Em nome dos estados do Norte e Nordeste, Robinson envia carta a Temer pedindo ressarcimento de perdas do FPE

JBelmont

30Jun2016

Por Jbelmont às 18h58

O governador Robinson Faria, representando os governadores do Norte e do Nordeste, enviou uma carta ao Presidente da República, Michel Temer, e ao Ministro da Fazenda Henrique Meirelles, pleiteando o ressarcimento das perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O documento, que propõe a inclusão de um texto específico para beneficiar as unidades federativas menores no Projeto de Lei 257/2016, foi encaminhado nesta quinta-feira (30).

 

O PLP 257/2016 estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e cria medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. No entanto, os estados das regiões Norte e Nordeste pouco aproveitam da proposta apresentada pelo Governo Federal, uma vez que são pouco endividados e suas dívidas com a União conjuntamente mal chegam a 5% da dívida total dos entes.

 

O objetivo da proposta de alteração no projeto é recuperar, ainda neste exercício de 2016, as economias estaduais mais atingidas pela crise. “Os Fundos de Participação dos Estados e Municípios experimentaram profundo decréscimo de valores ao longo das últimas décadas. Em razão disso, nossos estados sofreram uma queda real nas suas receitas nos dois últimos anos, com previsão de continuar agora em 2016. Enquanto isso, o plano de auxílio apresentado pelo Governo Federal nos beneficia muito pouco”, explicou Robinson, que propôs a confecção da correspondência no encontro entre todos os governadores, na sede do governo do Distrito Federal, no dia 20 de junho. “Levando em consideração que a Constituição Federal prevê tratamento igual do Governo Federal junto às Unidades Federadas, é que estamos enviando este documento”, salientou. Robinson foi responsável pela articulação da carta junto aos governadores das duas regiões. 

 

A carta pleiteia ainda que se restabeleça a tributação do imposto de renda sobre lucros e dividendos. Até 1995, os haveres a título de distribuição de lucros e dividendos eram tributados pelo imposto de renda em 15%. Naquele ano, entretanto, passou-se a renunciar a essa receita estabelecendo-se total isenção desse imposto, qualquer que seja o valor recebido nessas contingências. Os governadores consideram que, essas renúncias fiscais precisam ser reconsideradas em tempos de crise.

 

“Se não é factível para a União neste momento customizar uma solução para a crise financeira particular de cada um dos estados e municípios, lhe é possível recuperar assim parte do nível de financiamento que estes Fundos de Participação outrora possuíam e garantiam. Tal medida permitiria uma solução abrangente para uma miríade de entes que jamais conseguiriam, um a um, explanar e particularizar ao Tesouro Nacional cada uma de suas necessidades financeiras urgentes. Tal medida permitiria retomar a regularidade no atendimento do interesse púbico pela esmagadora maioria dos entes subnacionais”, diz o último trecho do documento, assinado também pelos governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Sergipe e Bahia. 

Deixe seu comentário

Anac libera pousos e decolagens de voos doméstico no aeroporto de Mossoró

JBelmont

30Jun2016

Por Jbelmont às 18h55

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (29), a Agência Nacional de Avicação Civil (Anac) liberou pousos e decolagens de voos domésticos no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, interditado desde janeiro deste ano.

 

Segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que atende pela administração do aeroporto, o equipamento passou por obras para atender às exigências feitas pela agência.

 

A recuperação do terminal teve início ainda no mês de março, construindo uma cerca de proteção, estrada para patrulhamento da pista, reparo em todo o balizamento (iluminação para nortear as aeronaves que taxiam no pátio), recuperação ambiental no entorno do aeroporto, além de um treinamento do Corpo de Bombeiros para atuação na área aeroportuária.

 

A operação de voos comerciais no aeroporto de Mossoró deve ser retomada até a sexta-feira (01), quando a Anac  der o comando técnico oficial no Sistema de Aviação da Infraero.

Deixe seu comentário

Moradores do Tranquilim receberão casas nesta sexta

JBelmont

30Jun2016

Por Jbelmont às 18h17

 

Um sonho de toda a Mossoró prestes a ser realizado. Nesta sexta-feira, 01, às 15h, o Governo Federal e a Prefeitura de Mossoró entregam o Conjunto Jardim das Palmeiras, que abrigará as famílias que residem na Favela do Tranquilim.

São 410 residências populares, construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida com apoio da municipalidade. No início de junho, foi realizado o sorteio de localização da quadra e lote de cada unidade habitacional. Nesta sexta, os moradores receberão seus imóveis.

“É uma espera de muitos anos que chega ao fim. Estamos muito felizes por ver este sonho realizado com nossa colaboração. Centenas de famílias passam a ter moradia digna e, consequentemente, tem melhoria na qualidade de vida. Enfim, iremos erradicar a Favela do Tranquilim”, afirmou o prefeito Francisco José Júnior.

Outros residenciais seguem em construção e vão reduzir o déficit habitacional de Mossoró. O Residencial Maria Odete, localizado no Alto da Pelonha, está em fase de conclusão e é composto por 844 casas. Também é construído o Residencial Mossoró, tendo na primeira etapa 300 apartamentos populares e na segunda e terceira etapas mais 600 unidades. No ano passado, foi entregue o Conjunto Santa Júlia com 376 residências

 

Deixe seu comentário

Lei regulamenta remoção de veículos abandonados

JBelmont

30Jun2016

Por Jbelmont às 18h00

 

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira (PSD), promulgou o Projeto de Lei 424/2014, de autoria do vereador Lucélio Guilherme (PTB), que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos no município de Mossoró. A matéria foi publicada na edição do Jornal Oficial de Mossoró (JOM) do último dia 24, com isso, tornou-se a lei nº 3.397/2016.

