evitar o contato com crianças e adultos infectados pelo menos até que ocorram as erupções cutâneas.

Redação