 

Segundo a norma concebida pelo mandato Lucélio Guilherme, considera-se abandonado o veículo que estiver estacionado em logradouros públicos por prazo superior a 30 (trinta) dias; e estiver em visível mau estado de conservação, com a carroceria apresentando evidentes sinais de colisão ou ferrugem, ou for objeto de vandalismo ou depreciação voluntária.

 

“Nos casos em que ficar caracterizado o abandono, o veículo será identificado e o proprietário será notificado pelo órgão municipal competente para que retire o veículo do logradouro público no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de remoção”, explica Lucélio Guilherme.

 

Ainda segundo a lei, o tempo de abandono do veículo será contado a partir da denúncia feita por qualquer cidadão e, uma vez removido, terá sua liberação condicionada à apresentação de documentos e pagamentos de taxas estabelecidas em regulamentação.

 

 

Câmara aprova projeto que institui Dia Municipal da Cavalgada

 

 

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou em sessão ordinária, na última terça-feira (28), o Projeto de Lei n° 76/2015 que institui o Dia Municipal da Cavalgada no dia 19 de abril de cada ano. De autoria do vereador Celso Lanches (PSC), a lei estabelece que a data citada será incorporada ao calendário oficial de eventos do Município de Mossoró, com a finalidade de programação oficial comemorativa.

 

“Trata-se de um programa que preserva uma manifestação histórica, artística e cultural. A cavalgada era o folguedo popular que constava de uma espécie de torneio destinado ao lazer da população e que ainda hoje é promovida na Zona Rural de Mossoró”, disse Celso Lanches.

 

Para o parlamentar, o projeto servirá também para a fomentar a economia local. “Esta iniciativa tem, também, o objetivo de movimentar comércio, já que é um evento turístico cujo resultado poderá garantir fonte de arrecadação ao Município com atuação de investimentos de grandes empresas que geram a comercialização de moda country, restaurantes e hotelarias”, justificou o edil.

Deixe seu comentário

Governador entrega cheques do Programa Microcrédito e equipamentos do Compra Direta em Jardim de Piranhas, nesta sexta-feira (1º)

JBelmont

30Jun2016

Por Jbelmont às 11h04

O Governador Robinson Faria fará, nesta sexta-feira (1º), a entrega de mais 52 cheques do programa Microcrédito. Desta vez, a beneficiada será a cidade de Jardim de Piranhas, onde o governador deixará também kits do programa Compra Direta. Na agenda prevista para o município, que está marcada para começar às 14h, o chefe do Executivo ainda participará da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde e da cerimônia de entrega de unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”, além de uma visita à Delegacia da Polícia Civil.

 

O programa de Microcrédito irá injetar cerca de R$ 150 mil na economia local, através do financiamento a pequenos empreendedores. Recentemente, foram entregues outros 188 financiamentos na cidade, totalizando R$ 531 mil. No total, a previsão é de que até 2018, 20 mil empreendedores potiguares sejam beneficiados. A solenidade está prevista para as 15h, no Clube Atlético Piranhas.

 

No mesmo local, acontecerá mais uma entrega de itens para o Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Compra Direta). Entre os equipamentos, estão uma balança de 30 kg, um kit de informática e um veículo, tipo caminhoneta leve (Saveiro). Ao todo, serão beneficiados 161 municípios em todo o Estado, com esta estruturação das centrais.

 

Na solenidade também será feita a entrega de 60 unidades habitacionais do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”.

 

Deixe seu comentário

Comerciante muito conhecido em Mossoró morre durante audiência no Forum

JBelmont

30Jun2016

Por Jbelmont às 10h30

 

O comerciante Glauco Paz de Lira, um dos donos da loja Lira Moveis, morreu na manhã de hoje, dentro do Fórum Silveira Martins, na cidade de Mossoró. Segundo informações o comerciante sentiu-se mal depois de uma audiência, ainda recebeu os primeiros socorros no local, mas não resistiu. A morte do comerciante foi confirmada pelo medico diretor do Samu de Mossoró, Giullino Carlos. Ainda sem detalhes. Infarto é a causa mais provável.

 

Do CÂmera

 

 

Deixe seu comentário

Bandidos explodem caixa eletrônico e tocam terror em Carnaúba dos Dantas

JBelmont

30Jun2016

Por Jbelmont às 09h35

 

Bandidos invadiram Carnaúba dos Dantas nesta madrugada por volta das 02:00h e tocaram terror.

 

Explodiram o caixa eletrônico do banco do brasil, metralharam o carro da Polícia Militar em frente a delegacia e ainda roubaram um veiculo de uma senhora residente na cidade.

Informações e foto: Zeca Pantaleão.

Deixe seu comentário

Brasileirão Série A Resultados e Classificação da 12ª Rodada

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 22h25

Placar da Rodada


Vitória-BA 3x2 Sport-PE
Flamengo-RJ 1x0 Internacional-RS
Grêmio-RS 3x2 Santos-SP
Coritiba-PR 1x0 Atlético-PR
Chapecoense-SC 3x2 Cruzeiro-MG
São Paulo-SP 2x1 Fluminense-RJ
América-MG 0x2 Corinthians-SP
Palmeiras-SP x Figueirense-SC
Santa Cruz-PE x Ponte Preta-SP
Atlético-MG x Botafogo-RJ

 

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG



1 Palmeiras-SP 22 11 7 10
2 Corinthians-SP 22 12 7 8
3 Grêmio-RS 21 12 6 6
4 Internacional-RS 20 12 6 4
5 Flamengo-RJ 20 12 6 2
6 Santos-SP 19 12 6 8
7 São Paulo-SP 18 12 5 0
8 Chapecoense-SC 18 12 4 0
9 Atlético-PR 17 12 5 -2
10 Atlético-MG 16 11 4 0
11 Fluminense-RJ 16 12 4 -2
12 Vitória-BA 16 12 4 -3
13 Cruzeiro-MG 14 12 4 -2
14 Ponte Preta-SP 14 11 4 -8
15 Figueirense-SC 14 11 3 0
16 Coritiba-PR 13 12 3 -3
17 Sport-PE 12 12 3 -2
18 Botafogo-RJ 12 11 3 -4
19 Santa Cruz-PE 11 11 3 -1
20 América-MG 8 12 2 -11 

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 1.832: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 5,5 mi

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 22h00

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.832 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (29). O sorteio ocorreu em Limoeiro (PE).

A expectativa do prêmio do próximo sorteio, que será realizado no sábado (2), é de R$ 5,5 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 14 - 34 - 46 - 47 - 56 - 57.

A quina teve 31 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 41.849,62. Outras 1.786 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 1.037,70 cada uma.

Deixe seu comentário

Tião Couto diz que abrirá mão do aumento de salário de prefeito.‏

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 21h22

 

Em um momento de crise o que se espera de um gestor público, eleito para cuidar do erário? Que economize o dinheiro público e divida com o povo o sacrifício de apertar o cinto até que venham dias melhores. Mas parece que esse não é o pensamento do atual prefeito de Mossoró. Agora a pouco foi aprovado na câmara um projeto que aumenta os salários do prefeito e vice-prefeito em 28%. Assim o salário do prefeito passará a ser de R$ 30.339,47 e o do vice de 18.203,69 a partir de 1º de janeiro de 2017. 

 

O pré-candidato a prefeito de Mossoró Tião Couto (PSDB), que está em viagem para o Rio de Janeiro tratando de assuntos profissionais, disse que a crise financeira pela qual passa o município não permite essa regalia ao prefeito, que aumenta o seu salário em quase um terço. "É uma afronta ao trabalhador, aos mossoroenses que passam por grandes dificuldades como o desemprego, a falta de qualidade dos serviços de saúde, segurança, limpeza urbana, transporte público, entre outros" - comentou.

 

Tião afirmou ainda que eleito prefeito será coerente com o momento de crise econômica, e logo que assumir o mandato solicitará à Secretaria de Administração que processe os vencimentos sem o aumento aprovado hoje, "Abrirei mão do aumento", garantiu o pré-candidato.

Deixe seu comentário

Governo anuncia calendário de pagamento e antecipa 13º da educação

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 19h16

O Governo do Estado começa a pagar o funcionalismo a partir da próxima terça-feira (5). Os servidores da Saúde e Educação terão o pagamento creditado na conta dia 5 de julho. Na quarta-feira (6) é a vez dos servidores da área de Segurança Pública. Os demais funcionários da Administração Direta e da Administração Indireta que dependem dos recursos do tesouro estadual receberão o pagamento na quinta-feira (7).

 

Os aposentados receberão os vencimentos em duas datas: os inativos da Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Administração Indireta terão o pagamento depositado na sexta-feira (8). Já os demais inativos da Administração Direta receberão no sábado (9), quando será encerrado o calendário de pagamento para os servidores. Dia 12, os pensionistas terão os pagamentos creditados em conta.

 

Apesar da maior crise econômica dos últimos 25 anos, o Governo também vai adiantar 40% do 13º salário da Educação, por possuir recursos vinculados ao Fundeb, além dos órgãos que detém receitas próprias.

Deixe seu comentário

Toffoli manda soltar Paulo Bernardo apontando 'constrangimento ilegal'

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 15h19


Na decisão, ministro do STF manteve inquérito na primeira instância de SP.
Petista foi preso na semana passada pela Operação Custo Brasil, da PF.

 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta quarta-feira (29) pedido do ex-ministro Paulo Bernardo e revogou a prisão dele, mas recusou outra solicitação da defesa do petista para que o caso fosse encaminhado da Justiça Federal de São Paulo para a Suprema Corte. Ex-ministro dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Paulo Bernardo foi preso na última quinta (23) pela Operação Custo Brasil, da Polícia Federal (PF), um desdobramento da Lava Jato.

 

Leia mais CLIQUE  AQUI

Deixe seu comentário

Miss Brasil 2004, encontrada morta em casa, apresentava sinais de depressão

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 12h47

 

A Miss Brasil 2004 Fabiane Tesche Niclotti, de 31 anos, que foi encontrada morta em casa, na noite desta terça-feira, em Gramado, na Serra Gaúcha, apresentava sinais de depressão. De acordo com o delegado Gustavo Barcellos, da Delegacia de Gramado, que investiga o caso, segundo o depoimento de parentes e amigos, a modelo tomava medicamentos antidepressivos e já havia tentado se matar. No entanto, o investigador aponta que ainda é cedo para apontar a causa da morte da gaúcha, cujo corpo não apresentava sinais de violência.

 

— Nesse primeiro momento, não temos uma hipótese específica para o caso. Mas já surgem alguns indicativos. O que eu tenho de relatos do irmão (da modelo), de um amigo dela e outras testemunhas ouvidas informalmente, ela apresentava um quadro depressivo e já tinha atentado contra a própria vida. Mas temos que esperar o resultado da perícia (do legista) para saber com certeza a causa da morte — explicou o delegado, que acrecentou: — No corpo, não havia sinais de violência. Mas isso não quer dizer que não possa ter havido um envenenamento ou morte por injeção de medicamentos.

 

Na casa de Fabiane, que morava sozinha, foi encontrada, na sala, uma bolsa com medicamentos, inclusive antidepressivos. As substâncias foram apreendidas para análise.

 

 

Segundo Barcellos, ainda nesta semana, outras testemunhas - incluindo parentes e amigos da modelo - serão ouvidos. O prazo para a liberação do exame de necrópsia pode demorar até 30 dias para ser divulgado, mas a expectativa é que seja liberado antes disso.

Foram agentes da Brigada Militar que encontraram o corpo de Fabiane, na noite desta terça-feira. O irmão da modelo, após não conseguir entrar em contato com ela, acionou os agentes. O corpo de Fabiane foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Taquara.



Família não crê em suicídio

Ao EXTRA, o primo da modelo, Leandro Niclotti, disse que a família não acredita que ela tenha se matado.

— Na verdade, (a morte dela por ter sido causada) por alguma medicação mais forte que ela tenha tomado e tido efeito contra. Mas não sei que tipo de medicação ela tomava — contou Leandro.

Segundo o primo da modelo, Fabiane tinha um comportamento comum e não aparentava ter problemas psicológicos.

— A Fabi tinha uma vida agitada, não sei se ela era depressiva — contou o rapaz, que acrescentou: — Estão todos muito abalados. O irmão diz que é inacreditável o que houve, que não crê (na morte da modelo).

Leandro contou ainda que a mãe da modelo está hospitalizada desde que soube da morte da filha, mas que passa bem.

O velório de Fabiane está programado para acontecer a partir das 14 horas desta quarta-feira, em Gramado. O enterro deve acontece ainda esta noite.

A Prefeitura de Gramado decretou luto de três dias pela morte da modelo.

Carreira

Fabiane Niclotti foi eleita Miss Rio Grande do Sul em 2003. Poucos meses depois, conquistou o título de Miss Brasil, quando deixou a modelo e atriz Grazi Massafera em terceiro lugar no concurso.

A modelo disputou o Miss Universo 2004, no entanto, não se classificou entre as semifinalistas.

 

EXTRA,COM

Deixe seu comentário

CASOS DE POLÍCIA: MAIS DUAS MORTES VIOLENTAS DE ONTEM PARA HOJE EM MOSSORÓ JÁ SÃO 128 NESTE ANO

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 08h28

Ontem - João Lucas da Silva Queiroz, de 22 anos de idade, foi morto na frente da casa onde morava na Rua José Melo de Souza. Segundo informações, dois indivíduos chegaram na casa, chamaram ele e ficaram conversando no meio da rua.

A polícia recebeu informação de familiares que não houve nenhuma discussão entre os acusados e a vítima, que foi baleado três vezes, na cabeça e no tórax e morreu no local antes do socorro médico.

Segundo a família, João Lucas era um trabalhador, não tinha envolvimento com crimes e nem passagens por delegacias.

E mais:

Hoje - Homem é encontrado morto com sinais de violência em matagal no Geraldo Melo

 


Um homem identificado, como José Alcimar Rodrigues de 20 anos, foi encontrado morto em um matagal na região do conjunto Geraldo Melo. 

Segundo a perícia criminal o jovem foi morto com golpes de faça no rosto e pescoço, depois de entrar em luta corporal com os suspeitos. 

Ainda de acordo com o perito criminal Joaquim Guimarães após ser assassinado, o jovem foi arrastado por mais de 100 metros e jogado em um matagal. 

No local do crime a perícia encontrou um cenário onde tudo leva a crer que houve briga, alem de uma farda de empresa, uma faca e uma espingarda garruncha torada ao meio 

Parentes informaram à polícia, que Alcimar, morava no sítio Melancias na zona rural de Mossoró, mas que estava passando uma temporada na casa de familiares no Conjunto Geraldo Melo e que o mesmo teria saído de casa na manhã de terça feira (28), para procurar trabalho e não mais retornou

Deixe seu comentário

SUPER PROMOÇÃO DE MOSSORÓ PNEUS É PEGAR E LEVAR

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 08h00

 

ATENÇÃO - ATENÇÃO - APROVEITE SUPER OFERTAS PRÁ VOCÊ- CONFIRA: 

PNEUS 175/70 R 13 POR 159,99 E MAIS PNEUS 175/65 R 14 POR 219,99

ESPALHE - ESPALHE - ESPALHE 

 

MANTER SEU CARRO SEMPRE BEM CONSERVADO.REALIZAMOS TROCA: PIVÔ, BUCHA DE BANDEJA, AMORTECEDORES e COXIM.

Mossoró Pneus 
(84) 3314-7275
Funcionamos de segunda à sábado

Deixe seu comentário

Governador entrega cheques do Microcrédito em Montanhas e anuncia construção de casas e recuperação de pistas no Agreste

JBelmont

29Jun2016

Por Jbelmont às 07h55

 

A cidade de Montanhas recebeu três ações do Governo do RN em diferentes áreas. Nesta terça-feira (28), o governador Robinson Faria e a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria, conduziram o evento de entrega de cheques do programa Microcrédito do Empreendedor, e anunciaram a construção de 50 casas populares e o início do projeto de recuperação de estradas na região Agreste. O evento foi realizado no ginásio Cícero Pilão.

No Programa do Microcrédito do Empreendedor foram atendidos 435 microempresários que iniciarão ou ampliarão os comércios ou iniciativas informais. Os cheques atenderão  empreendedores de Montanhas, Várzea, Nova Cruz, Santo Antônio do Salto da Onça, Jundiá e Monte Alegre. O investimento do Governo foi de  R$ 1,1 milhão.

O Programa do Microcrédito do Empreendedor é desenvolvido de forma pioneira pelo Governo do RN, por meio da Sethas e em parceria com a Agência de Fomento do RN, (AGN), comandada por Murilo Diniz, presente no evento. Com a ação desta terça-feira, o número de cheques entregues entre maio e junho, contando com as edições lançadas em Macau, no mês passado, e Jardim do Seridó, no início deste mês, chega a 1.285 operações contratadas que contemplaram apenas nestas três ações 11 cidades de três regiões diferentes.

O Microcrédito compreende um apoio aos que desejam empreender. O programa financia com até R$ 3 mil os comerciantes informais e com R$ 6 mil os formais. Cada financiamento tem prazo de até 12 meses para ser quitado com taxas de juros de 1,5% ou 1,7% ao mês, com desconto de 100% dos juros para as quitações em dia.

O Programa foi lançado em julho de 2015 durante a Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), na Ilha de Santana, em Caicó. O foco do programa é estimular a autonomia financeira, a geração de emprego e renda e expandir os pequenos negócios locais, aquecendo a economia. Até o momento, foram atendidas 59 cidades, com 3.107 cheques entregues, que representou a injeção de R$ 7,8 milhões. O número deve chegar a R$ 40 milhões até o final de 2018 para empreendedores de todo o estado.

Ainda no evento, o governador Robinson Faria, a secretária Julianne Faria e o diretor-presidente da Cehab, Antônio Carlos de Araújo, assinaram o termo de cooperação e parceria para construção de 50 unidades habitacionais em Montanhas, uma iniciativa tripartite entre Governo Federal, por intermédio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Local (PSH), Governo Estadual e Prefeitura, voltada às famílias de baixa renda. O investimento é de R$ 610 mil. No Programa, o Governo do RN já atendeu mais de 5 mil pessoas com a casa própria com investimento de R$ 40 milhões.

O prefeito de Montanhas, Algacir Antônio, destacou a construção das casas e do Microcrédito aos pequeno empresário locais. “Sabemos das dificuldades que todos os gestores enfrentam na situação atual do nosso país, mas ficamos felizes com o benefício que foi concedido a tantas pessoas de Montanhas  e de outras cidades vizinhas com a entrega dos cheques e o anúncio da construção das 50 casas para famílias de baixa renda. Isso mostra o compromisso do governador em querer ajudar no desenvolvimento do estado”, afirmou.

A secretária Julianne Faria falou sobre as ações que beneficiaram centenas de pessoas nos municípios. “A habitação leva dignidade às pessoas. Todos começam a se sentir cidadãos realizados quando conseguem um lar para morar. Além disso, temos o Programa Microcrédito que é motivo de alegria por garantir uma ajuda a quem deseja sobreviver do próprio negócio que faz girar a economia da cidade”.

Robinson Faria enfatizou a importância da iniciativa, sobretudo para as pequenas e médias cidades. "O Microcrédito transforma vidas, dá oportunidade a muitas pessoas de dirigirem o próprio negócio que pode se tornar uma grande empresa no futuro. O programa é um apoio dado pelo nosso governo para que as pessoas possam superar a crise de forma criativa, explorando o que sabem fazer de melhor garantindo o sustento das famílias, dependendo, para isso,  apenas do esforço pessoal”, declarou.

O chefe do Executivo Estadual adiantou também que o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem iniciou nesta terça-feira o programa de recuperação de estradas potiguares com sete frentes de trabalho, garantindo maior segurança e conforto aos condutores.

O evento teve a presença do vice-governador Fábio Dantas, da deputada estadual Cristiane Dantas, de auxiliares do governo da administração direta e indireta, de prefeitos e ex-prefeitos de cidades vizinhas, e de vereadores da região Agreste.

Fotos: Ivanízio Ramos

Deixe seu comentário

Governo vai pagar em agosto primeira parcela do 13º de aposentados

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 23h37

 
 
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou na tarde desta terça-feira (28) que o governo vai retomar o calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com isso, a primeira parcela do benefício começará a ser paga no dia 25 de agosto. No ano passado, em virtude da crise, o governo da presidenta afastada Dilma Rousseff adiou o pagamento da primeira parcela do 13º salário de agosto para setembro.

A segunda parcela deste ano será paga a partir de 24 de novembro.

O anúncio foi feito por Padilha após reunião com o grupo de trabalho que discute alternativas para a reforma da Previdência, no Palácio do Planalto.

Agência Brasil 

Deixe seu comentário

Garibaldi Alves comemora continuidade da transposição do S. Francisco‏

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 23h14

 

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) comemorou anúncio do governo de Michel Temer de que terão continuidade algumas obras iniciadas em governos anteriores. Ele informou que a transposição do Rio São Francisco é uma dessas obras, ressaltando que essa obra é essencial para o Nordeste, que vive a pior seca dos últimos 50 anos. Ele disse que os reservatórios da região estão exauridos, estando alguns com menos de 20% de sua capacidade.

 

Garibaldi lembrou que a obra de transposição foi iniciada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, teve continuidade na gestão de Dilma Rousseff e, agora, faltam apenas 15% para conclusão da etapa civil das obras. Ele disse que é também essencial a conclusão de obras auxiliares para que as águas do Rio São Francisco cheguem a quem delas necessita.

 

- Essa transposição prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos, e ela vai levar água aos estados do Nordeste, carentes dessa água. Estados como Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte serão os mais beneficiados, mas todo o Nordeste será beneficiado por essa obra - afirmou o senador.

Agência Senado

Deixe seu comentário

Governo paga funcionalismo a partir do dia 5

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 19h15

O Governo do Estado começa a pagar os servidores a partir da próxima terça-feira, 5 de julho. A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças aguarda apenas a informação referente aos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para anunciar o calendário de pagamento.

Deixe seu comentário

Academia Homenageia Intelectual Joanilo de Paula Rêgo

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 18h29

A Academia de Letras Jurídicas/RN, através do seu Presidente, Procurador Adalberto Targino, está convidando literatos, juristas, promotores de justiça, procuradores, defensores públicos, professores, jornalistas, autoridades em geral, amigos, parentes e admiradores do intelectual e acadêmico Joanilo de Paula Rêgo, para homenagem póstuma que lhe será prestada no dia 01/07/16, às 10h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, na av. Afonso Pena, 1155 – Tirol, tendo como orador oficial o acadêmico Joanilson de Paula Rêgo (procurador de justiça, professor universitário e irmão do falecido), que fará alocução sobre a brilhante trajetória do pranteado como escritor, advogado, jornalista e professor, deixando o exemplo de erudição, coragem e criatividade literária.

 

A relevante apologia pós-mortem contará com a presença de escritores e juristas renomado de todo o Estado, que darão testemunhos e depoimentos da paradigmática atuação de Joanilo de Paula Rêgo, tanto na vida pública como em jornais e revistas do país.

 

O Presidente da ALEJURN Adalberto Targino formula convite pessoal e em nome do Colégio Acadêmico a todos os homens e mulheres de bem e do bem, notadamente advogados, escritores e jornalistas, com ênfase a quem admirá aquele intelectual que “fazia de sua caneta instrumento de politização democrática, plural e honesta, distante de certos escribas e operadores do direito contemporâneos”.

 

 

Célia Azevêdo

Jornalista responsável pela matéria

Deixe seu comentário

Polícia diz saber quem matou dono de empresa de vigilância no RN

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 15h41

Anderson Barbosa - Do G1 RN 

Francisco Trajano de Souza foi morto nesta segunda (27) em Caraúbas. 
Outras quatro pessoas ficaram feridas; suspeitos são foragidos da Justiça. 

 


Gustavo da Silva Nogueira, também conhecido como ’Nego Velho’, e Erico Soares Lopes, o ‘Leco’, são procurados pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil) 

 

A Polícia Civil já sabe quem são os dois homens que mataram a tiros o dono de uma empresa de vigilância na cidade de Caraúbas, na região Oeste do estado, na noite desta segunda-feira (27). Outras quatro pessoas ficaram feridas no ataque, entre elas dois adolescentes de 16 anos que trabalhavam para o empresário. Baleado na cabeça, um deles está entubado e com ventilação mecânica. “Os assassinos são Gustavo da Silva Nogueira, também conhecido como ’Nego Velho’, e Erico Soares Lopes, o ‘Leco’, revelou o delegado Erick Gomes. 

 



Francisco Trajano de Souza (Foto: Arquivo Pessoal) 

Francisco Trajano de Souza, de 45 anos, estava na calçada de casa, onde também funciona o escritório da Vigilância Puma, quando dois homens em uma motocicleta pararam os veículos na esquina e caminharam até a frente da residência. Ao se aproximarem, os dois abriram fogo. 

Em contato com o G1, o delegado disse que Francisco vinha sofrendo ameaças de bandidos e que, na semana passada, havia prestado queixa. 

Ainda de acordo com Erick Gomes, os dois suspeitos são considerados foragidos do sistema prisional do estado e respondem a vários crimes de homicídio, assaltos e tráfico de drogas na região. Gustavo fugiu da Cadeia Pública de Caraúbas no dia 5 de março deste ano juntamente com outros 10 detentos. Os presos usaram lençóis para escalar o muro da unidade. Já o Erico, ainda segundo o delegado, foi beneficiado com a progressão de pena, passando do regime fechado para o semiaberto. “Em abril, no entanto, ele deixou de se apresentar para dormir na cadeia e também virou fugitivo”, explicou. 

Além de Francisco, alvo do ataque, e dos dois adolescentes que trabalhavam para ele, ainda foram atingidos pelos disparos um homem e sua filha, que são vizinhos do empresário e também estavam na calçada. 

 



Após o ataque, vítimas dos criminosos foram socorridos aos hospital de Caraúbas (Foto: Gidel Morais/Icém Caraúbas) 

As vítimas foram socorridas para o hospital da cidade, mas Francisco não resistiu aos ferimentos. Os dois adolescentes foram transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Um deles está entubado e com ventilação mecânica em razão de um tiro que atingiu a cabeça dele. O outro, permanece em repouso e não corre risco de morte. Já os vizinhos do empresário, um cantor da cidade e a filha, sofreram ferimentos leves e já foram liberados. 

Ódio de vigilantes 

“Os criminosos de Caraúbas têm ódio de vigilantes". Isso porque, segundo Erick Gomes, "os vigilantes ajudam o trabalho da polícia”. Nos últimos anos, ainda de acordo com o delegado, sete vigilantes da cidade já sofreram atentados. Seis foram mortos. O último caso, antes do ataque desta segunda, aconteceu em dezembro do ano passado. Na ocasião, foi assassinado o gerente da própria Vigilância Puma, Antônio Carlos Lacerda, de 33 anos. Ele foi atingido por tiros de pistola 9 milímetros (de uso restrito do Exército brasileiro) e espingarda calibre 12. 

G-1

Deixe seu comentário

Notícias da Assembleia:José Dias fala sobre crise política e econômica brasileira

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 12h52

O deputado estadual José Dias (PSDB) falou durante sessão ordinária, nesta terça-feira (28), sobre a crise política e econômica nacional. O parlamentar destacou que o momento se reflete não apenas nas estatísticas, mas também no sofrimento do povo que se revela no desemprego e escassez de bens necessários à sobrevivência.

“Nunca me deparei com um momento tão difícil da vida nacional. Uma crise política e econômica tão misturada e tão difícil de ser resolvida que traz não apenas a tristeza, mas a convicção da impotência intelectual para uma análise clara e contributiva”, disse José Dias.

 

Márcia Maia sugere mobilização por Frentes da Juventude no país

 

 

As Assembleias Legislativas de todo o país deverão participar de uma mobilização nacional em prol da instalação de Frentes Parlamentares da Juventude nos legislativos estaduais. A sugestão, acatada pelo colegiado, foi apresentada pela deputada estadual e vice-presidente de assuntos sociais da Secretaria da Juventude da UNALE, Márcia Maia (PSDB), que participou do encontro representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Uma oportunidade ímpar para colocar definitivamente o jovem na pauta Legislativa dos Estados do Brasil. Além disso, vamos reivindicar a inclusão de assento para a UNALE no Conselho Nacional da Juventude. Pautar o protagonismo juvenil e políticas públicas contínuas para o jovem é um dos caminhos para mudar o país”, defendeu a parlamentar potiguar.

 

Hermano sugere ação para revitalização da cajucultura no RN

O deputado Hermano Morais (PMDB) fez uma visita de campo nesta segunda-feira (27) à Fazenda Novo Oriente, no município de Severiano Melo, para conhecer um projeto piloto do cultivo de caju através de cajueiros precoces. O parlamentar, que é presidente na Casa da Frente em Defesa do Setor Produtivo, relatou a experiência em plenário na manhã de hoje (28) e defendeu um maior incentivo ao setor, como a distribuição de mudas para reativar o cultivo.

 

“Em virtude da seca prolongada e da Mosca Branca, que atinge diretamente os cajucultores, o setor tem vivido uma crise, com risco até de ser extinto. É preciso que haja incentivo e ações para revitalizar esse cultivo, que movimenta a economia, gerando emprego e renda e ainda é um item importante na pauta de exportação do Estado”, afirmou o parlamentar.

 

Para Hermano, tendo como base a experiência visitada no município do Oeste potiguar, o apoio e assistência técnica aos agricultores são fundamentais para que o setor possa garantir bons resultados. “A Emparn, a Emater, a Embrapa dão apoio aos agricultores. O Banco do Nordeste também esteve presente e se colocando à disposição para financiamento de crédito para o setor”, complementou.

 


Inscrições para teste de acesso ao mestrado da AL começam em julho

 

O teste ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), utilizado como critério para seleção nos cursos de mestrado em Gestão Pública da Escola da Assembleia em parceria com a UFRN, está com inscrições abertas a partir de julho e provas agendadas para o dia 18 de setembro de 2016. O exame nacional avalia conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa, e habilidades em raciocínios lógico, quantitativo e analítico.

 

“O edital do mestrado de 2017 traz os requisitos para seleção dos candidatos e a nota do teste ANPAD é um deles. Assim, os candidatos que ainda não prestaram o exame devem ficar atentos às datas. As inscrições começam em julho e a prova da ANPAD será dia 18 de setembro”, explica o diretor geral da Escola da Assembleia, Carlos Russo.

 

O exame tem sido utilizado por diversas instituições no Brasil. Consiste em cinco provas com 17 questões de inglês, português, raciocínio analítico, raciocínio lógico e raciocínio quantitativo. Na edição de setembro de 2016, o teste ANPAD será aplicado, no mesmo dia e horário, em 44 cidades do Brasil.

 

O mestrado em Gestão Pública da Escola da Assembleia e UFRN busca a qualificação de servidores do Poder Legislativo e parceiros. A iniciativa da Assembleia do RN foi oficializada em 2015 de forma pioneira no Brasil. O edital está disponível no endereço: www.al.rn.gov.br/portal/escola.

 

Serviço

Rua Açu, 426, Tirol, Natal/RN. Telefone (84) 3232-1001.

Deixe seu comentário

Bolo gigante marca 54 anos de vida pública de Chiquinho Germano em Rodolfo Fernandes

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 08h21

Milhares de pessoas foram às ruas do município de Rodolfo Fernandes nesta segunda-feira, 27, para comemorar os 54 anos de vida pública do ex-prefeito Chiquinho Germano, a maior liderança política da cidade. Para marcar a data, foi preparado um bolo gigante, de 54 metros, um para cada ano comemorado. O presidente estadual do Partido Progressista, Betinho Rosado, participou da festa, ao lado de Neide Nazário, outra importante liderança política da cidade.

 

 

Deixe seu comentário

SUPER PROMOÇÃO NA CONSTRUMETAL APROVEITE PRÁ NÃO FICAR NA SAUDADE!

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 07h30

 

ARAME FARPADO 500MP DE 195,00 POR 156,00 REAIS

CERÂMICA CRISTAL 46/46 DE 16,88 POR 13,50

TELA PARA LAGE 6X2 X 4.2 APARTIR DE 58,00 REAIS

FERRO PARA CONSTRUÇÃO DE 1/4 DE 13,75 POR 11,00

FERRO PARA CONSTRUÇÃO DE 5/16 DE 18,75 POR 15,00

FERRO DE 3/8 DE 29,63 POR 23,70

FERRO DE 1/2 DE 47,00 REAIS POR 39,90 

NÃO PERCA ESTA PROMOÇÃO É POR TEMPO LIMITADO.



Deixe seu comentário

Governador destaca conquistas na segurança pública durante solenidade de aniversário da PM

JBelmont

28Jun2016

Por Jbelmont às 00h11

 

Os avanços na área da segurança pública foram destacados pelo governador Robinson Faria durante solenidade de comemoração pelos 182 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e 130 anos da banda de música da instituição. O evento teve a presença da cúpula da segurança do Rio Grande do Norte e foi realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo nesta segunda-feira (27).

 

O chefe do Executivo Estadual elencou as conquistas da PM em pouco mais de um ano de governo como a promoção de mais de cinco mil e trezentos agentes de segurança, dos quais quatro mil são policiais militares, o que corresponde à metade do efetivo do estado, concessão de direitos represados há décadas, criações das Áreas Integradas de Segurança Pública e do Ronda Cidadã, a polícia de proximidade que tem aprovação de 85% da população.

 

O governador destacou também os dois concursos públicos para três mil agentes de segurança, um para 2016 e o segundo para o próximo ano, o reajuste salarial de 26% desde janeiro de 2015 até o momento, investimento de R$ 2 milhões em capacitação e treinamento para os policiais, e mais R$ 7 milhões para renovar os contratos de aluguéis de 250 veículos para a PM.

 

Em 2016, o Governo irá investir mais R$ 15 milhões na renovação e ampliação da frota da Sesed. A frota também foi renovada para patrulhamento, fiscalização e apoio na realização dos serviços policiais com custo de quase R$ 4 milhões, o pagamento contínuo das diárias operacionais.

 

A Lei de Organização Básica (LOB), um dos pleitos antigos dos PMs, está nos ajustes finais, bem como o Código de Ética e elaboração do Estatuto seguem em elaboração, assim com foi instituída uma Comissão de Reestruturação da Legislação da Polícia Militar que incluí representações de Praças e Oficiais.

 

Sobre as ações que contemplaram as forças de segurança do estado, o governador foi enfático ao falar para a plateia composta quase que integralmente por policiais.  “Jamais um governo estadual deu tamanho enfoque à valorização dos profissionais da segurança pública. Desde o início do nosso governo não faltou motivação e vontade de atender aos sonhos da corporação. Mas hoje é um dia para renovar publicamente minha confiança no trabalho feito por todos vocês e convocá-los a continuar lutando pela paz que desejamos, um clamor da população”, disse.

 

O comandante Geral da PM, Dancleiton Pereira Leite, enfatizou as medidas adotadas pelo governo desde os primeiros dias da gestão. “Os ajustes represados que foram concedidos aos nossos policiais eram um sonho antigo, assim como a promoção dos profissionais. Desenvolvemos muitas ações como as Áreas Integradas de Segurança Pública, que vão trazer uma integração maior entre PM e Polícia Civil, e o Ronda Cidadã, que pretendemos expandir para outras cidades”, disse.

 

O secretário de Segurança do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Ronaldo Lundgren, declarou que a atuação da Polícia Militar no estado deve ser parte de uma estrutura mais completa que deve contar com o apoio de vários entes.

 

“Nós podemos vencer o duelo contra o crime, mas isso não depende exclusivamente do Governo. Contamos com ações integradas com os municípios com uma melhor estrutura de segurança, saúde e educação públicas, asfaltamento, iniciativas do Ministério Público, do poder Judiciário, Sistema Penitenciário, Defensoria Pública e outros que podem contribuir decisivamente para que a população sinta segurança”, observou.

 

O aniversário da Polícia Militar contou com a presença de secretários de Estado, de representantes das Forças Armadas e de demais autoridades. No evento, foram concedidas as comendas “Amigos da PM” e do “Mérito Policial Luiz Gonzaga”, em reconhecimento às personalidades que contribuíram com o crescimento da instituição.

Deixe seu comentário